Muniz Sodre > A gaiola de Maduro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto inspiradÃssimo. Só acho que o desemprego virou onda emigratória e não imigratória. Furo elementar na grande erudição do mestre Muniz.
Acho graça dos medÃocres comentários de petistas, chamando todos de bolsominions, mas nunca explicam, racionalmente, os escândalos revelados pela lava jato e nem sequer as alianças com ditadores e tiranetes como Maduro, Castros e Noriega! OrasilNaFerradura!
Hahahahah, compadre, até eu, vermelhudo, tenho lá minhas incertezas. Hahaah!
Os regimes de estrema esquerda como os de Cuba e Venezuela me lembram um evento astronômico: as estrelas vermelhas gigantes, que acabam explodindo lançando pedaços pelo espaço. O pódio do salto triplo teve 3 cubanos, um naturalizado espanhol, outro português e outro italiano! Já há vários bons jogadores venezuelanos no Brasil como Soteldo e Savarino. São fragmentos de estrelas, dispersos pelo mundo.
A Cida deve ser petista!
Extrema é com "x".
Essa oposição na Venezuela é fascista. E aqui no Brasil a gente vê essa cobertura jornalÃstica lixo. A "luta" contra o facismo é pura demagogia. Tá lá o governo tendo que lidar com fascistas e os jornais não falam isso. Hipocrisia pura. E os leitores da folha são analfabetos funcionais ou são apoiadores do facismo
Há uma crassa defomação na informação essencial. Madura não fala com aves. Falou com um passarinho num momento de descontração, como muitos, que falam também com gatos, cachorros e outros animais. A deformação compromete a análise e leva as argumentações ao nÃvel da sarjeta.
Só o estrabismo dos extremados explica o aplauso da Executiva do PT à eleição de Maduro, contestada pela comunidade internacional. Lula precisa dizer a Gleisi e a Amorim que o Brasil tem compromisso com a democracia e a liberdade dos povos – e não com eventuais ocupantes do poder, em qualquer paÃs. Ortega, Bolsonaro, Maduro, Putin, Milei, Xi Jin Ping, Netanyahu et caterva são ditadores, ou simplesmente autocratas eventualmente eleitos que tudo fazem para se perpetuarem no poder.
Bom artigo. Fica a pergunta: por que todo ditador corrupto se auto denomina de esquerda?
Nacib, é porque tanto a esquerda como a direita são projetos ditatoriais! OrasilDemocracia!
Kkkkk
Geisel se autodeclarou de esquerda?
Que coincidência! Na minha infância em Campinas, também tinha um Seo Zezinho, conhecido por toda a vizinhança. Alto, magro, com a pele curtida pelo sol e rosto marcado pelo tempo, ele carregava uma presença que exalava serenidade e ao mesmo tempo, uma força bruta que só a vida simples e laboriosa do campo pode forjar. Aos olhos do moradores, Seo Zezinho não era apenas um homem comum. Ele era o guardião das tradições, o contador de histórias antigas e o conhecedor dos segredos da terra.
Ah, nada como morar no Centro, meu caro: a quantidade de personagens à disposição é brutal, hein? O Mané do Ó, há muito tempo eu não lembrava dele, realmente era algo bizarro. O seu Emil, que figura: um dia, eu era criança, encontrei com ele na casa de uma tia brima, a Tia Sálua, e morri de medo daquele homem imenso! Hahaha! Era um tempo em que a cidade era mais amistosa com seus cidadãos. Saudades dessa Campinas...
Aliás, por falar em figuras notáveis, havia uma plêiade delas em Campinas: Mané Fala Ó, que stalkeava as meninas até elas dizerem ó, os bugrinos Bozó e Beiçola, as pontepretanas Donana e Conceição, aquela moça que invadia as residências para jantar (a minha foi uma delas), o bizarro coletivo Os Chispadas, formado por motoqueiros que invadiam festas completamente nus , o gigante Emil Rachede e seu fusquinha, o prefeito Chico Amaral, bugrino fanático, que assistia os jogos sempre na arquibancada.
Meu caro Benassi, nasci na gloriosa Casa de Saúde, e até os onze anos, sempre morei nas proximidades desse hospital: Rua Dr. Quirino, Largo São Benedito, Rua Duque de Caxias, onde morava também o Seo Zezinho. Estudei todo o fundamental no Francisco Glicério. No bairro do Guanabara, tenho ligações fortes, porque meu pai era o dono da Padaria Vulcão e estudei no Liceu Salesiano, durante o ensino médio. Bons tempos. Saudações campineiras e bugrinas.
