Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evandro Botteon

    Grandes jornalões, com seus bilionários donos, defendendo juros. Ora ora, quem imaginaria ?

    Responda
  2. Evandro Botteon

    FSP fazendo malabarismo retorico pra defender juros. Quem escreve é o Frias ou ele nem se dá ao trabalho? É algum jornalista estagiário, p4u mandado?

    Responda
  3. Vital Romaneli Penha

    As falas do Galipolo está mais para vender um produto,sua candidatura a presidência do BC.

    Responda
  4. Giovanni Bruno

    Concordo com a Folha. Chega de demagogias com taxa de juros. Elas devem ser tratadas de maneira técnica. Galípolo parece seguir esta linha e a Folha, merecidamente, concede-lhe um voto de confiança. Parabéns pelo editorial.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Bajula! Bajula, bajula…

  5. Anete Araujo Guedes

    Depois de 4 anos escutando as baboseiras, as mentiras, as distorções, as agressões, as falas descabidas, desconexas, maliciosas, misóginas, preconceituosas, de baixo nível, nada melhor que escutar os discursos do presidente Lula.

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    Se um Presidente da República não pode manifestar e se expressar, ou criticar ações de seus subordinados, que neste caso é o Campos Neto, podemos dizer que o 'mercado', por intermédio do Bacen, é a única entidade política que impõe silêncio a tudo e a todos, e os próprios jornalistas vivem tão temerosos com a dita-cuja, que chegam a achar normal mandar um Presidente não se expressar. Nunca vi esse tipo de atitude de jornais e meios de comunicação nem na época de chumbo da ditadura. Barbaridade!!

    Responda
  7. Alexandre Borgir Morais

    Editorial VERGONHOSO,o presidente do BC sai em dezembro(não deixará saudades)e a fsp está louca para emplacar outro vassalo da Faria Lima. Sorte que temos Lula.

    Responda
  8. Alexandre Borgir Morais

    Folha defende os interesses dos bilionários,a inflação está controlada,temos reservas robustas em dólar(mais de 320 bilhões,graças a governos que a fsp odeia)os 4 maiores bancos lucram 400 milhões de reais por dia com a farra do banco central “independente”. Lula é presidente da república pode e tem AUTORIDADE para se manisfestar sobre qualquer assunto

    Responda
  9. Ivo Ferreira

    Os petistas são a favor da inflação. Parecem ignorar que é a pior coisa, principalmente para os mais pobres.

    Responda
  10. Antônio João

    Folha acoberta a política monetária violenta de Campos Netos contra o Brasil. CN elevou de forma acelerada e a níveis altíssimos a Selic, estabelecendo a maior taxa real de juros do planeta. A conta juros alcançou os estratosféricos 800 bilhões de reais ano. CN era empregado de banco, não tinha experiência em gestão pública. Tudo isso é acobertado pela Folha de São Paulo.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Só paga juros quem vive pendurado em dívidas.

    2. Antônio João

      Ainda mais, Campos Netos criou narrativas contra a queda da Selic, criou uma armadilha com sua declarações públicas. Dentre em pouco o FED vai reduzir a taxa básica nos estados unidos em níveis acima dos meios pontos dados na Selic, mostrando o erro comandado por CN nas reduções da Selic.

  11. Luiz Ferretti

    Demagogia é pouco. O Descondenado acha que pode fazer o que quiser com os recursos do Brasil. Já disse em público ser contrário a lei de responsabilidade fiscal, trata o BC como inimigo, esperteza raza. Em breve deve arrumar outra desculpa para esse desgoverno. Quem começou com a PEC da Gastança mostrou a que veio, né?

    Responda
  12. Rodrigo Flexa

    Demagogia é justamente o que a Folha pratica, se diz a favor da democracia, mas faz campanha desavergonhada pela extrema direita.

    Responda
    1. NIEMEYER FRANCO

      FSP perdeu a vergonha.

