Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    E, quem diria, as bicicletas se somaram aos predadores de pedestres. As simpáticas magrelas se tornaram perigosas, ganharam ares de imunidade. Circulam pelas calçadas, na contramão das ruas, não param quando o sinal e favorável aos pedestres. E as ciclovias são um mero detalhe, quase desertas, exceto pelos ciclistas esportistas, entregadores, algumas motos. Pouquíssimos as usam como meio de transporte. Somos um povo curioso. A se estudar.

    Responda
  2. maria camila machado almeida

    Sempre pensei que campainha e roupas claras eram itens obrigatórios para os ciclistas , estive enganada por longos anos: pessoas acima de 60 anos não ouvem bicicletas nas caminhando nas calçadas , o barulho dos carros mascara qualquer possibilidade. Caros ciclistas, nas calçadas, adotem e toquem a campainha sempre, e depois do anoitecer, a gente não vê no asfalto escuro, um ciclista todo de preto. Grata, profe camila pedestre na capital gaúcha.

    Responda
  3. maria camila machado almeida

    As calçadas na capital gaúcha estão sendo utilizadas pelos ciclistas e pedestres. Para me proteger, fiz uma camiseta com aquele ícone de bicicletas proibido, com imagem da bike com uma cruz, e as letras pedestre logo abaixo.

    Responda
  4. maria camila machado almeida

    Em Porto Alegre os tempos dos semáforos são uma piada, 12 segundos, qual cadeirante ou idoso atravessa uma avenida de quatro pistas em 12 minutos ? As ciclovias estão em estado de total destruição, material barato e já rachadas, nem pedestre se anima a andar nelas ao longo do Arroio Dilúvio - podem desmoronar e a pessoa cai na água. Material de má qualidade , certamente. Então as calçadas viraram pistas de bike e de pedestres. Pedestres não ouvem bicicletas,.....

    Responda
  5. José Cardoso

    Há uma tendência no Rio (não sei se também em SP), das faixas de pedestres serem cada vez mais compartilhadas com bicicletas e motos. Você vai atravessar e tem uma moto ao seu lado aguardando também. Você corre o risco de ser atropelado enquanto atravessa com o sinal verde para pedestre.

    Responda
  6. Bruno Belmonte Varella

    São Paulo não é Brasil. Em Brasília se para na faixa de pedestre, e olha que é uma cidade feita para carros...

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Brasília não é Brasil. No Brasil, o trânsito é assassino. Motos, bicicletas, carros, ônibus e caminhões disputam pra ver quem faz mais barbaridades. Excesso de velocidade, contramão, trafegar pelas calçadas, não respeitar sinalização... E começa pelas autoridades, sempre trafegando em alta velocidade, sirenes ligadas, por onde der. Saiam da frente.