Juliano Spyer > Jesus + Olimpíadas = medalhas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Exemplo de texto influenciado pelo viés da confirmação. Se fosse de um islamita, o viés da confirmação apontaria para o quê?
Por Deus do céu! Não é possÃvel que alguém - de boa-fé e de boa fé - advogue uma tese dessas!
Jesus deu 91 medalhas pra os chineses, sendo 40 de ouro. Parece que ele não gosta de conversa mole e lenga-lenga com citações da BÃblia incluindo cobrança do dÃzimo. Pelo jeito, ÊLE prefere as polÃticas eficazes que reduzem realmente a fome, a pobreza e as doenças.
Acredito em Jesus, mas os chineses que ganharam mais de 40 medalhas de ouro não acreditam.
Leandro, nem vou mais comentar,mpois você matou a pau.
Se fosse verdade, Vaticano seria recordista de medalhas olÃmpicas. Há.
[Saco de sençura folhomática! Juliano, não sei quando vão liberar meu comentário, mas faço a indicação de um professor da Unesp de Rio Claro que você deveria procurar. Ele tem muita publicação em psicologia do esporte, aliás, é excelente acadêmico e ótima pessoa]
Meu carro Juliano, não vou repetir aqui os argumentos que, semana passada, já trouxe em um comentário. Eu sugiro que você procure publicações, na área de psicologia do esporte, do modelo da psicologia social cognitiva. Há um professor na UNESP de Rio Claro, Roberto "alguma coisa" - que vergonha esquecer o nome de uma pessoa super bacana, tô ficando gagá - que trabalha dentro dessa perspectiva. A social cognitiva tem uma análise do papel das auto-crenças que é utilÃssima nessa compreensão.
E mais, Jesus Cristo preocupar-se-ia certamente com meninas de 10 a 13 anos de idade , vitimas de abuso e estupro, sendo obrigadas a manter gestações indesejadas, porque fundamentalistas como o senhor Spyer negam-lhes o direito previsto em lei, de interromper essas gestações, oriundas de crime! Como bem disse o teólogo católico Hans Kung, religião não pode se tornar um fardo para o cidadão!,
Esse Spyer supera-se, a cada artigo, na bobajada fundamentalista que apregoa...Jesus Cristo, certamente, se visse a esculhambação geral em que este triste PaÃs está mergulhado, estaria mais preocupado com a miséria , estupidez , ignorância e intolerância generalizadas... estaria certamente mais preocupado com a quantidade imensa de pastores enganadores e estelionatários , mercadores da fé, a explorar a credulidade de ingênuos e miseráveis, deles sugando recursos valiosos!
Agora vem a teologia da prosperidade atlética.....qual será a próxima?
E se for verdade, que os paÃses do norte europeu são mais desenvolvidos e bem sucedidos por serem de maioria ateÃsta? E o artigo, divulgado na folha, que Marte pode abrigar vida, e água para cobrir o planeta, será que foi feita por alguma Igreja Evangélica ou algum crente?
Fanatismo+ extremismo= Horror Horror Horror
Em comum têm a alienação sobre as coisas mundanas. Obviamente que as pessoas têm o direito de professar a sua fé, qualquer que seja. Mas já tivemos exemplo de esportistas comprometidos com o mundo em que vivem, como muitos americanos que ergueram seu punho cerrado para lutar contra o racismo. Que em comum têm uma causa que reflete nas pessoas do mundo todo, independente de qual religião seguem. Citar salmo da bÃblia, alcorão etc é triste demais e sem sentido em um evento global e diverso.
A correlação com o PIB é bem mais evidente. É só observar a lista dos paÃses que lideram o ranking das medalhas. É preciso um certo cuidado na correlação com a religião. Como a grande maioria da população brasileira é cristã, não é surpresa se a maioria dos medalhados também o for. O que seria surpreendente é se a maioria dos atletas de sucesso fosse por exemplo budista.
Marcos, a grande maioria dos presidiários também são cristãos.
EUA mas também China, Austrália, mas também Japão, França mas também Coreia. A correlação com a riqueza parece bem mais evidente que com a religião.
o pais lÃder no ranking das medalhas foram os EUA e os States são pais majoritariamente cristão . Não há como discordar disso !
