Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Campos

    Isso prova que os bolsonaristas sempre estiveram certos. A realidade paralela é mais real que a realidade normal. Por que eu nunca pensei nesse absurdo? Será que sou retardado das ideias? Afinal, um pneu é um ser vivo mesmo parado no meio asfalto.

    Responda
  2. Vitor Gomes de Almeida

    Tudo que ignoramos não existe para nós, existem várias realidades, vários acontecimentos, abrir a mente já é uma maneira de compreender a física quântica

    Responda
  3. marcio henrique dias

    Quanta baboseira.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Se isso ocorresse mesmo, hipótese de todos vivermos em uma simulação complexa, como Marcião saberia da realidade? Ou nessa situação Neo seria Márcio, morador de Osasco, representante de vendas, conservador?

  4. Marivaldo Aragão

    Mais alguns charlatões em processo de formação, prefiro ver por esta ótica!

    Responda
  5. NELSON PATI

    Isso só mostra o que, de certa forma, todos já sabemos, a minha realidade é única e é diferente da sua!!!

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Isso coloca de volta a questão da existência de um (ou mais de um) criador, agora chamado de programador dessa realidade simulada. Algo simulado não poderia surgir do mero acaso

    Responda
  7. Rubens Souza

    De algum modo tais teorias recordam a filosofia de Platão no sentido de que a realidade é uma cópia imperfeita das ideias. O meu exemplo tosco é a Terra como uma esfera descrita por uma fórmula matemática perfeita. O achatamento nos polos conferiria a imperfeição. As subpartículas atômicas são sobretudo entes matemáticos com filigranas de realidade. Isso leva a outra briga, a matemática é uma construção social ou uma descoberta?

    Responda
    1. Rubens Souza

      Interessante que a informação pode ser infinita, então qualquer realidade, por complexa que seja, é passível de descrição diante do infinito. Por outro lado, toda informação requer meios físicos, isto é, reais, como suporte para sua transmissão. E pior, a informação admite paradoxos, mas é duvidoso que a realidade contenha paradoxos.

  8. Alexandre Sartori Barbosa

    Elon Musk adora essa teoria do universo simulado. É improvável mas divertido, estimula a imaginação e criatividade. É intrínseco do ser humano fugir de coisas chatas inventando ficção e isto é uma qualidade evolutiva.

    Responda
  9. Ricardo Geraldo Vieira

    Excelente matéria, mas nada comprova ( um ser) a existência do universo.

    Responda
  10. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Simulação que precisamos levar a sério, portanto de pouco adianta que seja simulação. Aqui temos outros 'perigos', quem simula? fonte impessoal, deus, a consciência? ninguém simula? o karma simula? derivada da mistica hindu a mistica budista exalta o vazio do mundo como projeção, mas somos também projeção (de karmas passados), não existimos realmente, também e você, mas estamos aqui. Se projeção, podemos mudar - para fora de sofrimento.

    Responda
  11. Marli Serrão

    Pedro qualquer coisa, respondi a vc mas a FSP achou por bem "segurar". Paciência. Misó gi nos estão sempre enchendo nossa paciência. Gostam mesmo é de ler sobre bun das, tal o desprezo que sentem por mulheres.(!)

    Responda
  12. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Acho muito pouco provável que essa teoria seja comprovada. O colapso da chamada função de onda ocorre o tempo todo sem ninguém estar observando. Colocar a observação humana no centro do universo é muita megalomania. A mecânica quântica explica sem exceções a interação de matéria-matéria e matéria-fótons. A mecânica quântica funciona. O não entendimento do colapso não afeta resultados e abre brechas para esse tipo de teoria (mais filosófica do que física).

    Responda
  13. Paulo Frederico

    Pra conhecer melhor a teoria de Campbell recomendo seu primeiro livro “Minha Teoria sobre Tudo” Ele conta que era materialista convicto mas fenômenos de desdobramento de consciência que fez no Instituto Monroe nos anos 80. Viu que existe uma realidade subjacente paralela, perante a qual somos “avatares” de consciências daquele outro plano dimensional.

    Responda
  14. Rodolfo Francisco

    Se eu entendi bem, simulação não é um bom termo. Parece que estamos dentro de um computador numa outra realidade. Se eles estiverem se referenciando a relational quantum mechanics, só quer dizer que a realidade só assume sua forma na interação entre partículas, não antes, de maneira intrínseca.

    Responda
  15. Nelson Oliveira

    Ainda falta muito para que cientistas consigam explicar esss teorias complicadas a público leigo. Não conseguem dar um exemplo (games são atividades restritas a grupos de interessados). Enfim, não entendi chongas.

    Responda
  16. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Ma cuma!?

    Responda
  17. Elmer Rocha

    Pena que poucos consigam entender a profundidade e complexidade deste tema. Não acredito que o universo do ponto de vista quântico seja simulado, mas que o tempo seja uma ilusão, ao invés de uma dimensão.

    Responda
    1. Rodolfo Francisco

      Eu acho as implicações filosóficas de que o tempo não é uma propriedade intrínseca assombrosas.

    2. Marli Serrão

      Iuri, há seres para quem o "tempo" parece ter estacionado. Não só na aparência externa. Como mostram tbm exames de bioimpedância. Sou uma dessas pessoas e gostaria de saber o que vc diz nestes casos. Onde entra a entropia? Não é caso de "boa vida" em nenhum sentido. Pelo contrário. Estou me expondo porque o assunto me interessa. Algo a dizer?

    3. Iuri Lammel Marques

      Marcelo, em função da entropia.

    4. Marcelo Simoes

      Mas nos não envelhecemos em função do tempo? Se tempo é uma ilusão, envelhecemos em função do que?

  18. Marli Serrão

    De que "público em geral" fala a matéria? Professores, professoras, médicos, médicas, empresários, empresárias, taxistas, atendentes de lanchonetes, feirantes, "gente do lar", pipoqueiros, jornalistas, balconistas, dentistas, evangélicos/as, umbandistas, padres, pastores/as, policiais (acabou espaço). A que ra io de "público em geral" se refere a matéria? Estava indo bem na explicação até que coloca uma bes teira dessas com preguiça de raciocinar. Elon Musk faz parte do "público em geral"?

    Responda
    1. Marli Serrão

      Sam Duarte, foi isto que me indignou. Assistindo a alguns vídeos sobre o assunto, de um físico famoso, ouvi quando ele disse, explicitamente, que uma "atendente de lanchonete" não importava para o que ele estava falando. Era sobre "ambição". Usou a expressão "lixo"! Me manifestei. Sou reativa e a expressão "público em geral" me levou àquele caso. Pessoas comuns são subestimadas em seus interesses metafísicos. Ou científicos. (OK, FSP. Façam a "moderação" (?) mas não nos tratem com desdém.)

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Sam Duart

      Só não se atentaram em colocar que o público em geral na matéria é aquele que se interessa pelo assunto. Nesse caso não precisaria especificar quem faz parte desse grupo, apenas que se interessam.

  19. Maurício Cruz

    Quanta bobagem...

    Responda
    1. Sam Duart

      Assim falavam dos grandes filósofos, cientistas, matemáticos e pensadores no passado. Esses que falavam bobagens tem seus nomes no livro de história. Aqueles que criticavam sem argumentos estão aonde mesmo?

    2. Marli Serrão

      Vc que pensa! Quem viver, verá ...