Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE LINS

    Celso Amorim fala como enviado diplomático de Maduro ao mundo democrático. "A oposição coloca dúvidas, mas não consegue provar o contrário." Falso: a oposição publicou as atas de votação escondidas pelo ditador —e a autenticidade delas foi confirmada por especialistas independentes. (Vale reler. Demetrio disse tudo)

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      DM disse tudo o q era difamação. Os fatos são: o BR não reconheceu oficialmente o resultado das eleições, exigiu as atas e avaliação independente. Amorim reconheceu a conclusão do Carter Center de q as eleições não fotam democráticas. BR-México-Colômbia compartilham a mesma posição da UE, e tem apoio dos USA e França para negociar uma solução, q não se sabe possível, visto o apoio da ditadura Maduro pelos milicos, judiciário e legislativo. O resto é difamação de direitistas despeitados.

  2. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A extrema direita enlouquecida faz pressão, e a mídia de mercado é o veículo de sustentação das corinas, guaidos.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      E os EUA se apressaram a reconhecer a vitória da oposição. Colocam mais um Guaidó. Objetivo: se apossar do petróleo vrbezuelano. Mais claro que o vácuo no espaço sideral.

  3. mauricio silva

    Fazer o que então? Nomear Maria corina como presidente, como fizeram com guaido, que não resultou em nada? Com 900 tipos de embargos, somente a população foi prejudicada, o alto comando da ditadura, incluindo maduro, estão muito bem nesse caos! Qual a solução?

    Responda
    1. José Geraldo Morello

      A Maria Corina não era a candidata, logo não pode ser feita presidente. Melhor, ela foi proibida de sê-lo pela ditadura do Maduro!

  4. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    A falha de são p4ul0 censurou meu comentário pq eu disse q o de men te da magnólia tem uma ta ra incontinente por Lula

    Responda
  5. Flávio Taylor

    É chocante como a esquerda distorce os fatos pra defender ditadores mundo afora. Vejo os defensores de maduro aqui, chega a me dar enjoo.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Mesmo com indigestão, terá de admitir que o governo venezuelano está dentro da institucionalidade, as atas foram entregues pelo CNE a justiça, que vai dizer se são falsas ou verdadeiras, aguarde os prazos legais ou acha que nos EUA é melhor? Lembra da fraude na Flórida que tirou Gore do páreo? A Suprema Corte não quis recontar os votos, o supremo da Veneduela vai rever !

  6. José Bueno

    Enquanto o Brasil assume protagonismo diplomático sério e responsável, o que não é nada fácil nas atuais circunstâncias, reconhecido pelas principais lideranças mundiais, aproveitadores distorcem fatos tentando levar a questão com a responsabilidade no nível de conversa de porta de botequim.

    Responda
    1. José Bueno

      José e João, discordo do nível irresponsàvel dos comentários dessa f ol ha e de vocês. Prefiro acompanhar o presidente Biden, o presidente Macron, os líderes da Comunidade Européia, presidentes latino americanos, srcretário geral da ONU e até a lider da oposição venezuelana, que estão apoiando, publicamente, as iniciativas diplomáticas do Presidente Lula.

    2. José Geraldo Morello

      Além do Lula, do Celso Amorim, o chanceler do B, também o José Bueno aprova ditaduras, se forem de pseudo esquerda. Ditadura é ditadura, não tem lado, e tem por hábito matar os seus nacionais. Já tomaram um invertida no caso da Nicarágua. Da Venezuela é uma questão de dias!

    3. João Galvão

      Parece existir uma dose de irresponsabilidade nesse seu comentário. Lula está destruindo o conceito de todo o campo progressista no Brasil. Deixe-o do jeito que está e estará abrindo as portas para a oposição bolsonarista em 2026. Precisamos de uma terceira via urgente.

