Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. adenor Dias

    Há noticia de que o Demétrio Magnoli, lecionou aqui em Cotia onde moro, se é um bom professor, não sei, não tive aula com ele.

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Acreditar em Maduro é ser igual a ele, fingir que se acredita nele é ser pior do que ele. E o pior de tudo é que este parece ser o nosso caso. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Eu acho que Lula deveria dizer aos venezuelanos para pegar em armas para "defender" seu campo político, "matando" tantos quantos pudessem do outro lado. É o que parece sugerir muita gente sobre a questão da Venezuela.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Comentário bem de acordo com as besteiras que costuma dizer aqui em defesa de Lula e do seu PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  4. André Silva de Oliveira

    Incrível como, apesar das evidências, Lula, o PT e Celso Amorim tentam criar uma narrativa que justifique o (novo) golpe do regime liderado por Maduro. Essa esquerda autoritária é responsável pelo prolongamento do regime de Caracas, pois o apoiou desde 1998 quando teve início com Chávez. Lula e o PT estão marcados com o sinal do autoritarismo, a máscara caiu. Excelente coluna, caro Demétrio!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Delírio, caro Ricardo, é achar que Lula é um democrata e não um autoritário em pele de cordeiro. Quando foi que Lula pediu a libertação dos presos políticos de Cuba, Nicarágua e Venezuela? Me diga aí. O farisaísmo político de Lula e epígonos não encontra limites.

    2. Ricardo Knudsen

      Delirou, a posição oficial do governo Lula ë não reconhecer as eleições, exigir as provas da vitória (atas) e avaliação independente. O oposto do q vc afirma. Vais pedir tbém ações duras contra as ditaduras da China e Arábia Saudita? Senão, é hipocrisia.

  5. Nelson Vidal Gomes

    Falar a verdade do Brasil e não só no Brasil, será sempre passível de críticas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O Pneu te revelou a Verdade ou vc lê nos astros? Tarô? Que o teu Peneu te ilumine!

  6. Nasemar Hipólito

    Muito bom, mais uma vez, Demétrio! Continue dando nome aos bois e deixe a boiada de lulominions berrar.

    Responda
  7. Marcelo pires

    Esse se preocupa mais com a militância da esquerda, do que com o bem-estar do povo venezuelano ou a democracia, na faixa de gaza esse aí já até esqueceu das atrocidades

    Responda
  8. Antônio João

    Eu não sei se Demétrio é, ou de extrema esquerda, ou de extrema direita, ou psicopata, talvez tudo, normal é que não é, por expressar tamanho ódio por Lula.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Imagina se criticar nossos "empregados", para o bem do serviço que serve à sociedade passar a ser ódio e não amor ao país. KKK! É tudo que os ditadores querem. Esse tipo de povo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Antônio João

      Verifiquei os comentários abaixos, o pessoal do PL e do PCO adoram os artigos do Magnoli, só aumentaram as minhas suspeitas.

  9. Marcelo Brum

    Amorim é o exemplo da pior diplomacia da História do Brasil. Premiação política de diplomata não ajuda o Brasil em nada.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É pq vc queria um diplomata q aprovasse Netanyahu e o genocídio em Gaza, como deixou claro em vários comentários. Como o governo brasileiro apoiou as denúncias de genocídio na corte internacional, vc o acha péssimo. As famílias dos civis palestinos mortos pelas IDF certamente tem opinião melhor sobre ele.

    2. Marcelo pires

      Melhor chamar o "exímio" Ernesto Araujo, não?

  10. Adalberto Otaviano Luciano

    A militância está assanhada. Afinal, é paga para isso.

    Responda
  11. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A extrema esquerda e seus seguidores no Brasil , são deprimentes .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não há extrema-esquerda relevante no Brasil, isso é tentativa de criar paralelos para normalizar a extrema-direita bozonazistóide q defende golpe, tortura e assassinato político. Além de praticar racismo, misoginia e homofobia. Isso é extremo, o resto propaganda de fascista pra desqualificar o campo democrático.

  12. LUTHERO MAYNARD

    Belíssimo artigo. Lula está fazendo exatamente o que o PT sempre fez: bajular ditadores histriônicos, como maduro e ortega. Lamento que Celso Amorim se preste ao papel de rapaz de recados entre o patrão e o sargento Garcia venezuelano.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Elizabeth. O PT é o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Isso diz tudo sobre o partido que nada fez pelos trabalhadores nem um segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 40 anos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Elizabeth O Costa

      PT: Partido dos Tiranos, pois nem os trabalhadores votam mais no partido.

    3. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Só que o "patrão" de Celso Amorim a essa altura já é mais Maduro do que Lula, se é que este um dia o foi e não o contrário sempre. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    5. Ricardo Knudsen

      Se estivesse bajulando já teria reconhecido o resultado das eleições, não teria pedido as atas e avaliação independente. É demais pedir um pouco de coerência e uma difamação ao menos mais modesta?

