Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Se a intenção for elogiar, sim. Se quem recebeu o elogio não gostar, paciência.

    Responda
  2. Galdino Formiga

    Não. É uma maneira de ser simpática e iniciar a conversa.

    Responda
  3. FABIO ARAUJO

    A passagem do tempo é inevitável e chegará para todos. Sempre achei esdrúxula essa preocupação demasiada que muitos tem com o tempo. Chegar à uma idade avançada para os padrões humanos, com saúde, paz, sabedoria e felicidade é uma dádiva que poucos conseguem. Sinta-se grata e honrada Mírian, pela oportunidade que lhe foi e é concedida e poder compartilhar sua experiência conosco. Muito obrigado pelo texto.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Eu me sinto, Fabio

  4. Geraldo Ismael Bays

    Se a pessoa sabe que tem 50, mas parece 38, ela não deixa de saber que tem a sapiência de 50. É ótimo sim parecer menos.

    Responda
    1. Geraldo Ismael Bays

      O ruim é dizer, nossa, você está igual há 20 anos. Ela pensa, meu Deus, então eu já era assim há 20 anos...

    2. Mirian Goldenberg

      Será?

  5. Rui Manoel Pizarro Andrade

    Pois eu acho, depois que dobramos o Cabo das Tormentas dos 60 e poucos anos, uma futilidade tentar adivinhar uma idade ou pedir que adivinhem a nossa. É só ladeira abaixo, meus caros. E de nada adianta tentar dourar a pílula com papos como "Melhor Idade". Às vezes, corremos até o risco de sermos patéticos.

    Responda
  6. Galdino Formiga

    Deixem o tempo passar. A idade não me preocupa.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    não vejo nenhum problema em dizer que a previdência social me cobra mensalidade desde maio de um mil, novecentos e oitenta e um . São mais de quarenta e três anos pagando .

    Responda
  8. Marli Serrão

    Por que a FSP passou a não publicar mais nenhum comentário meu - em nenhuma sessão - depois que declinei do convite do departamento de marketing para participar da reestruturação do jornal? Meu nome foi bloqueado?! Minha assinatura está em dia. Mas a indignação está enorme.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Você está sendo desperdiçada pela fsp, né. Uma pena.

  9. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Acabei de completar 68 anos. Nunca me importei com "nossa! Você parece mais jovem." Ou "os seus cabelos combinam com a sua blusa (cinza)" rsrsrs. Tudo que sempre valorizei foram e continuam sendo o meu aprendizado, o meu conhecimento, a minha sabedoria, a minha ignorância, as minhas gafes, os meus acertos, os meus erros. Enfim, tudo que me proporcionou e proporcionar viver. O resto... Well. O resto é para vender produtos para a falsa juventude eterna. Compra quem se importar com a velhice.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que bom Márcia

  10. Sergio Albuquerque

    Miriam, penso que nós temos a idade de nossos sonhos. Se temos vivos sonhos de quando éramos jovens, somos jovens também. Ouvir músicas, ir a peças de teatro, ler, viajar para a Disneyland,... Rejuvenescemos com essas “paixões”. E, puxa vida, receber um convite da Heloísa Périssé dever ter sido o máximo. Ela é genial, engraçada ao natural. Morro de rir nas suas peças e imagino que algumas de suas falas são “cacos” brilhantes.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Ela é maravilhosa, Sergio, uma amiga muito generosa, amorosa e carinhosa

  11. Clovis Castello Miguel

    Valeu Mirian : muitos deprimem sob o placar da idade . Candeia cantava “ sinto que o peso dos anos me invade , vejo o tempo entregar à distância , minha mocidade/ oportunamente partirei , mas deixarei saudades “ Garcia Marquez em História relatava que a sua. imago diferia dos que o viam de fora . A chama interior , “ deve nortear nossas vidas . Parabéns pelo resgate da autoestima dos nossos longevos

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A alma não envelhece nunca

  12. Carlos Fernando de Souza Braga

    Tenho 54 anos, e sempre que me falam que tenho espírito jovem (sei que não falam por mal, consideram um elogio), digo que isso soa para mim como se dissessem que sou um preto de alma branca. Ou como dizem para o meu irmão: Nossa! Mas vc nem parece gay. O que ele odeia que lhe falem e sempre rebate. A luta contra o preconceito é diária...rs

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade Carlos

  13. Flavio Cabral Costa

    Suas crônicas aqui são sempre muito boas. Só um detalhe: saia delas! Muito "eu isso", "eu aquilo", "eu fiz isso", "estou fazendo aquilo", "fui fazer sei lá o que".... Fica muito pessoal e transparece auto-promoção, coisa que você decididamente não precisa. Desculpe incomodar...é apenas um comentário sincero de alguém que gosta de te ler.

