Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giordano Moraes

    Do manual de como tornar ruim uma notícia boa.

    Responda
  2. Alexandre Cunha

    Menos pior e mais melhor é ótimo.

    Responda
  3. Wil Leon

    Sem chorumelas. Ganhamos apens 3. EUA 40, China 40, Japão 20, Australia 18.

    Responda
  4. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    PIB per capita é meio ficção. Diz que o Brasil é rico, mas a população é grande e pobre. Seria bom comparar investimento público, investimento privado, renda dos atletas, fração da população testada para o esporte, escolaridade, disponibilidade de treinador, etc. entre os 20 países.

    Responda
    1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

      E o Brasil, segundo o IBGE, não tem 216 milhões de pessoas

  5. Adelino Ricardo Jacintho Esparta

    Impressionante o malabarismo estatístico por puro ufanismo. Comparar o pib per capita com o total de medalhas? E comparar medalhas per capita com o pib total? Spoiler, informação pouco relevante também. Querem investir tempo em busca de informações realmente úteis? Que tal, além de medalhas ganhas, levantem o número total de 4as, 5as e 6as colocações no período? Aí sim teríamos informações úteis e boas indicações de melhora/piora no investimento no esporte no Brasil.

    Responda
  6. César A C Sanchez

    EUA, maior economia, primeiro lugar, China, segunda maior economia, mas com um bilhão e duzentos milhões de pessoas, segundo lugar, Japão, terceira maior economia, terceiro lugar , Austrália, quarto lugar, fora da curva! Aliás, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia, países que têm muito em comum além do idioma, quantas medalhas juntos?

    Responda
  7. Wlander Kwasniewski

    É incrível como existem vários analistas de estudo "pronto" (tal qual utiliza-se na engenharia - engenheiro de "obra pronta"). Aqueles que não fizeram estudo nenhum e partem para desqualificar o que foi feito. É claro que há outras formas de analisar. Mas o estudo mostra uma perspectiva: Entre as nações que mais ganharam medalhas, o País que tem a menor renda per-capita é o Brasil. Ponto. Outras constatações requerem outros estudos.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      Análise sem parametrização e misturando temas, saiu da economia e performance, e entrou no tema de desempenho de gêneros, que em nenhum momento foi abordado na matéria: "O Brasil, tendo o oitavo PIB do mundo, é o vigésimo no quadro de medalhas, com desempenho pífio de homens. Ponto."

    2. César A C Sanchez

      O Brasil, tendo o oitavo PIB do mundo, é o vigésimo no quadro de medalhas, com desempenho pífio de homens. Ponto.

  8. sergio tamer

    A matéria tem razão de ser se compararmos o PIB dos países com o numero de medalhas obtidas. Mas utilizar o PIB per capita não faz muito sentido...

    Responda
  9. Ricardo Pérez

    Não perdi um minuto lendo algo que pretende usar o PBI para comparar. O famoso PBI diz que se você tem 2 frangos e eu não tenho nenhum temos um frango cada um.

    Responda
  10. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Não sei como alguém esperaria uma relação entre PIB por cápita e número de medalhas. Realmente, tentando comparar com a Granada foi longe demais: Granada tem pouco mais que cem mil habitantes (mais ou menos a população de Valinhos), foi aos jogos com uma delegação de 6 pessoas, 1/3 dos quais levou uma madalha. A República Dominicana tem uma população que é menor que o município de São Paulo, levaram 3 medalhas. Comparar com PIB total ao invés de per cápita faria bem mais sentido.

    Responda
  11. Luis Cuadrado Martin

    O PIB percapta deveria ser comparado com o número de medalhas percapta e não com o número absoluto de medalhas.

    Responda
  12. RENATO DE FARIA E SOUZA

    Poderiam fazer um ranking per capta por população, acho que seria o que melhor mostraria a importância do esporte na economia. Existe toda uma riqueza sendo desprezada a população não praticando múltiplos esportes.

    Responda
  13. Daniel Francisco

    Medalhas x Renda per cápita é mais uma curiosidade do que um indicador importante. A quantidade de jovens em um país vejo como mais importante. Imaginem querer que a Suíça tenha mais medalhas que o Brasil com menos de 10% da população daqui. Faltam atletas para isso mesmo que se tenha muito investimento.

    Responda
  14. Daniel Francisco

    Medalhas x Renda per cápita é mais uma curiosidade do que um indicador importante. A quantidade de jovens em um país vejo como mais importante. Imaginem querer que a Suíça tenha mais medalhas que o Brasil com menos de 10% da população daqui. Faltam atletas para isso mesmo que se tenha muito investimento.

    Responda
  15. bruno teixeira de carvalho

    Que reportagem mais sem sentido! Comparar a quantidade de medalhas por PIB per capitã não tem o mínimo sentido, visto que a população de cada país é totalmente diferente! O que deveríamos analisar é a quantidade de medalhas por habitantes! Esse número sim mostra o quanto estamos TOTALMENTE sem caminho no presente e um futuro sombrio! Esporte é educação! E nesse ranking de medalhas por habitantes estaríamos provavelmente em torno da posição 80! Triste, mas é o retrato do nosso país!!

    Responda
  16. Alexandre Cunha

    O pib do Brasil é uma incógnita, milhares de pequenos comerciantes e indústrias, não emitem nota fiscal, no interior do país nenhum posto de gasolina emite nota fiscal, os pequenos armazéns compram sem nota fiscal de diversas indústrias, fica difícil informar qual a realidade do país. Pode calcular pelas transações bancárias, mas assim mesmo é complicado.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      E quem lhe assegura que nos outros países é muito diferente disso? Como todo método de medida de universos desiguais, procura-se uma uniformidade e o menos pior

  17. José Luiz Gonçalves Júnior

    Faltou a CHina na comparação do pib per capita. Por quê?

    Responda
    1. augusto ferreira

      A segunda tabela responde sua dúvida.