Ilustríssima > Lula erra, cai em armadilha e perde credibilidade na crise da Venezuela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Jose Walter

    Na perspectiva da Folha, o que o governo Lula faz ou deixa de fazer é ruim, sempre!

    Responda
  2. jair benedito gonçalves do nascimento

    Todos os comentários ótimos.

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Esse caso da Venezuela na verdade foi ótimo, serviu para o Lula se livrar do Maduro, não precisa mais apoiá-lo, está livre para criticá-lo e fazer exigências se ele quiser apoio. Encerrada a novela, alguém que se habilite para tratar com o Maduro e ele que se vire. De quebra se livrou do Ortega, mais mala do que esse ditador sanguinário não há. Lula agora está em paz e a direita perdeu seu mote.

    Responda
  4. haroldo guimaraes

    O digníssimo ex-secretário especial de assuntos estratégicos do governo Temer descreve o cenário político local e o conceito de liderança regional (como se não soubéssemos), mas, é contraditório ao exigir que o Governo atual tenha um projeto pronto, tipo "plug and play", de liderança dos países sul-americanos. Se reconhece que o Governo Bolsonaro destruiu as relacionais internacionais (sem assumir o neoliberalismo Temeriano!!!), porque espera que Lula não precise reconstruir tudo do zero?!!!

    Responda
  5. Cassio Vicinal

    A tentativa de influenciar Maduro revela uma superestimação ingênua do papel brasileiro e sua capacidade de mediação. Maduro se sustenta mais pelo apoio financeiro e militar de Rússia e China do que pela diplomacia brasileira. O Brasil deve adotar uma postura mais realista, começando com o não reconhecimento. A Venezuela hoje é uma distopia Orwelliana, nacionalista, mantida por militarismo corrupto e petróleo, sem qualquer vínculo real com a esquerda da América Latina. Se toquem!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Perfeito! Nunca entendi o que tem na Venezuela, ou melhor, no Maduro, que o identifique com os valores da esquerda. A Gleise fechando questão com o Maduro foi patético. O PT, Lula e a esquerda não tem que carregar esse fardo. De quebra, parece e nos livramos também do mala sanguinário do Ortega.

  6. Ricardo Santos

    A FSP perdeu totalmente a credibilidade… Ora, o Amorim deu a pista acerca de uma nova eleição: se o cara venceu, porque receia nova eleição? A FSP não tem um pingo de “inteligência “, ou seja, é venal…

    Responda
  7. Marcos Linhares

    Opinião de quem serviu ao golpista traidor Temer vale tanto quanto a do Maduro.

    Responda
  8. Denise Ambrosi

    Democracia simpática a Washington é liberalidade sua.

    Responda
  9. Manoel Raimundo Alves

    Entendi. Se corresse o bichão pegava; se ficasse, o bichão comia. Logo, o LULA agiu corretamente equilibrando-se encima do muro. Entendi!

    Responda
  10. Valdir Teixeira da Silva

    O Maduro é um ditador, pode ser, todavia a oposição é igual ou pior. Os americanos querem apenas se apossar do petróleo venezuelano com o aval da oposição. Melhor ficar o Maduro do que a oposição ganhar e deflagrar uma guerra civil na Venezuela envolvendo China, Rússia e os USA.

    Responda
    1. Jayme Neto

      Meu Deus...

  11. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O estrago já está feito, não adianta enrolar, o prejuízo vai dele mesmo não ser reeleito até o fracasso de muito candidato a prefeito. Tudo rimou.

    Responda
  12. Peter Janos Wechsler

    Depois de ler o artigo e os comentários fiquei perplexo com a confusão. O artigo é claro e explícito. Todo teor é verdadeiro. É um simples relato da situação e da opinião não vinculante, mas claramente expressa, do articulista. Sem firula, clara. Ao ponto que lhe interessa.

    Responda
    1. Alexandre Oliveira

      Todo teor é verdadeiro como a verdade brota da goiabeira...

  13. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Lula uma avestruz , que papelão seu pseudo líder político .

    Responda
  14. TIAGO SILVA

    Esse "opinador" já defendeu o Bolsonaro várias vezes... ajudou o Temer no Golpismo Parlamentar e quer dar aula de Democracia.

