Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Eduardo Cunha

    Se Lula pretende salvar seu currículo como democrata tem de afastar imediatamente o Amorim que trabalha para ditaduras mundo a fora. Lula Dilma e o PT já não tem muito controle de gastos e da economia , se perderem a conexão com a democracia não restará muita coisa mais

    Responda
  2. JORGE CESAR BRUNO

    A FSP depois dos ataques ao Ministro Alexandre de Moraes, agora mira o presidente Lula com suas opiniões já conhecidas!! E óbvio que as ações do presidente Lula poderiam ser mais incisivas, mas também está claro que a busca de diálogo, para que se evite uma guerra civil, e fez necessário!! Porque não fala das opiniões elogiosas da condução do problema, pela oposição venezuelana? Parece que a redação está tomada por um surto BOLSONARISTA! Sinceramente, não é uma boa companhia ou conselheira!

    Responda
  3. andre lunardelli

    O Petismo está apenas 60 anos atrasado. A questão agora é democracias com instituições independentes de qualidade versus países autocráticos e/ou instituições aparelhadas.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Moderno, mesmo, é o bolsonarismo.

    2. andre lunardelli

      Ricardo lutei mais contra a tentativa de golpe autoritário de Bozo do que você.

    3. Ricardo Knudsen

      Bastante sintomático, há 60 foi dado o golpe militar q implantou uma ditadura no país. É isso q te faz falta, uma ditadura de direita? Lamento, sua última chance foi o Bozo, mas o golpe falhou. Perdeu, mané!

  4. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Maduro, Amorim e lula são farinhas podres do mesmo saco. São da mesma curriola do vergonhoso conluio terraplanista socialista dos anos 60 chamado foro de São Paulo, que só espalhou desgraça ,desesperança e pobreza na América Latina

    Responda
  5. Evando de Abreu

    Lula, o diminuto não erra. Está defendendo seus interesses e do séquito do PT, incluindo José Dirceu. Grana deles está lá

    Responda
  6. Pedro Albuquerque Neto

    A posição do governo brasileiro é a mais condizente com nossa tradição diplomática, a qual tem por base a autodeterminação dos povos. Cabe a cada país resolver seus problemas internos. Cabe ao país amigo ajudar nessa resolução, mas em favor da democracia. É o q faz o BR. Uniu-se à Colômbia e México ao solicitar/pressionar (e ñ exigir) a divulgação das atas da apuração para reconhecer ou ñ os resultados da eleição. A FSP pratica desonestidade intelectual e quer o BR com ares imperiais.

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Se o Império for o das Ditaduras Orientais, tudo bem? O Brasil defende a autodeterminação da Ucrânia?

  7. Tadêu Santos

    PODE PARECER ABSURDO, MAS PEDIMOS À PRISÃO DO C.AMORIM, por estar induzindo o presidente da República Lula 3 aos crimes de subversão ideológica nas questões das Relações Exteriores, principalmente em relação à brutal ditadura venezuelana do DITADOR MADURO, do qual com suas atitudes está "APOIANDO" medidas autoritárias contra o povo da Venezuela, principalmente aos pobres miseráveis da 'fome que mata', e que buscam "asilo" em outros países como o Brasil, Colômbia e os EUA. Chega de usar manobras

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Parece absurdo pq é.

    2. Carlos Celestino

      Afffffffffffff

  8. CARLOS SANTOS

    A "liderança" perdeu sentido no mundo inteiro. Países tem interesses próprios. Na verdade a antiga liderança de alguns se baseava na força (intervenções sistemáticas p impor regimes q os favoreciam). Vejam a situação atual dos USA, nem mesmo com as maiores FAs do planeta, a cada dia ver minguando sua antiga "liderança". Vamos cuidar do nosso umbigo....

    Responda
  9. lenise de souza ferreira

    Desde quanto o fantoche de ditador tem credibilidade para perdê-la ?

    Responda
  10. José Cardoso

    Para ser líder regional, é preciso estar disposto a usar a força se necessário. Era o caso no século 19, quando o Brasil interviu militarmente no Uruguai e Argentina, ajudando um dos lados em suas disputas políticas internas. Como isso está hoje fora de questão, só nos resta reconhecer os governos de fato, com fazemos com o Egito, Síria e muitas outras ditaduras. Não é da nossa conta que o governo de extrema esquerda da Venezuela tenha fraudado as eleições como fraudou.

