Opinião > Gasto insustentável já mostra conta a Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pode até ter fundamentação, mas como é da 'Câmara dos Deputados' perdem a credibilidade, mesmo sendo publicada pelo "Valor". O presidente Lula 3 pode ter perdido potencialidades, mas ñ acreditamos.
A Folha nunca discute a conta juros, oitocentos bilhões de reais ano, criada por Campos Neto, com os juros reais mais alto do planeta, este defendido com unhas e dente pela FSP, tudo porque Campos Neto, com arrogância de terceiro mundista queria ensinar os banqueiros centrais, elevou aceleradamente e a nÃveis irreais a Selic. Campos Neto nunca soube o que era gerenciar polÃticas públicas, era empregado de banco.
Incompetência aliada à má-fé, os bancos brasileiros impõem à quase metade da população brasileira ficar inadimplente, cobrando taxas de juros acima de duzentos por cento ao ano no cheque especial. Isso Campos Neto nem sequer cogitou resolver. Quando foi que a Folha trouxe isso à discussão?
Esqueceu de mencionar que faltam recursos devido à s benesses concedidas pelo Congresso a grandes empresas, à s isenções e benefÃcios fiscais aos setores apaniguados e aos privilégios dos ricos e bilionários que pagam menos impostos que os trabalhadores. Se acabassem essas mamatas tributárias haveria recursos não apenas para cobrir o tal déficit mas para investimentos em saúde e educação e tudo o mais. Quem se atreve a demonstrar que não?
Vc parece esquecer que a mãe da desoneração foi a sua musa Dilma Roussef, e não o Congresso. Dar incentivos e bolsas é fácil, difÃcil e tirar.
Falta um presidente que saiba fazer contas. O atual infelizmente tem pouca escolaridade.
Se você sabe fazer conta soma aà os recentes benefÃcios concedidos pelo congresso, como desoneração da folha, Perse, isenções fiscais, subtributação dos ricos e milionários, benefÃcios fiscais aos mais ricos, leia a coluna do Marcos Lisboa de ontem. Some tudo e veja se não cobre o tal déficit e ainda sobra para investimentos em infraestrutura. Cortar dos mais pobres é o mais fácil! Por isso Lula resiste! DifÃcil entender?
Corta os juros que o dinheiro para investir aparece. Deixar de pagar bilhões de juros vai fortalecer a economia. Fora Campos Neto.
Ainda que não o faça se os ricos passarem a pagar impostos ao menos na mesma proporção que pagam os mais pobres e a classe média o déficit deixaria de existir. Se forem retirados as centenas de bilhões em subsÃdios para ricos e grandes empresas, além das isenções e benefÃcios fiscais que recebem sobraria recursos para até mesmo investir em infraestrutura e na melhoria da saúde e educação.
Falta a Fatima explicar quem vai financiar o governo gastador. Quem vai querer comprar papéis da divida pública que paguem juros não condizentes com o risco paÃs?
A FSP sempre defendeu menos verba para educação e saude , aposentados e ou polÃticas sociais. Defendem o mercado e são contra investimentos na economia real. Isto não é novo. Desde sempre chamam isto de gasto insustentável, nunca pediram menos subsÃdios e ou reservas para pagar juros , nunca questionaram os juros altos que consomem bilhões todo ano. Além disto mostram o que é o terraplanismo economico, pois se preocupam em zerar um coluna da planilha mesmo que o paÃs paralise..
O que eles querem dizer é phodam-se os mais pobres desde que as contas estejam em dia
Tenho uma proposta alternativa à da Folha: realizar uma auditoria da dÃvida pública e renegociar o pagamento, aos verdadeiros credores do Estado, e a juros baixos. Aà terÃamos dinheiro de sobra para gastos com a Previdência, salários dos servidores e projetos sociais. Mas a Folha quer é que o Estado continue pagando juros altÃssimos da dÃvida, para enriquecer ainda mais o sistema financeiro, que a patrocina. Metade do orçamento da União é destinado ao pagamento dos juros da dÃvida. Você sabia?
Se os ricos pagassem proporcionalmente os mesmos imposto que pagam os mais pobres e a classe média, se extinguissem os subsÃdios, isenções e incentivos fiscais que beneficiam os ricos e suas empresas já seria suficiente para zerar completamente o defict fiscal e realizar investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
Se faz auditoria na divida pública federal constantemente. Orgoes vinculados a esquerda já perderam tempo com essa idea e acharam... nada.
