Alvaro Costa e Silva > O fogo xenofóbico contra brasileiros em Portugal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ha uma teoria sobre desenvolvimento economico, defendida por muitos sociologos, ntre os quais Luis AguiarCosta Pinto, saudoso mestre da FACE UB, morto no exilio no Canada, chamada hipotese de Hagen.a qual aponta os emigrantes, bem assim os migrantes, como principais indutores do progresso, por sua vontade e resiliencia aos percalcos da existencia, imbuidos da necessidade de se destacar na sociedade nova a que almejam pertencer.
Seria cômico se não fosse trágico, um imigrante que apoia um partido anti imigração. Sendo daqui a gente já sabe de que estirpe é, inclusive o uniforme que vestiria...
No municÃpio de São Paulo cabe a população inteira de Portugal e mais um quinto, se precisar. É medo. Melhor manter os brasileiros longe da terrinha, vai que resolvem tomar conta de tudo, e aÃ?
É preciso se integrar à cultura local. Eu por exemplo, quando fui a Portugal a passeio no ano passado, levei umas camisetas brancas sem manga, que são usuais entre os nativos...
Ao fim e ao cabo, quem emigra, quem sai da sua terra, tem que aprender a arte do bem viver. O bem viver inclui respeitar e se fazer respeitado, oferecer antes de exigir, amar antes de ser amado. Todos os nossos antepassados (os portugas, os galegos, os japas, os italianos, os turcos, etc), quando saÃram de suas terras tiveram que se adaptar para sobreviver e prosperar! E assim será com todos aqueles que necessitarem emigrar para viverem melhor onde quer que seja, e isto é desde a antiguidade.
A questão da lÃngua é fácil de resolver. É só o Brasil decretar que sua lÃngua oficial é o "brasileiro" que pronto, e o português será uma lÃngua insignificante. Quanto a brasileiras que "roubam" maridos, provavelmente é porque as brasileiras são mais bonitas. Conheço 7 paÃses europeus, e embora a origem da minha famÃlia seja portuguesa, não conheço Portugal até hoje por isso. Que se d*nem os portugas.
Perseguição aos mais humildes, isso sim. O brasileiro rico, que compra apartamento ou investe, vive como quer, não é Zuca nem tem Zica. Parabéns ao colunista Alvaro, que se é Costa e leva o Silva, belo Tuga deve ser.
Isso é o reflexo da decadência.
Ah, esqueci das "ladras de marido": a troco de quê? Há tugas tão bonitas quanto nossas moçoilas, não entendo porque toda essa meda. É bem verdade que depois dos 3O, pode haver alguma mutação: por vezes bigodinhos, por vezes uma expansão multidimensional - sem paranormalidade alguma, expandem-se nas dimensões lateral e fronto-distal. Engordam, em *bom português*. E às vezes, em mau, "ambas as duas" coisas; tal português pode ser "mal", mas é melhor do que a Tuga Mutante. Hahahahah!
Sêo Ãrvo, carÃssimo, que coisa... Quem sabe isso dá uma aliviada para o pessoal da Ãfrica? Nos tempos que morei em Portugal, africano preto de ex-colônia, Virgem SantÃssima, levava bem mais paulada do que nós, Brazucas. Aliás, esse papo de que "não falamos português" é pura viadeiragem, porque entendem-nos perfeitamente, fruto das novelas da Globo que passam por lá e Tuga nenhum reclama, pelo contrário, são cosmicamente melhores do que as produções locais. Nós é que não os entendemos, à s vezes.
Como eu não pretendo ir morar em Portugal, quero mais é que caia um meteoro por lá do tipo que exterminou os dinossauros...
Isso, iguale-se. Ajuda bem.
Em Portugal, como na Italia, existe o preconceito com a ignorancia e falta de educação de alguns brazucas que não se integram à comunidade local. Mas, em qualquer discussão, quando faltar motivos, lembra-se da nacionalidade e o status de imigrante. Nada diferente do paraiba no RJ ou o nordestino em SP e sul do Brasil.
Discordo veementemente, até porque conheço os dois paÃses bem. Os italianos consideram os brasileiros terzo mondo e os piores deles (dos italianos) vão ao rio fazer turismo sexual. E nem turismo honesto, com profissionais. Enganam moças pobres fingindo namoros. Em resumo, seu comentário é preconceito mesmo.
Poi Zé, Wil, mas nos três casos - Tuga, Carioca e Paulista - nada disso advém especificamente da ignorância ou grosseria do forasteiro, senão dos próprios habitantes locais. O preconceito não precisa (e usualmente não a tem), absolutamente, de qualquer sustentação empÃrica: simplesmente existe, "cai do céu", como um erro de fabricação. Ah, faltou a Itália, da qual só conheço aeroportos, mas não creio que os carcamanos sejam diferentes do resto da humanidade.
