Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Só mesmo terroristas pra usar a sua própria população como escudos humanos. Incidente lamentável. Efeito colateral lamentável. Mas enquanto um único terrorista estiver respirando, a guerra não pode parar.

    Responda
  2. José Antônio

    Senhor Jacques Toron, não comente só nas abas dos outros, comente também de verdade (individual) no ´COMeTE` para assim ter uma resposta pessoal a quem o senhor respondeu.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      José Antonio, o sujeito é covarrde..

  3. yussef mahmud m mustafa

    Israel não está travando guerra contra o Hamas Israel está assassinando e cometendo crimes de guerra contra a população palestina covardemente Israel até pode derrotar o Hamas mas vai surgir outros grupos de resistência o povo palestino não vai desistir não vai ter outra Nakba ,tá na hora de surgir lideranças inteligentes em Israel pra selar uma paz justa se é que isto ainda possível !

    Responda
  4. Valter Luiz Peluque

    O que assusta numa notícia tão grave e escandalosa é que venha apenas num pé de pág no fim do caderno Mundo, quando deveria ser destaque de capa. O Jornal não se furtou , porém, de trazer na capa uma chamada para a questão dos “fretes e gargalos marítimos” provocados pela guerra, matéria do caderno Mercado. Sim, dinheiro valendo muito mais que vidas humanas destroçadas por uma vingança insana .

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Perfeito o seu comentário. Meu sentimento é sempre de indignação, depois vem uma tristeza imensa em pensar que eles não têm valor algum, que pouco importam. Mas o jogo vai mudar e a história mostrará a verdade - quem são os reais terroristas, na verdade, monstros.

  5. josé SOARES

    Fato que mereceria destaque e condenação em qualquer jor nal ímpar cial e não escondido entre notícias mais ba mais e ainda ameni zando o crime.

    Responda
  6. yussef mahmud m mustafa

    Os órfãos desta barbarie são os combatentes de amanhã a resistência do povo palestino a está covardia de uma forma ou de outra vai derrotar o estado sionista colonialista assassinou covarde

    Responda
    1. Jacques Toron

      Covardia são atos terroristas como 7/10, Israel trava uma guerra declarada contra o hamas.

  7. Denise Ambrosi

    Agora já virou rotina: escola depois de escola, Usrael não tem vergonha de suas atitudes.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel tem o dever de resgatar seus cidadãos sequestrados e proteger sua população das ameaças do hamas

    2. Jacques Toron

      O hamas usa escolas, hospitais e parques como esconderijo para suas barbáries violando a segurança de seu povo. Trata -se de uma estratégia cruel para aumentar o número de vítimas angariando solidariedade internacional

  8. José Antônio

    ´´Cabeça de ponte do tio Samuel ataca mais uma escola na Faixa de Gaza e mata dezenas ou centenas de crianças``. Abaixo o sanguinário primeiro-ministro de Israel, vulgo Bibi!

    Responda
    1. José Antônio

      Senhor Jacques, não comente só nas abas dos outros, comente também de verdade (individual) no ´COMeTE` para assim ter uma resposta pessoal a quem o senhor respondeu.

    2. Jacques Toron

      O ataque foi destinado a 19 líderes combatentes do hamas que utilizavam a escola como escudo para suas operações sanguinarias, todos os 19 foram neutralizados e o número de mortos divulgado pelo hamas é contestado por Israel.

  9. Jorge Oliveira

    A "SOLUÇÃO FINAL o Holocausto do Povo Palestino pelo Estado de Israel Judaico Sionista Genocida?" O mundo inteiro esta testemunhando " Em Tempo Real a cores principalmente o vermelho do sangue de dezenas de milhares palestinos e de suas crianças?" Povo Negro Brasileiro Solidário ao Povo Palestino!"

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      JT, não fale mentiras. Quem não é judeu é cidadão de segunda classe, terceira, quarta classe... Israel é um estado teocrático pensado e formado para ser a terra tão somente dos judeus. Pretos judeus vindos da Etiópia são desprezados, Árabes nascidos em solo israelense sofrem todo tipo de preconceito, não minta ainda que mentir seja o padrão do sionismo, nos poupe.

    2. Jacques Toron

      Israel é um país democrático, sua população possui judeus , muçulmanos, cristãos entre outros. Os judeus da raça negra encontraram em Israel a liberdade que perderam em seus países de origem. Israel é um país multicultural que luta pela sua existência.

