Opinião > Lula adulou ditador e agora colhe vexame Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Esta manchete mostra, mais uma vez, que a extrema direita precisa usar distorções dos fatos, abundantemente mostrados nos comentários, para enganar os incautos. E produzir panfletos irresponsáveis e agitadores contra os brasileiros que, equilibradamente, não se pautam pela violência selvagem na condução do paÃs.
O peh teh nunca me enganou e jamais me enganara
Petistas envergonhados…. …. mas, tá carimbado na testa. Vexame histórico!
Envergonhada está a extrema direita diante do protagonismo diplomático internacional do Presidente Lula, reconhecido e agradecido publicamente até pela lider da oposição venezuelana.
Amorim é o pior da diplomacia brasileira em décadas. E Lula é seu porta voz.
Celso Amorim, quando chanceler do Presidente Lula, foi indicado ' DIplomata do Ano' pela revista mais influente da diplomacia internacional.
Lula e o seu Ministro de Relações Exteriores de fato, só reconhecerão que as eleições forem fraudadas quando Maduro já estiver no exÃlio com um salvo conduto generoso concedido pela Maria Corina Machado. Uma vergonha!
Foram fraudadas, desculpem-me
A opinião ridÃcula da Folha pouco importa a Lula. Governo brasileiro está fazendo o que é certo em não lamber botas americanas.
Tem gente que nasce cego, vive cego e morrerá cego intelectualmente!
Lula não lambe botas de americanos... prefere as dos ditadores! Em 2009, ao encontrar-se com o inÃquo, pérfido e abjeto Muamar Kadhafi, derreteu-se todo: "Meu amigo, meu irmão, meu lÃder!".
Lu la tão somente tentou trazer Maduro ao concerto das nações latino americanas . Cabe lembrar que f h c manteve boas relações com chá vez e com fuji mori , que inspirou sua reeleição.
Lula só procurou trazer Maduro ao concerto das nações latino-americanas.Cabe lembrar que FHC teve boas relações com Hugo Chaves e com Fujimori, onde se inspirou para sua reeleição.
Bolsonaro adulou ditadores árabes e recebeu centenas de milhões em jóias.
Dois erros não fazem um acerto. Erram os dois.
A Folha adulou os generais na ditadura militar, Collor, Aécio, Temer, Moro na Lava Jato, Guedes e Bolsonaro, ainda colhe esse vexame.
Morel, numa postura tÃpica da extrema direita, está transtornado, diante do protagonismo diplomático internacional do Presidente Lula, reconhecido e agradecido publicamente até pela lider da oposição venezuelana.
Não fuja do assunto, o caso aqui se trata da abjeta sujeição do governo lula ao ditador sanguinário.
The game is over Maduro . Hora de cair fora , o povo já deu seu veredito nas urnas , estão fartos de você , fartos de opressão e miséria . Teu aliado de estimação L está buscando formas de desembarcar da canoa furada que está afundando . Todos estão vendo este vexame , a hora chegou afinal .
A demagogia do editorial é óbvia. Nenhum governo chama de ditador o governante de um paÃs com o qual pretenda manter relações. Bozo teve q engolir as bravatas feitas contra a China na campanha eleitoral. É isso q a FSP propõe, cortar relações com a Venezuela? Fazer um embargo? Declarar guerra? São as únicas possibilidades, então q a FSP q explique o q propõe q se faça depois q o governo chamar Maduro de ditador.
A Folha deve querer que o governo brasileiro acompanhe os governos da América do Sul reconhecendo que Maduro perdeu as eleições e que deve ir para o exÃlio no exterior. Maduro não tem qualquer legitimidade.
Não se pretende que o Brasil rompa relações com a Venezuela, mas as palavras que o nosso presidente proferiu logo após a fraude na eleição venezuelana, dizendo que estava tudo normal, é asquerosa e ignóbil; a proximidade dele com o ditador , a quem já fez propaganda eleitoral, é também asquerosa e abjeta e que nos envergonha. Só a passada de pano dele para o ditador sanguinário já é vomitativa e abjeta.