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    A Folha se tornou um esgoto a céu aberto, seja com Moraes, seja com Lula Maduro e Lula Gaza. Se Lula apoia Maduro é criticado, se condena Maduro é criticado. A Folha é, e sempre foi, golpista, digna representante da nossa velha e bilionária elite do atraso. Qualquer governo que busque dar um pouco de dignidade ao grande povo é massacrado, foi com Getúlio, Jk, Jango, LUla e Dilma. O bilionário dono da Folha não admite nada menos que o maior juros do mundo para parasitar,

    Responda
  16. ARI JOSE ANTONIA

    ...e esse meli @nte lá tem alguma credibilidade...está com reputação mais suja q pau de galinheiro...

    Responda
  17. Lis P Junqueira Safra

    Perdeu totalmente a credibilidade.

    Responda
  18. Alexandre Oliveira

    Lula cair em armadilha? A única que me lembro foi colocar o Michel como vice de quem esse Sr foi assessor.

    Responda
  19. Emerson Marcos Leal

    jornal da extrema direita diz que presidente no terceiro mandato errou. vençam uma eleição e façam melhor.

    Responda
  20. Eduardo Elói

    Jornal do Glen diz que Lula perde 'credibilidade' no caso Venezuela. Depois do Glen quem poderá ter tanta convicção?

    Responda
  21. Henrique Marinho

    Ex con caiu em armadilha? Pensei que ele era mala e não caia mais.

    Responda
  22. Paulo Roberto Taveira

    Mas a narrativa de q opais estava isolado cola bem é no Bozo. Os fatos senhores, os fatos.

    Responda
  23. jose prado

    Desde a guerra no Paraguai i Brasil liderou a América do Sul em qual oportunidade? O Brasil é um gigante amolecido!

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Negue a História. Pra defender ladrao. Fica bem na foto.

  24. Paulo Roberto Taveira

    Destruíram uma liderança q vinha desde D João VI. São os coveiros da nação. Q absurdo fazem.

    Responda
  25. Waldir Roque Maffei

    Papai Noel erra em descer pela chaminé, cai no sofá da casa e fica feliz.

    Responda
  26. Rocia Oliveira

    O senhor Kalout parece nao ter a menor ideka do qie está tentando analisar. Fica ate dificil comentar.

    Responda
  27. NIEMEYER FRANCO

    O aparelho da FSP me pega neste horário. Mais tarde tô livre rsrsrsrsrs

    Responda
  28. Filipo Studzinski Perotto

    Mas que análise excelente. Obrigado.

    Responda
  29. Celso Monteiro

    Prezado Luis Nascentes, o STF não era o foro para estas açoes. A ilegalidade começou por aí. Ignorar fatos também é feio.

    Responda
  30. Celso Monteiro

    Prezado Antonio João, se vc acredita que Lula é um democrata, é um direito seu. Eu não acredito porque conheço há muito tempo esta esquerda carcomida, que CONFIRMADAMENTE idolatra Fidel Castro e outros ditadores. Não falei em Bolsonaro, penso que é algo simbólico que só existe em função do antipetismo. o 8 de Janeiro foi ruim, mas as penas e prisões aplicadas sem julgamento não tem amparo legal e agora estão sendo esclarecidas muitas das ilegalidades praticadas.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Houve julgamento individualizado na mais alta corte do país. Você pode até não concordar com a pena aplicada, mas mentir é feio.

  31. Rodrigo Tosta

    Opa, se você concorda que o Maduro é um ditador, então nem discordamos em tudo...rs. Quanto ao Lula, também concordo que ele não tem poder algum sobre o país e nem deve extrapolar o limite diplomático. Por esse mesmo motivo, acho que ele errou na forma como se posicionou, gerando críticas inclusive entre pessoas que o apoiam. O problema é que as pessoas não assumem os erros e, por isso mesmo, continuam errando. Paciência, vida que segue!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Lula errou nas declarações, mas acertou no q importa, a posição oficial do governo de não reconhecer as eleições e pedir avaliação independente. Amorim, falando em nome do governo, apoiou a conclusão do Carter Center de q as eleições não foram democráticas. Mas boa parte das críticas acusa o governo Lula de apoiar o golpe de Maduro.