  13. josé SOARES

    Este jor nal começa a plantar falsa crise entre Gali polo e o Presidente, temendo que a indicação do primeiro à presidência do BC imponha uma orientação equilibrada entre o controle dos juros e as necessárias “ gastanças” sociais , o que prejudicaria os rentistas et caterva.

    Responda
  14. Vinicius Branco

    Sera que eh tao difícil entender que os juros sao altos porque o governo gasta - e gasta mal - mais do que arrecada?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Em compensação tem gastos com turismo no exterior, compra desnecessária de moveis e transporte e hospedagem de babas ovos em suas comitivas.

    2. Ademar Adams

      Mas não tem gasto com motociatas nem com grana de graça para taxistas e caminhoneiros.

  15. Evando de Abreu

    Natimorto. O descondenado não eleito só atrapalha. Deve cair em breve. Ano que vem já será o vice

    Responda
  16. Evando de Abreu

    Natimorto. O descondenado não eleito só atrapalha. Deve cair em brevr

    Responda
  17. Flavio Leal Rodrigues

    O Brasil paga 2 bilhões de juros por dia. Não é assunto para o Presidente da República? Não foi eleito para tratar inclusive da economia? Os juros são os mais altos do mundo e o presidente do BC é um político de oposição.

    Responda
  18. José Cardoso

    Se o Galípolo for colocado lá pelo Lula para manter a política de juros altos contra a inflação, eu não entendo mais nada. Acredito que ele está disfarçando, mas vai baixá-los quando assumir.

    Responda
  19. Cassio Vicinal

    Mais um editorial na mesma linha de sempre. Sim, Galipolo veio do mercado financeiro, esperavam um heterodoxo? Se o BC adotar uma política monetária ortodoxa, é provável que isso crie um ambiente favorável para investimentos em renda fixa, especialmente se eu estiver focado em investimentos que se beneficiam de taxas de juros mais elevadas, como CDBs, títulos públicos (Tesouro Direto), ou outros instrumentos de renda fixa atrelados à Selic. Não se trata disso, como sempre?

    Responda
  20. Peter Janos Wechsler

    Volta Tombini junto com a nova matriz econômica. O Brasil quer uma derrocada.

    Responda
  21. Fernando Alves

    O editor da Folha é só um mau caráter que quer usar o espaço que tem em um dos maiores sites jornalísticos para vender a ideia de que quem quer que seja presidente do BC só terá credibilidade se for marionete da extrema direita e tentar de todas as formas causar a tão anunciada recessão que não veio, abrindo caminho para a eleição de um presidente bolsonarista.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Qual a sua sugestão? Lembrando que Maria da Conceição Tavares e Delfim Neto ja morreram.

  22. Ademar Adams

    Manifestação demagógica faz Folha ao defender os interesses capitalista do seu proprietário especulador.

    Responda
  23. ADILSON RIBEIRO

    O editorial da Folha peca por por falta de conteúdo consistente e pouco acadêmico. A inflação está controlada apesar de toda sabotagem do presidente do BC que mantém um dos maiores juros do planeta. Quem ganha? Banqueiros e os amigos do rei. O Brasil é maior do que isso e os empresários e a população também estão sobrecarregados com seus financiamentos impagáveis.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Quem trabalha com a inflação sabe que o que importa eh o que esta por vir, e não o presente. E se vc não sabe, ja estamos no limite da meta (4,5% ao ano).

  24. Fatima Marinho

    Fora Campos Neto o queridinho dos homens.

    Responda
  25. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O Brasil precisa urgentemente de um presidente do BC de quem a FSP não goste!

    Responda
    1. JOSE LINS

      Boa Joao, sugiro alguem indicado pelo Nestor Kirchner ou algum algum genio da Unicamp . A volta da inflação sera otima para os pobres e pessima para os banqueiros.

  26. Elisabeth Beraldo Faria

    Sua leitura qto a Galípolo está errada folha! Não existe falatório de Lula existe bom senso e políticas para os mais pobres , os muito ricos têm que pagar mais , essa é a questão!