Mentiram na Pandemia e nos Cartões de Vacina, mentiram no tal de Golpe, mentiram como os únicos salvadores da Pátria, mentiram no tal de roubo de jóias, mentiram na falsa luta a favor de Democracias e mentem descaradamente como governadores de todos os brasileiros, isso é o PT e seus Fãs, isso é o total engajamento a favor da Corrupção, isso é a defesa de que "A Corrupção é a Paz do Brasil."
Muuuuuuu. Essa é só para gargalhar, né mané! Aqui não é grupo de zap, mané! Esse discursinho idiotizado aqui não cola. Se liga, mané!
O dr. está exagerando no ozônio... daà seus devaneios.
Vc vive em uma realidade paralela. Deve estar comendo capim com cogumelo. Saia do vÃcio.
Que ódio que a Folha tem dos aposentados..!
A do trabalhador jovem que está pagando a conta sabendo que ele mesmo não vai poder aposentar.
O duro é que os Jornais e seus acionistas fazem seu discurso para defesas de seus interesses. Tem a hegemonia da palavra pois detém os meios de comunicação. Nunca vimos crÃticas bancos e financistas que ficam com mais da metade do orçamento público. Não a toa no Brasil são mais lucrativos do que no resto do mundo. Tirar esse poder de que forma,?
A luta para avançar nessa direção vem "de baixo", é isso ou nada acontece de relevante, o jornal tem uma posição clara, é a da classe dominante, ignorar isso é chover no malhado, parte da " esquerda" nega a divisão social em classes como base do capitalismo, o identitarismo destruiu a capacidade analÃtica de grande parte da esquerda!
Mais uma vez, certos setores econômicos recorrem ao mesmo discurso simplista. Embora o artigo levante questões importantes sobre a sustentabilidade fiscal, ele falha em abordar variáveis relevantes. A ausência de menção aos 600 bilhões gastos em incentivos fiscais e às desigualdades nos recolhimentos da previdência cria uma análise parcial do problema. Ao focar pensionistas e servidores, ignora-se a complexidade do cenário fiscal. Injusto isso. Aposentar aos cem anos não resolve o problema!
Falta um dado fundamental a bem da transparência. O sequestro de recursos pelo legislativo, não monitorada pela sociedade. O que é feito dessa dinherama toda? Gostaria de ler um artigo cobrando isso.
Agora a bola da vez é o salário mÃnimo corrigindo aposentadorias e benefÃcios, como se esse fosse o problema. Esse mercado financeiro é desonesto ao extremo, chegando à hipocrisia. O pior é a Folha encampar o discurso.
Quase todo orçamento da união está ficando nas mãos de Lira e parlamentares do Centrão. Trata-se do Orçamento Secreto instituÃdo no desgoverno Bolsonaro. São parlamentares que não necessitam mais prestar contas de seus gastos, nem de passar por avaliações técnicas, nem do controle dos órgãos especializados. O inelegÃvel entregou também a escolha do presidente do Banco Central e a governabilidade aos parlamentares e ao Mercado Financeiro, para não sofrer um impeachment.
Só a Anete não sabe que o PT nunca reclamou do orçamento secreto, porque também mama nele. Vc já viu alguma vez a Crazy Hoffman falar mal das emendas de relator?
Gastos do governo, presságios de aumento de inflação, defesa do BC, juros altos - variações do mesmo tema que dominam os editoriais da FSP. Tal obsessão nos faz sugerir: substituam seu atual dÃstico "um jornal em defesa da energia limpa" pelo mais apropriado "um jornal em defesa dos juros altos".
A FSP escancarou de vez o seu jornalismo desonesto. É porta-voz do interesses dos rentistas que lucram com os juros altos. Não falam nas desonerações, não falam de injustiça fiscal. Querem continuar a farra do rentismo, cortar mais e mais investimentos em saúde e educação, querem mais reformas neoliberais pra escorchar os trabalhadores.
Lula, PT e a esquerda em geral têm total aversão a reformas, modernização do estado e boas práticas de gestão. Sem tais princÃpios jamais haverá crescimento econômico sustentável. Sem crescimento não haverá geração de vagas de empregos para os mais pobres e a tendência é o perpetuamento da pobreza.
Muda para a Argentina, lá o Milei está modernizando o estado com ótimas práticas de gestão. As planilhas serão logo logo zeradas sem inflação, sem moeda sem vida.
