Comentários para:

Escola não é caserna

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Soares de Aquino

    Uai Folha, festa você foi na mosca. Perfeito.

    Responda
  2. Wil Leon

    Tem escola municipal, estadual, federal, militar, particular em portugues, em outro idioma. Cada um escolhe o que quiser ou puder.

    Responda
  3. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A maioria de nós, professores, somos contrários às escolas militares pelos motivos citados neste editorial, ao qual assino abaixo. É muito fácil tirar as maiores notas peneirando os melhores alunos para as escolas desse tipo. Também os gastos com uniformes e outros itens, além do estilo de conduta interna impedem que filhos de famílias humildes frequentem esses centros educacionais.

    Responda
  4. Gil Carlos Dias

    Não adianta. O Tarcísio vai continuar fazendo o mesmo, para agradar um eleitorado que quer fazer tudo ao contrário do que é correto. Com a palavra, os eleitores de bom senso.

    Responda
  5. Lourdes Barros

    Muito claras as prioridades educacionais desse governador: piso nacional do magistério não é pago como determina a lei federal; contratos temporários para a maioria dos professores e todos sob a afronta de militar sem formação pedagógica ganhando muito mais; livros didáticos substituídos por plataformas digitais de caráter duvidoso. Educação cívico-militar não existe na LDB, nem na constituição, mas Tarcísio já disse que o objetivo é ter muitos "bolsonaros" no futuro... Misericórdia!

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Nós brasileiros que defendemos os valores da República e da Democracia, deveríamos isolar os dois extremos nas próximas eleições para a Presidência de República, é fundamental buscarmos moderação. Vejo o Governador de Minas Gerais, o Zema, dentro deste perfil! OrasilDemocraciaRepública!

    Responda
    1. Gil Carlos Dias

      Aprenda um pouco mais sobre política, meu caro. Não existem extremos na política brasileira. Existe a extrema-direita, que ainda sobrevive porque a imprensa prefere fazer vistas grossas aos malfeitos da turma do Bozo, para não termos um governo efetivamente progressista. Coisas da vista curta do nosso jornalismo chinfrim e pro-neoliberalismo.

  7. Markus Ferranty Ferranty

    O Gov está no caminho certo ! Competente , humilde , leal e sobretudo de carater acentuado ! Tomara nosso país , no futuro , seja administrado por ele ! É isso ! Outra cabeça , outro padrão. ! Dá- lhe !

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Dá-lhe mesmo....um belo pontapé no traseiro....

  8. Hilario Guimaraes

    Não se iludam, A ideia desse carioca forasteiro, soldado da milícia bolsonarista, é, como fez o ditador Maduro, implantar uma milícia em São Paulo.

    Responda
  9. João da Silva Ribeiro Neto

    Escolas militares, em qualquer nível, no básico ou no superior, preparam os seus alunos para atingir três objetivos: obedecer (isto é, estimular o exercício da submissão), e preparar-se para matar e morrer.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    ESCOLA É ESCOLA, CASERNA É QUARTEL... Estas ideias retrógradas de "escolas militares" são coisas de bozonazistas,que ainda persistem em nosso país que ficou 21 anos sob regime ditatorial militar, agora com o governador cionista Tarcísio de Freitas de SP, o estado que "elege qualquer um pra cargos públicos". A Democracia no Brasil ainda se arrastará por muito tempo, com estas propostas descabidas de sensatez democrática. Pra mudar isto pode ser via revolução com livros ou com voto cidadão!!!

    Responda
  11. José Cardoso

    "fato é que as instituições de ensino cívico-militares tendem a apresentar melhores índices de aprendizagem" Dizer que isso se deve apenas a uma seleção mais rigorosa é apenas uma interpretação. Provavelmente é uma das causas da superioridade do modelo, mas a maior disciplina deve ajudar também.

    Responda
  12. Ricardo Knudsen

    FSP mais uma vez normalizando a extrema-direita. Tarcísio repensar educação? As escolas civico-fascistas não tem nada a ver com educação, são sobre doutrinação fascista para formar a juventude bozonazistóide.

    Responda
  13. Ricardo Knudsen

    FSP mais uma vez normalizando a extrema-direita. Tarcísio repensar educação? As escolas c3vico-gascistas não tem nada a ver com educação, ë sobre doutrinação fascista para formar a juventude bozonazistóide.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Perfeito seu comentário!!! A FSP apoia, mas vê se coloca seus filhos nesse tipo de escola pra serem subjugados e se transformarem zumbis bozofascistas.... blergh!!!

  14. João Vergílio

    Seria bom se os dados do Paraná fossem levados em conta. Normalmente, o que se faz é desconsiderá-los liminarmente dizendo que há uma diferença no financiamento. No entanto, parece que o rendimento é melhor mesmo quando comparado a escolas que recebem financiamento igual ou até maior. O leitor fica desorientado.

    Responda
  15. Paulo Silva Barbosa

    Precisamos de educação de qualidade com escolas bem equipadas, professores, melhores renumerados e menos ranço ideológico.

    Responda
  16. Ricardo Ferreira

    Tarcísio nunca escondeu suas raízes bolsonarista. Aquela em que governa apenas para os amiguinhos, e o patriotismo encontra-se no bolso. Nenhum dos países líderes no ranking do Pisa, utiliza este expediente, e é simplesmente ofensivo, que o adicional dos policiais seja maior que o salário de muitos professores.

    Responda
    1. Hilario Guimaraes

      O farasteiro tem como objetivo implantar uma milícia em São Paulo, assim como era a ideia do ladrão de joias.

  17. antonio brito

    Correto. Errado governador, pare com essa bobagem.

    Responda
  18. Anete Araujo Guedes

    Trata-se da política rasteira de Tarcísio, que tempos atrás recusou o recebimento de livros didáticos do governo federal. Governos de ultradireita neofascistas fazem de tudo para rebaixar a educação ao nível da ideologia reacionária, moralista e autoritária. Pouco importando com avanços no ensino e salários de professores.

    Responda
  19. José Eduardo de Oliveira

    o que os militares tem nos ensinado é matar primeiro e perguntar depois. isso é civismo?

    Responda
    1. Sam Duart

      É até cômico os senhores que queriam dar um golpe e acabar com os preceitos que regem nossa sociedade civil organizada, querer ensinar algo sobre civismo.

  20. ROBERTO SILVA

    Incrível como quaisquer mudanças na educação, que visem copiar boas práticas, são sempre combatidas. A educação brasileira ocupa os últimos lugares no PISA, nossos estudantes de escolaspúblicas, em sua maioria, concluem o Ensino Médio sem dominar as funções matemáticas básicas e sem conseguir interpretar um texto em sua língua pátria. Ao passo que alunos de colégios militares se destacam em olimpíadas internacionais sobre o tema, e passam nos vestibulares mais concorridos do Brasil.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Teu argumento perde força acerca de competições, haja vista que o acesso as escolas militares não é democrático. Está no texto, que você decidiu ignorar.