Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Luis S C Rodrigues

    A coluna tem ótimas sacadas, como de hábito, mas ajuda a ocultar a verdadeira natureza de uma parcela da indignação, os dois pesos e duas medidas da turma progressista que se acha reebelde e valente chutando cachorro morto. Deixando de lado o exemplo quase universal do islamismo (neste curto espaço de tempo se tornou impensavel pra esquerda debochar de maomé), tente satirizar macumbeiros e veja a magica acontecer com inquisição woke no seu encalço

    Responda
  2. José Cardoso

    Sensacional. Os muçulmanos sempre levaram mais a sério a proibição da idolatria, daí provavelmente sua intolerância a esse tipo de brincadeira. Tentou-se algo parecido no cristianismo durante o período iconoclasta em Constantinopla. Se tivesse vingado, as esculturas e pinturas do renascimento não existiriam.

    Responda
  3. Paulo Sales

    Antes de qualquer outra paródia ou caricatura, façamos primeiro a piada do ateu que entendia de Deus.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Aquele que voce não acredita. Se não acredita, não se meta!

    2. Alcides Castro e Silva

      De qual deus?

    3. Ricardo Knudsen

      Não conheço a piada, mas deve ser boa. Pq vc não a conta?

  4. Ricardo Knudsen

    Ainda há colunistas com gde percepção e inteligência na FSP. Entre os poucos, o colunista é um.

    Responda
  5. Emanuel Mello

    @pondé

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    Eu devo estar ficando gagá, pois até agora não entendi o sentido de parodiar a abertura dos Jogos Olímpicos com Última Ceia do Leonardo com drag queens. Alguém pode me explicar o significado?

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Você está ficando gagá.

  7. Alexandre Marcos Pereira

    As Olimpíadas, ao longo de sua história, têm sido um símbolo de excelência física, espírito competitivo e celebração das capacidades humanas. Originalmente, na Grécia Antiga, os jogos não eram apenas uma competição, mas também uma celebração religiosa em honra a Zeus. Os atletas, despidos de roupas, simbolizavam a pureza do corpo e do espírito, numa competição que transcendia o mero ato de vencer. Os jogos modernos, embora seculares, ainda carregam a aura de grandiosidade e sacralidade pagã.

    Responda
  8. Lucas Parente

    Conseguiu colocar em palavras tudo o que eu senti ao ler certa coluna nessa Folha outro dia. Parabéns. Texto divertido e inteligente. Toma essa, Pondé.

    Responda
    1. julio alves

      E você conseguiu colocar palavras no meu sentimento na sua última frase! kkkk. Pena que o Pondé não lê comentários, não é? Na verdade ele gasta seu tempo de leitura com orelhas de livros de filósofos para exercitar seu cabotinismo aqui na Falha.

    2. Marcos Benassi

      Nem sei qualé, Lucas, mas assino embaixo: toma essa, pentelho.

  9. MARIO RAMIRO

    Hahahaha que Zeus continue derramando suas graças sobre ti, ó escriba!

    Responda
  10. Wil Leon

    Isso é gozar com quem trabalha. O que chateia é uma minoria euforica querer impor suas ideias à maioria num evento mundia. Propaganda fora de ora. E por falar em blasfemias, tem menino XY jogando em time XX e vice versa.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Que eu saiba, ninguém gozou. Bem, talvez só o bispo de Paris, q pode ter tido sonhos eróticos com a cena. Depois pra expurgar a culpa, saiu demonizando o pobre do Baco. Mas segundo minhas aulas de catecismo, o demo era vermelho, não azul.

    2. Marcos Benassi

      Blasfêmia? Mudaram a categoria do troca-troca, não era pecado?

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então, Wil. Pelo andar da carruagem o senhor logo será minoria. E aí? Como vai ser ser minoria?

  11. Marcos Benassi

    Hahahahah, Ricardíssimo, que confusão, irmão! Toda ela perfeitamente inteligível com um mínimo de paciência, diga-se, mas é uma confa de blasfêmias recíprocas e sucessivas que não acaba mais. Enfim, seu "piavam mais fininho" deu-me a primeira gargalhada do dia, e foi tardio, li já uma dezena de textos bem sóbrios e/ou raivosos, até chegar a este que me libertou a risada. Seriamente, agora, tô de saco cheio de patrulhas, tenha dó: Zeus deixou botarem o filho numa cruz, e o problema tá nas drags?

    Responda
    1. filipe moura lima

      Boa, Marcão. Bom dia.