  13. NIEMEYER FRANCO

    O que vem de Demétrio é um demérito.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  14. Amauri Costa

    Esse sujeito ainda não cansou de destilar seu ódio aos mesmos de sempre? Não bastou o chilique na Globonews logo após a eleição venezuelana, quando lançou a pérola de que Lula seria o maior culpado por uma eventual prisão de Maria Corina? Nem os demais direitistas da mídia nativa suportam essa caricata figura. E aí Folha, esqueceram o já tradicional rodízio de colunistas convidados?

    Responda
  15. Alberto Melis Bianconi

    Demétrio é um ressentido. Mas não tem latim suficiente para inverter a situação.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Joseberto sofismando ao acusar outros de sofisma. A causa parece ser uma idolatria pelo colunista. Argumentos? Não lhe ocorreu apresentar algum.

    2. Joseberto R Cruz

      Vc faz sofismo. Veja a realidade, se puder, mas duvido q possa. O formato ideológico da sua cabeça torna impossível a tarefa. Esse é um dos melhores artigos de Demétrio. Eu li atentamente cada frase. De fato, o Celso Amorim tropeça na verdade para enfiar a cara na lama paradiplomática. É como se o Brasil fosse uma unidade subnacional, em face da Venezuela e pudesse pedir apenas "algumas coisas" lhe sendo vedado pedir outras. Pode pedir q Maduro amadureça, mas nunca dirá de sua infantilidade.

  16. Nelson Vidal Gomes

    O erro original de Lula é ver-se como um Estadista. Nunca foi. Revelou sua pseudo-liderança quando ostentou Maduro no Planalto como um "troféu" e sua mediocridade comparável a de Bolsonaro. Que Deus ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim. Com certeza Moro já teria resolvido essa questão venezuelana.

    2. paulo Raulino

      Aqui, uma das melhores definições de Lula. É isso mesmo e mais um pouco.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Imagina se criticar nossos "empregados" para o bem do serviço que serve à sociedade passar a ser "inveja". KKK! É tudo que os ditadores querem, esse tipo de "povo". Namastê! .

    4. Alberto Melis Bianconi

      Como Lula vê a s mesmo é irrelevante, só incomoda a quem não suporta vê-lo como o que é. Se é um estadista ou não, será assunto para seus biógrafos e não para detratores invejosos.

    5. Nelson Vidal Gomes

      Hermes. Perfeito! Sem acréscimo. Namastê!

    6. Hermes Yaly

      Lula é a antítese do estadista. Se este é o político que sacrifica ambições pessoais em nome de conquistas para o povo, então Lula é o oposto exato. Todos os seus passos na política sempre tiveram apenas um objetivo: o seu projeto pessoal de poder. Nesse sentido, a manobra mais danosa ao país foi a escolha de Dilma Rousseff para sucedê-lo, certo de que ela apenas lhe guardaria a poltrona presidencial para o retorno triunfal dali a 4 anos. Deu no que deu e o Brasil até hoje paga por sua escolha.

    7. LUIS PASSEGGI

      Nelson, Análise perfeita. Concordo plenamente e acrescento: Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Alá estejam com vocês!

    8. Ricardo Knudsen

      Mais uma vez esse comentãrio, já repetido dezenas de vezes. Penso q seja propaganda paga anti-governo.

  17. MARCO ANTONIO POLISELI

    Onde está o pessoal do sem anistia para maduro? Ditador, repressor e assassino!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se milagrosamente ele perder o apoio dos milicos e o resultado real das eleições for reconhecido, eu defendo q não lhe dêem anistia. Enquanto ele for um ditador todo poderoso, ameaçando a oposição e se negando a reconhecer as eleições, essa conversa é estupidez, pq é preciso negociar. Quem propõe anistia hoje é a própria oposição. O vergonhoso é q vc diz isso para livrar a cara do Bozo e dos outros golpistas. A diferença é q vcs perderam, mané!

  18. Hilario Guimaraes

    Demetrio escreve com fígado e na defesa das suas convicções, e não como articulista. Diplomacia se faz com pragmatismo, visando interesses geopolíticos, econômicos e territoriais. Tanto assim que até as empresas que pagam o salário do escriba vão de encontro às ideias estapafúrdias que ele defende.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Acredito que mais exato seria dizer que as convicções de Demétrio lhe são ditadas pelo fígado.

    2. LUIZ COSTA

      bem vc é bemmmm hilário

  19. Armando Moura

    há um esforço sem tamanho de Celso Amorim para buscar uma sáida, com o Brasil estão os países do hemisfério norte que prezam a democracia, a menos dos paises sedes das grandes pretroliferas, EUA e UK, com forte interesse na venezuela, alí do lado do maior consumidor. Para o Brasil aquilo pode se tornar uma tragédia humana na fronteira, para os EUA uma oportunidade de dinheiro, não importam as vidas dos venezuelanos. Maduro precisa sair em paz, sem rastro de sangue, como fazer isto é a questão.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Ok, mas os EUA estão apoiando a iniciativa de Brasil, México e Colômbia, até onde eu sei.

