Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Gallina Delatorre

    Os estudos não corroboram algumas conclusões da reportagem. O número de postos de trabalho criados é bem inferior aos postos de trabalho perdidos. A realidade também não corrobora, estamos vivenciando uma precarização do trabalhos, onde a grande maioria precisa trabalhar muito mais para o mesmo nível de vida de 20 anos atrás. E perdendo direitos, perdendo serviços públicos... A pergunta que fica é: o que vamos fazer com uma sociedade de desempregados e endividados? Esta é a evolução do sistema.

    Responda
  2. Araguaci Faustino da Silva

    Sem sentido é o título da reportagem, feita pra angariar leitores. Nunca e nenhuma única vez a tecnologia extinguiu empregos. A tecnologia sempre cria mais e melhores empregos. A automação só gera mais produtividade, mais riqueza e novas oportunidades de trabalho e negócios. Desde de sempre.

    Responda
    1. Marcelo Simoes

      Paulo Marques, olha a França do século 17 a 18. Só tinha a nobreza, clero e uma massa de pobres. A classe média cresceu muito de lá pra cá. Vivemos bem melhor.

    2. Paulo Marques

      Não é o que se vê. A classe média que deveria ser a maior parte da população esta diminuindo no mundo todo. Só vai sobrar uma enorme classe baixa e uma minuscula classe alta que controlará a população. Diga-me qual o país onde a classe média está crescendo?

  3. José Tarcísio Aguilar

    Essa questão é antiga, já li referências a ela datadas do final do século dezenove. Nos anos setenta se ouvia igualmente sobre tecnologia, redução de jornada e também desemprego. Fato é que toda inovação atende ao capital e aos seus poucos donos, não ao trabalho braçal que e intelectual e aos que os realizam. Como corolário é difícil ignorar que vivemos hoje em diferentes categorias de escravidão, e os poucos livres nas sarjetas.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      * braçal OU intelectual *

  4. Nelson Goulart

    Ao apoiar o Ronei Maluf, parece que o texto foi traduzido por IA. Entretanto cabe colocar mais uma variante nesta equação: o controle de natalidade. Esta questão sempre evitada, é premissa para qualquer solução realmente próxima de uma efetividade na questão do trabalho/produção pós IA.

    Responda
    1. Paulo Marques

      Controle de natalidade e renda garantida. No mundo todo? Impossível! Eu vejo a IA mas como um divisor de aguas que trará beneneficios aos donos de empresas em detrimento da grande população. E isso numa escala mundial. Um bom futuro vai ser para poucos.

  5. Alaor Magno

    Muitos trabalhos são inúteis. A grande maioria dos humanos é burra e quando dominam alguma habilidade, logo ficam obsoletos para logo em seguida começar a mendigar por benefícios sociais e humanitarismo para suprir a sua sobrevivência.

    Responda
    1. Paulo Marques

      Concordo. Nós humanos somos uma porcaria. Só servimos para gerar riquesa a uns poucos que são considetados "super-humanos".

  6. Armando Moura

    O IA pode ajudar muito, exemplo, tutores digitais individuais de educação para as crianças, os médicos fazem short courses e para postar e passam o tempo navegando no insta e não lendo traballhos publicados, logo perguntarão diretamente a Alexa qual é o diagnóstico. O IA pode arrefecer o principal motor do desenvolvimento humano que é a insatisfaçao. Como distribui r rique zas sem o traba lho?

    Responda
  7. Rafael Moraes

    Futuro precisaremos da renda universal, pois muita coisa automatizada e setor de serviços saturado. Muita gente sem emprego, ou oferece-se algo desse bolo gigante de dinheiro ou não viveremos em paz.

    Responda
    1. Marcelo Simoes

      Cenário apocalíptico sem respaldo na realidade. A IA é superestimada e jamais atingirá a inteligência de um ser humano. Palavras de Miguel Nicolelis, um dos maiores especialistas em cérebro. Pesquise entrevistas dele sobre a IA. A IA substitui somente trabalhos muito simples.

  8. Roney Maluf Dos Reis

    Que texto longo e irritante. Será que foi elaborado por uma IA? Será que não precisaria de um humano para revisar?

    Responda
    1. Renato Almeida

      Uai, se é irritante por que você ficou até o final? Ou não leu tudo e opinou sem entender?

    2. Marcus Machado

      Eu gostei. O tema é pertinente, atual e interessante. Ao tédio e irritação estão em tua cabeça.