  10. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Por interesses próprios as três potências (EUA, Rússia e China) deixam o "barco correr" no Oriente Médio. Seu governantes falam em pacificação e humanismo, mas não tomam nenhuma providência para acabar com aquela carnificina.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Sim, algo tem que ser feito para a libertação dos sequestrados , e reconhecimento, pelos palestinos de Gaza, do direito de Israel existir

  11. Paulo Bacal

    Saiu agirá, era um centro de controle do Amás planejando novos ataques. Não tinha nada de escola. Divulgaram a lista dos terroristas mortos no ataque.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Denise, para esses seres cheios de ódio e preconceito, uma criança brincando no playground é um terrorista e merece morrer... essa extrema direita deve ser varrida da face da terra assim como o nazismo um dia foi.

    2. Denise Ambrosi

      Não tinha nada de escola?

  12. Francisco Jose Longo

    Depois de 80 anos o oprimido esqueceu e virou opressor. Israelzista.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Covardes

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Hahahaha

    3. Jacques Toron

      Israel continua sendo o oprimido

  13. Murilo Belezia

    Bibi Netanyahu não precisa mais provar ao mundo o que realmente é: Assassino a serviço do estado, assassino contumaz e eficaz, aplaudido de pé no Congresso americano Até as pedras do Muro das Lamentações sabem o engôdo que é a presença do Hamas em escolas e hospitais para justificar morte de inocentes. O Hamas faz isso em covarde tática de guerra, mas o exército não tem outros modos de ação? Ah, esquecia: Bibi é também o assassino do carinho e amor que se tinha por Israel.

    Responda
  14. SileneMaria de Sousa

    Muito triste, ver crianças inocentes morrendo.

    Responda
  15. Nasser Yusuf

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Josue Oliveira

    Meu Deus, é ge nocidio mesmo. Virou rotina m atar os civis paIestlnos. E o pior, o grande império judaicocristão incentiva e ajuda. Uma ver gonha dos tempos modernos.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel procura seus sequestrados e se defender das ameaças do hamas que não o reconhece como estado

  17. Rodrigo Flexa

    O Bibi é um carniceiro, mas o jornal só fala mal do Maduro.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Esse jornal tem o rabo preso

  18. Flávio Fernandes Marinho

    Lula esteve sempre certo no que disse em relação a Netanyahu que por sinal é amigo do inelegível daxextrema direita terrorista.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Jacques , Lula é contra qualquer tipo de violência.

    2. Flávio Fernandes Marinho

      Jacques , é contra qualquer tipo de violência.

    3. Jacques Toron

      Lula é favorável ao amigo promotor do terrorismo Irã.

  19. Ricardo Lobo

    Até quando o mundo vai se calar diante desses criminosos comandados por Netanyahu? Decididamente, todos os países que podem parar isso, EUA , França, Inglaterra principalmente,são cúmplices e terão que ser julgados e responsabilizados. O povo que comete esses crimes são os mesmos que não deixam esquecer os crimes que sofreram no passado.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel se defende das atrocidades que o hamas comete, tenta resgatar os sequestrados e neutralizar seu oponente

  20. Paulo Bacal

    Pena que a Folha bloqueia meus comentários. Os haters abaixo viajam na maionese.

    Responda
  21. Jair R Maria Maria

    Francesca Albanese definiu bem. Até quando o mundo vai se calar diante deste genocidio.

    Responda
    1. Jacques Toron

      O mundo democrático responde contra o terrorismo

  22. Andréa Haddad Gaspar

    Um Estado que se diz ser apenas de uma religião é um estado teocrático. Istael foi criado para ser apenas dos juhdeus mas para a Folha apenas o Irão é fundamentalista. Um Estado comete inúmeros crimes contra a humanidade, os mais terríveis e que chocam a todos. O Ocidente nada faz para parar essa máquina assaxina, ao contrário, continua o fornecimento de armas e esse jornal chama a resistência a isso de terroristas e a Isa el de democracia. Tá tudo errado mesmo.

    Responda
    1. Jacques Toron

      20% dos israelenses são muçulmanos com representantes em todas as esferas da sociedade israelenses. Israel é um país democrático.

  23. ALEXANDRE DE CASTRO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. yussef mahmud m mustafa

    Banalização do mal, banalização da imoralidade ,banalização do genocidio ,banalização do terrorismo do estado sionista colonial de Israel contra o povo palestino que covardemente assassina mulheres e crianças,idosos ,este é o feito heroico que o glorioso exército ‘IDF’sionista comete com bravura contra a população palestina de Gaza

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel luta contra os combatentes do hamas ,não contra a população. O hamas deve pensar melhor sobre as consequências de suas iniciativas, porém ele acha favorável produzir mártires para sua causa.