    2. LUIS PASSEGGI

      Amorim já viu essas e muitas outras. Está blindado. Qual o segredo? Mindfullness kkkkkkk? Acho que nao. O cara é muito ensaboado. Obrigado Celso, está se sacrificando pelo bem de todos nós, dando a cara ao tapa e evitando males maiores. Só pela sua paciência, venceu.

    3. LUIS PASSEGGI

      Sim. “ há um esforço sem tamanho de Celso Amorim para buscar uma sáida” . Mas ficou patético , o vovô gaguejando tentando justificar o injustificável. Mas é um sacrifício consentido. Tomara que dê certo.

    4. Hilario Guimaraes

      Exatamente isso! O escriba rancoroso escreve com a bile excretada pelo fígado, que deve estar marinado no álcool.

  20. Nelson Vidal Gomes

    O mais desalentador no plano interno, é estarmos submetidos ao um governo hipócrita por excelência, como se constata pelo nome do partido que lhe dá sustentação, o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e o sigilo de 100 anos recém decretado sobre a documentação de um dos seus ministros, e sermos um "poveco" da pior qualidade moral e política que concebe Lula e Bolsonaro como líderes. Deus nos ilumine!

    Responda
  21. Nelson Vidal Gomes

    O mais desalentador no plano interno, é estarmos submetidos ao um governo hipócrita por excelência, como se constata pelo nome do partido que lhe dá sustentação, o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e o sigilo de 100 anos recém decretado sobre a documentação de um dos seus ministros, e sermos um "poveco" da pior qualidade moral e política que concebe Lula e Bolsonaro como líderes. Namastê!

    Responda
  22. José Cardoso

    Cada caso é um caso. A pressão meia boca de México, Colômbia e Brasil me parece o que é possível no momento. Não adianta reconhecer o candidato da oposição como vitorioso se na prática quem manda no pedaço continua sendo o ditador Maduro e o exército está fechado com ele. Só para comparar: os governos militares do cone sul dos anos 60 e 70 eram reconhecidos pelo México, Colômbia e Venezuela, que na época tinham eleições regulares.

    Responda
  23. Alexandre Pereira

    Sensacional. A terra plana do Itamarati torna o Brasil cúmplice da patacoada madurenha. Ideologia über alles? Fascistas de esquerda disfarçando o holodomor da ocasião? Agora somos cúmplices do sofrimento venezuelano. Parabéns Lula, chamar de anão diplomático passou a ser um elogio.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Então, pra ser coerente e fingir q vc de fato defende a democracia , peça ações contundentes contra as ditaduras da China e da Arábia Saudita. Peça um embargo das exportações do agronegócio para a China. E que se proibam investimentos sauditas no país. Se não, fica parecendo hipocrisia sua.

    2. Alexandre Pereira

      Nesse caso, estamos de acordo! Ditadores cativos tem que acabar. Vergonha que nosso país não tenha uma posição contundente depois de tantos anos. Chega disso.

    3. Ricardo Knudsen

      Nãaa, fale por si, se vc foi cúmplice e defendeu o governo Maduro, não tem nada a ver comigo. Critico o sistema na Venezuela e as passadas de pano do governo brasileiro desde o tempo do Chaves.

    4. Alexandre Pereira

      Kkkkk Ô ex-folha despeitado, facilitando sua interpretação de texto, a cumplicidade também inclui você e, se estava no planeta nas últimas décadas, essa cumplicidade não é de hoje, pois o sofrimento venezuelano é convenientemente tolerado há tempos. Mas o que são pessoas comuns frente à ideologia de suas majestades, não? Estão do lado certo da terra, não? Uma democracia stalinista ou maoísta, bem ao gosto dos caudilhos de ocasião? Sem surpresas, lamentável o alinhamento.

    5. Ricardo Knudsen

      Vixi, mais um comentário raivoso babando, sem qquer argumento. Não há o q contra argumentar, são só ofensas sem qquer conteúdo. Única coisa informativa é q ele se confessa cúmplice da ditadura Maduro. Vc ajudou na fraude eleitoral? Vc fala no plural (nós somos cúmplices), quem são seus companheiros?

  24. idevalter Pereira

    Demétrio é a voz da lucidez, como sempre.

    Responda
    1. LUIS PASSEGGI

      Sim. Ele é. Contudo, os /despertos-conscientes/ não aceitam. O principio de realidade deveria se impor. Mas no universo paralelo deles, despertos, não adianta utilizar a razão.

