Mundo > Putin contra-ataca no sul da Rússia; Kiev descarta ocupação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A incursão ucraniana na Rússia é um voo de galinha. É só esperar.
Aos torcedores distantes de guerra, repito as palavras do profeta do Nordeste, D. Helder Câmera, no memorável sermão da Missa dos Quilombos: Basta de guerras! O mundo precisa de paz.
D. Helder Câmara. O corretor do celular é dose.
Se os democratas norte americanos vencerem a eleição, com certeza os EUA entrarão nessa guerra! Mas,se Trump vencer, com certeza a guerra será extinta! É histórico a tendência do Tio Sam democrata em se envolver nas guerras!
Também é histórico que as guerras , na sua maioria, são deflagradas por ditadores ou algo parecido.
Luiz, nada justifica eu tomar o patrimônio de outrem a força. Então o ladrão tem o direito pois não deixaram ele ter dinheiro pra comprar... Ah ! Vc é pago pelo Putin? Ou é um robô?
Clair, na verdade foi bem mais tarde, em 1954, creio, quando Krushev, que era de origem ucraniana, transferiu a administração da Criméia da RSS da Rússia para a RSS da Ucrânia, o que, à época, era uma formalidade sem importância no contexto da URSS.
A Crimeia foi um presente da Russia à Ucrânia, quando esta entrou no grupo da União Sovietica,mas essa já estava reempossada!
...nem mesmo teriam perdido...
Sam, a sua simplificação é pueril, pior do que as feitas pelo Lula quando faz analogias com clubes de futebol... Na geopolÃtica há de se levar em conta o equilÃbrio de forças, como não criar um grande problema para um vizinho poderoso. Pense na Ucrânia neutra: os EUA não gostariam, mas não haveria guerra, mesmo teriam perdido a Criméia. Mas para quem acredita que o Putin age por maldade e faz tudo para expandir o território da Rússia, este argumento não deve mesmo fazer sentido.
Luiz Candido. Quer dizer que um dia vc sendo independente querer entrar para o time de futebol de seu bairro e seu vizinho não gosta desse time. Então seu vizinho terá o direito legÃtimo de invadir sua casa e expulsa-lo de lá só porquê não gosta do grupo que vc queria entrar?
Mário, a semi destruição da Ucrânia se deve à insistência da OTAN - entenda-se dos EUA - em se expandir até todas as fronteiras da Rússia, cercando-a completamente. Pense na base da Sebastopol abrigando a "frota americano do Mar Negro". Observe que em momento algum as expressões "cessar fogo", "tratado de paz" foram sequer admitidas: os EUA querem ir em frente enquanto houver ucranianos! Concordo que aturar o Trump é inconcebÃvel...
Mario! Eu falei em realidade,não sonho! A guerra do Vietnã perdurou até a saÃda do presidente Kennedy(Democrata) e entrar o presidente Nyxon(Republicano)!
Você topa que a guerra termine com uma Ucrânia semidestruÃda e gordos ganhos para Putin, um sujeito mafioso e autoritário? Mais ainda, daqui do Brasil você está torcendo para Trump, outro mafoso autoritário que já tentou dar golpe? Se for isso mesmo, qual é o problema na sua cabeça?
Quando Trump for eleito essa guerra contra o povo russo acaba. Os americanos não querem mais ser roubados pelos democratas que financiam Israel e Ucrânia.
Russos usurpadores de vidas e terras alheias!
Luis nessa sua lógica, se eu me sentir ameaçado pelo vizinho, vou lá e invado ele e tomo a casa dele! É uma boa desculpa pra usurpadores e mau caráter tomar o patrimônio a força...
Alex. Para que a OTAN foi criada? Para combater a "ameaça soviética", correto? A União Soviética acabou há trinta e quatro anos e toda a sua aliança estratégica foi desmantelada, correto? Mas a OTAN, que perdeu o sentido, continuou e se expandiu para todas as ex-republicas soviéticas no ocidente, exceto a Ucrânia, a bola da vez. A Rússia não tem razão de se sentir ameaçada?
Eu não achei nada no meu comentário! EUA e qualquer paÃs defende seus interesses e isso não significa tomar a força um pedaço da sua casa e dizer que foi por medo de ser atacado. Pelo amor de deus!
Alex, seu problema é achar que o domÃnio dos EUA seja algo tão natural e irrefutável quanto a circunferência do planeta... Os mencionados paÃses, cada um de uma forma e num determinado perÃodo, tiveram sua independência e autonomia ameaçadas pelos EUA. Para este paÃs, qualquer resistência significa uma "ameaça à paz mundial" e deve ser reprimida por sanções ou ações militares, o que sempre resulta em lucro, de uma forma ou de outra. E há quem acredite e defenda entusiasticamente!...
Pra vcs das ditas narrativas entre aspas, pensem , então de acordo com vcs a Rússia Venezuela e afins estão a serviço dos EUA na verdade? Vcs acreditam também que a circunferência do planeta também é uma narrativa?
É claro que eu sei, Mário, foi deste fato que eu tirei a ideia do meu post anterior, além da paranóia anticomunista que reinava à época. Hoje, temos a "sagrada luta pela democracia" que mira a Rússia, a Venezuela, o Irã e outros menos votados, sem absolutamente nenhuma preocupação em saber como cada situação chegou onde chegou, basta a narrativa da grande imprensa ocidental orientada pelos EUA.
Lembre-se Alex, que essa guerra começou quando a União Européia queria instalar mÃsseis na Ucrânia direcionados contra a Russia! Assim que começou a guerra, a UE se calou!
Borges provavelmente sabe que no dia primeiro de abril de 1964 havia um navio militar dos EUA pronto para intervir no Rio de Janeiro se os generais brasucas pedissem.
É isso aÃ, Alex! Vamos nos armar para impedir o iminente desembarque russo em Copacabana! Melhor: vamos convidar os EUA para ocupar toda a costa brasileira - com permissão para explorar seus recursos, é claro - para termos nossa proteção garantida!
Que acabem logo com essas guerras insanas , só pra alimentar a indústria armamentista , o povo paga
Um colega ponderou para mim que os ucranianos podem estar repetindo o movimento bem sucedido do general Patton nas Ardenas durante a II WW. Será? De qualquer modo, os ocidentais certamente atuam como consultores da ação. Força, Ucrânia!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Putin contra-ataca no sul da Rússia; Kiev descarta ocupação Voltar
Comente este texto