Excelente Ricardo. Um editorial desses foi escrito em um lanche no McDonaldÂ’s. A superficialidade, a falta de consideração das condições geopolÃticas são de arrepiar. O desprezo pelas repercussões a médio e longo prazo e, principalmente, a subserviência aos desÃgnios estadunidenses desqualificam o texto. Parece que a folha não percebe mais seus textos lobistas e os publica como se fossem reflexões sérias.
Deve ser masoquismo. Adulou o Morales e ele tomou na mão grande uma refinaria da Petrobras. Adulou o Ortega e ele está expulsando diplomatas brasileiros. Adulou o Chaves e ele se retirou de Abreu e Lima, deixando a banana para a Petrobras. Agora o Maduro manda o Lula tomar camomila e diz que o sistema eleitoral dele é superior ao nosso. E o presidente saúda em nota oficial as eleições fraudadas naquele paÃs.
Ricardo, trecho da nota oficial do partido governante do Brasil: Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Mentira, não há tal nota oficial, a verdade é o oposto. O governo não reconheceu as eleições, pediu provas e avaliação independente.
Folha arrependida .
O q editorial mente em vários nìveis, do tÃtulo, ao subtÃtulo e no texto. Não há vexame, ao c ontrário, o BR tem a mesma posição da UE, foi elogiada por Macron e os USA delegaram a BR-México-Colômbia o encaminhamento deplomático da crise. O governo não ficou inerte perante a fraude, ao contrário. Não reconhecer imediatamente as eleições é sinal de suspeição na linguagem diplomática. Pedir as atas desacredita Maduro. A FSP e os bozistas comentando fazem populismo barato para demonizar o governo.
A demagogia do editorial é clara. Nenhum governo chama de ditador o governante de um paÃs com o qual pretenda manter relações. Bozo teve q engolir as bravatas feitas contra a China na campanha eleitoral. É isso q a FSP propõe, cortar relações com a Venezuela? Fazer um embargo? Declarar guerra? São as únicas possibilidades, então q a FSP q explique o q propõe q se faça depois q o governo chamar Maduro de ditador.
OK William, e onde estão os fatos q confirmam as acusações do editorial de q o governo passa vexame (foi prestigiado por USA e Macron, além da concordÃ¥ncia com a UE) e de q ficou inerte perante a fraude (não reconheceu as eleicões, pediu as atas e avaliação independente; Amorim recomendou o Carter Center e validou sua conclusão neste jornal). Maduro é um ditador, manipulou as eleições desde o inÃcio e fechou com fraude. Nada disso valida essa demonização do governo.
Ricardo, Entendo o seu ponto de vista, mas as Eleições Venezuelnas começaram marcadas pelo não cumprimento do Tratado de Barbados, com eleitories tendo dificuldade em acessar os locais de votação, eos que estavam no exterior foram proibidos de votar , e agora, a prisão de oposição. O governo anterior isolou o paÃs e o atual faz uma polÃtica ruim criando uma série de constrangimentos (ex conflitos Ucrânia e Russia, no Oriente Médio e agora com a NIcarágua). Deveriam ter ouvido mais o Itamaraty.
NÃO FOI POR FALTA DE ALERTA ADULAR ERRONEAMENTE DITADORES, provendo recepção com pompas de estado ao Maduro em solo brasileiro, quando o selvagem já cometia crimes contra os Direitos Humanos ferindo a Democracia Venezuelana desde sua posse em 2012, após a morte do Chávez. O pres Lula 3, seu assessor C.Amorim e parte do PT são apoiadores das ditaduras de esquerdas, com exceção do sen Contarato e do sen Randolfe, além do revolucionário uruguaio Pepe MujÃca!!!
Tanto Chaves quanto Lula se enganaram com Maduro. Mais traÃra que o InelegÃvel.
Lula já se enganou com Chávez, talvez nem reconheça, mas isso acontece. A FSP ainda torce pelo retorno de Bolsonaro, o que é muito pior.