  25. Ricardo Knudsen

    O rancoroso colunista é desmentido por seu próprio empregador. Mat éria de agora na FSP afirma "apesar de forte pressão de países como Brasil, México, Colômbia e Estados Unidos, o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela ainda não apresentou as atas eleitorais que comprovariam esse resultado". Mas difamatóriamente DM chama a posição do BR de negacionismo. É muita falta de caráter.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Concordo Passeggi, os comentários desses dois lá em baixo são hilários, típicos da lógica e do vocabulário bozista, talquei? Se gente como eles não comentasse, quem iria colocar coisas estùpidas pra gente se divertir desancando? Que o Pneu os inspire a continuar comentando em seu divertido dialeto bozista!

    2. LUIS PASSEGGI

      Devemos preservar e encorajar colunistas e comentários hilários, pois eles garantem nossa diversão cotidiana (e o mais importante para a folhinha, a assinatura). Sorrir é o melhor remedio? Naaooo! Na folhinha é gargalhar direto! Galhofa liberada! Obrigado, folhinha!

    3. Alexandre Pereira

      Leu?

    4. Ivo Ferreira

      Muuuuuuuuuuu! Fala boi vermelho!

  26. Florentino Fernandes Junior

    Brilhante demetrio

    Responda
  27. Samuel Fagundes

    Para o DM vale o mesmo conselho que nosso saudoso Boechat deu para o Malafaia, aquele servo do demo

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      Exatamente isso! O escriba rancoroso escreve com a bile excretada pelo fígado, que deve estar marinado na cachaça.

  28. RAIMUNDO LOPES

    Esse Demétrio deve morrer de inveja do Lula ou então é um cara altamente complexado. Só fala bobagem, banca de sabichão e se cala sobre o genocídio em Gaza. Valha a tua boca mane!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      E vc é amante de ditadores

    2. Hilario Guimaraes

      Exatamente isso! O escriba rancoroso escreve com a bile excretada pelo fígado, que deve estar inchado por conta do álcool.

  29. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

    Deve ser que o Demetrio sabe mais que Macron. ..Macron agradece a Lula la posición de Brasil, Colombia y México en la crisis en Venezuela. Macron liga para Lula e o parabeniza por posicionamento sobre a Venezuela

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Puxa, Alex só ama mesmo o Bozo e o Trump. Alê, vc tem certeza q sabe o significado da palavra "alcoviteiro"?

    2. Alexandre Pereira

      Um imbecil imperialista saudando um alcoviteiro? Sensacional, não?

  30. Gilberto Rosa

    Funeral é um termo que deve ser utilizado para o genocídio em Gaza, com 15 mil crianças eliminadas, mais de mil mutiladas segundo a Cruz vermelha, milhares passando fome, enquanto Eua manda bilhões em bombas, e Demétrio vergonhosamente apoia. Não é a toa que a credibilidade da Folha despensa segundo recente pesquisa fundamento análises, até Globo tá bem melhor e icl notícias disparado mais confiável.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Dio Santo, olha o nível da galera do Demétrio, do tipo que usa gado achando que abafa: )

    2. Ivo Ferreira

      E o genocídio na Venezuela? População presa, torturada, morta, obrigada a fugir do país. Só o gado vermelho, fanático pelo falastrão, não vê.

  31. Karina Kanazawa Rienzo

    Quem seriam os tais especialistas independentes meu caro demérito? Essa pressão por interferência externa, brasileira no caso, num país soberano, me preocupa, sobretudo porque há dois pesos e duas medidas. Não há a mesma pressão sobre outras ditaduras, até mais sanguinárias do que a chavista, da Arábia Saudita por exemplo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, você concorda com uma ditadura, desde que seja de esquerda? Lindo, né?

  32. Rafael Guarda

    Eu acredito sim que a oposição ganhou, mas as autoridades venezuelas que são parte da ditadura dizem que foi o Maduro. Se o Brasil diz que foi a oposição que ganhou, e não reconhece Maduro como presidente, está interferindo em uma nação estrangeira, mas está apoiando uma causa justa e democrática. Se apoia o Maduro, mantém a Venezuela em certa tranquilidade, evita uma imigração em massa para cá, mas apoia uma causa errada e um ditador. Diplomacia não é fácil.

    Responda
    1. Rafael Guarda

      Alex, a questão não é simplesmente apoiar ou não apoiar e sim a utilidade disso. A China é uma ditadura, persegue oposição, etc. Mas por ser um parceiro estratégico a melhor coisa é ficar quieto e não interferir. A Venezuela não deixa de ser um mercado importante, enquanto o Maduro trocar petróleo pra comprar comida e remédios nossos, bom pra nós.

    2. Ricardo Knudsen

      Alex, percebo q vc reivindica com orgulho a prioridade na sugestão de mugir e me adverte q já o fêz. Mas não se preocupe, isso jamais me ocorreria, é algo desconhecido no meu meio. Se o mugido falhar, vc tem outra proposta?

