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  1. José Miguel Ortega

    A informação mais importante é se ele estava acionando flaps para pegar a perna de aproximação ou para fazer uma curva, que é o que parece pelo trajeto. O gelo travou a movimentação e ai as coisas ficaram complexas pra ele arremeter. Não entendo de voo não, só digo que a info da caixa preta deve falar algo sobre se ele acionou a descida ou curva, pq manteve altitude com precisão até o momento...

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  2. Peter Janos Wechsler

    É estranho e falta de sensibilidade um alto funcionário enaltecer a segurança desta aeronave logo depois de ocorrer o acidente.

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  3. Carlos Leston

    Uma pergunta de leigo: se já acharam as gravações da caixa preta, por quê não ouvem o teor e já descobrem o que aconteceu e divulgam ? Não, fica nesse teatro especulativo e investigação de no mínimo 30 dias. Honestamente não entendo. Quem for do ramo, por favor, se puder esclarecer.

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    1. Antonio Carlos Cunha

      Companheiro, os dados são tão complexos que a decodificação às vezes só é possível fora do país. Isso quanto aos dados do voo, em sí (mais de cem parâmetros) na flight data record. Quanto às gravações de som (última meia hora de voo) ela pode ser lida mas, por questões éticas e tecnicas não pode ser divulgada antes do relatório final, até daqui um ano. Estas ficam gravadas no cockpit voice record.