Um certo Governador de uma cidade do Nordeste, dito progressista, diz que vai colocar BÃblias (Provavelmente evangélicas), em todas as escolas públicas do Estado. Todo polÃtico agora, quer um evangélico pra chamar de seu. Isso cansa!
Lugar de BÃblias é na casa de cada um e não nas escolas .
Embora seja ateu, compreendo o ponto levantado pelo autor. A ética protestante está relacionada à disciplina e saúde, da mesma forma que a ética oriental da honra e disciplina (Japão e China são medalhistas de mão cheia). E o mesmo resultado também pode ser atingido quando o paÃs vive uma cultura do esporte amplamente arraigada, tal como o caso da Austrália, que possui o maior número de medalhas per capita, onde a prática de esportes é difundido. Ou seja, não é deus, é o homem disciplinado.
A igreja é o único lazer mais perto da realidade de um atleta que viveu a vida toda privado de cultura plural. Vamos transferir isto para o Sócrates e o Ra� Qual a chances deles se tornarem evangélicos? É cada alienação, viu? O esporte de alto rendimento já é alienante, junta com a Igreja, pqp,...ninguém merece.
Os atletas ateus da China, com suas 40 medalhas de ouro, podem discordar dessa matéria.
Ser cristão, como o próprio nome diz, é ser cristão, não só evangélico como o autor quer impor. Esse barulho que o evangélico faz é chato!
A fo lha na era do Ilumi nismo: mercado financeiro e neopentecostais.
Será que para o autor os católicos não são cristãos?
É mesmo oportuno associar religião e performance esportiva justo nos Jogos onde o rendimento do Brasil piorou?
Como disse um leitor semanas atrás, esta é "a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro". Continua mantendo o pódio!
Se é verdade que existe um Deus, esse Deus é feminino e, se chama mãe natureza, que fez homens fortes e outros menos forte, árvores gigante e, outras pequeninas, e no fim tudo se completa. O esporte na minha opinião, é uma forma sarcástica de se divertir. Um dia ganhamos, no outro perdemos e a sátira seguem em frente...
Sobre a matéria! Eu penso que a fé não ajuda ninguém em performance esportiva. Por exemplo, os chineses em sua maioria não são cristãos, e no entanto foram junto com o EUA, os campeões das olimpÃadas! O Brasil que seus atletas mais comemorou suas conquista agradecendo a Deus, ficou em vigésimo lugar! Por um lado isso é bom, pois se Deus existir, mostra que ele não privilegia ninguém. Os seres humanos ainda agem como no tempo dos gladiadores, que comemoram a morte dos mais fracos. Lamentável.
Quanta bobagem.
Não tenho nenhu,a simpatia por esse Juliano Spyer, desde que li um texto dele falando em literatura evangélica. Tomei um abuso desse cara desde então. Obs. No uso popular da minha terra, a expressão "tomar abuso" significa, detestar, ter ojeriza por algo ou alguém.
Fé com esporte tem nada a ver. Isso tudo é propaganda de correntes religiosas. Quando um cristão perde o jogo, ou não ganha medalha de ouro, foi Deus quem o prejudicou?
... Ponzi schemes + obreiros Cristãos= Riquezas???...
... a Folha Vai ficar bem mais rica do que foi/é com estas parcerias pentecostais com figurino de diversidade religiosas!!!...
Curioso q a china teve o mesmo número de medalhas q os EUA não acredita em jesus. E o Japão terceiro colocado idem. Q argumento incoerente desse colunista.
... Folha, a sugar-baby de sugar-daddies-pastores-pentecostais-cuckold!!!...
... sabia, pessoal, que quando pastores morrem e se tornam fantasmas e ficam em trânsito entre escritórios de contabilidade e de bancos e apartamentos das caixas de dinheiro vivo???...sabia também que ekes Ficam assombrando Estes lugares e nunca voltam aos templos de igrejas?...
... larwue de SER safado, Spyer!!!...
Coluna criacionista, que horror, trevas.
pare de ler então, eu heim
Sou ateu e já passei em vestibulares e concursos, não preciso de qualquer crença para alcançar as coisas, mas reconheço que a crença para certas pessoas pode significar um incentivo, nada contra, se serve para a pessoa lutar, é válido.