    3. Alexandre Pereira

      Condenar essa palhaçada não é interferir na política interna. Demandar transparência é obrigação de toda nação que se diz democrática, mesmo com a elasticidade conveniente considerada pelo Itamaraty, que vem cevando esse ditador desde sempre.

    4. Alexandre Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Ricardo Knudsen

      Não, Geraaaldo, BR, México, Colômbia e outros paìses não reconhecerem o resultado das eleições é um duro golpe pra ditadura Maduro, e cobrar as atas uma mensagem de q a fraude não foi aceita. Ou vc não entende nicas de diplomacia, ou é só mais um querendo jogar estrume no governo do BR.

    6. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      E, se o Brasil continuar em silêncio, aguardando as tais atas, que provavelmente jamais serão apresentadas e, mesmo que o sejam, pelo tempo já decorrido, provavelmente serão fraudadas, isto significará o reconhecimento da legitimidade (de certa forma já esta sendo) das eleições que manteve Maduro no poder! Se correr o bicho pega...

  33. Josimar Soares

    A própria folha informa que a oposição publicou em site da Internet atas que ela, oposição, afirma serem originais e darem a vitória ela, oposição. E o Manhoso, depois de cair do cavalo do bozo, quer cavalgar no cavalo da Corina. Se fosse cassino, Manhoso ia ficar só de cueca. Não acerta uma aposta. Nem no jogo já jogado.

    Responda
  34. Nelson de Paula

    As sugestões diplomáticas do autor levariam o Brasil a romper relações com alguns países. Que suas desavenças fiquem só na Globonews.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Melhor que cumplicidade, não?

    2. Paulo Sarmanho

      Esse rapaz têm sérios problemas. No passado abraçou o Trotskismo que durante algum tempo militava no PT. Hoje esse rapaz não perde a oportunidade de atacar o PT. De cada 100 textos que ele publica 101 é espinafrando o PT. Tudo bem que ele recebe prá isso mas podia dá menos bandeira. Gostaria de saber dele qual o conceito dele sobre democracia e qual país que citaria com exemplo de democracia.

  35. Carlos Alberto Komora Vieira

    Opor-se a Lula e aos partidos de esquerda é legítimo e benéfico. Mas o conhecido jornalista é persecutório. Aproveita os vacilos de Amorim para destilar seu ódio. Nisso lembra aquele outro, morador de Veneza.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ?

  36. Claudio Luiz da Cunha

    Demérito o eterno viúvo do ex juiz Pinochio das Araucárias.

    Responda
  37. Nilton Silva

    O governo está perdido. Defende terroristas no oriente médio e ditaduras sanguinárias no seu quintal. Pelo jeito não aprendeu nada e vinte e seis está aí.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Tem toda razão Paulo, por isso o espanto em constatar que o outro lado faz a mesma coisa? Kkkkk

    2. Paulo Sarmanho

      José Bueno a hipocrisia ,mentir , sofismar e caluniar fazem parte do "modus operandis" bolsonarista. Sem isso eles não existem.

    3. José Bueno

      Mentira descarada, Nilton.

  38. Peter Janos Wechsler

    A UE está preocupada com a Ucrânia. Nações "cucarachas" estão em segundo plano. Por outro lado, a imprensa séria reconhece que as eleições foram fraudadas., mas não é prioridade.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A propósito, mentir é feio, vc nunca havia mencionado Lula, muito menos eu. Vc só o mencionou em um dos últimos comentários. Claro q sua ma fé em mencionar um meu suposto ídolo o fez supor q se devesse entender Lula. Que nunca foi meu ídolo, mas pelo menos é um democrata. É desonestidade iguala-lo ao Bozo, q prometeu e tentou um golpe.

    2. Ricardo Knudsen

      OK, espero pra ver se vc não volta mais uma vez, se desdiz e desdesiste. Se não voltar, está no caminho certo.

    3. Peter Janos Wechsler

      Desisto. Vc tem toda razão.

    4. Ricardo Knudsen

      Mais uma vez se desdizendo. Vc disse q usei a linguagem do meu ídolo, eu confirmei ter usado a linguagem de Adoniran. Nenhum outro ídolo foi citado, nem por vc, nem por mim. Essa é a frase à qual vc respondeu, dizendo q Adoniran era gênio, com a diferença (entre nós) de q ele errava de propósito. Assuma o q diz. E como vc afirma ter apenas expresso uma opinião, se usou a palavra "concordo", dizendo depois algo q eu não disse?

    5. Peter Janos Wechsler

      Não houve nenhuma ofensa chula. Isto é pura fantasia. Qto à equivalência, eu mencionei Lula e vc retrucou com Bozo. Aí eu dei minha sincera opinião de q os dois se equivalem Ambos não prestam. Minha avaliação.