Quem desfruta de desonerações fiscais deveria se olhar no espelho antes de pedir corte em gastos sociais....
Agora, abrir mão das desonerações fiscais que gostosamente este jornal desfruta nada .....
PolÃticas públicas tipo financiamento dos empreendimentos dos mais ricos, certo? Vamos usar o BNDES e o Banco do Brasil para rever certos benefÃcios à camada mais rica do paÃs.
A imprensa se envereda pelo mesmo caminho golpista trilhado contra Dilma, colocando toda a responsabilidade sobre o executivo, quando na verdade as despesas são obrigatórias, vinculantes, ao mesmo tempo em que ignora olimpicamente as despesas com juros da dÃvida infladas pelo Campos Neto, e a farra do Lira e apaniguados, ao dar crescentes isenções à s bancadas BBB e a si mesmos. Quer que os mais pobres paguem a conta. Lamentável.
O ministro da fazenda que está alinhado com o seu presidente aprovou diversas medidas em que o mais prejudicado é o mais pobre. Portanto, não desvie a culpa desse governo em fazer um desgoverno.
O jornal é um comitê dos rentistas. Estes se apossaram, na surdina, do banco central, por meio de sua autonomia. E a maioria da população nem tem consciência disso.
Lula, vai ser o mesmo que aconteceu com Dilma. O casal gastança não tem limites. Alkimin no aquecimento. Vai fazer o mesmo que o Temer.
Somente viagens e gastos desnecessários somaram bilh'ões. O casal gastança não tem limites e usam o nosso dinheiro como se fosse deles. TÃpico da extrem-a esquerda. O vice já deve estar indo para o aquecedor. Dilma 2.0. Alkimin vai fazer o mesmo que o Temer fez e vai se candi-datar. Lula já er-a.
O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros. É evidente que as agências de rating estão estudando as contas públicas. Brevemente alertarão os investidores que esse governo está num caminho inviável. Dai o socialismo caboclo acaba, o dólar dispara, e leva junto os juros, os investimentos param e o Dilma dois fica óbvio.
Eu até hoje nunca vi o socialismo implantado no Brasil? Quando foi? PerÃodo? Como inÃciou? Tem certeza? Meu Deus! Kd esse socialismo? Implantaram o socialismo no paia e ninguém notou? Como pode? Fizeram reforma agrária? Tomaram imóveis de aluguel das pessoas pra dar a quem não tinha? Vc viu a economia planificada? Eu sou muito infeliz. Fizeram e não notei.
É esse o seu desejo.
Correto. Estamos no rumo errado.filho desobdiente ele não segue os conselhos da mãe e esbanJa nJá mais do que ganha.
Correto. Estamos no rumo errado.filho deso bediente ele não segue os conselhos da mãe e esbanJanJá mais do que ganha.
O editorial remete a mesma ladainha de sempre, a serviço da elite financeira, não do povo e silencia inerte ante a privatização da Sabesp, filme antigo, repetitivo e que não engana mais ninguém....
Sem dúvida.
Ladainha numérica ?
Nenhum paÃs do mundo tem essa regra fiscal de 70 por cento da arrecadação do ano anterior mais 2 e meio por cento do aumentoda arrecadação. O Estado pode arrecadar 1 bi no anterior e 2 bi no seguinte. Não pode gastar mais do que 70 do 1 bi e não que no segundo ano será 70 por cento dos 2 bi é aquele 70 por cento do 1 bi mais 2 e meio por cento. O outro crescimento vai pra pagar a Faria Lima, ruralistas e emendas de deputados. Editorial faz pânico com regras impostas pela Faria Lima.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Previdência só serve aos militares. Quanto ao orçamento das despesas públicas, não faz sentido, porque os juros da dÃvida correspondem a quase 40% do total, enquanto a previdência, 23%.
Se não cortar os gastos três meses Brasil entrará numa crise sem precedentes. Pra que tantos ministérios? Cabide de emprego. Logo a Petrobras entrará no rol mais uma vez de corrupção. Palanqueiro. Não deveria ter feito promessas . Nunca tivemos tantas categorias em greves. Sem contar com a vacina da dengue que não chega. Bobos são poucos. Número de mortes superior ao que é publicado.
Exato! Bate com a previsão do Paulo Guedes, que afirmou que com o presidente Lula o Brasil se tornaria uma Argentina em 6 meses e uma Venezuela em um ano e meio. Foi nas mãos desse sujeito que ficamos por 4 anos, que aglutinou os ministérios do setor econômico, formando um ministério só, com super poderes. Deu na desgraça que todos vimos. RidÃculo você!