    Responda
  27. Armando Moura

    melhor galí polo, simplesmente ficar quieto e dizer que a ata fala pelo BC e ponto final A nação e o setor produtivo contam os segundos para dar a des car ga do atual presi dente do BC. Não há justificativa para ser campeão de juros reais no mundo, a não ser se for para beneficiar certa parte do mercado com renda fixa em cima de papeis publicos da divida ou desvalorizar o real para venda de papeis. O Brasil tem que voltar a normalidade com juros reais entre 1 % a 2 %

    Responda
  28. Armando Moura

    melhor galí polo, simplesmente ficar quieto e dizer que a ata fala pelo BC e ponto final A nação e o setor produtivo contam os segundos para dar a des car ga do atual presi dente do BC. Não há justificativa para ser campeão de juros reais no mundo, a não ser se for para beneficiar certa parte do mercado com renda fixa em cima de papeis publicos da divida ou desvalorizar o real para venda de papeis. O Brasil tem que voltar a normalidade com juros reais entre 1 % a 2 % .

    Responda
  29. Celso Monteiro

    Sempre tem soluções que geram problemas na sequencia

    Responda
  30. Celso Monteiro

    Ser ortodoxo no BC é só fazer o trabalho direito. Baixar juros ba marreta como quer o demagogo é receita para alimentar a inflação. O PT e Lula ignoram princípios básicos da economia, foram contra o plano real e sempre tem soluç

    Responda
    1. Ademar Adams

      Então que entenderia mesmo era o pau mandado do mercado, no governo do Bozo. Não seja ridículo sr. Monteiro.

  31. ENOQUE SAMPAIO

    Folha querendo pautar as ações do futuro presidente do BC. Ou melhor, o braço midiático do temido mercado fazendo o que sempre fez: tutelar a política monetária visando sua insaciável fome de dinheiro, que continuará saindo do bolso de pobres trabalhadores e aposentados. Até quando?

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    Não acredito que um economista coautor de livro com o mestre Belluzzo, seja abduzido pelo modelo macroeconômico produtor de bilionários e indutor de miséria. Os que até hoje fizeram isso eram todos candidatos a cargos de banqueiros, como Mansueto, Arminio Fraga e tantos outros especuladores de mercado, que se utilizaram do serviço público para se dar bem. Colocar o seu currículo à venda é muito comum entre os neoliberais, mas restringe sua glória ao sucesso financeiro. Será?

    Responda
    1. Cassio Vicinal

      Um amigo me disse que você está certo e que poucos presidentes de Bancos Centrais adotaram políticas macroeconômicas significativamente fora da ortodoxia. Quando isso ocorreu, geralmente foi em contextos de crises econômicas, onde as soluções ortodoxas falharam (por exemplo, a política monetária não convencional durante a crise financeira de 2008-2009). De qualquer modo, tenho esperanças em ler algo diferente nos editoriais um dia. Abraços!

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Cássio, muito obrigado pelo seu comentário. Eu gostaria muito de poder concordar com você, mas infelizmente não posso. Os modelos macroeconômicos não contemplam a população como variável e, portanto, eles simplesmente desconsideram a participação dos trabalhadores. E o motivo é simples, se você tem uma classe pobre, ela é carente de tudo e se for contemplada por qualquer trocado, isso vira consumo imediato, ao contrário dos rentistas que reinvestem seus lucros. Valeu!

    3. Cassio Vicinal

      Marcelo, bem observado, mas também há espaço para acreditar que Galípolo possa tentar buscar uma forma mais equilibrada de política econômica, que não se limite apenas ao financeiro, mas também ao bem-estar social. Essa situação ressalta a complexidade do papel de economistas que operam no cruzamento entre o setor público e o mercado. Façamos figa, não?

  33. Beatriz Millan

    Como muitos querem desejam ver juros Subir,ele está apenas falando o que a plateia quer ver..ouvir..bla bla. Assumindo aí é outra história. Somos ..,melhor, fazem nos de bobos..

    Responda