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  1. Ary Dantas oliveira Junior

    O brasil não pode se dar ao luxo de se abster de construir essa ferrovia. O país e' essencialmente movido via rodovias, altamente poluente em relação 'as ferrovias Ademais a finalidade desse empreendimento visa exportação de grãos, importante item de nossa balança comercial. Os efeitos colaterais são significativos, contudo o benefício será para todos, inclusive para quem vive na floresta. Lugar sagrado pode ser trocado!

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  2. Cleomar Ribeiro

    ... tem-se que construir as sagradas redes ferroviárias ( Vargas e passageiros, de diversas vias Ida e Volta) para conectar todas as Caravanserais do país!!!... Ferrogrão não Basta!!!... Os Anhangueras-Rodoviários e anhangueras-fgv e grileiros de terras e diversos parceiros invisíveis sao contra as construçoes das Sagradas redes ferroviárias!!!...

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  3. Nilton Silva

    Se for verdade, parabéns ao Lula por soltar as mãos desse pessoal que tem compromisso com o atraso.

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  4. Tadêu Santos

    O "Lula da Silva" agora é outro "Lula 3", com protagonismo quase liberal, seja em relação aos povos indígenas, aos direitos humanos, seja em relação ao meio ambiente. Está pisando na bola e causando decepção em vários setores. Sua conduta comportamental está sendo analisada com preocupação por pessoas que o admiravam como uma liderança política ideológica. Fiquei preocupado com ele no debate eleitoral e decepcionado com o longo discurso sobre o caminhão na Paulista e seguiu comentendo falhas....

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    1. Tadêu Santos

      Minha admirição agora está voltada a sua trajetória brilhante e inovadora, com o ousado plano do combate à dor da fome que mata (e continua matando) e na expansão do ensino público gratuito que também precisa de investimentos para criar mecanismos produtivos no combate as injustas desigualdades sociais sustentada na ingrata 'mais valia' exploratória das classes baixas, que ainda existem neste país exportador de grãos alimentares ao planeta...

  5. Márcia Meireles

    Texto claro e contundente, vamos ver se Lula vai cumprir sua palavra ou vai pisar na bola.

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    1. Antonio Carlos Cunha

      Impedir uma ferrovia porque passaria por um "local sagrado" também é um pouco demais. Daqui a pouco a China que não respeita nem local sagrado nem propriedade privada vai engolir o chamado mundo ocidental. Eles têm 40 mil quilometros de ferrovias de alta velocidade para passageiros. Nós temos duas ferrovias; e só.

  6. roberto foz filho

    O que continua faltando ao país é cumprir as leis. Talvez a ferrovia seja necessária, porém ela virá acompanhada de grilagem e agressão ao bioma por garimpeiros. Como andamos 50 anos para trás no governo passado, tudo fica mais difícil.

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  7. MATILVANI MOREIRA

    Lógico que é matéria encomendada pela Faria Lima! Lulad é homem que assume seus compromissos. Palavra dada, é palavra dada! Ele jamais largaria a mão de quem fez o L. Cercadinho do Lulad.

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  8. Anete Araujo Guedes

    Lula acaba cedendo à pressão do lado mais forte, dos que têm a força da grana, do poder.

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  9. RICARDO Silva

    É deprimente ver como o Brasil se encheu de militantes do atraso. Estamos cheios de gente que acha que o país pode viver as custas de castanha, açai e florestas. Preservar é uma coisa, santificar é outra. Na cabeça desses indivíduos a riqueza da nação se constrói imprimindo dinheiro na casa da moeda.

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    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Ricardo, como alertou abaixo, o colega Marcos, já foi a época em que o desprezo pelo meio ambiente se justificava por um suposto enriquecimento. Rio Grande do Sul e Brumadinho são eventos diferentes, mas que denotam o mesmo comportamento equivocado. E o enriquecimento é falso e favorece os abu tres capi talistas interessados em sugar todos os excedentes, deixando o lixo e a miséria como subproduto. A vida simples, digna, respeitosa e espiritualizada dispensa a casa da moeda.

    2. Marcos Benassi

      Bem, nem vou perguntar se o termo *bioativos* faz algum sentido para você, colega. A gente acaba de ver o resultado do desrespeito crônico ao ambiente, na forma da chuvarada que devastou o Sul. E ainda há quem acha justificável rasgar 5OOkm de floresta, devastando esse entorno, em nome de "riqueza da nação". Então, tá.

  10. Marcos Benassi

    Prezadíssimos Senhores e Senhora, é muito grave, isto. Nas últimas décadas, a distância, temos visto progressos nas relações entre governo e os povos originários da floresta. Todavia, o governo Bozo fez bastante mal a todo o ecossistema de vida da floresta, e o Luloverno não pode se dar ao luxo de não ter uma relação notavelmente honesta com esse precioso ativo nacional: a vida na floresta. Envolve Gentes, cultura, bioma, e tem influência fundamental na vida de todos. Deixá-los sós é a morte.

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    1. Marcos Benassi

      Ah, André, não enche o saco, mizifio. Quanto àquilo que há de substancial, agradeço deveras ao Marcelo por me poupar.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado André, o presidente Lula se preocupa com o peão que vai construir a ferrovia, porque o empreendimento, por pior que seja, lhe garante o emprego, embora temporário, de alto risco e mal remunerado. Você desce de um debate de alto nível, com a esperteza rasa de tentar comparar o atual governo com o que não foi nem um governo. Por favor, tenha dignidade, respeite o pobre trabalhador, assim como os povos originários. Vai assistir o Pablo Marçal que lá é o seu lugar.

    3. Andre Ramos Lievori

      O governo anterior tinha seus interesses, bons ou não, conhecidos. Os interesses do atual governo são factóides, ações dissimuladas e propaganda (subir a rampa com mulheres e negar acesso a elas ao governo, de mão dada com o representante dos grupos indígenas e lhes trair e outros. Um governo que diz: faça o que falo....

  11. Paulo César de Oliveira

    Os indígenas estão errados. O impacto ambiental de uma ferrovia(algumas dezenas de trens por dia) é muito menor que o de uma ferrovia movimentada (milhares de caminhões por dia). O número de animais atropelados deve ser muito menor com a ferrovia.

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