    6. Peter Janos Wechsler

      Eu jamais pensei que vc escreve assim de verdade. Li comentários demais escritos por vc. Do seu ídolo não tenho certeza. A frase sobre ler entre aspas foi dita por ele. É autêntica.

    7. Ricardo Knudsen

      Tá mal de compreensão de texto, hein? Vc não pode concordar com algo q eu não disse, pois Lula e Bozo não se equivalem. Vc prefere o Bozo, com isso sim, nós concordamos.

    8. Ricardo Knudsen

      Sério, Petey, q vc pensa q eu escrevo errado assim mesmo? O q aconteceu, rompeu-se o fino verniz da sua sofisticação européia e vc partiu pra ofensa chula? Vc já prometeu se retirar, voltou, disse q leitura da sono. O que tá fazendo aqui q ainda não foi dormir? Se não conseguir, volta aqui pra se desdizer de novo, a gente se diverte com suas reviravoltas.

    9. Peter Janos Wechsler

      Adoniran era um gênio com a diferença de que ele errava de propósito. Vamos deixar a cultura europeia de lado. Aqui vale "ler é chato e dá sono"

    10. Peter Janos Wechsler

      Concordo com você. Os dois se equivalem.

    11. Ricardo Knudsen

      Mas, respondendo à sua questão, de fato é o linguajar de um dos meus ídolos, Adoniran Barbosa. Do alto de sua refinada cultura européia, presumo q deva despreza-lo. Nóis gosta.

    12. Ricardo Knudsen

      Vc aqui de novo? E veio de mau humor. Vc preferia o linguajar do Bozo?

    13. Peter Janos Wechsler

      Pois é, Ricardo. Está usando o linguajar do seu ídolo?

    14. Ricardo Knudsen

      Puxa Peter, não se pode mesmo confiar em vc. Cê não disse q ia encerrar? Que cocê tá fazendo aqui trasveis?

    15. Peter Janos Wechsler

      Ok. Ricardo, a única verdade lhe pertence. Parece que muitos comentários discordam.

    16. Ricardo Knudsen

      Faz bem em encerrar, Peter, melhor qdo não se tem nada de relevante a dizer.

    17. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Vamos parar por aí. Eu diria q vc deveria se informar mais sobre a UE e o grau de autonomia de seus membros. Orbãn que o diga. Mas certamente vc está melhor informado do que eu então encerro este tópico.

    18. Ricardo Knudsen

      Como de hábito, Peter diz e se desdiz. Disse q concordava com o Alê sobre se omitir, falou em covardia em não se opor a ditaduras, agora disse q nunca o disse. E nos revela q tem toda informação sobre tudo, de onde se deduz q sabe mas não usa para tirar conclusões. Parabéns pela sua dupla cidadania, mas essa informação não serve a nada neste debate.

    19. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Eu nunca disse o q vc alega.. Disse apenas que não é prioridade. Não precisa me apresentar a UE, pois tenho dupla cidadania e conheço bem a organização. e seu potencial. Continuo afirmando que uma recepção com todas as honrarias não é sinal de negacionismo da ditadura.

    20. Ricardo Knudsen

      Peter e Alex, em dissonåncia cognitiva, acreditam q a UE nada faz contra a ditadura venezuelana qdo não reconhece suas eleições e pede as atas. Trata-se na verdade de enorme pressão diplomática. É o bloco com maior número de países democráticos com votos na ONU, uma das economias mais fortes e inclui a Espanha, q tem influência histórica no país. Não reconhecer as eleições sinaliza o não reconhecimento do governo e a ruptura de relações. Tem bocó q acha pouco.

    21. Peter Janos Wechsler

      Completando. Receber Maduro com toda pompa e honrarias não deixa de ser negacionismo implícito.

    22. Peter Janos Wechsler

      Em princípio, concordo. Atitude passiva e inerte perante ditaduras é covarde e antiético.

    23. Alexandre Pereira

      Quem nada faz, Ricardo, consente. Cara de paisagem não vai resolver a situação e o histórico de apoio ao ditador joga contra. Pare de passar pano pois hoje não tem mortadela, só na eleição.

    24. Ricardo Knudsen

      E o q isso tem a ver com a história? A UE tem a mesma posição do BR e confia q o BR terá uma ação positiva, como expressou Macron. O fato deles terem outras prioridades não significa q são negacionistas da fraude nas eleições ou apoiariam uma posição hipócrita e negacionista do BR, como sugere DM.

  39. Ricardo Knudsen

    Os EUA declararam q vão se abster de atuar na crise venezuelana, q acreditam q a iniciativa de BR-México-Colômbia é a melhor no momento, e confiam em suas ações. Aguardo o artigo em q DM dirá q Biden e Blinken estão ganhando tempo para q Maduro complete sua fraude. Se não fizer isso, passa recibo de sua parcialidade e desonestidade.