    Responda
    1. filipe moura lima

      A Marli deve ter razão. O Flávio foi apenas sincerão. Quem ofendeu a Mirian foi a própria e por razões talvez inconfessáveis.

    2. Marli Serrão

      Filipi, nisto não concordo. Tenho a certeza que ela nem vai se ofender. Só vc se ofende "por tabela". Não precisa. Em que outro espaço ele poderia dar este toque? Fez ele muito bem. E tem razão. Eu tbm pensava isto mas não tive "a coragem dele". Não houve ofensa nenhuma.

    3. filipe moura lima

      Pra que ofender a colunista? Se não gosta da Miriam, tem Pondé pra você. .

    4. Marli Serrão

      Flávio, "participei" da sua participação mas a FSP parece estar me bloqueando em todas as seções no dia de hoje. Enviei reclamação.

    5. Marli Serrão

      Pô, concordo com vc. Só na auto-promoção. No mais, nem gosto. Rasas. Tem até tempo para "responder" aos poucos comentários. Parece que fica insegura e vem ver se "agradou". Desculpe Mirian. A culpa foi do "Flávio Costa". rs Sobre o tema, eu ouvia muito o "nem parece" quando era mais nova, mesmo "mais velha". Quem dizia "está muito conservada" ouvia "não sou picles". Acredito no inconsciente e no consciente coletivo, porque nunca mais ouvi alguém dizer isto. O que ouço agora é "está muito bem!"

  14. Marina Gutierrez

    Na terça-feira passada tomei um café e comi rocambole com recheio de goiabada feito pela prima de 88 anos e cajuzinhos feito pela mais jovem, a de 86 anos. São filhas da irmã mais velha de meu pai, ela faleceu com 99 anos . A de 86 anos e o marido com 89, à tarde, caminham até o barzinho da esquina para encontrar os amigos e beber um copo de cerveja.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Marina

  15. Edson santelmo

    Existe outra opção: Morrer, se não envelhecer a única outra opção é morrer. Essa é a condição humana imposta pela natureza para que o processo seja evolutivo, que seja feita de ciclos. A natureza é feita de paradoxos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  16. Wil Leon

    Não importa da idade. Você pe linda!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Estou ótima para 93

  17. Marcus Acquaviva

    "Quantos anos você acha que tenho?" - A resposta, qualquer seja, será etarista. Logo, para que perguntar ou discutir a respeito?

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Preguiça enorme de quem vem com essa pergunta para mim. Já respondo uns 30 anos a mais do que a pessoa visivelmente tem, para acabar com o clima.

    2. Mirian Goldenberg

      A pergunta já é

  18. Paolo Valerio Caporuscio

    folha baixaria induzindo há tempos criar desavenças.

    Responda
    1. Marli Serrão

      Paolo, queria entender a que vc se refere mas nem isto a FSP vai publicar. Sem que eu entenda o porquê, no dia de hoje nada meu foi publicado. Fui convidada pelo departamento de marketing para participar de algo, que recusei, e de lá pra cá está acontecendo isto.

  19. Sinésio Brito

    Estou chegando aos 60, não pretendo esconder, acho até que fiquei melhor.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Com certeza

  20. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    "Nada do que faço me alucina tanto quanto o que não fiz", fazer para não se alucinar, quem sabe não é a saída?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Será?

  21. Dan Batista

    Às vezes é só uma opinião que não precisa ser levada a sério?

    Responda
  22. Celia Moura

    Mirian, você com certeza já leu o poema "Retrato" de Cecília Meireles, não é? Eu gosto muito, leio-o sempre. Tenho 85 anos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vou reler agora querida

  23. Claudio Messias

    Mirian, adorei a "estratégia 9.3"! E vejo como ciladas essas situações de tentarem adivinhar nossa idade e de supormos a idade de outrem. E tudo volta ao ponto que tu colocas: pra quê? A quem interessa realmente? Desde que mudei para a PB, em 2014, 'deixando' a família em SP, minhas amizades mais sólidas, aqui, são com pessoas pelo menos 20 anos mais velhas. São meu combustível e minhas terapeutas autodidatas. Pena que, nos ciclos da vida, algumas delas agora são estrelinhas no universo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É a minha maior tristeza, Claudio, quando meus melhores amigos se tornam anjos e estrelas

  24. Marcio Machado

    Problematização de coisas normais do cotidiano. Todo mundo tem uma imagem pré concebida a respeito da aparência das pessoas em correlação com a idade, e isso vai mudando com o tempo. Nossos pais tinham sinais de envelhecimento bem mais precocemente que nós, basta olhar fotos e vídeos antigos.

