Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Carlos Reiners

    Se a Venezuela não tivesse a maior reserva de petróleo e gás fácil de retirar, nenhum país daria pitaco, como em certos países africanos e Arábia Saudita nem têm eleição e nem oposição e ...

    Responda
  2. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A Folha descobriu a roda . .. Lula e seus camaradas ditadores ..

    Responda
  3. André Silva de Oliveira

    Editorial irretorquível, mas cito Millôr Fernandes quando se referiu à equivocada Conferência de Munique de 1938 que contemporizou com Hitler: "Não se combate um tigre dando-lhe leite para beber".

    Responda
  4. Lu Mo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      A FSP deveria mudar seu nome para Fox de São Paulo.

    2. Ricardo Knudsen

      Dever

    3. Ricardo Knudsen

      A FSP está virando o equivalente à Fox News americana, q se especializou em fake-news e demonização de qquer um q não seja de extrema-direita.

  5. antonio brito

    Correto. Se fosse só vexame, tudo bem, seria barato. A China está certa, emprestou dinheiro porém empenhou o petróleo. Não existe embargo americano, só a dívida que sufoca o país pois o que produz é para pagar a dívida com os chineses

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nem este jornal mequetrefe tem coragem de dizer que não existe embargo.

  6. Antonio Thadeu Wojciechowski

    A Falha tem que fazer um ataquezinho ao Lula todo dia, assim é a vida dos achacadores da notícia.

    Responda
  7. Peter Janos Wechsler

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. O meu comentário de evitar ofensas pessoais se referia, e se refere, a participantes deste fórum. Críticas a personagens não participantes não estão incluídas. Caso contrário, Hi tler e B ibi poderiam processar por calúnia ou injúria. Mas, creio que você havia entendido isto muito bem. Nenhum político é madre Teresa. Não são intocáveis. Os colegas participantes do fórum é que não devem ser ofendidos nos debates pelos outros participantes. Eu fui várias vezes chamado de nazista..

    2. Ricardo Knudsen

      Creio q, por default, visto q vc não comentou, o objetivo do seu comentário é atiçar a virulência do neofascismo bozista. Assim, tipo uma contribuição para o gabinete do ódio. O interessante é q vc sempre se mostra indignado qdo julga q foi atacado pessoalmente. Mas não hesita em fazê-lo, com esse insulto pueril contra o presidente, sem qquer argumento para justifica-lo. Nem precisava do editorial, vc não se refere a ele.

    3. Peter Janos Wechsler

      Do Chamberlain ganhou com certeza. Bem depois veio Churchill.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Por falar em Chamberlain , se espinha fosse fator de sucesso, o bigodinho austríaco e seu sósia Bozo teriam ganhado a parada

    5. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Raivoso é com certeza. Estou saturado com o tratamento indevido do assunto pelo presidente. Mal educado é discutível. A analogia com Amorim me parece válida dentro do contexto.

    6. Ricardo Knudsen

      E seu comentário, desprovido de argumentos, é só raivoso e maleducado, só serve para atiçar os neofascistas partidários do Bozo.

  8. Antônio Alves

    A democracia que o PT prega é a democracia instrumental. Chegar ao poder pelo pleito é lá permanecer eternamente por meio do clientelismo estatal.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor não convence em sua cruzada democrática pelo liberalismo , de resto fala o que o gado já está propenso a escutar. O que a folha faz eh se aproveitar de momentos delicados , em que a esquerda tem que lidar com fatores limítrofes , em geral causados pelos interesses do capital financeiro internacional, e sem escrúpulos tentar enfraquecer o progressismo, para em algum momento voltar a seus costumeiros golpes liberais, isso sim sempre um perigo para nossa democracia.

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    FSP feliz com esse editorial. Porém, Lula tem que escolher melhor seus preferidos

    Responda
  11. Jose Roberto X de Oliveira

    São duzentos anos trazendo informações deturpadas e opinião enviesada para enganar o público. Lula não deu aval ao Ditador. Disse que as eleições foram tranquilas no sentido de que as pessoas foram votar sem problemas. O interessante é que são uns 20 anos de embargo econômico para aquele elite de cinco famílias de lá subserviente aos EUA voltarem . Elite escravocrata

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ideologicamente A mesma elite que através da folha aplica golpes no Brasil.

  12. Denise Ambrosi

    Democracia de ricos. Bela democracia

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Democracia de ricos, não é democracia.

  13. FLAVIO CALICHMAN

    É a sábia e perene fábula do sapo e do escorpião: Lula , Amorim &Cia não se contêm, jamais, porque é da sua mais profunda e incontrolável natureza.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Lula eh o super sapoman , picado várias vezes por transportar o escorpião , não desiste, e luta novamente. A fábula eh sabia , mas vc continua o mesmo

    2. Ricardo Knudsen

      É sábia a fábula, mas vc se enganou com os personagens. Bozo sempre defendeu a implantação de uma ditadura no BR. Disse q se eleito daria um golpe, fecharia o Congresse e mataria 40 mil. Depois, pra se eleger, se camuflou de convertido à democracia. Na primeira chance, tentou o golpe. O PT está em seu quinto governo, sempre respeitou a democracia. Logo, seu comentário é mentiroso e contrário aos fatos. Bozo é o escorpião, e o sapo são os eleitores q ele enganou.