Padre Bertino, em Joinville, tem mais de oitenta anos, joga basquete três dias na semana e só arremessa bolas três pontos, com ótimo aproveitamento.(podem procurar videos dele no google) Mas não é invangéliko .
Mas o autor está falando de cristão, não de evangélicos.
Marcos, creio que uma visão do contexto vai mostrar que o autor se referencia a um cristianismo ativo. Infelizmente, muitos que se dizem católicos nesse paÃs desprezam as doutrinas cristãs. Com certeza esse padre entendeu bem a etica cristã de respeitar o templo do Espiriro Santo. por favor, não polimize nem crie preconceitos a toa.
Catolicismo é uma religião com origem cristã, não esqueça...
eu morro de rir dessa turma que aparece na TV, abre a BÃblia no meio e diz estar lendo êxodo ou Judas ! Na minha BÃblia, abrindo no meio eu chego em Salmos ou Provérbios . ,
TS- V. conhece BÃblias onde Êxodo e Judas estão ne meio ?
Ops, essa pergunta era pra ser feita em outra mensagem sua, mas não sabia dessa história que você está contando.
Você não é luterano?
Na medicina, milhares de estudos cientÃfico rigorosos já mostraram a forte correlação positiva entre vida religiosa e saúde. Logo vão também surgir estudos, se já não existem, estudando a correlação entre vida religiosa e desempenho esportivo. Os estudos sobre espiritualidade e Saúde se tornaram um campo bem consolidado da ciência
Em geral os estudam apontam que a espiritualidade, seja qual for, age como um placebo.
como sempre, texto ridÃculo ! o que é ser cristão ? usar a BÃblia como desodorante, sempre debaixo do braço ? Minha BÃblia fica aqui na minha estante E com certeza já foi mais lida que a de muitos pseudo cristãos que andam por ai com ela debaixo do braço
Nao entendo isso. Não lê o texto, nem sequer examina o contexto e depois quer o que? likes da maioria que não professa e as vezes od 31a o cristianismo? Isso é meio doentio.
Esse é o cara, vai pro céu com certeza...
Sou ateu e achei interessante a perspectiva. Para aqueles que comentaram sobre o êxito dos chineses nas OlimpÃadas, é óbvio que o interesse do colunista aqui na Folha é abrir olhos para o que os protestantes brasileiros pensam, e não o que os ateistas de outro paÃs do outro lado do mundo
Se o João soubesse o que isento significa, saberia que esse comentário não é nada isento.
Gosto de ler comentários assim: sensatos, isentos e inteligentes. parabéns!
A Austrália, pelo número de habitantes, como sugere a atflma, foi a melhor.
Concordo. Um paÃs com um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes ganha noventa e uma medalhas e o paÃs de trezentos e trinta milhões de habitantes ganha cento e vinte e seis. Não acho esse "score" um grande feito da China, pelo contrário.
Que texto pavoroso. Não tem nada de ciência, só proselitismo. O colunismo da folha é a pura flor da decadência
Atletas chineses ateus +Olimpiadas=40 medalhas de ouro e tantas outras de prata e bronze!
Todos atletas da China são ateus? Se é assim: atletas os USA (maioria cristãos de várias profissões d efé) = 40 medalhas de ouro, 86 de prata e bronze, ganharam da China... Ciência pura, ou melhor, matemática simples.
Pais com 2 bilhões de habitantes (nem todos ateus, mas a maioria sim) = China = Governo aut 0cr4 t4 = 90 medalhas. Pais com 300 milhões de habitantes (nem todos cristãos, mas a maioria sim) = EUA = Governo democr4ta = 126 medalhas. Se vamos comparar, vamos utilizar as mesmas dimensões de medida.
PQP é a folha de Jesus, antiga de SP, dar uma coluna para isso, tá explicado porque mandaram Jânio de Freitas embora.
Tá precisando fazer tratamento para miopia.
claro, havia os 40 ouros da china foi por causa do cristianismo.
Os 40 ouros dos EUA, com mais 86 medalhas de lá foram? Todos atletas chineses são ateus???
Que paspalho!!
Que artigo mais frouxo e sem nexo. Esse Juliano é um fanático.
Pobre JesusÂ…
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Jesus + Olimpíadas = medalhas? Voltar
Comente este texto