Sim, cabide de emprego sem zelo pela coisa pública. Saiu de 15/18 ministérios para 39. Assim não dá.
Para sustentar e aumentar o gasto com juros, a FSP defende cortar até leite de criança.
E a Folha segue a praticar o jornalismo das trevas ao criticar qualquer iniciativa do governo em investir em polÃticas de interesse público.
Lula foi eleito pelo mais pobres que precisam de sua resposta. A chama coalizão levou Lula a perder votos no segundo turno mas permitiu a governabilidade, para a qual o congresso cobra um altissimo preço .O orçamento não se equilibra por ataques de juros que só não são mais altos que os da russia, em guerra, e pelos saques do sind de lad...,engravatados do lira e pacheco, em brasilia.
o de baixo, vc está errado, lula foi preso para viabilizar o bolsonaro, lula seria eleito. A saÃda do bolsonaro se deve a uma total sinergia dos mais pobres do nordeste, a classe média do sudeste nuinca abandonou bolsonaro, com todos os riscos que ele significa para a democracra, pela civilidade, pelo luta contra a desigualdade,, pelo aumento da violencia do estado contra as classes mais desfavorecidas, por querer transformar o pais numa republica de monoculturas, bolsonaro é maduro da direita.
Lula foi eleito para tirar o bozo. Nada mais do que isso.
O que a folha defende é uma polÃtica promotora de desigualdades, que em pouco tempo retira dinheiro de circulação para hipertrofiar as contas da agiotagem, como foi feito no perÃodo do pós golpe da presidente Dilma. Qual o racional desse chamado equilÃbrio fiscal, que pune o miserável, sem o menor pudor moral, para manter o fluxo de dinheiro na direção dos rentistas parasitas? Nenhum, apenas reforço do domÃnio do capital sobre o trabalho e sequência na predação final do planeta.
Prezado Vinicius, não sou uma pessoa importante e não estou em discussão. Meus comentários são sobre a conjuntura polÃtica, que querendo ou não, eu vivo todos os dias e me tocam diretamente. Não me esforço para escrever meus argumentos, pois são elaborados independente da folha. Assim, vou sugerir que você vá ver se eu estou na esquina e aproveite para cuidar da sua vida. Naturalmente agradeço intervenções inteligentes sobre o assunto em questão.
Marcelo, porque é que ao invés de ficar se torturando diariamente com os editoriais da Folha, e amaldiçoando-os, vc não procura algo melhor para ler? Existe tanta coisa boa para ler e não teremos tempo para tudo isso mesmo considerando uma vida longeva. Não perca tempo com o que não te agrada. Procure ser feliz, pois a angústia e a revolta só fazem mal a saúde e também à alma.
PolÃticas públicas terão de ser comprimidas escreve a democrática Folha com seu peculiar autoritarismo sobre os brasileiros mais vulneráveis. Vamos fazer a auditoria cidadã da dÃvida pública com aponta Maria Lucia Fattirelli? Vamos cortar de setores que se beneficiam de desonerações que não trazem resultado para o paÃs, como o grupo dessa Folha. Sem falar que vivemos onde se paga a maior taxa de juros do mundo, tudo o brasileiro paga dobrado. Mas o BPC da dona Maria que é o problema nas contas
Rumo ao dólar a 10 reais que prejudica quem? Os pobres. Oh governo incauto
O Lula está certo. Os 80% pobres precisam de atenção. Os recursos para isso deve vir dos que têm acima do que precisam.
Após uma ano e meio da fatÃdica eleição do descondenado, podemos concluir que a formiga, com ódio da cigarra, votou no inseticida. Morreram todos, incluindo o grilo que votou nulo.
O que a Folha pensa das insustentáveis emendas parlamentares, que abocanham grande parte do orçamento do poder executivo? Bolsonaro, para se sustentar no poder, criou o Orçamento Secreto e entregou, juntamente com a direção do BC, ao Lira e Pacheco.
É sempre a mesma questão, cortar aposentadoria, saude e educação. Os gastos parlamentares nunca é falada. Os poderosos não podem cortar nada. Não é?
e alguns com saudades do petrolao, mensalao...e por ai vai,,,
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Gasto insustentável já mostra conta a Lula Voltar
Comente este texto