  14. Alexandre Sartori Barbosa

    Lula tem razão, defendeu os interesses nacionais e deixou o ditador se isolar por vontade própria. É o ditador quem perde rompendo com o líder do G20.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Muito bem dito. Assim deveria se comportar o editor da folha, e não como os arruaceiros liberais que costumam frequentar esses comentários da folha.

  15. Hugo Oliveira

    E para a China, o que este jornalão golpista-lavajatista-guedista pensa ? Ou ficará caladinho, já que a China sustenta o "agronegócio" que, por sua vez, inunda a midia de Banânia com dinheiro...e para a Arabia Saudita, teremos um "editorial" igual ? Ou ficará o jornalão golpista-lavajatista-guedista também caladinho, já que se trata de um parceiro dos EUA? Até onde vai o critério "seletivo" da nossa imprensa histérica sobre o que é Democracia ?

    Responda
  16. Jair Pereira

    Democrata que apoia Ditaduras e como um Pecuarista Vegano. Lula mais parece aluno da quinta série B. Tem pontos positivos, mas quer ser o que não deve e gasta muita energia com problemas alheios.

    Responda
  17. Daniel Vitorazzi

    Para os defensores desta ditadura ridícula de Maduro que opinam aqui o que importa é combater o tal imperialismo ianque. Como o que pensa e quer o povo que vive lá e os milhões de refugiados não cabe na narrativa, sequer tratam do tema da fraude. Lembrete, se são democratas: todo o poder emana do povo.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Sou eleitor da esquerda desde sempre e não tolero ditadura de nenhum tipo. Alguna dúvida de que todo o poder deve emanar do povo? Como ele o faz em una democracia? Votando, oras. É de eleições que justamente tratamos. Se o imperialismo é opressor, o que é então não se respeitar o voto de seu povo? Ditadura! Enfie tua viola no saco e vai estudar, mané!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sim , eh esse imperialismo a fonte de todo o mal, por isso eh o combate principal. E essa patriotada de supremo eh o povo, eh mais velha que andar pra frente. O que vcs precisam eh ganhar eleição e governar direito, mas quando ganham elegem Janios, collors , bozos ou apoiam milicos para ditadores.

    3. Hermes Yaly

      Daniel: mas qual ditadura não diz que combate um inimigo externo, pérfido e solerte, que quer solapar a democracia? A ditadura militar brasileira dizia que combatia o comunismo e as ditaduras de esquerda que combatem o imperialismo dos EUA. Engraçado é que para levarem adiante tão nobre cruzada suprimem os direitos mais elementares da população, amordaçam a imprensa, calam a oposição, submetem o povo a todo tipo de carestia (mas só o povo, não seus dirigentes), etc. Muy nobre...

  18. Pedro Luis S C Rodrigues

    Lula e o PT são tão democratas quanto Bolsonaro. Só diferem nos métodos, mais insidiosos naqueles e mais truculentos neste. Sempre foi assim, isso não mudou após as eleições, mas a imprensa, por interesse próprio, embarcou no discurso de que o PT era a salvação da democracia. Agora fingem surpresa

    Responda
    1. Antônio Alves

      A democracia que o PT prega é instrumental. Chegar ao poder pelo pleito é lá permanecer eternamente por meio do clientelismo estatal.

  19. Ricardo Knudsen

    Editorial escrito com o fígado, q por sinal fica do lado direito do corpo. Não há vexame. A posição do BR é igual à da União Européia. Macron elogiou as iniciativas do BR, os USA delegaram ao grupo BR-México-Colômbia as tratativas diplomáticas, por acha-lo o mais qualificado no momento. A hipocrisia final é cobrar q se chame Maduro de ditador, o q nenhum governo faz com um país com quem mantém relações. Vão pedir q se chame China e Arábia Saudita pelo nome? Chamar seus líderes de ditadores?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A Carter foi recomendada por Amorim ao governo venezuelano, segundo reportagem da própria FSP, e ele já ratificou publicamente a seriedade da sua análise sobre as eleições. Qual a crítica da FSP nesse ponto, se o diplomata designado para tratar a crise na Venezuela já validou a conclusão da Carter?

  20. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Para a imprensa de mercado é mais interessante ter a extrema direita no poder.

    Responda
  21. Elvira Xavier Gomes

    Eu li o texto e fui ver o autor. Pensei ser a fala de Alexandre Garcia.

    Responda
  22. AILTON SOUZA

    Que comentário ridículo como se a Folha nunca tivesse apoiado ditadura aqui no Brasil e apoia até hoje. Fazer sensacionalismo é demais. Se liga Folha!

