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  1. Pedro Luis S C Rodrigues

    É uma vergonha, a Folha permitindo lobby privado disfarçado de preocupação ecológica

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  2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Não há alternativas para substituir transporte marítimo, isso é fato, não é apenas cabotagem na costa, mas viagens intercontinentais. O bunker é produzido com a parte mais pesada do petróleo, óleo combustível diluído com diesel marítimo, para substituir esse combustível fóssil, poderia usar o biodiesel, mas só para diluir, se for possível usar só biodiesel, seria necessário adaptar o motor, não sei como, para economizar tem as novas velas com design moderno ou motor com propulsão nuclear.

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    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Talvez seria possível utilizar o hidrogênio verde e desenvolver um motor para isso, ou até motores elétricos utilizando fontes renováveis para propelir esses motores, temos engenharia para desenvolver alternativas e aposentar os motores que utilizam os combustíveis fósseis.

  3. Andre Fonseca

    A reportagem usa duas premissas incorretas. A primeira é a comparação do dióxido de enxofre com carros pois a gasolina hoje praticamente não contem enxofre. A segunda é de ignorar que o consumo de um navio por quilo transportado é 300 vezes menor que o de um carro.

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