Gostaria que a Folha fizesse a mesma exigência a respeito das relações dos chefes de Estados com o governo ditador da Arábia Saudita. Mas é claro que isto jamais vai acontecer. O governo saudita mantém boas relações com os Estados Unidos, e o governo venezuelano não tem. A Folha até "esquece" de mostrar o quanto o governo norte-americano procura interferir no governo venezuelano, para cuidar dos interesses nada transparentes das empresas do Tio Sam.
Mas a fo lha nunca gostou de dita duras , só de dita brandas ( e muito).
E a defesa de Netanyahu?
A face cruel é o povo que sofre sob a mira das armas ou se refugia. Essa eleição é só a ponta do iceberg de uma crise de anos sem fim. Há anos o PT e o bolsinarismo apoiam ditaduras, mostrando o seu DNA. Falam de democracia por oportunismo e conveniência.
Só o sr Emerson e a Folha prestam, já sei.
O silêncio absentista de Lula concatena com o mau cheiro dos casos Abreu e Lima, Metrô de Caracas e as doações da Odebrecht para a companha de Maduro em 12. Decerto que o telefonema do cumpanheiro ditador para o nosso locatário incluiu nostálgicas lembranças deste perÃodo, além de claro recomendar um bom chá de camomila para manter as coisas bem calmas.
Esse método dos EUA de punir a economia, o comércio exterior dos inimigos, só fortalece os ditadores. Isso desde Fidel Castro. Sabendo que sairá preso, Maduro só deixa o governo morto. E depois do que aconteceu com Assange, até pedir asilo é perigoso para Maduro.
Se fizerem uma avaliação correta vão ver que os EUA perdem inclusive quando recorrem as armas... a II Guerra Mundial vai fazer 80 aninhos. Vietnã? Afeganistão? Isso para não falar do desastre que deixam para traz quando se retiram, Iraque? Japão?
Então quer dizer que se a Venezuela é uma narcoditadura cada vez mais fechada a culpa é deles, os Estados Unidos.....se não fossem os Estados Unidos a Venezuela seria uma democracia padrão-paÃs-nórdico. E tudo por que o pobre Maduro não tem lugar pra fugir.
Parabéns ao L e ao Pt , medalha de ouro no pódio do vexame .
Parabéns ao partido que enviou cumprimentos ao aliado ditador logo depois que tinham declarado vitória sem mostrar atas da eleição , agora estão colhendo os frutos da hipocrisia . Caindo as máscaras . E parabéns ao L loro teiro que sempre defendeu o Maduro e disse que a eleição tinha sido NORMAL , vai dizer o quê agora para tentar disfarçar ??
Ele mostra resultado, não precisa ficar jogando conversa fora.
Folha é aquele jornal que emprestou veÃculos para a ditabranda, no Brasil? E agora virou defensora da democracia no paÃs dos outros? Quer atuar no regime Saudita, em que o prÃncipe retalha jornalistas? Quer que o Brasil declare guerra à Venezuela? Engraçado que, enquanto os EUA e a Europa apoiam a posição brasileira, os jornais daqui tentam empurrar Lula e o Brasil para uma posição de confronto com o vizinho de fronteira. Quem ganha com isso? O Brasil é que não é.
Parabéns Lula, parabéns PT. O apoio de vocês foi muito importante nesses anos todos. Viva Maduro , Viva Ortega, Viva Putin .
Quando a fraude foi na reeleição de Bush filhote, a folha se calou. E a fraude foi no estado governado pelo irmão do caçador de armas quÃmicas fantasmas.
Editorial perfeito!
A fsp devia ver o artigo do Paulo Nogueira Batista Jr, na CartaCapital, desta semana, sobre questão Venezuela. Um editorial chinfrim de pautado.
Carta Capital é uma excelente revista... VeÃculos de extrema esquerda existem, mas o que existe mais são veÃculos bajuladores do ocidente. E nem sabem apontar as virtudes que esse possui. E possui alguns, mas infelizmente está afundando, e sem a menor dignidade
Carta Capital e Revista Oeste são representantes dos extremos que jamais deveriam ser referencias para qualquer um que tenha bom senso.
Militâncias (no plural)*
Militância petista e bolsonatista se igualam também no ataque à Folha. Saudações.