  32. Gino Passos

    Acho mais chocante o desprezo que alguns países tiveram pelo acordo de Barbados e por seus 3 países garantidores. Foi uma agressão diplomática não aguardar o parecer final desse grupo, o que seria muito justo de cobrar. Mesmo sob fortes indícios de irregularidade, eleições são assunto interno de um país soberano e chancela externa só acontece com interesse externo, seria ingenuidade pensar outra coisa.

    Responda
  33. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Realmente o Lula errou. Certo teria que ter feito como a Rússia e a China e reconhecer de plano a eleição do Maduro, declarada pelo conselho nacional que organizou a eleição na Venezuela. Em 2014, no Brasil, Aécio Neves contestou a vitória da Dilma. O Brasil precisou enviar atas de todas as milhares de seções para outros países e organismos internacionais verificar? Então não tem sentido entrar em assunto interno de uma nação soberana. Maduro reeleito ou não, compete às autoridade a eles...

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      Sô Luis, não sou PT de manual, já fui de carteirinha sim. Já fui, entendeste? Agora intervir na soberania de outro país não está na CRFB/1988. Beleza!

    2. Luis Nascentes

      Você realmente acredita no que você escreveu? Você reconhece fraudes porque alguém declara que é verdadeiro. Você vê crimes acontecendo no seu vizinho e vira a cara pro lado porque não é problema seu? Parabéns, você é um PT de manual.

  34. Luis Nascentes

    Excelente análise. Parabéns ao articulista. Trocamos de governo mas melhoramos muito pouco. O Lula estadista não existe mais.

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Quando o foi? Coisa concreta.

  35. Wil Leon

    Armadilha nada. O Luiz fez tudo pensadinho, querendo ajudar seu amigo. Achando que tudo pode. Se ferrou.

    Responda
  36. Ricardo Knudsen

    O autor inventou q o governo Lula segue um certo “teorema”, q só foi expresso por ele q não participa do governo, um simples achismo seu. No fundo trata-se de um gde exemplo do q Kahneman chamava abreviadamente de “hindsight”. Como ele sabe agora q deu tudo errado nas eleições na Venezuela, jura de pé junto q tudo era óbvio e previsível. Resta saber pq ele não escreveu um artigo advertindo sobre o q ocorreria, antes q ocorresse. Profetizar o passado, qquer um faz.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Rodrigo não discute o problema, pq seu objetivo é demonizar o governo Lula. Poucos acrediavam q Maduro aceitaria o resultado das urnas, mas essa não é a questão. A questão é o q países estrangeiros poderiam ter feito de melhor? Possivelmente nada, pq Maduro nunca aceitou a possibilidade de deixar o poder e os militares estão contentes com isso. Diga aì então, o q se pode fazer de melhor agora para barrar Maduro? Nenhum dos críticos diz, mas no futuro dirão q havia soluções “óbvias”.

    2. Rodrigo Castro

      Realmente, depois de perseguir opositores, barrar a participação dos mais competitivos no pleito, quem imaginaria que ainda assim ele não reconheceria os resultados das urnas, se o fossem desfavoráveis.

    3. Ricardo Knudsen

      Luis, critica quem quiser, faz parte da democracia. Assim como eu dizer q o autor fala do q não sabe e pratica achismo inepto.

    4. Luis Nascentes

      O autor não tem mandato para fazer nada. Mas quem tem o mandato, equipes e orçamento dados por nós tem obrigação de trabalhar bem. O autor não é conselheiro de governo, mas crítico todos nós cidadãos devemos ser.

  37. Bruno Cazo

    Não tem "erro" nenhum; este é o real posicionamento e opinião de nosso querido lulante.

    Responda
  38. Joao Braga

    Solidariedade ao povo venezuelano. Basta Maduro.

    Responda
    1. Rodrigo Tosta

      Nestor, você acredita mesmo que o Lula emparedou o Maduro pelas atas? Fala sério, meu irmão, acredita mesmo nisso? Nem o Lula acredita, mas tudo bem, cada um com seu cada um...rs.

    2. Nestor Bercovich

      o povo votou, resta conhecer e legitimar os resultados. Assumir que Maduro perdeu é tão anti democrático como assumir que ele ganhou. Vamos apoiar Lula e Petro que emparedaram Maduro para apresentar as atas.

