Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Akira

    Parabéns pela excelente coluna!O conceito de zero vem do oriente e está estritamente relacionado a uma concepção religiosa do budismo e do nirvana, a plenitude mas também a absoluta falta de qualquer desejo , pois tudo está pleno, completo, não há mais o que desejar.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Esclarecedor.

    Responda
  3. Dario Leopoldo

    Em um mar de mediocridade, fomos brindados com essa ótima coluna. Muito obrigado.

    Responda
  4. paulo werner

    Escreva sobre Brahmagupta.

    Responda
  5. Helio Souza Reis

    Geniais os matemáticos da Índia, pela criação do sistema decimal, principalmente a invenção do zero. Foi levado para o Ocidente para alegria dos comerciantes e sua contabilidade. A invenção foi tão perturbadora que a Igreja Medieval a considerava invenção do diabo. O gênio Algarismi teve seu nome imortalizado na Matemática.

    Responda
  6. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Queria só entender como o cara poderia ser muçulmano, considerando que ele viveu no século I e o Maomé só foi aparecer no seculo VI.... rsrs

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Houve um erro do diagramador. Seria século VIII ou Ix

    2. ROBERTO GENERALI BURGESS

      hahahaha deve ser

    3. José Cardoso

      Foi um erro de algarismo...pra ver se a turma estava atenta.

  7. Hermes Yaly

    A palavra árabe "al-jabr", "restauração" em português, deu origem também em nossa língua a "algebrista", o restaurador de ossos quebrados. Era um prático que, na falta de médicos na época, recompunha ossos fraturados. Os algebristas são muito citados em "Dom Quixote", a obra-prima de Cervantes, por conta das inúmeras vezes em que o sonhador da Andaluzia se feriu em suas aventuras.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Ôps, falha minha aqui: falei que Dom Quixote aventurou-se pela Andaluzia mas, pesquisando, descobri que suas peripécias ocorreram em três regiões da Espanha: Mancha, Aragão e Catalunha. A Andaluzia ficava mais ao sul, na Espanha mourisca (Al-Andalus). É possível que a Andaluzia, por sua forte influência árabe, tivesse muitos "algebristas" que, no entanto, pela moderna acepção da palavra, eram incapazes de resolver uma simples equação do primeiro grau.

  8. Emanuel Mello

    Turco inteligente

    Responda
    1. Sergio Akira

      Não era turco , era persa.

  9. Cleomar Ribeiro

    ... aí, ai!!!... Obrigado pela conversa!!!...Marabillas do meu pobo !!!

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    No final do século oito os árabes estavam na posse de uma boa notação numérica e do trabalho de Brahmagupta na aritmética e na álgebra. Brahmagupta nasceu em598 e provavelmente estava vivo em660. Curiosamente uma das equações de segundo grau resolvidas por Brahmagupta é enviada por Fermat como um desafio a Wallis e ao Lorde Brouncker, no século dezessete, e este último oferece as mesmas soluções que Brahmagupta.

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    Al-khwarizmi foi ao Afeganistão e voltou através da Índia. O livro Algoritmi De Numero Indorum está na biblioteca da Universidade de Cambridge. Seus trabalhos se basearam nos resultados de Brahmagupta e refletem influências babilônicas e gregas de Diofanto. Construiu tabelas astronômicas que tiveram influência por500 anos com base nos resultados de Ptolomeu e Brahmagupta.

    Responda
  12. filipe moura lima

    No século primeiro não havia muçulmanos. Houve um equívoco na linha fina do título. Século oitavo e nono foi o período de sua vida. Mas nada disso importa, é claro.

    Responda