Marcus Melo > Genealogia do Chavismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bem em linha com o livro recente de Campello e Zucco.
E a questão ambiental que a exploração do famigerado petróleo causa aos ecossistemas do bioma territorial, hÃdrico e marinho na Venezuela!? Gostei do texto resgistrando o processo geopolÃtico deste paÃs vizinho, que agora com a nova descoberta passa a ser a maior fonte petrolÃfera do mundo! Maior que as Arábias!!! DAà A RAZÃO DO NICOLÃS Ñ QUERER ENTREGAR SUA RICA PROPRIEDADE...
Democrata é o Pedro Carmona e o Juan Guaidó. Democratas é a velha oligarquia que escravizou o povo da Venezuela por 500 anos.
Luiz! Disse pouco, mas não disse nada! OrasilObservador!
Mais um comentarista deslumbrado com uma democracia que nunca houve na Venezuela antes de Chaves. Ou alguém em sã consciência entende que aquela farsa perpetrada pela oligarquias que se revezavam no poder tinha algo de democracia e soberania popular. Um povo espoliado, escravizado desde sempre por uma elite europeia, branca e esnobe nunca foi democracia. Mas o jornalismo pequeno burguês aceita qualquer falseamento para continuar tudo como estava há 500 anos nas américas. Democrata é Juan Guaidó!
Aproveitando-se da corrupção rompante decorrente do perÃodo do Pacto de Punto Fijo (1958-1998), Chavez se elegeu em 98 e o regime que criou se tornou muito mais corrupto e autoritário do que o sistema que alternou AD e COPEI no poder. Tudo, é claro, com apoio do Lula e do PT.
Parece tragédia grega, no sentido de que não se vê como poderia ser diferente. A competição eleitoral leva cada um a prometer e gastar mais que o outro com os recursos temporários abundantes. Quando a bonança cessa, o povo não aceita o tarifaço e se revolta. O populismo se torna mais e mais autoritário, mas não resolve nada estruturalmente.
Descrição mais completa que outras recentes. Não foram só 300 mortos no Caracazzo, foi muito mais, afinal a repressão aos protestos mandou os soldados matar dentro de casa nas periferias. O que causou a revolta deles que deu no Chavismo. E nunca é demais lembrar, era a atual oposição Venezuelana, então governo, a promover o massacre contra protestos contra um aumento inviável dos combustÃveis.
Qualquer nação que tenha a sua economia pendurada em extrativismo e na dependência de compradores externos, de uma hora para outra pode acabar segurando o pincel, mas sem escada.
Nós somos um paÃs diferente da Venezuela,:que importa tudo, não fabrica, não planta, não cria gado... Iguais só os povos paupérrimos, aqui desde sempre uma sociedade que tem introjetada a escravatura em suas mentes. Os lÃderes não trabalham para o bem comum, visam apenas seus próprios interesses. Lá, Maduro jogou a pá de cal quado roubou as eleições.
Excelente resumo de uma história lamentável. Mas o que realmente impressiona, ao menos no que diz respeito ao Brasil, é o governo Lula III não ter aprendido absolutamente nada com o passado.
A coluna traz um ponto importante quando mostra que o problema da abundância de petróleo (pós Opep), em uma economia pouco desenvolvida, está em facilitar a instalação de governos autoritários, excludentes e perdulários, como na Venezuela, e não se deve à ganância do imperialismo americano. Mas a coluna parece não perceber que o diagnóstico correto não leva a uma solução simples. E não adianta recorrer aos economistas do MIT e de Harvard. A polÃtica exige mais que burocratas bem formados.
Obrigado pela aula. Objetiva, clara e certeira.
Marcus, quasi-xará, nessa equação tão redondinha, onde é que estão os milicos? Consta-me, como um vivente ao rés-do-chão, que a milicada venezuelana, não é de hoje, conta com uma série notável de privilégios e facilidades, advindas de variados governos. E que é o grupo, de modo consistente, mais beneficiado pela autocracia Podre de Madura...
Tá um 'cadim pior, né, meu caro? Bagúio descontrol!
BonÃssimo Benassi, parece que na terras brazucas as coisas não são muito diferentes dos venezucas.
Chávez se elegeu por causa da queda nos preços do petróleo para US$ 11 causada pela Crise da Ãsia de 1997-98. No inÃcio do século, os preços sobem até US$ 147,50 antes da crise de 2008.
Mais uma república bananeiras que assim como nós se estivessem sobre uma montanha de ouro não conseguiriam transformar aquilo em riqueza social Somos incompetentes em matéria de fazer um paÃs se desenvolver e repartir este sucesso com toda população, vale para toda América Latina. Pode até ter uns estamos de que está no caminho certo, mas logo depois eh valeta.
Aqui, uma aula imperdÃvel.
"Perdoado, o coronel golpista elegeu-se e se beneficiou do boom de commodities...., Foi Chávez, contudo, um populista autoritário, igualmente irresponsável fiscalmente, que deu o golpe final na democracia venezuelana. " Marcus Melo sabedor da narrativa que afirma que o sucesso economico de Lula se deve não ao governo, mas a um boom de commodities. coloca Lula novamente no artigo. E não se esquece de mais uma vez bater no bordão da irresponsabilidade fiscal. Lula e de fato uma obsessão.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não demorou muito para num artigo completamente vazio de informação e ou análise, para Marcus Melo colocar uma mensagem subliminar contra Lula:"o glamoroso presidente Carlos Andrés Perez (CAP) a buscar ser protagonista da high politics, tornando-se lÃder Internacional Socialista, e mediando conflitos internacionais." Depois o artigo perde o folego e apenas registra que as origens da atual oposição venezuelana que pelo artigo nunca proposta economica para o paÃs.
É de lei Frederico. Nossa intelligentsia (para usar uma hipérbole) não tem outra ocupação que não seja depreciar governantes eleitos, especialmente do PT. Mas tem um ditado que diz: quem sabe faz, quem não sabe ensina. É mais do meu gosto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Genealogia do Chavismo Voltar
Comente este texto