    Responda
    1. Mario Habka

      DM é muito parcial Péssimo articulista

    2. Ricardo Knudsen

      Igor, mas uma demonstração de q vc não entendeu o q leu. Em outro comentário, afirmei q até Amorim validou as conclusões do Carter Center e chamei as eleições de fraude. Então, é desnecessário vc repetir isso, como se eu negasse q a eleição foi fraudada.

    3. Ricardo Knudsen

      Igor, vc é quem não entende o q lê. Eu não descrevi a posição dos USA, q é a q vc diz, me referi à decisão tomada sobre como atuar perante a crise. O q descrevi é o q foi publicado na FSP, em gde manchete. Parece-me q o desinformado é vc.

    4. Ricardo Knudsen

      A parcialidade de DM é tão patente q ele acusa o governo brasileiro, como se fosse um crime, de não enviar um representante para se encontrar com a oposição. E pq não um representante da UE, da OEA, Canadá ou Argentina? Ou uma comissão com representantes de diversos países? Mas tem q apontar o dedo pra seus odiados "esquerdistas". Trotskista, qdo vai pra direita, vira um poço de ódio contra a esquerda.

    5. Igor Cornelsen

      Estás mal informado, o governo americano reconheceu que Maduro perdeu as eleições. Até o Instituto independente Carter confirmou que houve fraude.

  40. Ricardo Knudsen

    Demétrio nega o óbvio: só o fato de Brasil, Colômbia e México não terem ainda reconhecido as eleições é uma enorme pressão diplomática. Vencedores tipicamente são reconhecidos em 24 hs e parabenizados publicamente. Em vez disso, os 3 países pediram as atas, o q manda a mensagem de q a fraude não foi aceita. A posicão da UE é identica, são negacionistas tbém? A pressão diplomática do BR existe e é forte. O q quer DM? Ruptura de relações? Um drone contra Maduro? Declaração de guerra? Qta estupidez

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Alex, não sei o q vc anda empurrando com a barriga para achar tão bom assim, compartilhe aqui pra gente saber. O seu belicismo é bem bozista, fazer uma guerra pra matar 30 mil, essas coisas de fuzilamento q vcs gostam. Mas é muito bravata, fica na arminha, né? Na hora H fogem pra Miami. Vc se alistaria nos marines pra lutar pela democracia na Venezuela? Não creio q tenha estofo pra isso, se nem pra fazer um comentário honesto tem!

    2. Alexandre Pereira

      Empurrar com a barriga é sensacional, não? Nada como um ditador amiguinho, né camarada? Em 30 você estaria esperando os amiguinhos atravessarem o canal antes de dar combate, né? Kkkkk

    3. Ricardo Knudsen

      Bom Igor, não sei pq vc resolveu poluir meu comentãrio com o seu, insinuando q eu defenda a ditadura Maduro, o q é falso. Eu acho q as eleições foram fraudadas e q a oposição de fato ganhou. O problema é o q a diplomacia brasileira pode fazer para ajudar a democracia na Venezuela, se é q pode fazer algo. Vc parece meio perdido nesse debate.

    4. Igor Cornelsen

      Só os fanáticos antidemocráticos de esquerda não veem o óbvio, que Maduro perdeu vergonhosamente as eleições e que o povo venezuelano está farto da esquerda no poder.

    5. Ricardo Knudsen

      Os USA declararam q vão se abster de atuar na crise venezuelana, q acreditam q a iniciativa de BR-México-Colômbia é a melhor no momento, e confiam em suas ações. Aguardo o artigo em q DM dirá q Biden e Blinken estão ganhando tempo para q Maduro complete sua fraude. Se não fizer isso, passa recibo de sua parcialidade e desonestidade.

  41. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O colunista foi feliz ao descrever, em poucas palavras, o desempenho de Lula como mediador de conflitos internacionais. Mas parece raciocinar fora da realidade ao classificar de "realista" a ideia de formação de um governo "unitário" na Venezuela, com ministros chavistas e antichavistas.

    Responda
  42. Ricardo Knudsen

    O colunista e sua desonestifade usual, selecionando o q "confirma" sua tese, o conhecido "confirmation bias". Amorim tbém fez críticas a Maduro, exigiu as atas e validou a conclusão do Carter Center de q as eleicões não foram democráticas. E é fato incontornável q a posição do BR é IDênticA à da UE. A UE tbëm está acobertando Maduro? Se não pensasse com o fígado, perceberia q nossa diplomacia busca manter a interlocução com ambos os lados. Ou percebe, mas mente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Tbém acho Alê, o despeito do DM explica muita coisa. Enquanto ele virou um rancoroso e obscuro colunista, Lula, o sindicalista a quem ele atacava qdo era trotskista e queria tomar o poder pela revolução, se elegeu democraticamente 3 vezes para presidente. Falhou em tudo, não conseguiu implantar a ditadura do proletariado e agora não consegue emplacar a direita neoliberal. E o q lhe dói mais é ser dotô e ter sido superado por um operário!