Oh, carÃssimo Marcos Pereira, em qual bairro? Minha infância no Guanabara tinha o seu Lazinho - não confundir com o mórbido investigador da CÃvil - que era uma figura notável.
O pior é que, se cabe aos generais dar a última palavra, isso já aconteceu.
É uma vergonha a politicalha sul-americana! Falo da Venezuela, da Argentina, do Brasil, apenas para ditar os mais demagogos que envergonham todos os tratados de polÃtica desde Aristóteles até os contemporâneos colunistas deste Jornal. Como se fazer democracia com tirania?! Chaves, Maduro Milei e Bolsonaro são “farinha do mesmo saco” que até o inteligente morador de rua, desenganado da vida e dessa gente, explica claramente. É decepcionante e desenganador para todos esses povos.
Já perguntei, sem obter respostas, a alguns ombudsman como a Folha faz para qualificar uma ditadura, os elementos básicos que usa para um posicionamento polÃtico identificável Há pouco um leitor classificou como ditaduras os regimes do Hamas, China, Irã e Rússia Muitos vão discordar ou terão suas listas, é natural. Mas por que Shi Jin-Ping é "lÃder" e Maduro "ditador"? Regime teocrático como o do Irã é ditadura? Que dizer do Vaticano? Critérios claros, se não for incômodo.
Adoro textos q me fazem rir... logo cedo, então, nór... kkkk... parabéns ao articulista, não poupou adjetivos ao Maduro, isto é Malburro... ou seria Malboro... kkkk... cuidado com cigarros !!
Eleição perdida. Eleição tomada. Brasil tolera ditaduras de esquerda. Bastou esperar
Só porque é corrupta não precisa ser de esquerda.
De esquerda e das direitas.
Eu li no texto “a democracia dos anos 70 degringolou”? Democracia nos anos 70… na Venezuela? Quando a minúscula minoria das mansões se apropriava do petróleo, em favor dos EUA, e o povão dos casebres se amontoava na miséria?
Não resolvemos nem os nossos, e, não entendo porque preocuparmos com os problemas venezuelanos. Lá, assim está e assim vai continuar.
Geraldo... seu comentário mostra quão desconhecedor vc é da geopolÃtica mundial. Leia. Estude. E só depois opine.
O continente é interessante. Aqui Damaris viu Jesus na Goiabeira e se aceita psicografia no poder judiciário. Bem entendido, para liberar gente acusada de assassinato, jamais em disputas de herança, porque isso é coisa séria.
Hahahahah, a quarta risada boa, não tenho como ser mais grato, compadre. Realmente, aqui no Sul, nóis só sifúl.
Maior luxo de assinar a Folha é poder ler Muniz Sodré.
Maior lixo é assinar a folha
Como professor de sociologia, poderia lembrar que sim, podem ser os generais ou pode ser o grande capital, jâ que neste momento de acumulação global além de não haver povo a ser considerado, nada do que há na natureza assim o é. A Venezuela é fruto do que fizeram com ela, e análise que se pretenda remédio nunca se ocupará em pesquisar a causa do imbróglio.
Touché!
A tentativa abarrocada do texto é dizer que o chavismo é de direita. O ilustre deveria ler o Manual do perfeito i. latino-americano
É, sêo Muniz, vossa natureza é de subverter o judô, usando esse inovador golpe de dar dedada no'zóio. Tá bão, não sendo em cima do tatame, tá beleza. Essa "democracia madura", bufa e só aparentemente à zesquerda, repleta de milico empoderado na sombra, ainda vai bufar muito acerca desses resultados eleitorais. Se contar com apoio Brazuca, então, esse tempo de resfolego fica dilatado. Vovó diria/inquiriria "Mas será o Benedito?" Não, Vó, o pobrema é zoológico: cachorro e passarinho.
Ah, perdão, já respondeu - mal, mas já - na resposta ao Grecco, que acabou de ver.
Ôôô, Antônio, muito grato pelo "garoto". Pode me dizer por que é de esquerda, se não for muito incômodo?
Quer se livrar do seu ditadorzinho jogando no colo dos outros, né? É de esquerda sim, sempre foi. E seu partido já reconheceu a eleição dele. Nem venha com essa conversa mole, garoto.
