Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Felizmente a curva de crescimento populacional desacelera e deverá atingir um pico, nas condições sociais atuais, em 70 anos.

    Responda
  2. José Tarcísio Aguilar

    Quando os autoproclamados povos civilizados da terra encontraram outros povos que não consideraram civilizados, o que sucedeu? Subjugação, ex-ploração, ex-termínio, ex-poliacão de todo tipo. E depois de muito avanço ainda nem reconhecem o que houve. Acredito muito em pesquisa, mas é preciso sempre lembrar que o pesquisador nunca sabe muito bem o que procura. Se não estiver certo disso, vai passar ao lado do et sem ver nada, seguirá buscando uma imagem de espelho.

    Responda
  3. Adalberto Otaviano Luciano

    Ainda não estamos desenvolvidos o suficiente para assimilar suas mensagens.

    Responda
  4. Adauto Lima

    Se houver alguma vida inteligente por aí a última coisa que eles vão querer é ser detectados por nós. Logo, se forem detectados, não devem ser inteligentes suficientemente.

    Responda
  5. Décio Ceballos

    Será que não descobriremos um dia que a humanidade pode ter bem menos gente? Por que 30 bilhões? E não apenas alguns milhões, "reais", ou melhor de carne e osso, para controlar os outros bilhões em simulações de IAs? Se os planetas avançados existirem com esses abnegados devem pensar que somos grandes "formigueiros humanos" ineficazes.

    Responda
  6. José Cardoso

    Essa pequena superfície necessária para produção de toda a energia elétrica necessária com painéis solares é verdadeira quando se faz a conta. Isso é pouco conhecida na minha opinião.

    Responda
  7. Rogerio Cerqueira

    Tendemos a procurar civilizações parecidas com a nossa, que desenvolveram tecnologias semelhantes as existentes aqui. Se realmente existe alguém lá fora, provavelmente será algo além de nossa compreensão atual.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Acredito que existe. Concordo que não atingimos o estágio necessário para identifica-los.

  8. Márcio Marques Alves

    Será que os alienígenas, seres mais evoluídos que nós, sob todos os aspectos, se deixariam ser identificados assim, tão facilmente? Acho mais fácil, eles se apresentarem a nós, no momento em que acharem que estamos preparados para isso, do que nós, conseguirmos algum contato com eles, sem que queiram.

    Responda