Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wil Leon

    O tio Sam mandou. A rainha e os suditos obedeceram. Na hora H o Reino Unido estará com o apoio e com os EUA.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Dito de outro modo, só o liberalismo salva. Sim, precisamos de abertura econômica.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Sim, entregar o país ao capital estrangeiro que só quer do Brasil, matéria prima para sua milionária indústria. Vejam o exemplo do lítio, ferro, niobio, etc.

  3. José Cardoso

    Proteção tarifária e juros altos tem algo em comum: a curto prazo sempre parecem justificados. Mas quando olhamos nossa idosa indústria automobilística, que até hoje não funciona sem pesados subsídios, ou o fato de que uma aplicação em títulos públicos nos últimos 20 anos rendeu mais que o Bovespa, fica claro que algo está estruturalmente errado.

    Responda
  4. jose prado

    Se o Brasil sair do Mercosul melhora?

    Responda
  5. Jorge Larangeira

    “O Brasil é o paraíso da ineficiência” disse certa vez Armínio Fraga. Mas o nível descabido das tarifas de importação poderia ser resolvido numa canetada.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Verdade seja dita, Arminio Fraga é um megaespeculador super eficiente. E neste momento ataca o SUS, de onde vai tirar muito dinheiro público com o seu instituto IEPS.

  6. Peter Janos Wechsler

    Foi um erro histórico, e não duvido que em tempo a Inglaterra solicitei reentrada.

    Responda
  7. SERGIO HENRIQUE ROSA VERCOSA

    O autor não queria criticar o Brexit mas sim o Brasil. Que sentimento de cachorro vira lata esse tem.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Padilha: tem muito ouro nosso nessa riqueza deles.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Tem certeza, José Padilha? Os ingleses estão até chamando SUS para dar orientação no sistema de saúde deles, que é bem porcaria.

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Verdade, compara a porcaria que foi o Brexit com não entendi o que do Brasil, Br-enter? Se não houve o "enter" como se pode saber os resultados?

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tinha mesmo que exaltar o nosso brasil varonil? A Inglaterra com problemas dá de dez a zero em nos por qualquer parâmetro. Nao se trata de viralatismo mas de enxergar a realidade.

  8. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Mas, enquanto matadouro de talentos, o Brasil é insuperável.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho que nao matamos talentos, apenas nao os desenvolvemos.

  9. Raymundo de Lima Lima

    Mas existe o viés de confirmação pró Brexit, que acha q ganharam muito. Há ainda os racistas anti-imigrantes d África q também acham q ganharam com "outros" imigrantes. Há ainda os extremistas-direita mais-ignorantes q não enxergam dados, pesquisas d institutos, etc Infelizmente, Nelson estava certo: o mundo já é dominado pelos imbecis.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      O Brasil é racista, xenófobo, preconceituoso. Temos sérios problemas internos, o Sul não gosta do Norte. Os paulistas ridicularizam todos. Nossos políticos são desonestos. A corrupção é normal. Leis patéticas, protecionismo do atraso. E ainda temos o fanatismo religioso e político. Comparar o Brasil com algum lugar dito de primeira mundo é derrota.

  10. Neucir Valentim

    Que esforço interminável o autor desse artigo fez para tentar incluir o Brasil nessa situação.! A impresa quando quer introduzir alguma coisa, falar mal do Brasil, põe gente para escrever até o que não consegue concatenar. Fazem me rir.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      No que que a proteção à nossa industria(temos uma?) nos beneficiou? Uma coisa é incentivar o desenvolvimento industrial, outra é dar proteção (subsídios, benefícios fiscais, privilegios mil sem contrapartidas) aos ineficientes e aproveitadores.

    2. LUIZ LEAL

      No final do texto, Neucir, o articulista revela a verdadeira intenção: Insinuar que se reduzir a proteção tarifária à nossa indústria o Brasil crescerá mais. E isso em tempos de aumento dessas proteções por parte de todos os países da Europa e, especialmente, da maior economia do mundo.