    2. Alexandre Pereira

      Ahá! Despeito explica.

    3. Ricardo Knudsen

      Eu sou contemporåneo de DM na USP, e nunca achei q certas propostas trotskistas q ele defendia fossem inteligentes. Vc ver inteligência nele diz muito sobre a sua própria. Como muitos trotskistas q migraram pra direita, DM desenvolveu ódio figadal pela esquerda. Augusto Nunes foi outro de esquerda q fascistou-se. Reinaldo Azevedo foi trotskista, depois virou direita intolerante e militante, até q percebeu q tinha ajudado a eleger o Bozo. Hoje tá mais pianinho, só falta mandar beijócas pro Lula.

    4. Igor Cornelsen

      Demétrio na juventude foi um dos líderes do grupo de esquerda Liberdade e Luta o Libelu. Como é um homem muito inteligente viu com o tempo que as propostas do grupo não eram realistas nem factíveis. A UE está preocupada com a guerra russo ucraniana. A fraude na Venezuela, a imigração de 7,7 milhões por causa da ditadura do Maduro é problema nosso, muitos outros fugirão para a Colômbia, o México e o Brasil aumentando nossos problemas.

  43. José Eduardo de Oliveira

    que voltem os tambores.

    Responda
  44. adenor Dias

    Não sei se por amor, ou ódio, a perseguição do professor Demétrio Magnoli com o Lula e o PT, continua. Só falta pedir o impeachment de Lula caso Maduro não entregue o poder na Venezuela. Até parece que Lula é o chefe da América latina, qualquer coisa a culpa é dele. Se esquece que a tal democracia, tem sempre situação e oposição, que metade da população está de um lado, a outra está do outro, não há como agradar os dois lado. Eu gostaria de saber qual é a função da OEA nesta horas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Desconheço q DM seja professor do q quer q seja. Onde ele leciona ou lecionou? Pelo q sei é um palpiteiro mentiroso profissional. Mentiu sobre a denúncia de genocídio da África do Sul contra o governo Netanyahu não ter condenado os ataques terroristas do H no 7 de outubro. Está lá, já no primeiro parágrafo da denúncia,, e depois no seu ìtem 40, claramente repudiando os ataques terroristas. Se fosse professor, seria péssimo, pq dogmático, truculento e mentiroso.

  45. adenor Dias

    Quando se trata de opinião do Demétrio Magnoli, eu não dou credito em uma só palavra dele. A felicidade deste cara, é denegri o Lula e o PT! Lula não tem culpa se o Maduro fraudou as eleições na Venezuela, não tem culpa da Rússia invadir a Ucrânia, nem de Israel querer exterminar os palestino. Um professor, deveria saber que conflitos político existe desde que formaram as chamadas sociedade. Não atoa, que Napoleão passou sua vida em guerra constante, não será o Lula que porá fim nelas.

    Responda
  46. Eloisa Giancoli Tironi

    Até agora ninguém explicou como foi que a oposição teve acesso às atas. Que bagunça!!!! Jornalista brasileira, com ata de urna nas mãos, fornecendo os resultados da mesma. Desse jeito qualquer um pode fazer o que quiser com estes importantes documentos.

    Responda
  47. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

    Funerais em Gaza e aos centos todos os dias.

    Responda
  48. Lis P Junqueira Safra

    Correto. Fico imaginando o que está atrás disso. Será que Maduro sabe demais? Qual seria o motivo dessa defesa insana? Muito estranho.

    Responda
  49. José Ricardo Braga

    Um texto hype de Magnoli... Lançar mão do recurso seria para nublar a admiração contida que tece pela costura que a diplomacia de Amorim (e do Itamaraty) tem conseguido? As soluções encontradas deixam marcas históricas e fatos - Maduro é um ditador em declínio acentuado, isto é uma conquista e marca histórica. Houve eleições passíveis de questionamento, isto também é histórico. Agem sem lados, apresentando as soluções possíveis...

    Responda
  50. Joao Braga

    Lula se via como um ser supremo na esquerda latino-americana. Ortega e Maduro o colocaram na realidade. Resta a ele tomar um chá de camomila e a nós a certeza de nunca reaver-mos o nosso dinheiro colocado em obras no exterior.

    Responda
    1. Joao Braga

      Paulo Sarmanho faz parte do grupo que não tem o mínimo respeito por democracia e diversidade de opiniões. Fazem desse local um ringue de ofensas e confrontos. Prestam um desservico ao mundo civilizado.

    2. Paulo Sarmanho

      Mais uma prova. Bolsonaristas não sobrevivem sem a hipocrisia, a calunia, a leviandade e a mentira.