Pergunte aos brasileiros que lá estão se querem retornar ao Brasil? Pergunte aos artistas que foram prá lá se querem retornar? A resta é não. Aliás é o PaÃs que tem mais procura nos últimos 12 meses
Depende, o cara que foi para lá é porque era um ferrado. Eu, te garanto, não troco Brasil por Portugal por nada.
Se for para morar em barraca é melhor ficar no Brasil O paÃs melhorou com a saÃda do genocida .
Se está lascado, fica onde está, aqui ou lá... Se tem 60 mil morador de rua em São Paulo, que diferença faz se há brasileiro morador de rua no Brasil ou em qualquer outro pais?
Quando vou a algum lugar e sinto maus tratos, retorno às minhas origens, meu canto. Que cada um cuide do que é seu e viva no modo e lugar que lhe convier.
Eu nunca morei fora do Brasil, más vivo pisando em ovos com vizinhos da direita e da esquerda na minha rua, mesmo não incomodando ninguém! O fato de ter nascido, parece já incomodar...
Portugal é a rocinha da Europa. Com uma diferença: não há violência, fato que por si só já justifica a saÃda do Brasil, paÃs entregue ao crime(já yo vendo um esquerdete comentar delÃrios sobre meu comentário). O problema é ir ilegal.
Quem disse que não há crimes em Portugal.Pesquise antes de comentar
Quem disse que não há violência em Portugal.Pesquise antes de comentar ,e espalhar fakes
Posso dizer, com grade probabilidade de acerto que, quando surgem as dificuldades, o nativo imputa a culpa ao forasteiro.
E cada povo tem seu "forasteiro culpado" de predileção, em um certo momento do tempo, prezado Flavio: uns anos atrás, talvez até hoje, os Tugas imputavam criminalidade aos ciganos - coisa que, aliás, muitos anos atrás, ocorria aqui em Campinas, interior de São Paulo, onde havia uma comunidade cigana significativa. Nos 2OOO, fui roubado na esquina da SuÃça com a Alemanha; os culpados, na ocasião - dito pelo delega que me atendeu - eram os Turcos. Eu, nem vi: era um craque, me limpou na categoria.
Tudo isto é muito triste. O mundo é triste. A humanidade é triste. Ficarei com as maravilhosas lembranças de meus amigos portugueses quando frequentava Oporto na década de noventa.
O imigrante ilegal deveria voltar ao Brasil de onde não convinha ter saÃdo. E os que estão legalizados - mas incomodados com a onda de xenofobia que cresce na mesma proporção do fluxo imigratório e jamais terminará - têm a opção de também retornar ao Brasil...
Sérgio, prezado, preconceitos e xenofobia mudam com o tempo: vêm, vão, aumentam, mudam de direção, diminuem, são fenômenos sociais dinâmicos. Agora, pode ser péssimo ficar 1O anos sendo alvo de preconceito até que a coisa mude, devo reconhecer. Uma criança, então, pode ter a vida comprometida.
Somos discriminado por aqui também! Eu já fui humilhado por motorista de ônibus aqui, só por exercer a gratuidade que tenho direito.
Moro há 2 anos em Portugal e nunca neste perÃodo presenciei qualquer situação de xenofobia. Muito pelo contrário, fomos muitÃssimo bem recebidos pelos portugueses, povo muito educado e respeitoso. Adoram nossa culinária, música e cultura e sempre mostram-se muito curiosos e desejosos de ir ao nosso Nordeste. Fizemos bons amigos portugueses e também nossas filhas. É mesmo o povo mais parecido conosco. Mas como notÃcias boa não vende jornal, só se fala da xenofobia, que não é a regraÂ…
Fico admirado com isso! Nunca fui a Portugal, mas leio jornais portugueses todos os dias,sou assinante de alguns, vejo canais lusos no you-tube, leio os comentários deles nos jornais e no you-tube e sinto esse preconceito ou uma má vontade generalizada contra os “zucas” e com respeito ao Brasil como um todo! Recentemente houve por lá uma notÃcia da venda pela Embraer de um avião a Portugal ! O q disseram foi de impressionar ! E Sem saber nada sobre a empresa!
MarÃlia, qual sua área profissional? Sabemos que a xenofobia costuma ser mais explÃcita ou flagrante vinda dos mais pobres e menos escolarizados contra seus semelhantes.
O que vi em Portugal não é muito diferente do que vejo, diariamente, no Brasil, infelizmente ! Sob outra ótica, alguns que são acostumados a jogar pedras aqui na Terrabrasilis, levam pedradas em terras lusitanas !