    4. João Galvão

      Sr. José Bueno, nem escolhendo cuidadosamente as palavras, com ares de bom português, o sr. consegue emergir do nível de conversa de porta de botequim. Seria melhor se o sr. tentasse explicar o que é o "protagonismo diplomático sério e responsável" que Lula e o seu embaixador de bolso estariam promovendo. Sim, só os dois. Porque a Diplomacia Brasileira está tentando ao máximo escapar desse vexame.

    5. Flávio Taylor

      Lule, seu mestre, agradece pela sua patética ideia. Lamentável.

  7. PAULA FARIA

    Isso porque a imprensa em geral e essa FSP em particular elegem L ula 1 e 2 como potências diplomáticas.

    Responda
    1. José Bueno

      Celso Amorim, quando chanceler de governo 1 ou 2 do Presidente Lula, chegou a ser reconhecido como o Diplomata do Ano pela mais influente revista internacional de diplomacia. E continua sendo reconhecido, o que deixa muito perturbado o oportunista irresponsável metido a sabido.

  8. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Maria Corina esteve no golpe contra Chaves, esteve na Espanha em encontro de neofascistas, seu fantoche foi embaixador em El Salvador, colaborador da CIA por ocasião do assassinato do Bispo Católico, a imprensa "isenta" precisa divulgar esse fatos, precisa pontuar o apoio norte americano a Guaidó e o sequestro de recursos da Venezuela visando desestabilizar o país, opositores não aceitam decisão judicial, querem ganhar no grito, não vão!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Respondendo a Paula ! Quem te garante que após sete tentativas de golpes essa não é a oitava ?

    2. Ricardo Knudsen

      Paula, bem rápido, foi a oposição quem ganhou. Mas quem está levando é a ditadura Maduro, q tem apoio dos milicos e domina o judiciãrio e o legislativo. O problema é o q fazer sobre isso. Se tiver sugestões inovadoras compartilhe, desde q não seja mera jogação de estrume no governo Lula, como faz DM.

    3. Hermes Yaly

      Ah, Maria Corina é uma ultra-direitista, igual ao Bozo? E daí? E se for vontade do povo venezuelano colocá-la na presidência? Quem tem moral para dizer que essa ou aquele podem ou não concorrer? Soberania do povo só vale se ele escolher o ditador de plantão? Se for uma ultra-direitista e o povo elegê-la, que sofram as consequências, sobretudo se houver uma pandemia no meio do seu mandato.

    4. JOSE LINS

      Em defesa de uma di ta du ra mi li tar. Parabens

    5. Marcelo Moraes Victor

      Que co sa esse pessoal em quem as ideias cegam os fatos… e daí que a fulana foi aqui ou lá? Foi impedida por dita dura, aliás a cena de bloquearem internet de outra candidata para se inscrever é patética, ridícula, bananeira. E vocês ainda? Onde está a vergonha de ter sido salvo de um golpe e apoiar outro óbvio aqui no vizinho? PelamordeZEUS

    6. Flávio Taylor

      Ninguém é mais facista e farsista que Maduro. Essa capacidade que a esquerda tem distorcer os fatos pra defender aquele e outros ditadores mundo afora é chocante.

    7. PAULA FARIA

      Responde rápido: quem ganhou as eleições?

  9. Ciro Lauschner

    Todo dia nossa "diplomacia" é mais anã.O medo da guerra civil onde de um lado tem a truculência do narcoestado e de outro uma população refém dele. Do que Amorim tem medo?

    Responda
  10. Telma Saraiva

    Essas chancelarias são de quais países, Demétrio? É importante que essas chancelarias assumam logo o protagonismo da solução e da proteção da oposição. O tempo está passando e o Maduro ficando cada vez mais truculento.

    Responda
  11. Lorenzo Frigerio

    "Entre a guerra e a desonra, escolheram a desonra, e terão a guerra" (Churchill).