    Responda
  11. Francisco Marra

    A folha sendo sempre a folha contra Lula. O primeiro ministro do Canadá ligou para Lula ontem agradecendo, os Biden ligou parra Lula. Que o Maduro tem que sair não resta dúvida, agora como? Essa é a questão. Cortar relação é fácil.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É isso, cobram do governo ações q envolve poderes q nenhum país estrangeiro tem. Olhar para o passado e dizer tudo o q supostamente deveria ter sido feito,, é fácil. Ninguém pode provar q tbém não teria funcionado, pq nunca aconteceu. É fácil “ter razão” desse modo.

  12. Waldemar Stocco

    líder de quê? um líder a palavra já diz o que faz, e nós aqui padecemos há muito tempo de um presidente com competência e capacidade de liderar, seja bozo ou molusco, ambos muito aquém do mínimo. ambos sempre pecando por seus extremos, um por ser incomp-etente ou outro por ser pestralha de dna.

    Responda
  13. Samuel Fagundes

    Paroles, paroles, palores. Como se o missivista tivesse uma solução mágica para o problema

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      Paroles, além de não apresentar uma visão profissional e experiente sobre o assunto, também não solucionou o problema.

  14. Rodrigo Andrade

    Artigo completo e coerente. A conclusão (e não só do artigo como da realidade que vivemos) é que a pretensão de Lula de ser visto como um estadista só encontra respaldo na sua claque Lula e nos seus próprios discursos descolados da realidade, é claro. Passará à história como um político que falou muito e entregou pouco ou quase nada.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Ricardo Knudsen, informação amplamente disponível de órgão oficiais de diversos países mostram que os governos petistas geraram menos crescimento e diminuíram menos a desigualdade do que vizinhos comparáveis. Mesmo considerando só Lula 1/2 (portanto tirando o desastre Dilma), isso se mantém. Lula desperdiçou completamente a melhor conjuntura internacional, usando o rio de dinheiro que entrou no Brasil pra comprar popularidade e desperdiçar com megalomania. Todos mudaram de patamar, menos nós.

    2. Ricardo Knudsen

      Lula entregou o maior crescimento do PIB na redemocratização, a maior redução da miséria e nos salvou de cair em uma ditadura de extrema-direita, com torturas, prisões e assassinatos políticos. É sua opinião de q isso não significa quase nada, mas por coerência, deveria reconhecer q todos os outros presidentes do período fizeram menos.

  15. Luis Carlos Rodrigues

    Criticar a atuação do presidente Lula no imbróglio venezuelano, é tão insano como os argumentos. Bom era no governo do Messias, período no qual passamos a ser pária no mundo, não sendo relevantes nenhum posicionamento do país...

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Acho q tem dois eleitores do Bozo por aqui, daqueles meio envergonhados, q querem limpar a sua barra fingindo q não há um movimento fascista no país, q precisa ser combatido por todos os democratas. Nessa história da Venezuela, a direita atribui ao BR um responsabilidade q evidentemente não tem, e não tinha nada de efeitivo q pudesse ter feito para influir. Pq Maduro iria sair do poder se o BR fizesse pressão antes? Ingnorou por anos a pressão de quem pesa, os USA.

    2. Henry Galbiatti

      Erro para justificar erro. Ideologia atrapalha o raciocínio.

    3. Rodrigo Andrade

      Será que um dia vocês conseguirão avaliar Lula e seu governo pelo valor de face, sem automaticamente compará-lo ao anterior? Essa atitude só mostra que um vale pouco e o outro, menos ainda...

  16. Marcelo Magalhães

    O missivista é tão profundo quanto um lobista da hegemonia estadunidense, que abduz a todos interessados em dinheiro e não na verdade. É uma vergonha que pensadores de encomenda sejam publicados na categoria de grandes especialistas e isentos.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Marcelo, nos ilumine com sua opinião ao invés de somente criticar o autor. Que tal?

  17. Joao Antonio

    Sem dúvida Lula cometeu um enorme erro ao pedir novas eleições.

    Responda
  18. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Ja faz tempo que esse país perdeu prestígio. Um ex encarcerado no poder? Pior, um cúmplice de ditaduras.

    Responda
  19. Aleksander Hada Ribeiro

    Ser "país antagonista" na visão de acessor do temer é elogio

    Responda