A extrema direita é um problema mundial, já tivemos nosso monstro racista por aqui, apoiado por muitos. A extrema direita é fomentada pela elite financeira, que depois de tanto neoliberalismo e pobreza gerados, precisam criar uma cortina de fumaça para que a sociedade não perceba que pouquÃssimas pessoas, mega bilionários, estão ficando com tudo. Grande mÃdia e fakes news levam pessoas pouco sábias a pensar que os outros são o problema, seja via xenofobia ou racismo.
Eu trabalho com turismo e cada vez mais desestimulo meus clientes a irem a Portugal. Como ir a um lugar que desprezam nossos irmãos e nos tratam mal?????
Os paÃses do sudoeste asiático são excelentes para turismo. As pessoas são educadas e gentis e tudo é muito mais barato. Europa só pra conexão e ainda assim se for possÃvel prefiro outras rotas.
Tratam mal até turistas brasileiros, que lá gastam muito euro.
melhor conhecer o interior de GO, a serra de SC, os pampas do RS, o litoral da BA
Esse é um mero problema de fÃsica . consegue-se colocar quinhentos mil brasileiros nos States, mas não se consegue fazê-lo no minúsculo Portugal .
Eu sinto que o governo brasileiro ignora este assunto, assim como a diplomacia brasileira que deveria nos apoiar em Portugal. Não temos uma canal oficial de comunicação, o portal de denúncias foi desativado, a AIMA está descontrolada e a polÃcia recusa-se a investigar os crimes de violência e xenofobia contra a comunidade brasileira. As relações diplomáticas entre os dois paÃses deve ser preservada, mas Portugal não pode tratar mal a comunidade brasileira, com todos assistindo em silêncio.
A extrema direita não é um problema português, já tivemos nosso monstro racista por aqui, apoiado por muitos. A extrema direita é fomentada pela elite financeira, que depois de tanto neoliberalismo e pobresa gerados, precisam criar uma cortina de fumaça para que a sociedade não perceba que pouquÃssimas pessoas estão ficando com tudo, com isto, pessoas menos favorecidas intelectualmente ou de péssimo caráter, são levadas a pensar que os outros são o problema, seja com xenofobia ou racismo.
Para resolver esse problema, basta fazer um "acordo". Portugal expulsa todos brasileiros e o brasil deporta todos os portugueses. Ficamos quites
Boa... Com a devolução do outro roubado daqui e com a ressureição dos Ãndios e negros, assassinados por eles durante séculos de dominação portuguesa...
Por favor devolvam o ouro e as pedras preciosas que 'levaram" do Brasil. Feito isso, nenhum brasileiro ficará em Portugal.
Olha ,aqui no Brasil a única coisa boa que temos é nossa hospitalidade. Então ,hoje temos muito orgulho de nosso Brasil,temos muito orgulho também de sermos o maior pais com italiano,japonês,e português fora de suas nações.
Eu entendo o lado dos portugueses, não concordo, mas entendo. O pequeno paÃs deles foi invadido, mais de 400.000 brasileiros oficialmente, mas o número decerto é maior. Significa mais pressão no sistema de saúde, trânsito, um enorme número de desabrigados, aumento da criminalidade. Portugal hoje é o que foi os EUA nos anos 90, o sonho americano, onde engenheiros brasileiros saÃam daqui para ganhar mais como garçons lá fora. É uma bolha, e estorou.
Marina e Wilson, o contexto histórico é completamente diferente.
O governo português ou seus cidadãos não tem razão nenhuma para se queixar, no passado invadiram o Brasil, diversos reinos africanos e até regiões da Ãndia ( Goa) e China ( Macau) e exploraram essas colônias por séculos.
Achei interessante o senhor utilizar o termo "invadidos" em seu comentário; pois foi justamente isto que os portugueses fizeram com suas caravelas nos séculos XV e posteriores em todas as outras culturas que "visitaram". Eliminação da liderança e cultura regional, escravidão, desenvolvimento quase-zero, cidades apenas para o benefÃcio dos da "terrinha". A exceção foi o Japão, que os expulsou pela lâmina da Kataná. Não existem japoneses sendo humilhados e escorraçados de Portugal. Por que será?
O Brasil decadas atras abriu totalmente as portas para imigraçoes europeias. Vieram espanhóis, italianos entre outras dezenas de paises que enviaram para cá pessoas uqe queriam trabalho e uma nova vida. Os italianos influenciaram muito as comunidades para as quais foram. Os alemães fizeram um novo Sul. Os espanhois montaram negócios e influenciaram muitos bairros também. O que o Brasil ganhou com a imigração portuguesa? Nada!!!!!!!!!
A herança dos portugueses nesta terra é só arquitetura cafona, inferior e a desordem urbana.
Ganhou sim, aprendemos a gostar de bacalhau, que eu gosto muito, e os portugueses aprenderam isso com os noruegueses.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > O fogo xenofóbico contra brasileiros em Portugal Voltar
Comente este texto