Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Lopes Azize

    “ Valeria a pena também discutir como a política brasileira mostrou-se —e ainda se mostra— pronta a acomodar golpistas.” Pensar isso é essencial. E que essa pergunta seja feita aqui é ainda mais eloquente. Pois os grandes veículos de difusão CONTINUAM a normalizar o inaceitável, o bolso-narismo.

    Responda
  2. Francisco Paulo Almeida

    A Democracia sobreviveu é isso que importa, falta punir os líderes golpistas.

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    Resposta simples e ululante, a Democracia brasileira sobrevive ainda por que trocou o nome de Ditadura para Democracia, igualzinha a Venezuela está fazendo. Pois não?

    Responda
  4. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    Imagina o Bolsoxnaro governando o Brasxil sem oposição, sem freios. Quem o apoiou na condição de eleixtor acreditava que ele faria um limpa nas instituições, em órgãos da imprensa, arrumaria a casa e pacificamente devolveria o podexr ao amado povo brasileiro? Ingenuixdade precisa ter limites.

    Responda
  5. adenor Dias

    Eu não sei quase nada do convívio político brasileiro, mas arrisco dizer que nossa falsa democracia está perto do fim. Eu creio que há gente aqui dentro e fora daqui, interessado no circo pegar fogo. Penso assim, porque sempre vivemos submissos ao poder de momento, seja ele democrático ou autoritário. No entanto há uma parte da sociedade questionadora, incomodando quem por séculos explorou a nossa submissão. Quando os poderosos não puder mais manter a submissão, o pau vai quebrar...

    Responda
  6. Gustavo Michelin

    Viva Maduro!

    Responda
    1. Vander do Amaral Fontoura

      Uma democracia não elege um ditador, pois isso é um quiproquó. (quid pro quod).

  7. Luiz Felipe Junior

    Onde está o nome do livro ? fica difícil validar a opinião do articulista...

    Responda
    1. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

      O texto inicia com o nome do livro.

  8. MARCO ANTONIO POLISELI

    Democracia com desejo de censura

    Responda
  9. filipe moura lima

    Grande Celso! Você é um dos colaboradores mais argutos da Folha. Suas análises são irretocáveis.

    Responda
  10. Gino Passos

    Precisou de vir um militar americano aqui pra avisar que a administração democrata não apoiaria, para os "divididos" não se lançarem ao golpe. Golpistas, mas divididos em bons ou mal-ouvidos. Efeito adverso da cloroquina?

    Responda
  11. Enos Mendes

    Venceu porque existe o bolsa-deitado em berço esplêndido e picanha sabor abóbora mais $$, coisa que no Sul maravilhoso e Sudeste trabalhador ninguém levou no bico...

    Responda
  12. SIMONS SILVA

    Escapamos do Regime MansonAro!

    Responda
  13. SIMONS SILVA

    Se o Néscionaro tivesse tido sucesso em seu gol pe à altura da explo são da adutora do Guandu, seu regime seria o mais sór dido e cruel da história do Brasil. Não podemos esquecer que ele corrom peu não só as Forças Armadas, as PMs, as PFs e Congresso, mas também, as igrejas Evangélicas e seus pastores e rebanhos. Além disso, tem as milí cias. A sociedade nunca foi tão enfeiti çada. Basta analisar o comportamento na Pandemia! 700 mil mor tes passaram insignificantes para seus devotos.

    Responda
  14. Daniel Nunes

    Quanta bobagem.

    Responda
  15. Nelson Goulart

    Ok, mas dizer que a democracia corre risco desde as manifestações de 10 anos atrás está absolutamente errado. As manifestações ocorreram em espaço democrático e foram contra o status quo que se apoderou e se apodera do estado em seu único favor e os que lhe orbitan.

    Responda
    1. Nelson Goulart

      Olá Felipe, bom dia. Realmente começou pelos 20 centavos mas logo canalizou toda a insatisfação que descrevi. Principalmente da classe média. A violência veio mais dos Black Block como lembra. As passeatas mesmo eram pacíficas. Veja que falei do status quo que domina o estado a séculos, não de esquerda e direita. Para resolver, e esta deveria ser a reivicação, reforma política com voto distrital e possibilidade de candidaturas independentes. Um sonho impossível

    2. Felipe Araújo Braga

      A demanda inicial das manifestações foi o aumento do valor da passagem do transporte público e os protestos foram recebidos com brutalidade, sendo que logo à direita mais perversa se apoderou deles.

  16. Leonilda Pereira Simoes

    Não adiantaria nada convencer as Forças Armadas nem a ajuda americana se grande parte dos brasileiros não acordasse do pe sa delo ter rí vel em que estávamos e não tivesse votado pela democracia. Muita gente votou sem vontade no PT, mas preferiu isso a deixar o país virar uma di ta dura do ge no ci da. O Nordeste em especial, mesmo com muitos sendo impedidos de votar. Fora os economistas, cientistas, o Largo de S. Francisco com a carta aos brasileiros assinada por todas as forças sociais.

    Responda
  17. Nelson Goulart

    Ok, mas dizer que a democracia corre risco desde as manifestações de 10 anos atrás está absolutamente errado. As manifestações ocorreram em espaço democrático e foram contra o status que se apoderou e se apodera do estado em seu único favor e os que lhe orbitan.