  39. Celso Monteiro

    Nada de novo, Lula ama e inveja ditaduras

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Lula governa pela terceira vez, sempre governos democráticos, bolsoanro tentou o golpe militar do início ao fim de seu governo, até quando terminou ainda continou tentando, no fatídico 08 de janeiro.

  40. Jose Ferreira

    Credibilidade só entre os seus fiéis escudeiros .

    Responda
  41. jose roberto Dias

    Excelente matéria, realista e baseado em fatos. Petistas fanáticos, infelizmente a verdade machuca muito, tanto quanto machuca os bolsonaristas fanáticos que não conseguem a admitir a insensatez e despreparo moral e intelectual do seu líder. Temos a que encontrar novos lideres para o nosso Brasil, do jeito que esta estamos perdidos

    Responda
  42. Antônio João da da Silva

    Uma análise cheia de achismos e julgamentos, claramente ideológica e de ódio ao governo, é mais um que julga saber tudo, inclusive acredita-se ser onisciente, quer ser sabedor do que passa no íntimo e na cabeça de seus adversários políticos. Julgamentos de mais um dos donos da verdade.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      São fatos. O que não ocorreu? O Brasil está bem na fita? Está liderando a América do Sul? Conseguiu ser ouvido em algum foro relevante?

  43. Nestor Bercovich

    O jornalista parece pouco se importar com o resultado real das eleições. De fato, têm os que querem que Maduro saia do poder, mesmo se ele ganhou as eleições (o jornalista, os USA e a direita em geral); e os que querem que ele fique, mesmo se ele perdeu (os chavistas, claro, mas também certa esquerda burra). A única iniciativa realmente democrática é a de Lula e Petro, que insistem com a apresentação das atas eleitorais como condição para legitimar os resultados.

    Responda
  44. marcos fernando dauner

    DNA + PVV .

    Responda
  45. Rômulo Moura

    Lula só tem credibilidade com alguns "jornalistas" partidários....

    Responda
  46. Rodrigo Tosta

    Errou feio sim, mais uma vez! A armadilha foi ele mesmo quem criou, ao não recriminar o golpe. Não tem como defender golpista, seja de direita (bozo que o diga) ou esquerda. É inaceitável e pronto! Quem defende o Lula nesse episódio, é hipócrita ou favorável à ditadura.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Qualquer fosse a decisão do nosso presidente essa direita golfista estaria contra. Alíás, qualquer governo que fizesse algo em favor dos desassistidos deixados à míngua pelo inelegível seria perseguido por essa escumalha. Inclusive esta falha.

    2. Rodrigo Tosta

      Reconheço e aproveito para estender minhas desculpas a todos que se sentiram atingidos pelos termos. Vou ficar atento, obrigado ;-)

    3. Ricardo Knudsen

      “ Quem defende o Lula nesse episódio, é hipócrita ou favorável à ditadura”. Vc reconhece essa frase como agressiva, preconceituosa e hipócrita? Eu sim. Quem faz comentários agressivos, deveria estar preparado pras respostas. Se não tem estofo pra colher o q semeia, sugiro se omitir.

    4. Rodrigo Tosta

      Outra coisa. Você utiliza as palavras de forma muito agressiva. Minha crítica foi dirigida a ditadores ou pseudo ditadores e você o tempo todo insiste em me agredir com certos termos. A carapuça não me serve, mas reflita sobre sua atitude. Estamos aqui buscando um país melhor, ou pelo menos esse deve ser o intuito. Vamos defender ideias e até ideologias de uma forma civilizada e sem extremismos. De guerra e violência o mundo já está cheio! Saudações!

    5. Ricardo Knudsen

      Não seja desonesto, eu sempre disse q Maduro é um ditador e q fraudou as eleições. O q ocorre é q pseudo-democratas querem culpar o governo Lula por isso, dizer q ele teria poder para mudar algo. Antes, como agora, demover Maduro de se manter no poder depende muito mais da política interna venezuelana, entenda-se militares, do q externa. O resto, sim, é falácia

    6. Rodrigo Tosta

      Não sou preso a ideologias e sim a princípios. Pra mim não importa se é de direita ou de esquerda, mas se é bem preparado, honesto, bem intencionado, e está bem claro que nem Lula nem Bolsonaro são. Fui claro? Não é porque sou contra o seu candidato que sou a favor do adversário. Os únicos que se beneficiam com essa rivalidade são Lula e Bozo, e tenho esperança que exista gente melhor para assumir o comando do país do que esses dois com alma de ditadores. OS DOIS!

