Opinião > Lula está soltando a nossa mão? Voltar
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O brasil não pode se dar ao luxo de se abster de construir essa ferrovia. O paÃs e' essencialmente movido via rodovias, altamente poluente em relação 'as ferrovias Ademais a finalidade desse empreendimento visa exportação de grãos, importante item de nossa balança comercial. Os efeitos colaterais são significativos, contudo o benefÃcio será para todos, inclusive para quem vive na floresta. Lugar sagrado pode ser trocado!
... tem-se que construir as sagradas redes ferroviárias ( Vargas e passageiros, de diversas vias Ida e Volta) para conectar todas as Caravanserais do paÃs!!!... Ferrogrão não Basta!!!... Os Anhangueras-Rodoviários e anhangueras-fgv e grileiros de terras e diversos parceiros invisÃveis sao contra as construçoes das Sagradas redes ferroviárias!!!...
Se for verdade, parabéns ao Lula por soltar as mãos desse pessoal que tem compromisso com o atraso.
O "Lula da Silva" agora é outro "Lula 3", com protagonismo quase liberal, seja em relação aos povos indÃgenas, aos direitos humanos, seja em relação ao meio ambiente. Está pisando na bola e causando decepção em vários setores. Sua conduta comportamental está sendo analisada com preocupação por pessoas que o admiravam como uma liderança polÃtica ideológica. Fiquei preocupado com ele no debate eleitoral e decepcionado com o longo discurso sobre o caminhão na Paulista e seguiu comentendo falhas....
Minha admirição agora está voltada a sua trajetória brilhante e inovadora, com o ousado plano do combate à dor da fome que mata (e continua matando) e na expansão do ensino público gratuito que também precisa de investimentos para criar mecanismos produtivos no combate as injustas desigualdades sociais sustentada na ingrata 'mais valia' exploratória das classes baixas, que ainda existem neste paÃs exportador de grãos alimentares ao planeta...
Texto claro e contundente, vamos ver se Lula vai cumprir sua palavra ou vai pisar na bola.
Impedir uma ferrovia porque passaria por um "local sagrado" também é um pouco demais. Daqui a pouco a China que não respeita nem local sagrado nem propriedade privada vai engolir o chamado mundo ocidental. Eles têm 40 mil quilometros de ferrovias de alta velocidade para passageiros. Nós temos duas ferrovias; e só.
O que continua faltando ao paÃs é cumprir as leis. Talvez a ferrovia seja necessária, porém ela virá acompanhada de grilagem e agressão ao bioma por garimpeiros. Como andamos 50 anos para trás no governo passado, tudo fica mais difÃcil.
Lógico que é matéria encomendada pela Faria Lima! Lulad é homem que assume seus compromissos. Palavra dada, é palavra dada! Ele jamais largaria a mão de quem fez o L. Cercadinho do Lulad.
Lula acaba cedendo à pressão do lado mais forte, dos que têm a força da grana, do poder.
É deprimente ver como o Brasil se encheu de militantes do atraso. Estamos cheios de gente que acha que o paÃs pode viver as custas de castanha, açai e florestas. Preservar é uma coisa, santificar é outra. Na cabeça desses indivÃduos a riqueza da nação se constrói imprimindo dinheiro na casa da moeda.
Prezado Ricardo, como alertou abaixo, o colega Marcos, já foi a época em que o desprezo pelo meio ambiente se justificava por um suposto enriquecimento. Rio Grande do Sul e Brumadinho são eventos diferentes, mas que denotam o mesmo comportamento equivocado. E o enriquecimento é falso e favorece os abu tres capi talistas interessados em sugar todos os excedentes, deixando o lixo e a miséria como subproduto. A vida simples, digna, respeitosa e espiritualizada dispensa a casa da moeda.
Bem, nem vou perguntar se o termo *bioativos* faz algum sentido para você, colega. A gente acaba de ver o resultado do desrespeito crônico ao ambiente, na forma da chuvarada que devastou o Sul. E ainda há quem acha justificável rasgar 5OOkm de floresta, devastando esse entorno, em nome de "riqueza da nação". Então, tá.
PrezadÃssimos Senhores e Senhora, é muito grave, isto. Nas últimas décadas, a distância, temos visto progressos nas relações entre governo e os povos originários da floresta. Todavia, o governo Bozo fez bastante mal a todo o ecossistema de vida da floresta, e o Luloverno não pode se dar ao luxo de não ter uma relação notavelmente honesta com esse precioso ativo nacional: a vida na floresta. Envolve Gentes, cultura, bioma, e tem influência fundamental na vida de todos. Deixá-los sós é a morte.
Ah, André, não enche o saco, mizifio. Quanto àquilo que há de substancial, agradeço deveras ao Marcelo por me poupar.
Prezado André, o presidente Lula se preocupa com o peão que vai construir a ferrovia, porque o empreendimento, por pior que seja, lhe garante o emprego, embora temporário, de alto risco e mal remunerado. Você desce de um debate de alto nÃvel, com a esperteza rasa de tentar comparar o atual governo com o que não foi nem um governo. Por favor, tenha dignidade, respeite o pobre trabalhador, assim como os povos originários. Vai assistir o Pablo Marçal que lá é o seu lugar.
O governo anterior tinha seus interesses, bons ou não, conhecidos. Os interesses do atual governo são factóides, ações dissimuladas e propaganda (subir a rampa com mulheres e negar acesso a elas ao governo, de mão dada com o representante dos grupos indÃgenas e lhes trair e outros. Um governo que diz: faça o que falo....
Os indÃgenas estão errados. O impacto ambiental de uma ferrovia(algumas dezenas de trens por dia) é muito menor que o de uma ferrovia movimentada (milhares de caminhões por dia). O número de animais atropelados deve ser muito menor com a ferrovia.
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