    Responda
  23. Matheus Queiroz

    A exaltação à Ustra, por Bolsonaro, e os tapetes vermelho à Maduro, por Lula, são os fatos mais repugnantes da República Federativa do Brasil desde o fim da ditadura.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Sei, e os tapetes vermelhos para os ditadores de China e Arábia Saudita, entre outros, pq não são repugnantes pra vc? Assassinatos, prisões e torturas não são repugnantes nesses países? Pq os bozistas do agronegócio não param de vender soja, carne e frango para a ditadura da China? Pq vc não boicota produtos fabricados na ditadura chinesa? Vc não acha repugnante ter um celular fabricado por cidadãos sem voz em uma ditadura?

  24. Marcelo Magalhães

    Vexame é apoiar o assédio ao governo venezuelano sem o menor pudor. Os EUA e a Europa não estão nem um pouco preocupados com democracia e com o povo. Assim como a folha não está tendo uma reação a um poder autocrata. Tudo isso é apenas discurso contra um governo que resolveu assumir o destino do país e é pressionado covardemente pelas sanções estadunidenses. A folha endossa a tentativa de confisco das maiores reservas de petróleo do planeta travestida de luta pela democracia. Não passarão.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Matheus, o meu comentário é sobre geopolítica, que precede a existência de atores individuais, que na maioria das vezes ocupam espaço naturalmente programado, com script específico. Assim, suas influências são menores e só existem como consequência e não causa, o que lhes poupa importância e os comentários ficam prejudicados.

    2. Denise Ambrosi

      Falou tudo Magalhães.

    3. Matheus Queiroz

      Discurso ensaiado. Lula é cúmplice do companheiro Maduro. Lula e Amorim. Amam o chavismo e acreditam na implementação do socialismo tanto quanto Maduro. São dois velhos que não sabem mais a diferença entre a ditadura socialista e o socialismo científico.

  25. Fabiana Menezes

    Não sou petista, mas fiz campanha pela candidatura de Lula, única via pela democracia contra o ataque sistemático às instituições, ao aparelhamento do estado. Veio o 08 de janeiro e a constatação de todo o risco ditatorial. Como eleitora e pessoa com memória esperava um mínimo de coerência em relação à ditadura de Maduro, à crise humanitária, à diáspora Venezuelas.

    Responda
  26. Marcelo Moraes Victor

    Vergonha petista, são salvos pela democracia e salvam tiranos

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    A Folha adulou, no passado, a ditadura militar, Collor, Temer, Moro e Bolsonaro e não acolheu esses vexames históricos.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Yaly, a FSP normalizou o fascismo desde o início, proibindo seus jornalistas de chamar Bozo de extrema-direita. Foi tão acintoso q a Ombudsman criticou o jornal. Normalizou as alianças do centro e da direita democráticas com o fascismo, como ocorreu com Dória, Zema e Leite. Na França, qquer aliança com os fascistas de Le Pen é denunciada pela imprensa democrática. A FSP se lixa pras assinaturas, o objetivo era por o Guedes, pensaram q ia controlar o ditador. O mesmo erro q fizeram com o Adolf.

    2. Marcelo Moraes Victor

      Quem sabe vai ler o Pravda?

    3. Hermes Yaly

      A Folha adulou Bolsonaro? Mas que sujeito mais ingrato, logo no início do mandato ordenou a suspensão das assinaturas do jornal em todos os órgãos federais! É a velha tática do PT quando acuado: "E o outro lado, hein?"

  28. Florentino Fernandes Junior

    Tiago é daqueles caras q acreditam no q querem, a corina elogiou o lula, pq ela ta com a corda no pescoço

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      OK, vc já justificou uma mentira, e o apoia dos USA e da UE às ações do governo brasileiro? Qual a sua mentira para contradizer esses fatos? O vexame seria perante quem, se todas as gdes democracias ocidentais apoiam as ações do BR?

  29. Florentino Fernandes Junior

    Todas as açoes do trio lule, amorim e pt tem uma razao, foro de sao paulo

    Responda
  30. Florentino Fernandes Junior

    Jose geraldo vc lembrou um fato q eu considero o mais monstruoso na biografia do sao luis inacio

    Responda
  31. TIAGO NEGREIROS

    Conselho da Folha é ótimo para o governo entender o que não deve ser feito. Lula "colhe vexame" é uma mentira visto que atuação do Brasil é não só elogiada pela oposição venezuelana, como países europeus e até os EUA.

    Responda
  32. José Geraldo Morello

    Para ilustrar este artigo, faltou lembrar que o Governo Dilma, por intermediário de seu ministro da justiça, Tarso Genro, colocou dois boxeadores cubanos, que pediram asilo político na Olimpíadas do Rio, em um avião e os devolveram a Cuba.

    Responda
    1. antonio brito

      O nó da Venezuela passa por Cuba. O modelo de repressão é ditadura é dirigido pela "inteligência " cubana, a mesma que prometia curar Chaves

    2. Hermes Yaly

      Episódio vergonhoso (mais um) da diplomacia petista. Dentro do governo Lula, Tarso Genro foi também o grande advogado do terrorista italiano Cesare Battisti, hoje em merecida prisão em seu país. E quem o entregou às autoridades italianas? O "cumpañero" Evo Morales que, apesar de esquerdista, é bem esperto.

  33. Elcio Simielli

    Parece até que o Maduro está chantageando o Lula

    Responda