-
Ronaldo Gjuilherme Benvenga
A posição de Lula a respeito da Venezuela, é de um ridículo atroz. Sempre ouvi que ele era um político inteligente e sagaz...
-
Benedicto Ismael Dutra
A questão da renda obtida com os recursos naturais é algo meio rançoso, pois deveria trazer benefícios para a população local, mas o modelo global tem sido perverso com a transferência da renda para grupos controladores do Estado capturado, e para fora da nação. Cada país precisa dar oportunidades de trabalho para que os indivíduos possam ter sobrevivência condigna, na falta disso criam auxílios, mas isso faz com que a nação permaneça estagnada e em declínio, e a população também.
-
José Cardoso
País latino americano que era muito rico no passado e que empobreceu. Lembra Argentina. É só trocar petróleo por carne congelada. Na Venezuela a queda foi bem mais brusca talvez porque não chegou a haver uma industrialização por substituição de importações, que permite aos argentinos (e também a nós) uma mediocridade respeitável. A Venezuela nem refina seu petróleo, e abandonou o projeto comum com a Petrobras, na Abreu e Lima.
-
José Filho
O PT ama o Maduro. O Lula não vê nada de anormal e quer outra eleição. Será que ele quer outra eleição no Brasil também? É o atraso do atraso, do atraso. Socialismo do século oito!
-
Edson Muniz de Araujo
E o bloqueio econômico criminoso imposto pelos EUA teria algum peso na derrocada da economia venezuelana? Interessante os entendidos não citarem, vivem no mundo paralelo do jornalismo.
-
Anete Araujo Guedes
Em que pese os erros da Venezuela, por não diversificado sua economia, nenhum país da América Latina pode se desenvolver e, com isso, ameaçar a hegemonia dos EUA, que é imposta a qualquer custo.
-
José Filho
Errado. O desenvolvimento, ou não, na Am Latina está mais ligado ao grau de corrupção dos países. Chile e Uruguai são os menos corruptos e têm os melhores indicadores. O que dizer do Paraguai, Venezuela, Nicarágua, Argentina, Brasil, etc? Não precisa pedir autorização aos EUA. Basta roubar menos. Basta direita e esquerda cobrarem honestidade de seus ídolos e parar de dizer que o outro rouba mais, como se vê todos os dias nessa republiqueta de bananas.
-
-
Luis Nunez
30%? Não deve chegar nem a 10% disso!
-
Ary Dantas oliveira Junior
A explicação para o caos e retrocesso econômico naquele lindo país chama se bolivarianismo, o povo quis agora o povo tem, simples!
-
PAULO CURY
Conheço a Venezuela de 1988 para cá e nunca vi nada lá que indicasse que um dia foram um país que poderia ter se desenvolvido. Não tem sinal na educação, na infraestrutura, nas cidades, no turismo ( em 1989 fui a ilha Margarita) , em suma em nada que diga que um dia o progresso um dia passou por lá.
-
Wilson Roberto Theodoro
Bernardo, achei sua análise um pouco insatisfatória, ou incompleta, se preferir. Os governantes da Venezuela, por terem acesso a recursos vultosos resultantes da exploração do petróleo, teriam deixado de fomentar a existência de instituições que garantissem a justiça e o cumprimento de contratos, prejudicando os investimentos privados. Mas por que em outros países, cujos Estados também controlam a produção de petróleo, como a Noruega (que, aliás, você cita na matéria), isso não aconteceu?
-
MARIA STELA C MORATO
Talvez porque os políticos noruegueses não foram tão corruptos?
-
-
Marcelo Magalhães
Prezado, o senhor já ouviu falar em sanções financeiras instituídas pelo governo estadunidense contra países que não querem seguir a sua cartilha? Fica mais fácil o senhor estudar Cuba. Não quiseram se submeter ao capitalismo patológico e portanto foram proibidos de negociar com a maioria dos países do mundo. Mesmo assim, evoluíram. Não existe analfabeto em Cuba, a mortalidade infantil é inferior à dos EUA, a expectador de vida é semelhante. Cuba exporta médicos. Os EUA exportam armas.
-
Marcelo Magalhães
Obrigado Antonio. Eu não seria indelicado de sugerir algo a você, sem que você me pedisse.
-
Marcelo Magalhães
Prezado Antonio, muito obrigado pela sua participação. Tenho certeza de que se você resolver mudar de país vai pedir a opinião de quem você quiser. Eu não serei indelicado de me pronunciar, sem ser solicIrado. Mas aproveito para sugerir que você assista agora, às 20:00 h, no canal do YouTube do ICL notícias, o documentário Vai pra Cuba Eduardo. Pode ser que ao final, nós dois resolvamos ir pra Cuba juntos. Que tal?
-
ANTONIO MEDEIROS AMORIM
De repente, um ótimo país pra você viver e se desenvolver.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.