    7. Ricardo Knudsen

      Vc é quem faz a pauta segundo sua conveniência ideológica. E não só recebe ditadores quietinho, como vota em candidatos explícitos a ditadores.

    8. Rodrigo Tosta

      Você está fugindo do foco da pauta. Não critiquei especificamente a ditadura chinesa assim como não critiquei a cubana, norte coreana entre outras, porque o assunto do artigo é a Venezuela, apenas isso. Repito que sou completamente contra qualquer ditadura e jamais receberia um ditador de braços abertos. O resto é falácia. Se o Maduro sabe que ganhou as eleições, porque não apresentou as tão faladas atas? Até ele sabe que está mentindo e você vem aqui falar em hipocrisia? Tem espelho não?

    9. Ricardo Knudsen

      Não precisa muito esforço pra saber em quem vc votou, nem vc teve coragem de negar. Eu não disse q vc tem negócios com a China, critiquei a hipocrisia de pedir ações contra a ditadura na Venezuela, mas não dizer nada sobre os últimos 50 anos de relações com a ditadura chinesa, q a tornou nossa principal parceira comercial. O BR não reconheceu as eleições, e pediu avaliação independente na Venezuela. É muitissimo mais do q qquer coisa já feita contra a ditadura chinese. Pq não basta?

    10. Rodrigo Tosta

      Engano seu, Ricardo. Não tenho negócios com a China e tb não sou favorável a que o Brasil mantenha relações comerciais com qualquer ditadura. Faço a minha parte e me manifesto sim contra qualquer regime ditatorial, seja de direita ou de esquerda, como falei. Não sabe em quem votei para tal afirmação e deixei claro que não sou favorável a bozo nem lule, fujo de gado de qq espécie.

    11. Ricardo Knudsen

      E pq vc votou no Bozo, q sempre foi golpista e sempre declarou isso publicamente? E se vc não gosta de ditaduras, pq não cobra q o agronegócio faça um embargo da exportação de soja, frango, carne bovina e outros produtos para a ditadura chinesa? Pq não pede a proibição da importação de manufaturados produzidos por trabalhores sem direitos nem voz, graças à ditadura chinesa? Seria por hipocrisia?

    12. Nestor Bercovich

      a iniciativa de Lula e Petro é a única que de fato se importa com verificar a legitimidade da eleição. O resto, ou querem que Maduro saia mesmo se ele ganhou a eleição, ou querem que ele fique mesmo se ele perdeu.

  47. Francisco Jose Longo

    O elemento trabalhou com o governo Temer. Não precisa falar mais nada. Enquanto isso Folha quer disputar com o Estadão quem será o porta-voz da extrema-direita no Brasil. “Jornalismo” de segunda categoria.

    Responda
  48. João Vergílio

    O que nós ganharíamos adotando uma postura de confronto? Se Maduro cair, estaremos tão próximos do novo governo venezuelano quanto se ele não cair. Por que devemos querer "influenciar os acontecimentos no país vizinho"? Sua análise não leva em conta que Maduro queria o confronto com o Brasil. Estrategicamente, é muito mais importante marcar uma firme posição contra a política de embargos dos EUA do que "influenciar vizinhos" no caminho do Bem. Por falar nisso, o Bem faleceu na invasão do Iraque.

    Responda
  49. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quer onvadir a Venezuela e criar uma guerra. ? A diplomacia brasileira está certissima.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      invadir

  50. José Augusto Bernabé

    Não vem com essa narrativa petista não, o Lula não errou e nem caiu em alguma "armadilha" pois ele é e sempre foi aguerrido defensor do Maduro e de todos os outro Ditadores, ele e seus Fãs são simplesmente uma réplica fajuta e pobre do Maduro e o Brasil não virará uma Venezuela porque, depois da revelação da fraude eleitoral daqui comandada pelo Xandão, o Palácio do Planalto terá novo morador logo logo.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.