  12. adenor Dias

    Quem descreveu a imagem da última ceia de cristo para Leonardo Da Vinci pintar? Segundo a minha fonte pesquisada, Leonardo Da Vinci nasceu no ano de 1452, depois de cristo! Será que foi o mesmo anjo que trouxe as boas vinda do filho de Deus para Maria? Polemica desnecessária com a tal obra na olímpiada...

    Responda
  13. Fernando Alves

    Antigamente os humoristas causavam o riso criando situações absurdas e jocosas. Hoje o humorista diverte o leitor mostrando equilíbrio e ponderação ao comentar o ridículo dito pelas "pessoas sérias". Ricardo vai acabar virando filósofo e o pretenso filósofo da FSP só não vai virar humorista não pela falta de ridículos em suas colunas sérias, mas porque elas são eivadas de ódio e ofensa a todos os grupos que ele queria ver extintos. O bigodinho também não era, apesar das ideias ridículas

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pois é, o quotidiano virou estupidamente ridículo com a ascenção dos fundamentalistas e da extrema-direita. Pra fazer piada com eles é sø dizer o q faz sentido. Ficou mais fácil ser humorista. O problema é q cada vez há menos gente pra entender as piadas, à medida q mais e mais as pessoas aderem ao lepenismo, bozismo e outros fascistosismos.

  14. Carlos Jardim

    #Legal. Encerrado esse assunto, todos blasfemaram ou no encerramento haverá a blasfêmia definitiva?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nããão, nunca: no final, nunca botarão Cristo dando um beijo de perdão em Herodes. A outra face é boa, mas só no dos outros.

  15. Ciro Lauschner

    A Biblia, notadamente no antigo testamento é cheio de capitulos e versículos "altamente morais".Lá se encontra até a benção sobre o incesto, para não citar coisas mais cabeludas.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Pior... Esses pastores não devem ter lido a Bíblia... Ou leram e aprenderam como fazer bandalheiras com soberba...!

  16. Dalton Matzenbacher Chicon

    Perfeito. Vivas a Da Vince, Freud e Einstein.

    Responda
  17. marcos fernando dauner

    Está escrito - o fim do mudo está próximo - Apocalipse. cap. vinte e cinco, verso quinze .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Júlio, Dauner é um visionário, já está nos pós-Apocalipse. Até o fim dos tempos tem um dia seguinte! (Ou não? Ichi, agora fiquei confuso, tem day-after depois do fim do mundo? É o mundo q acaba, ou é o tempo q acaba? Qdo acaba o tempo, me parece q acaba o mundo; mas se acaba o mundo, acaba o tempo? E o mundo é plano ou é redondo? E o tempo é linear ou circular? E será q eu ainda sei do q estou falando?).

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Júlio, o apopalípice não precisa de mais de um único capítulo para dar a maior Herda.

    3. Júlio Villar

      Antes que alguém vá procurar, Apocalipse vai só até o cap. 22.

    4. Andre Pessoa

      Sei, a galera era vidente naquela época...

  18. Wil Leon

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Os cristãos são uma pequena minoria, mal passam de 1 bilhão. Considerados os não cristãos chineses, indianos e de vários países de maioria muçulmana, são um nadica. A propósico, como é q Wil acha q minorias deveriam se comportar? Do modo imposto pelos racistas ou homofóbicos? Ou seria se conformando com seus genocídios se não tiverem a religião ou etnia "certas"?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senão, acaba como Jesus, o Cristo, que por ser minoria acabou morto crucificado.

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, sério mêmo? Que fantástico!

    4. Paulo César de Oliveira

      Felipe, o Wil não disse que minoria deve se calar mas comportar-se como minoria. Ele deixou claro que essa é uma opinião dele e, em nenhum momento, atribuiu a frase a Jesus. Bordéis nada têm a ver com a questão mas, no Brasil, frequentá-los não é ilegal. Você parece ter uma séria dificuldade para entender aquilo que lê.

    5. Felipe Araújo Braga

      Minoria tem que se calar? Onde Jesus disse isso? Aliás, frequentar bordel pode né senhor temente a Deus?!

    6. Luiz Gustavo Amorim

      E na Alemanha dos anos 30. Saudoso?

    7. Maria da Graça Pimentel

      Sabia que tem homem que se acha no direito de ofender as mulheres, mesmo elas sendo mais de metade da população? Sim, homens são minoria.

    8. Nelson Santos

      Leon, eu sou carioca. Com todo o respeito...