Cotidiano > Hipóteses para queda de avião Vinhedo vão de falha em hélices a formação de gelo nas asas Voltar
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Stall: perda aerodinâmica q leva a perda de sustentação. Em 2023 foi detectada falha mecânica incialmente. FSP, O que tem esse comentário demais????
2023 outro desses avioes caiu no Nepal aparentemente por stall tb
Por que as asas desse modelo sai tao tao pequenas em largura? (Pergunta de leigo, claro!)
Foi informado que recentemente essa aeronave esteve em manutenção, mas não foi esclarecido se essa foi a primeira viagem após essa manutenção. Vários acidentes já ocorreram com aeronaves devido a falhas na manutenção .
Já ouvi a falar que, no limite, um avião pode voar e até pousar sem motores. Fazendo manobras e planando. Qual a hipótese para o piloto não ter tentado essa manobra ?
Nos comentários está cheio de especialistas em aviação, esse pessoal está no lugar errado, deveriam trabalhar no desenvolvimento de aeronaves mais seguras, o povo que está perdendo dinheiro, eu queria ter a inteligência deles.
Penso que do ponto de vista da lógica aerodinâmica, se fosse falha nos motores o avião cairia planando perdendo velocidade mas caindo como se tivesse posando. No vÃdeo o avião desce como se fosse um helicóptero. No campo das hipóteses, a minha é que por alguma razão o avião entrou em Stall (perda de sustentação), pode ser por falha em algum equipamento de navegação e os pilotos desorientados, podem ter por exemplo levantado demais o nariz do avião, tal qual o voo da airfrance que caiu no mar.
O engenheiro chutou e foi muito. O sistema de degelo de asas (e não anti-gelo) funciona com "boots". São dispositivos de borracha que, DEPOIS do gelo formado, recebem ar alternadamente em suas câmaras e expulsam o gelo. Não é ar quente, que derreteria a borracha. Sobre a 'falta de tração" das hélices, se ambas as hélices perdessem tração (nunca ouvi falar nisso) o avião perderia velocidade e altura, descrevendo uma trajetória bem diferente da mostrada nos vÃdeos.
Fui muito apressada em comentar o comentário de Celso Caramori. Nao entendi bem a explicaçao do meu marido, mas a sua entendi. Obrigada.
Episódio muito triste, difÃcil mensurar a dor dos familiares envolvidos. Meus sentimentos. Este modelo de aeronave cumpre papel importantÃssimo na integração regional de um paÃs continental como o Brasil. Ao contrário do que muitos estão dizendo, o ATR é um modelo seguro. Estatisticamente falando, quando se leva em consideração o número de acidentes com o modelo, não se pode afirmar que é menos confiável do que as aeronaves TurboFan. Vamos esperar o resultado das investigações.
Episódio muito triste, difÃcil mensurar a dor dos familiares envolvidos. Meus sentimentos. Este modelo de aeronave cumpre papel importantÃssimo na integração regional de um paÃs continental como o Brasil. Ao contrário do que muitos estão dizendo, o ATR é um modelo seguro. Estatisticamente falando, quando se leva em consideração o número de acidentes com o modelo, não se pode afirmar que é menos confiável do que as aeronaves TurboFan (LATAM, GOL). Vamos esperar o resultado das investigações.
Já houve mais de 60 acidentes com esse modelo, muito mais do que com o Emb-175 da Embraer
O mundo comprando aviões da Embraer para viagens regionais, e a gente operando com ATR... por que não privilegiamos a indústria nacional?
há muitas especulações sobre a queda da aerobave, a causa mais cpmentada é a formação de gelo. Fico imaginando os aviões que voam no Canada e na Russia onde ocorreria mais este fenonemo. Bem como disse o Teles, Deixa a Cenipa investigar a real causa
No Brasil há muito mais humidade no ar do que na Europa, o que favorece a formaçao de gelo. Além disso, pelo que entendi, na Europa, os avioes vao eliminando o gelo durante o voo. Talvez, no Brasil, os avioes que só fazem voos nacionais, nao tenham tal técnica. Estamos todos curiosos para saber o que causou esta tragédia.
Em meio a tantas hipóteses, uma frase antiga: na ocorrência de acidentes aéreos só os especialistas deveriam ser consultados. Lembrar que até o FBI já "comeu bola" numa situação parecida.
Tem cara de que ele manteve bem a altitude e se não estou muito enganado ele começou manobras de aproximação, deve ter tido participação de gelo que deve ter atrapalhado diferentemente um dos lados do equipamento, assunto para caixa preta resolver não é?
A ANAC deveria suspender imediatamente os voos com esse equipamento ATR no Brasil enquanto não se descobre a falha tecnica que causou a queda desse avião, evitando assim colocar em risco a vida de outras pessoas
Você estudou aeronáutica a onde?
Já está determinado que foi falha técnica? Quem determinou? Você?
A ANAC deveria suspender imediatamente os voos com esse equipamento ATR no Brasil enquanto não se descobre a falha tecnica que causou a queda desse avião, evitando assim colocar em risco a vida de outras vidas
O estranho é que relataram que não houve nenhuma comunicação dos pilotos para torre de comando informando alguma emergência. Existe a possibilidade de uma pane total nos sistemas eletrônicos da aeronave. Isso explicaria a ausência de comunicação e a visÃvel impossibidade de estabilizar a aeronave, já que nada estaria funcionando. Ou algo súbito ocorreu com os comandantes. O que pode ter impedido qualquer tipo reação também. Mas são só hipóteses.
Deixa para o Cenipa, descobrir causa de acidente é uma questão legal, mas fazer ilações sobre o que ocorreu é no mÃnimo falta de respeito com as vÃtimas e suas famÃlias.
Por que seria falta de respeito com as vÃtimas comentar? Alguém colocou a culpa nos passageiros?
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