Tati Bernardi > E você achando que só estava transando Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Galdino Formiga

    Psicanálise tem muito de imaginação.

    Responda
  2. André Costantin

    Bueno, se é para atalhar o assunto, toda coisa nunca é apenas a coisa em si (é atravessada pelos sentidos que lhe conferimos); então é claro que sexo não é apenas sexo. (em consultório de Bagé é bem menos complicado entender isso!)

    Responda
  3. FRANCISCO PUCCI

    A Psicanálise se torna cada vez mais uma inutilidade cômica.

    Responda
    1. Antônio Rosa Bellas

      Só para quem não tem potência mental suficiente para elaborar questões....

    2. gustavo herter

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Para os homens, o sexo é fálico. Há um pinto, pintão, no meio de tudo, no mio do mundo. Como uma grande espada de Arthur, enfiada numa pedra. Ou pendurada num fio de pentelho, acima de sua cabeça. Para as mulheres, o sexo é o grande vazio do afeto. Seres superiores, por isso, incompreensíveis?

    Responda
  5. MILTON DOLL

    Bah ! Antigamente era menos complicado. Sexo era apenas ( ? ) sexo, um comércio de secreções, como se isso fosse pouco...

    Responda
  6. Ricardo Botto

    "Sexo é um intercâmbio de líquidos, de fluidos, de saliva, hálito e cheiros fortes, "hurina", sêmen, "h-erda", suor, micróbios, bactérias. Ou não é. Se é só ternura e espiritualidade etérea, se reduz a uma paródia estéril do que poderia ser. Nada".(Pedro Juan Gutierrez - Trilogia Suja de Havana)

    Responda
    1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

      Caro Ricardo muito boa essa sua lembrança, li esse livro,que me pareceu excelente. abs

  7. José Cardoso

    Uma metáfora entre outras: sexo é como eletricidade, e o ato sexual é como uma faísca elétrica. Mas evidentemente nossos aparelhos elétricos não funcionam na base de faíscas. Na verdade elas são indesejadas nos circuitos. A onipresença da sexualidade na psicanálise pode ser melhor entendida nessa metáfora.

    Responda
  8. Cida Sepulveda

    Excelente. Não tem sexo pelo sexo. Tem fantasias, carências, desejos, etc. Somos seres culturais. O instinto é um dos nossos aspectos existenciais.

    Responda
  9. joão moreira

    Nem tudo em uma relação sexual tem uma conotação ou outra coisa qualquer que fica escondida no subconsciente. Isto é coisa, na maioria das vezes, de pessoas que cresceram com culpas cristãs ou sofreram algum tipo de violência numa fase da infância que ainda conseguem se lembrar. Em outras palavras: nem todo mundo acha que um charuto é um objeto fálico. A diferença é que, para pessoas que p, dá para vender livros e terapias as mais diversas. Para a maioria, sexo é apenas uma boa velha ph.....da!!

    Responda
  10. VOLNIR PONTES JUNIOR

    Estamos em 2024 e vejo que muitas pessoas ainda tratam o sexo como tabu, como sendo algo feio, nojento, pecaminoso - mesmo que essas pessoas não tenham sido abusadas, ou seja, tenham algum tipo de trauma sexual. Uma pizza, mesmo fria, pode ser deliciosa - depende da tua fome, depende do que você quer naquele momento. Já um banquete, quando você está passando por problemas terríveis, não irá lhe agradar. Sexo é sexo. Relaxe e goze.

    Responda
  11. Armando Moura

    a liberdade sexual da mulher não foi para sexodrivers, foi para ela dizer não e, ser a efetiva dona de sua liberdade e de seu corpo. A mulher tem que se dá o valor. Ninguém compra o carro usado para testes driver, fica ali por um bom tempo para os funcionários usarem e são vendidos com fortes descontos. Quanto mais sexodrivers maior a probabilidade de passar madrugadas sozinhas pela rejeição da visão misogena de que são tão publicas quanto aquelas que cobram.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Pelo visto você não entendeu nada mesmo. Não foi para o que você quer, foi para o que elas quiserem, com quem quiserem, a hora que quiserem, como quiserem, com quantos quiserem. É isso que assusta tantos machos fracos e inseguros. Espero ter te economizado algumas centenas de sessões de terapia.

    2. Hélio Barbosa

      Isso vale também para homens com muitos quilômetros rodados?

    3. Armando Moura

      o de baixo, o que estou afirmando e que mulher não deve confundir liberdade sexual com liberalidade sexual, porque isto a faz mergulhar no mundo machista. O parceiro masculino não vai caminhar com uma mulher que faz sexo a varejo com outros, apenas vai usar a oportunidade para se divertir também. Nesta aritmética só a mulher perde. A liberdade é para ela ser seletiva e não submissa.

    4. Ruth Brustolin

      Comentário machista e analfabeto.

    5. CELSO RIBAS

      Tentando achar algum sentido nesse seu comentário...

  12. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Sim , esse é o significado do sexo para as mulheres (respeitadas as exceções). Mas para o homem sexo é simplesmente sexo e ponto final, liberação de hormônios que os instigam diariamente, em maior ou menor grau (respeitados as exceções). É importante que as mulheres, homens e psicólogos entendam isso, somos biologicamente diferentes e ponto final.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO MARTINS

      Prezada Maria, eu ressaltei a palavra exceção, mais de uma vez por sinal. Minha abordagem é para entendermos a regra geral desse processo. Vide por exemplo a quantidade de assediadores e abusadores, quantos são do sexo feminimo? Ou em uma analise mais lúdica e ao mesmo tempo direta, na vida de um casal quantas vezes o homem faz sexo só para agradar as necessidades de sua parceira? Acho que o contrário é bem mais frequente, não? Reforço a importancia de homens e mulheres entenderem as dif biologi

    2. Maria Lopes

      Parece que vossa senhoria esqueceu que o autor do livro resenhado é um, veja só, homem. Seu fosse uma psi diria que é defesa e negação. Será?

  13. Erica Luciana de Souza Silva

    Não é baboseira, não. E acho q ajuda tb a pensar nos casos de traição.

    Responda
  14. Luciano Ferreira Gabriel

    Achei todo o artigo e breve resenha do livro super interessantes! Entretanto, na minha modesta opinião, ressalto que toda a análise está muito mais potencialmente vinculada a um roteiro de filme com provocações inteligentes, analogias improváveis, sarcasmos diversos com pitadas de críticas ao machismo e a misoginia, do que para alguma análise científica ou mesmo pergunta fundamental que pudesse orientar alguma corrente da psicologia baseada em evidências.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Quero dizer: não importa qual teoria se usa para abordar os fatos, o que permanece são estes. Neste ponto se vê o acerto da revisão proposta pelo lacaniano mencionado.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Se o livro ou filme é instigante e interessante, então já tocou em algo humano, que vai além da superfície.

  15. Pedro Luis S C Rodrigues

    Baboseira psicanalitica

    Responda
    1. Maria Lopes

      Sei.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.