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Nossa, baita frase de um estadista

  12. Andre Ramos Lievori

    A coluna destravou uma verdade. Os 3 países de esquerda que "procuram" uma saída através da negociação estão dando tempo para maduro. Assim ele cala a oposição (2.000) presos, prende políticos e o desgoverno do b r a si l alega: A democracia venceu. A democracia que agrada minha ideologia. Vergonha aos que votaram nele.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Jardim, percebo q vc já foi adubado hoje.

    2. Victor Jardim

      Ricardo Canceludsen tem taras com relaçao a Bolsonaro, nao consegue esquece-lo na sua sanha de tentar cancelar quem pensa diferente.

    3. Ricardo Knudsen

      Essa é a "lógica" de quem começa o raciocínio pela conclusão e vai buscar os argumentos para justifica-la. A posição dos "3 países de esquerda" é identica à da União Europeia, esses estão tbém acobertando Maduro? E diga aí, qual é a alternativa q vc propõe? Uma democrática invasão da Venezuela pelas gloriosas FA dos 3 países?Acho q sua ideologia de democracia não tem nada. Vc alguma vez votou no Bozo?

  13. Gilmar Maghenzani

    Coluna lamentável em Demétrio, nunca vc leva em conta que o Presidente tem a sua função e não pode sair dela, o que vc queria que o Lula incitasse uma revolução igual ao Usa?

    Responda
    1. Ciro Lauschner

      Maduro é velho amigo do nosso presidente e de seu partido.

    2. Andre Ramos Lievori

      Não, que o governo brasileiro atuasse para pressionar maduro a se corrigir. Mas o governo dá tempo para maduro consolidar a sua dita dura

  14. roberto tramarim

    Prossigo no aguardo da posição oficial do governo de meu país, que eu ajudei a eleger. Até lá não vou criticar e nem elogiar. Tenho paciência. Aguardo o quanto for preciso. Espero não me decepcionar com o voto em 22. Daqui 2 anos tem outra eleição.

    Responda
    1. roberto tramarim

      Presumo que o cidadão abaixo respondeu a mim. Curiosamente o Lula foi o candidato que eu mais votei pra presidente. Nunca me arrependi porque as alternativas eram Collor, Serra e o inelegível que eu nem escrevo o nome mas aparentemente alguém acha que sou eleitor(rindo enquanto escrevo). Decepção é outra história. Seria decepcionante o Lula endossar uma fraude mas não arrependimento. Em 22 era necessário. Sem o inelegível, posso anular o voto em 26 a depender dos fatos.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Adoro esses bolsonaristas que dizem ter votado no Lula e depois se arrependido. Ou que revelam esperar ansiosos para poder dizê-lo.

    3. roberto tramarim

      Padilha, sei muito sobre a Venezuela. Tenho o DVD A Revolução não será televisionada, conheço a história e fui simpático a Hugo Chavez. Mas Maduro é um tirano e claramente esta eleição é uma farsa. Eu voto por mim, e não voto em ninguém que endossar a fraude grotesca em defesa de um déspota, assim como desprezaria estrangeiros que apoiassem um golpe bem sucedido do inelegível no meu país. Questão de coerência. Mas vou aguardar a posição final do Brasil.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você vota aqui pela Venezuela? Também sou critico da posição do Lula e do PT quanto ao ditador Maduro, embora não tenha a mínima ilusão quanto ao quão democrático seria a direita no poder na Venezuela, lembrando a tentativa de golpe contra Hugo Chaves, eleito democraticamente e num ambiente democrático, inclusive com a participação ativa da "Globo" venezuelana. Mas, desculpe, voto olhando para os problemas do Brasil e aqui o PT e Lula jamais conspiraram contra a democracia e o estado de direito.

    5. Andre Ramos Lievori

      Roberto, meus sentimentos em face a sua decepção. Um governo que prega neutralidade vendo um boxeador lutar contra um adolescente é difícil de aceitar.

    6. Gilmar Maghenzani

      Acho que vc já está deceppcionado o seu comentário já diz isso