É preciso dar nome verdadeiros as coisas, e a Venezuela é uma ditadura, não podemos esquecer que a folha já teve um editorial que chamava a ditadura brasileira de DitaBranda.
"Uma ditadura como a venezuelana costuma fabricar realidades alternativas" e o Planalto parece estar dando o tempo necessário ao companheiro para que ajuste a sua retórica. Muito improvável, depois de décadas de autoritarismo bolivariano, que esse governo passe a chamar o regime chavista do que é: uma ditadura. Preferirão seguir 'confortáveis' em sua realidade alternativa.
Melhor resolver o problema do que ficar chamando os outros disso ou daquilo.
Parabéns ao editorial! É por essas e outras que não dá para levar o PT e seu "dono" a sério. O bolsonarismo agradece...
A inveja pelo trabalho bem feito transpira por todos os poros do editorial. Brasil, Colômbia e México com o apoio dos EUA e UE colocam Maduro em sinuca de bico. Vai funcionar? Não há como saber. Banânia já contou com jornalecos melhores.
O Brasil deve observar atentamente o que está acontecendo na Venezuela. Enquanto a queda de Maduro for apenas possÃvel, deve manter uma posição cautelosa. Se for inevitável, deve proporcionar condições para uma transição suave, sem traumas. Se Maduro se consolidar no poder, deve tratá-lo como estadista. Qualquer atitude que, por força das circunstâncias, se afaste dessas platitudes deve estar exclusivamente ancorada no interesse nacional. O Brasil não é a palmatória do mundo.
Imagina! A palmatória do mundo é o sr, João VergÃlio!
Editorial perfeito. Só os lambe-botas de ditadores de esquerda é que estão reclamando. Rodam a baiana pra apontar erros do outro lado, viram tchutchucas com os erros do lado que defendem. Não sabem analisar fatos com imparcialidade: carentes que são, sempre precisam de um guru pra chamar de seu - e gurus, pros idólatras, jamais erram.
Muita hipocrisia nos comentários, populismo de direita demonizando o governo. O editorial mente no tÃtulo, subtÃtulo e texto. Não há vexame, ao contrário, o BR tem a mesma posição da UE, foi elogiado por Macron e os USA delegaram a BR-México-Colômbia o encaminhamento da crise. O governo não ficou inerte perante a fraude. Não reconhecer logo as eleições é suspeição na linguagem diplomática. Pedir as atas acusa veladamente e desacredita Maduro. Quem quiser mais, diga o q fazer. Declarar guerra?
Quem ainda se fia na ditadura do proletariado, penso que uma teoria irrealizável, acaba sendo enganado, pois a realidade e a história prevalecem. Siga o dinheiro. Haveria petrodólares investidos nas campanhas do PT?
Quem se vangloria de seguir o dinheiro não sabe dizer onde ele está?
Ótimo editorial. M
A Folha está pouco preocupada com venezuelanos, assim como não se preocupa com brasileiros, só está aproveitando para fazer o que sempre fez, envenenar e polarizar. Dividir para conquistar e continuar a mamar nos disparados maiores juros do mundo praticados pelos bancos e o bolsoguedista tão amado pela Folha.
A Folha que participou do golpe de 64 com implantação dos ditadores, que participou do golpe de 16 que levou o monstro Bolsoguedes e ditadores militares ao podes, que coca 10 calunistas para apoiar o genocÃdio em Gaza, acha que tem alguma moral para falar sobre o tema, se depender da submissa Folha aos interesses americanos, eles podem transformar a Venezuela em um Iraque, Afeganistão ou SÃria para sacar a maior reserva de petróleo do mundo.
Editorial perfeito.
O Bozo adulou o Putin no dia da invasão russa na Ucrânia. O Lula é um democrata. Todos os ditadores começam pelo extremo com forte dose de populismo, de esquerda ou de direita e viram autocráticos com pouquÃssima memória de suas origens.
Lula é "democrata" dependendo da conveniência e amizades que ele tenha.
O texto reflete fielmente o contexto real! Vergonhoso para o Brasil.