  25. Sidmar Garcia

    Assim como em Ruanda, a população internacional só observa e não faz nada.

    Responda
  26. Armando Moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. SAMYR AUAD

    A carnificina é diária e o genocídio e a limpeza étnica seguem impunes há 76 anos.

    Responda
  28. Joaquim Branco

    Esses ataques a locais repletos de civis e a punição coletiva a toda a população de Gaza deveria envergonhar a todos os israelenses e todas as pessoas de bem. Não é possível que o sujeito que ordena esses ataques permaneça impune.

    Responda
    1. Daniel Souza Medeiros

      Há décadas é este o cenário genocida e nada aconteceu a este país ilegal! O Ocidente é totalmente responsável. Os únicos a fazerem algo são de fato os grupos e países do Eixo da Resistência... Força ao Eixo... até a vitória!

  29. JOSE CAMPOS

    Nenhuma pessoa com o mínimo de respeito, consideração pelo próximo e pela vida humana aceita mais desculpas do pais do dito povo escolhido por Deus para praticar essa carnificina.

    Responda
  30. Luiz Almeida

    Alguma diferença entre os ataques nos guetos da segunda guerra ?

    Responda
    1. Jacques Toron

      As pessoas do gueto estavam presas por odio racial, presas por serem de fé mosaica. Gaza tem um governo eleito que ataca Israel com atos terroristas e sequestros de pessoas.

  31. Carlos Eduardo Cunha

    Está é uma guerra de propaganda. Onde o agressor se esconde propositadamente atrás de túneis, escolas e hospitais e do outro lado um líder desmoralizado no seu país e com a alma cheia de vingança resolve acabar com o inimigo a qualquer custo e vai fazê-lo. Espero que ao final caiam as atuais lideranças dos dois lados e com o apoio dos países Arabes e EUA se crie finalmente dois estados na regiao, ambos democráticos e com eleições livres ,não fraudadas.

    Responda
  32. yussef mahmud m mustafa

    Não deveria ter sequestrados ,não deveria ter refens,não deveria ter morte de civis inocentes,não deveria ter um estado sionista colonial ocupando reprimindo colonizando assassinando prendendo inocentes aterrorizando toda uma população

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel tem o direito de existir

  33. Mario Habka

    Israel, EUA e aliados são todos “genocidas”. Moralmente totalmente corrompidos. A decadência é, não só consequência, mas causa de tanto barbarismo.

    Responda
  34. Raymundo de Lima Lima

    90 mortoes em escola pelos militares d estrela d David, bem mais do que do avião q caiu em Vinhedo. Muitos choram pela tragédia do avião, será também muitos choram pelo morticídio em Gaza? Ou a empatia é seletiva, mesmo?

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Andrea, acho que nesse comentário o Jacques lamenta de fato este tipo de acontecimento e o fato de que ele vem sendo repetitivo.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Rotina só se for para vc, JT. meu deus... se você tivesse um mínimo de consciência certamente não escreveria tamanhas crueldades. Não há como banalizar o massacre em curso diuturnamente. Pessoas com um mínimo de empatia não se cansarão jamais. Entendeu, JT?

    3. Jacques Toron

      Assim como os sequestrados está virando rotina essas notícias tristes

  35. Mario Habka

    Eu acredito no acerto final de contas Até quando o ocupante opressor será devidamente castigado isso não importa Mas será , com certeza

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Luiz Almeida, a comparação não podia ser mais engraçada. Acho que está mais para Miss Universo. Hahahaha

    2. Daniel Souza Medeiros

      A punição final virá a este estado ilegal e terrorista! O Povo Palestino será vingado! Nada dura para sempre...e assim será com relação a este país asqueroso!

    3. Luiz Almeida

      Toron repete o discurso de Miss Universo ou da Poliana Moça ?

    4. Jacques Toron

      Sim, tambem tenho esperança na paz e a convivência entre todos os povos

  36. JORGE CESAR BRUNO

    E o açougueiro israelense, Benjamin Netanyahu segue na matança covarde aos inocentes palestinos!! Até quando??

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Sr. Celso, discordo em parte. Não há dúvidas que o intento é o de acabar com a vida dos palestinos. A isso dá-se o nome de genocídio e sabemos que não morrerão todos. Os que sobrarem não se esquecerão e não vão deixar cair no esquecimento haja visto que essa situação já perdura há 76 anos, nunca receberam o apoio de nenhum país e sempre lutaram sozinhos. O ataque de outubro serviu ao mundo justamente lembrar que eles existem.

