Comentários para:

A lição de Zappa

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos Silva da Cunha

    E os da direita é um acobertar os maus feitos do outro. Fico com a esquerda.

    Responda
    1. paulo Morassutti

      Sério que tu acreditas em direita e esquerda?

  2. Frederico de Souza Cruz

    Gaspari tem um problema de visão, pois só enxerga a esquerda. Nunca o ouvi falar da tendencia da direita trair seus próprios aliados. A direita brigou entre si e sem opções se aliou a extrema direita Bolsonarista. Depois brigou , ma non troppo, com bolsonaristas, que por sua vez brigaram entre si e criaram uma fieira de desafetos e traidores ( assim se chamam). Partidos como PSDB explodiram com traições. Mas Gaspari não vê nada disto.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. CELSO RIBAS

    Sai desse corpo Olavo!

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    falta de o que fazer, resulta nisso . Deveria pensar em trabalhar um pouco .

    Responda
  5. Rodrigo de Sousa

    Penso que o ego dos intelectuais e acadêmicos pesa muito nessa história. Tanto que a lição da Rosa Luxemburgo era que os políticos e a academia deveriam deixar os movimentos de massa se autorganizar. Ou seja, não atrapalhar já ajuda muito!

    Responda
  6. Alexandre Marcos Pereira

    A tendência de governos de esquerda de arrumar brigas com eventuais aliados, muitas vezes comprometendo alianças fundamentais, não é um fenômeno recente. Esse comportamento pode ser observado desde os primórdios dos movimentos de esquerda, seja em contextos revolucionários ou em democracias consolidadas. A Revolução Russa é um exemplo clássico dessa tendência. Após a vitória dos bolcheviques, liderados por Lênin, a promessa inicial de um governo socialista unificado foi rapidamente esquecida.

    Responda
  7. Igor Cornelsen

    O Brasil perder e Maduro ficar no poder tem um significado muito pior do que imaginam, significa recebermos em território nacional muitos outros migrantes sem termos condições financeiras para tal. Se o indesejável Maduro ficar no poder muitos milhões de habitantes vão fugir de seu regime prejudicando seus vizinhos. Em Cuba os cubanos tinham dificuldades de fugir por ser uma ilha. A Venezuela esquerdistas vai exportar a sua juventude.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Como se agora o BR houvesse se transformado na polícia do mundo, com deveres e poderes para derrubar ditadores. É de interesse do BR q Maduro saia, mas não é responsabilidade, nem culpa, de nenhum país estrangeiro o q ocorre na Venezuela, nem suas consequências.

  8. Lis P Junqueira Safra

    O Lula terá a resposta que merece.

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Já teve. Tricampeão de votos. Qual outro seria eleito 3 vezes pelo voto popular. A senhora teria coragem de se candidatar a síndica?

  9. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Humor julo, sai de nenhum lugar pra lugar nenhum.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Como disse sobre Francis um ombudsman da FSP: "“Não se deve cobrar jornalismo nesse tipo de artigo que Francis faz. Ali ele é mais o Francis ficcinonista, o cronista dos tempos”. E acrescentou “É preconceituoso, vulgar, chuta alguns dados, é o Paulo Francis de sempre". Qdo um jornalista começa a admirar "implicância intuitiva" tvez esteja na hora de mudar de profissão.

    Responda
  11. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Disse, disse e não disse nadakkkk ..

    Responda
  12. Adelar Motter

    por quê esquerdista e não de esquerda ?! Se referiria o colunista a um governo de direita como direitista?!

    Responda
  13. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Todos começam do mesmo jeito, extremismo populista de esquerda ou de direita. Quando viram ditadores, esquecem suas raizes e se tornam as causas de si mesmo. Chamar Maduro, Putin, Ortega de esquerda ou direita é bobagem. São ditadores que se adoram e sem qualquer vínculo com democracia.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Perfeito!

  14. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Elio G.entre Paulo Francis e esse ditadorzinho de araque call Ortega o nosso ilustre jornalista e escritor Francis da de goleada.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Paulo Francis nos deixou cedo demais, para nossa tristeza mas para alegria de gente do naipe de Sarney, Lula, Cuércia (como, invariavelmente, chamava o ex-governador paulista), etc.

  15. RAULAND BORBA BATISTA

    O comércio de Brasil e Venezuela já de 6 bilhões de dólares , hoje é de 1 bilhão , ditadura que empobreceu o país .

    Responda
  16. MARCIO Gionco

    Zappa faz falta, fez carreira em lugares difíceis, os servidores públicos às vezes são excepcionais.

    Responda
  17. José Cardoso

    Enquanto for apenas uma questão diplomática está ótimo. A única estrada para Essequibo passa pelo estado de Roraima. Uma invasão de nosso território é um tanto absurda, mas também era absurda a ideia de uma invasão das Malvinas ou da Ucrânia.

    Responda
    1. José Cardoso

      Ricardo. O objetivo deles é a Guiana, mas Roraima é a única via existente. A fronteira direta é mata tropical fechada. O Solano Lopez atravessou a território argentino para intervir no Uruguai, um absurdo pois juntou os 3 países contra ele. Nunca subestime a irracionalidade dos ditadores.

    2. Ricardo Knudsen

      Já verificou se tem um comunista embaixo da cama hoje? Gostei da comparação, Malvinas vs Brasil, tamanho e população "semelhantes". Além do fato de q um é país com assento na ONU e o outro era um pedaço de rocha no meio do nada, em disputa histórica e antiga por duas nações.

  18. Ricardo Carvalho de Barros

    Zappa. Frank Zappa. Esse Zappa não esqueço. Don't eat the yellow snow.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Compôs e produziu quase todos seus 60 álbuns

  19. neli faria

    Conheci a Nicarágua em dois mil e onze! Lindo País. Os sandinistas lutaram para derrubar a ditadura Somoza para Ortega se tornar iguala. Fidel derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista para se tornar igual e mais duradoura. Ditadura? Nenhuma presta! Nem direita, esquerda,militar, civil, ateia ou religiosa.O Assessor Especial,do lula, Ministro das Relações Exteriores apoiou um Egípcio em detrimento de um brasileiro ,para a Unesco, nada espero da Política externa do atual governo.

    Responda
  20. Tadêu Santos

    Com ditadores ñ se negocia! O BRASIL ñ deve reconhecer NEM com as ATAS, pois o regime do MADURO é uma brutal DITADURA, desde qdo assumiu em 2012. Maduro considera à Venezuela sua propriedade, tal qual o também DITADOR Ortega na Nicarágua. O pres Lula 3 precisa rever suas políticas ideológicas pessoais com ditadores de esquerda e direita. Sua popularidade ficará comprometida com as falhas cometidas junto com o inconfiável Amorim. QUE PENA!!!

    Responda
  21. NACIB HETTI

    Por que todo ditador corrupto se auto denomina de esquerda?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Devias estudar história e se ligar no q ocorre hoje. Quase 3 décadas de ditadura militar no BR e todos os generais-ditadores eram, naturalmente, de direita, e assim se diziam. Após a redemocratização, o único candidato a ditador no BR foi o Bozo, q tentou o golpe, e q se autodenomina de direita. Ou vc pensou q ele era comunista?

    2. neli faria

      Fale isso para Pinochet! Fale isso para Stroessner! Lá do lugar geena soltam fogo com isso.