O sr, Daniel acredita que a realidade depene do que ele afirma com ênfase!
Como pode o lula passar a mão na cabeça de um traste sanguinário deste, inacreditável.
Lula sempre esteve ao lado da democracia, Lula lutou e luta por ela. Colhe vexame quem cobre com véu águas turvas.
Fonte do comentário abaixo: vozes da minha cabeça
Abra o olho, Beth. Lula sempre se beneficiou da democracia, mas jamais foi verdadeiro democrata. O sonho dele, que não pode ser revelado, é se tornar ditador. Basta olhar quem Lula mais admira: os ditadores.
Eu não acredito que Lula não tenha assinado, com os demais governos de esquerda da América, acordos de defesa dos regime e dos próprios lÃderes. Quem seria ingênuo para não fazer isso? A mim parece que ele está apenas retribuindo favores de qualquer tipo, prestados em algum momento. E com o devido cuidado para não ser envolvido em um turbilhão que pode envolvê-lo de forma irreversÃvel.
Teoria de conspiração ridÃcula. Até pq se tivesse assinado, não teria validade legal e nem como ser cobrado pelos parceiros.
Lula nunca definiu ou influenciou resultados de eleições na Venezuela. Isto é um assunto interno, que se tornou externo por conta do interesse no petroleo venezuelano. Maduro é o representante dos que se julgam donos das jazidas de petróleo que não querem devolve las a naçao. No tabuleiro, de um lado os donos grileiros das jazidas, do outro as empresas multinacionais que se contrapoem e no meio os peões que são o povo. Muita calma nesta hora, Venezuela está ao lado.
Perfeito, Armando.
O erro original de Lula é ver-se como um Estadista. Nunca foi. Ter apresentado Maduro no Planalto como um "troféu", revelou de forma contundente sua pseudo-liderança e de forma vergonhosa sua mediocridade comparável a de Bolsonaro. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O que nos dá esperança no Br eh a superioridade dos terceiras vias. Avante dom pixote dos agnósticos.
É incontestável que a postura do Lula e do PT de apoiarem o ditador Maduro é repugnante e vexatória. Ainda pior é a insensibilidade com o sofrimento do povo venezuelano. Contudo, essa abjeta postura pouco o prejudicará eleitoralmente. O eleitor tÃpico do Lula não se incomoda por ele ser corrupto e menos ainda por ele venerar ditaduras (as de Cuba e Venezuela são as preferidas).
Perfeito! Triste constatar isso. Amam mais ao PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) que os verdadeiros interesses nacionais e ao paÃs. São, em grande medida, pseudosintelectuais frustrados sem automia de pensamento e seguem uma cartilha discursiva que lhes é distribuÃda na porta do "templo", antes do inÃcio do "culto". Namastê!
É simples corruptos são polÃticos que querem ficar ricos como são pastores evangélicos, empresários e financistas, por exemplo. Vc devia se perguntar quem quer dinheiro? Lula vc pode notar não tem um dos seus filhos na polÃtica e podiam ok? ser polÃtico não é ser corrupto. Venezuela e Cuba estão nessa situação pq há embarco econômico de décadas e por uso a população sofre. Poderiam ser democracias se o empresariado internacional não fizessem esforços para seus fracassos
Me emocionei com a autenticidade de sua dor pelo povo venezuelano.
E o medo de M falar o q sabe em resposta?
Na cabeça torta da Faria Lima, ops, da Folha de S. Paulo, Lula tem participação no descalabro chavista da Venezuela, que se perpetua no poder há mais de 20 anos, diga-se.
A Folha tem que parar de tratar leitor como ignorante .O ovo da serpente onde foi forjado o chavismo e a ascensão da extrema direita no Brasil tem o mesmo DNA e origem. Petróleo. E o paÃs que detém reservas sempre será foco de interesses diversos , contra sua democracia , contra benefÃcios ao seu povo e contra sua soberania . O entendimento neoliberal não admite contestação por demanda do imperialismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Lula adulou ditador e agora colhe vexame Voltar
Comente este texto