    Responda
  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    pra quem acha q acabou, icl. capitão. tese , EsAO

    Responda
  19. João Vergílio

    A democracia brasileira sobreviveu porque os EUA não estavam dispostos a apoiar o golpe (ou, pelo menos, a ficarem "neutros"). A democracia brasileira ainda está ameaçada porque é disfuncional e corrupta. Ao alegar que o presidencialismo de coalizão é legítimo porque envolve mais "divisão do poder" (distribuição de cargos) do que de "varejo" (emendas parlamentares, liberação de verbas, etc.), acho que o Marcus Melo mascara a natureza essencialmente corrupta desse arranjo. No fim, é grana.

    Responda
  20. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O fato de Biden ter enviado seu secretário de estado para falar com o coiso alguns meses antes da eleição também não pode ser desprezado. Os fardados viram que não teriam o mesmo ambiente externo que tiveram em 64.

    Responda
  21. Ricardo Knudsen

    De fato, o golpe só não ocorreu por razões não conhecidas dentro das FA, q se personificaram em dois oficiais generais q repudiaram o golpe. Havia uma divisão nas FA, com o apoio personificado nos generais dentro do governo Bozo e no chefe da Marinha, q topou o golpe. Tudo dependia das FA, e não sabemos pq uma vertente superou a outra. Mas é provável q se fosse o comandante do exército, e não o da marinha, q houvesse topado o golpe, a ditadura em discussão hoje seria a daqui, não a da Venezuela.

    Responda
  22. Florentino Fernandes Junior

    Parece q fora da ditadurac a corrupçao brasileira tb prospera muito , né celsinho?

    Responda
  23. José Cardoso

    Eleições tem força, e é por isso que mesmo governantes autoritários recorrem a elas quando acham que tem boas chances de ganhar. Foi o que aconteceu com o Bolsonaro, e também agora com o Maduro. Mas ao contrário do ditador de extrema esquerda da Venezuela, amigo do Lula e do PT, o Jair não controlava o TSE, e não tinha como alterar a contabilidade dos votos. E sem isso, um golpe perde muito da narrativa que o justifique.

    Responda
    1. José Cardoso

      Explica isso para o Breno Altman e outros pensadores de esquerda que defendem o regime do Maduro. Sem falar do Lula, Gleise e vários nomes do PT, que é um partido de esquerda.

    2. filipe moura lima

      Maduro e seu regime não são de esquerda.

  24. Luiz Carlos D Oliveira

    Éh pensando bem, não correu tanto risco assim, afinal o Cabeça era muito incompetente.

    Responda
  25. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de uma considerável parte da população que segue acreditando no sucesso da ditadura de 64. São histórias mal contadas, fantasias ou fetiches em relação a coturnos, fardas e fuzis. A ditadura findou mergulhada em sua própria podridão, mesmo assim os militares seguiram em frente mantendo a pose e dando as cartas. Não tiveram que acertar contas com a justiça.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Orra, Anete, bota fetiche nisso!

  26. JANIO DAS NEVES CAMARA

    Diante de todas as evidências fica muito difícil acreditar que não escapamos de uma ditadura da extrema direita.

    Responda
  27. Roberto Gomes

    A Folha deveria fazer uma grande e ótima reportagem sobre a tentativa de golpe de estado pela extrema-direita da Alemanha em dezembro de 2022. O canal do Youtube PBS Frontline publicou vídeo excelente sobre isso há 11 dias.

    Responda
  28. Marcos Benassi

    Poi Zé, caro Celso, não tive a mesma pachorra e não li o livro, até porque acompanho continuamente o pensamento de um dos autores aqui pela folha. Todavia, ainda que eu tenha menos elementos, compartilhamos da mesma perspectiva: passou raspando, não vi toda essa sanidade e resistência institucional, não. E os milicos, até o momento, saíram limpinhos - ou quase. Esse desvalor milical, atávico, é uma boa aposta do porquê a Venezuela continua tendo dono, e porque não devemos ter nenhuma tranquilida

    Responda
    1. filipe moura lima

      Exato

  29. Kiko Mazziotti

    Um país conservador caiu na conversa de um ladrão de dinheiro público que nos infelicita há 22 anos, mas quem enviesou o país para a direita e nos legou o psicopata (golpista e ladrão) Bolsonaro foi a roubalheira do PT que, consorciado com MDB e PP, assaltou a Petrobras, estatais, os de pensão e onde mais houvesse verbas públicas.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Kiko, leu o comentário abaixo?

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Se isso fosse verdade, se não houvesse Centrão emparedando governos, ainda mais agora, se o Congresso não sequestrasse o orçamento em favor de bolsos pessoais, parece que tem quem aceitaria o ge no ci da fazendo festa com o dinheiro público. E piada com os mortos da Covid, tem quem riu muito com ele e acha isso menos pior do que houve em governos anteriores. Vidas valem mais que tudo.

  30. Luiz Gustavo Amorim

    Ouvi a dupla no Café da Manhã da Folha e tive exatamente a mesma avaliação. Uma perspectiva interessante de como a fisiologia centrista tende, na defesa de seus interesses, evitar os extremos e a enorme paixão na defesa do título do livro minimizando os enormes esforços golpistas desse surto de alucinação coletiva verde-amarela.

    Responda