Esporte > Brasil tem menor PIB per capita entre os 15 países com mais medalhas em Paris Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Giordano Moraes

    Do manual de como tornar ruim uma notícia boa.

    Responda
  2. Alexandre Cunha

    Menos pior e mais melhor é ótimo.

    Responda
  3. Wil Leon

    Sem chorumelas. Ganhamos apens 3. EUA 40, China 40, Japão 20, Australia 18.

    Responda
  4. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    PIB per capita é meio ficção. Diz que o Brasil é rico, mas a população é grande e pobre. Seria bom comparar investimento público, investimento privado, renda dos atletas, fração da população testada para o esporte, escolaridade, disponibilidade de treinador, etc. entre os 20 países.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      E o Brasil, segundo o IBGE, não tem 216 milhões de pessoas

  5. Adelino Ricardo Jacintho Esparta

    Impressionante o malabarismo estatístico por puro ufanismo. Comparar o pib per capita com o total de medalhas? E comparar medalhas per capita com o pib total? Spoiler, informação pouco relevante também. Querem investir tempo em busca de informações realmente úteis? Que tal, além de medalhas ganhas, levantem o número total de 4as, 5as e 6as colocações no período? Aí sim teríamos informações úteis e boas indicações de melhora/piora no investimento no esporte no Brasil.

    Responda
  6. César A C Sanchez

    EUA, maior economia, primeiro lugar, China, segunda maior economia, mas com um bilhão e duzentos milhões de pessoas, segundo lugar, Japão, terceira maior economia, terceiro lugar , Austrália, quarto lugar, fora da curva! Aliás, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia, países que têm muito em comum além do idioma, quantas medalhas juntos?

    Responda
  7. Wlander Kwasniewski

    É incrível como existem vários analistas de estudo "pronto" (tal qual utiliza-se na engenharia - engenheiro de "obra pronta"). Aqueles que não fizeram estudo nenhum e partem para desqualificar o que foi feito. É claro que há outras formas de analisar. Mas o estudo mostra uma perspectiva: Entre as nações que mais ganharam medalhas, o País que tem a menor renda per-capita é o Brasil. Ponto. Outras constatações requerem outros estudos.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      Análise sem parametrização e misturando temas, saiu da economia e performance, e entrou no tema de desempenho de gêneros, que em nenhum momento foi abordado na matéria: "O Brasil, tendo o oitavo PIB do mundo, é o vigésimo no quadro de medalhas, com desempenho pífio de homens. Ponto."

    2. César A C Sanchez

      O Brasil, tendo o oitavo PIB do mundo, é o vigésimo no quadro de medalhas, com desempenho pífio de homens. Ponto.

  8. sergio tamer

    A matéria tem razão de ser se compararmos o PIB dos países com o numero de medalhas obtidas. Mas utilizar o PIB per capita não faz muito sentido...

    Responda
  9. Ricardo Pérez

    Não perdi um minuto lendo algo que pretende usar o PBI para comparar. O famoso PBI diz que se você tem 2 frangos e eu não tenho nenhum temos um frango cada um.

    Responda
  10. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Não sei como alguém esperaria uma relação entre PIB por cápita e número de medalhas. Realmente, tentando comparar com a Granada foi longe demais: Granada tem pouco mais que cem mil habitantes (mais ou menos a população de Valinhos), foi aos jogos com uma delegação de 6 pessoas, 1/3 dos quais levou uma madalha. A República Dominicana tem uma população que é menor que o município de São Paulo, levaram 3 medalhas. Comparar com PIB total ao invés de per cápita faria bem mais sentido.

    Responda
  11. Luis Cuadrado Martin

    O PIB percapta deveria ser comparado com o número de medalhas percapta e não com o número absoluto de medalhas.

    Responda
  12. RENATO DE FARIA E SOUZA

    Poderiam fazer um ranking per capta por população, acho que seria o que melhor mostraria a importância do esporte na economia. Existe toda uma riqueza sendo desprezada a população não praticando múltiplos esportes.

    Responda
  13. Daniel Francisco

    Medalhas x Renda per cápita é mais uma curiosidade do que um indicador importante. A quantidade de jovens em um país vejo como mais importante. Imaginem querer que a Suíça tenha mais medalhas que o Brasil com menos de 10% da população daqui. Faltam atletas para isso mesmo que se tenha muito investimento.

    Responda
  14. Daniel Francisco

    Medalhas x Renda per cápita é mais uma curiosidade do que um indicador importante. A quantidade de jovens em um país vejo como mais importante. Imaginem querer que a Suíça tenha mais medalhas que o Brasil com menos de 10% da população daqui. Faltam atletas para isso mesmo que se tenha muito investimento.

    Responda
  15. bruno teixeira de carvalho

    Que reportagem mais sem sentido! Comparar a quantidade de medalhas por PIB per capitã não tem o mínimo sentido, visto que a população de cada país é totalmente diferente! O que deveríamos analisar é a quantidade de medalhas por habitantes! Esse número sim mostra o quanto estamos TOTALMENTE sem caminho no presente e um futuro sombrio! Esporte é educação! E nesse ranking de medalhas por habitantes estaríamos provavelmente em torno da posição 80! Triste, mas é o retrato do nosso país!!

    Responda
  16. Alexandre Cunha

    O pib do Brasil é uma incógnita, milhares de pequenos comerciantes e indústrias, não emitem nota fiscal, no interior do país nenhum posto de gasolina emite nota fiscal, os pequenos armazéns compram sem nota fiscal de diversas indústrias, fica difícil informar qual a realidade do país. Pode calcular pelas transações bancárias, mas assim mesmo é complicado.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      E quem lhe assegura que nos outros países é muito diferente disso? Como todo método de medida de universos desiguais, procura-se uma uniformidade e o menos pior

  17. José Luiz Gonçalves Júnior

    Faltou a CHina na comparação do pib per capita. Por quê?

    Responda
    1. augusto ferreira

      A segunda tabela responde sua dúvida.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.