    Responda
  25. luis vieira

    Muito legal o texto! Creio que a mairoria dos seres humanos tem a síndrome do Peter Pan, e envelhecer, é um pesadelo para muitos. E não distante disto, estão as "demonizações faciais" na moda, arrastando como uma onda milhares de pessoas para a deformação. Envelhecer faz parte da vida! Hoje com 51 anos, me sinto tão bem fisicamente, infinitamente mais seguro e maduro do que nunca!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Luis

  26. renata natacci

    Sempre fiquei felicíssima por aparentar menos idade do que tenho (dizem). Hoje, já me questiono e, numa última vez, falei: "obrigada... acho". Se queremos ir contra o etarismo, acho que faz sentido dizermos e assumirmos nossa idade, não? Acabei de fazer 45.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Também acho Renata

  27. José Cardoso

    Eu tinha um colega que gostava de brincar com esse tipo de pergunta. Quando alguém dizia ter 50 anos por exemplo, respondia: não parece! Eu não daria mais que 49!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei José

  28. Gildázio Garcia

    Adorei o artigo! Parabéns! O meu Pai, que não tinha a antiga quarta série de Grupo da zona rural, aprendeu com algum Poeta, e me ensinou-mas acho que não aprendi-, "Que devemos ter o espírito da idade da gente." Estou chegando aos 64, em 5/9 próximo, mas com muita molecagem e muito ânimo para continuar, por mais uns 6 anos, em salas de aulas do Ensino Fundamental.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Gildázio

  29. Gilberto Nascimento

    Belo texto. Saboreei com prazer da primeira até a última palavra. Parabéns.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz, Gilberto, muito mesmo

  30. Rafael Pereira

    É apenas um comentário que permeia as "pequenas conversas" do cotidiano. Seguimos tentando problematizar tudo até que as pessoas prefiram não mais se falar

    Responda
    1. Elizete Barioni Abdala

      comentário amargo. refletir sobre as falas e experiências é o que seres humanos fazem. duhr

  31. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Silvana falando. Acompanho o que escreve porque me faz muito bem tudo. Normalmente leio no jornal impresso. Como estou fora de casa apareci por aqui Também acho uma pobreza que diminuam minha idade. Não quero negar a vida que já vivi até aqui aos 72. Obrigada, Menina de 93.:

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Silvana

  32. DANIELA FRANCO

    O ponto é que as mullheres que podem (que tem $$$) fazem de TUDO, absolutamente TUDO para ouvirem este comentario , i.e., parecerem mais jovens (desde pintar o cabelo ate procedimentos esteticos carissimos e que, na minha opiniao, deixam a mulher com a idade que tem, mas cheia de procedimentos esteticos, fica artificial, a pele lisa/esticadissima, bochechas fakes brilhantes, labios deformados etc). Entao, é bem complexo, acredito que as mulheres buscam incansalvemente este "elogio". So piora.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Só piora

  33. Luiz Guilherme Fabrini

    Sensacional!!! de Heloisa Fabrini.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico feliz Heloisa

  34. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O título é muito bom, mas o conteúdo nem tanto. Parei de ler quando encontrei aquela tese que já virou lugar comum há muito tempo: "todos nós temos três idades: a idade cronológica, a idade biológica, e, a mais importante, a idade da nossa alma" .

    Responda
  35. Pedro Luis S C Rodrigues

    É um elogio óbvio, só dé bil mental, aka feminista recalcada, para discordar

    Responda
    1. filipe moura lima

      Há situações que exigem abstração, Pedro.

  36. Amarildo Caetano

    Cada idade tem sua beleza .Quando vamos envelhecendo temos muitas saudades .Como escreveu Cassemiro de Abreu " Aí que saudades da Aurora da minha vida ...'

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Saudade

  37. Guilherme Menezes

    Papo ótimo, como sempre!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que bom, Guilherme

  38. Tersio Gorrasi

    Isso não é novidade. Existem a idade cronológica e a biológica, raramente sendo iguais entre si. É algo semelhante ã sensação térmica em relação a temperaturas mais elevadas ou mais baixas

    Responda
  39. filipe moura lima

    Quem não aceita a velhice precisa se tratar.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Nossa, difícil mesmo