Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Carneiro da Rocha

    Uhum, vamos esperar a reação dos generais Átomo e Inverno este não é um filme bonito.

    Responda
  2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Viva a heroica resistência do povo ucraniano.

    Responda
  3. Geraldo Ismael Bays

    Inacreditável essa insanidade acontecer nos dias de hoje. O ser humano não deu certo. Fazer o que faz, e reclamar da retaliação. Doido.

    Responda
  4. Marcus Guedes

    Para ingles ver….

    Responda
  5. Rubens gonçalves

    Bla bla bla

    Responda
  6. Sam Duart

    Tantas mortes provocadas somente por capricho de um insano que não quer se desapegar do passado. Acredito que essa recorrente fragilidade das forças russas demonstra cidadãos que não vêem sentido nessa guerra e não estão nem um pouco dispostos a matar para satisfazer a ambição de um tirano. A ruína de Putin virá de seu próprio lar.

    Responda
  7. Peter Janos Wechsler

    A União Soviética desmoronou principalmente por causa da economia de estado ineficiente. A Rússia está sofrendo economicamente e haverá consequências ainda imprevisíveis. Certamente ela não tem potências econômicas a ajudando ao contrário da Ucrânia.

    Responda
  8. carlos uemoto

    Uma grande diferença caro amigo, o invasor agora é Rússia governado por um ditador a um país soberano e pacífico. A Ucrânia pode não vencer mas não pode se curvar diante de uma invasão covarde na ânsia de expandir o seu território que já é o maior do mundo. Um ditador homicida que está matando os próprios compatriotas.

    Responda
  9. Luis Nascentes

    Tadinha da Rússia, pobre vítima. Quietinha no seu cantinho, cuidando da sua vidinha e a Ucrânia malvadona chega e invade, mostrando o tanto que esse povo irmão da Rússia é bem mau. (Contém muita ironia, para quem não entende)

    Responda
  10. alex carvalho

    Os russos são tão bonzinhos! Invadem, destroem, explodem hackeam mas só os outros.

    Responda
  11. alex carvalho

    Ahh Certeza que a Rússia não usou todo seu estoque de armas químicas w não violentou os cidadãos ukranianos!

    Responda
  12. Nicola Bartolomeu

    Se essa guerra fosse realmente contra a Otan, como militante repetidor de propaganda gosta de insistir, a Rússia já teria se rendido.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Com certeza porque o putin não é hetero.

  13. Ygor Aragão

    Os russos possuem forças a nível de brigada - além de uma porção de conscritos inexperientes em combate - em Kursk no momento. Este "mosaico" impede a consolidação de uma estrutura de comando e controle dificultando maior coordenação entre as forças russas. A tendência é que eles transfiram batalhões de Kherson e do Donbass/Lugansk, já experientes, pois o avanço ucraniano pode pôr em cheque suas linhas logísticas devido ao alcance da artilharia MRLS minando o avanço russo ao sul.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Sabe tudo de conflitos

  14. Paulo Gallo

    Napoleão tentou e foi derrotado; Hitler tentou e foi derrotado; não vai ser um ex-comediante de sitcom da tv ucraniana que vai vencer a Rússia numa guerra!? Menos, Folha! A Rússia é uma máquina de guerra!

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      # Samuca

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Solução, vc e eu sabemos que Rússia não faz guerra somente contra a Ucrânia, seja mais honesto ou intelectual.

    3. Nicola Bartolomeu

      É muito engraçado a noção que leigo tem da História, deve ser um tipo de religião na cabeça dessa gente. A Rússia foi invadida, isso é um fato, não é porque a folha acha ou quer. A Rússia já passou várias vergonhas contra um país 10 vezes menor, também fora de discussão. A Rússia já foi invadida, com sucesso, no passado, mas nem por isso será todas as vezes. Quem prevê o futuro é golpista, não historiador.

  15. José Cardoso

    É um choque psicológico ter seu território invadido. Mesmo que militarmente não faça muita diferença, dado o tamanho da Rússia.

    Responda
  16. Sabrina Rossi de Oliveira

    Texto mal escrito, repleto de erros de concordância. Claramente não foi revisado antes de ser publicado, o que denota a queda da qualidade editorial da Folha.

    Responda
  17. JULIANO OLIVETTE

    Bom, você aponta que a euforia foi momentânea por não deslocar as tropas de Moscou de outras frentes. Isso é uma meia verdade, afinal existem deslocamentos, além de que os ucranianos seguem ampliando a invasão, ou seja, o problema de Putin só aumenta. Putin pode se dar ao luxo de a ucrânia manter 700 km² de seu território?? Acho que não, além de que a atual investida vai ser seguida de outros atos, em outras frentes.

    Responda
  18. Johel Souza

    Porque a Rússia não usa seus “fantásticos ultramodernos” tanques Armata e seus “fantásticos ultramodernos” mísseis hipersônicos?? Ou eles só servem para desfilar na Praça Vermelha?

    Responda
  19. Jorge Severo

    Primeiro foram os mísseis antitanque Jevelin, depois os Bradley, Leopard e Abrams; agora são os F-16 e a "invasão" da Rússia. Anota aí: voo da galinha.

    Responda