    2. Celso Caramori

      até ocuparem toda faixa de Gaza com colonos iu deus, ou expulsam todos os residentes atuais ou assa çinam todos. Vai haver alguma choradeira, alguns protesos mas em 20 anos nibgém se lembrará de mais n ada

  37. Mario Habka

    Hoje de madrugada Israel bombardeou uma escola de deslocados Palestinos em Gaza deixando mais de 100 mortos. Foi na hora da Oração da Madrugada. Apenas para não esquecermos que a barbaridade continua assim como o Genocídio.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Eles também são desprotegidos Toron; eles também são palestinos. Mas coube a eles reagirem contra a barbarie israelita e defenderem seu povo.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Tristeza que parece não ter fim

  38. Claudio Regis Depes

    Se isso não for terror ismo, o que precisa ser classificado como tal? Talvez na definição feita por si onistas, haja o requisito de ter sido praticado por pa lestinos

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Eles também são desprotegidos Toron; eles também são palestinos. Mas coube a eles reagirem contra a barbarie israelita e defenderem seu povo.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      JT, seus comentários são desprezíveis.

    3. Jacques Toron

      Terrorismo é sequestrar e violar pessoas indefesas e se esconder atrás da população desprotegida.

  39. Claudio Regis Depes

    Se isso não for terrorismo, o que precisa para ser classificado como tal? Talvez na definição feita por sionistas, haja o requisito de ter sido praticado por palestinos!!!

    Responda
  40. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Vergonha. Um dia isso vai ter um fim.

    Responda
    1. Artur Neto

      Quem disse q Is ra el quer q os sequestrado sejam liberados?

    2. Jacques Toron

      Sim, quando decidirem libertar os sequestrados

  41. ALOISIO T MIRANDA

    Enquanto isso o Ocidente continua mandando dinheiro e armas para Israel.

    Responda
  42. Ettore Fellini

    quem é o verdadeiro terrorista ?

    Responda
  43. jose vanzo

    O primeiro ministro que opera o matadouro de Gaza e seus apoiadores internos e externos esperam que entre os 40 mil mortos tenham alguns dos duzentos terroristas do Hamas que cometeram atrocidades contra seus compatriotas. Esta não é a forma mais inteligente de combater os terroristas e sua nefanda ideologia, mas é a forma clássica do invasor eliminar um povo e roubar suas terras.Este parece ser o verdadeiro objetivo desta tragédia

    Responda
    1. Celso Caramori

      E o pior, vãp cpnseguir este intento

  44. Gino Passos

    A legitimidade do Estado judeu desaba a cada civil inocente que morre nesse massacre. O duro é saber que nossas Forças Armadas ainda fecham negócios bilionários com empresas desse Estado, transferindo nosso dinheiro de impostos para financiar mais mortes.

    Responda
  45. Graça Almeida

    A humanidade alienada segue seu curso enquanto mulheres e crianças indefesas deslocadas para abrigos por não ter mais onde ficarem são presas de is ra el, o mundo virou as costas ao sofrimento dos pa les ti nos, o mal precisa ser detido. Co var des!

    Responda
    1. Daniel Souza Medeiros

      A punição final a este estado ilegal chegará!

    2. Jacques Toron

      Os combatentes do hamas se escondem atras da população, pouco ligam para o número de mortes, insistem em manter os sequestrados e prolongar a guerra, naoha saída para eles

  46. Fernando Bueno

    E esse país ainda participou das olimpíadas. Ser humano é mal por natureza.

    Responda
  47. Marcelo Magalhães

    Não haverá mais paz no oriente médio. Is Rael terá que transformar suas casas em bankers. Todos terão que se deslocar armados e por caminhos protegidos. O tal do domo de ferro vai funcionar ininterruptamente. Acabou.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Segundo JT, o povo israelense é a vítima. Kkkkkkkkkkkkkkk. Isso é o sionismo..., o qual a hipocrisia não tem fim.

    2. Jacques Toron

      Sempre foi assim , desde 1948 Israel sofre com ataques terroristas, e uma questão de sobrevivência

  48. Laudgilson Fernandes

    O homem do bigodinho dança abraçado com o capeta de tanta felicidade em saber que nunca se praticou tanto mal. em seu nome.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Diga isso ao hamas que começou a guerra e mantém civis sequestrados

  49. Rita Cardoso

    Os meus também Gutierrez

    Responda
  50. Rita Cardoso

    A folha censura quando momentos corretamente o "conflito " Israel x Povo Palestino

    Responda
    1. Celso Caramori

      Se voc~e fizer um comentário favorável á Is mael, não será censurado