Marcão: pobre Venezuela entre Maduro, um ditador incompetente até como ditador (ouvi na rádio local uma jornalista perguntando prá uma sociólogo se os EUA não podiam invadir o paÃs) e a esquizofrenia de Corina. Realmente a solução é o aeroporto.
A miséria vai continuar reinando na Venezuela, seja com a psicopatia da ditadura ou com o personalismo concentrador de renda da extrema direita. O mercado assisti essa novela querendo saber em que capÃtulo ele vai entrar para jogar a pá de cao.
Ôôô, Genivaldo, prezado, perdoe meu pessimismo mas acho que a psicopatia e o personalismo coexistem muitÃssimo bem, e não só na Venezuela. E quanto à pá de cão, melhor não, já tamo vendo o que é que um único cachorro faz na Argentina...
Agora maduro é de direita..."cei"? Os governos da Nicarágua e Cuba também são?
"Meu partido"? Oba, mas cê me garante? De resto, nada disso qualifica "zesquerda". Qualquer (toda?) direitofrenia mequetrefe faz tudo isso, e mais. Inda chama de "amor à pátria".
Ora, Benassinho, o esquerdismo está na ditadura populista, no antiamericanismo como desculpa pra tudo, na socialização da miséria, na distribuição de benesses sem lastro, na supressão de liberdades em nome da igualdade. Se quiser mais, pergunte ao seu partido. Eles apoiam o ditador e saberão lhe responder.
Muito bem, mas fica a mesma pergunta que fiz a Lygia Mary: onde se encontra o esquerdismo do maduro, fora do gogó? Alguma pista de onde ele se escondeu?
Esse senhor, pseudointelectual, sempre apoiou governos estilo Maduro, seu ideal (e seu direito). Agora que vê que a onda mudou, tenta escapulir com subterfúgios. Mas “protoditador”? rsrsrs Tenha dor! Nem ele acredita!
Fala sério! Que comentário esquisito foi esse!
Protoditador? Fala sério. O que ele precisa para ser ditador?
São candidatos de esquerda que, ao se elegerem, tornam-se autoritários, com apoio dos militares e judiciário, que são cooptados por ele
Menina, realmente!!! Entonces faltou só cooptar o judiciário pra o ex presida bozzzzo firmar sua Ãndole dita tora iau
*que são cooptados por esses presidentes, que utilizam da via democrática para instalar um regime ditatorial, como Daniel Ortega na Nicarágua.
O exército bolivariano entrou no ramo farmacêutico junto com Maduro, hoje dominam todo o comércio de drogas, por isso não quero sair do poder.
Perfeito !!!!
Tanta firula literária pra não falar nada ao final, deve ser porque argumentos reais contra a eleição venezuelana não tem pra escrever.
Qualquer QI acima da temperatura ambiente consegue perceber a farsa. Precisa de argumento? Nem o Brasil reconheceu ainda o ditador como legÃtimo presidente.
Escreveu, escreveu mas omitiu sobre as emas q Bolsonaro tentou, tentou mas não conseguiu corromper. Elas não usavam farda e nem tinham a ganância assombrosa dos empresários cooptados.
Segure que esse é da esquerda.
Maduro fala com molusco também né
Que tal usar os dois olhos da alma cognitiva: o olho q vê o Molusco e o outro q deve enxergar o Cara-hermano q fala com cachorro morto, se reune com InelgÃvel num estado com maior número de organizações neonazis d Brasil, mas precisa d Brasil para guardar sua embaixada na Venezuela? Portanto, q tal usar os dois olhos para ver o todo? Hegel disse: a verdade é o todo.
Mas não com o jegue-miliciano, pois esse tem dialogo apenas com Milei.
Gostei !
Justificadamente. Eu também gostei.
O Chávez, encarnado num pássaro, não suportou as pedradas e voou. Mas o Maduro continua, olhando para a gaiola vazia como quem observa a metáfora do próprio futuro. Gaiolas e celas combinam mesmo com ditadores, de direita ou de esquerda, e nelas devem ser metidos antes que alcem voo.
É duro, caro Enir, porque depois de bem estabelecidos, não saem nem que a vaca tussa - ou o alce voe.
Eita texto arretado de bom.
Concordo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > A gaiola de Maduro Voltar
Comente este texto