Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    A Folha pediu desculpas quase 20 anos depois por ter apoiado o golpe de 64. Vai esperar quanto tempo para se desculpar pelo apoio aos que perpetram tentativa recente?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Edmar, se você pensa assim, tem espaço para comentário! Sugiro porém que procure se interar melhor sobre o caso e emita sua opinião com argumentos plausíveis!

    2. elmar barbosa stori

      Parabéns FSP, publicar maracutaias independente de qual lado venha não é apoiar alguem.

  2. Gustavo Michelin

    As xandetes estão em polvorosa. O contorcionismo para justificar o injustificável chega a ser comovente.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Quem está se contorcendo é a Folha, com seus colunistas a justificar essa matéria sem substância, tentando arredondar um cubo.

    2. Ricardo Knudsen

      Em polvorosa estão os adoradores de pneu, q agora acham q vão conseguir anular as eleições. Perdeu, mané, nem rezando pra pneu francês vai ter golpe.

    3. Gustavo Michelin

      O assunto é outro, Marcos. Contenha o desespero e mantenha o foco.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Falou o advogado especialista do watsap! Rs!

    5. Samuel Gueiros Jr

      O pior ainda vem por aí. Aguardem a publicação de novas mensagens que serão liberadas gota a gota. Serão escândalos em série obrigando os ministros a explicarem mais contradições e ilegalidades.

    6. Marcos Correia

      Inexplicável é se apossar de bens públicos, presentes, joias e tentar vender. Isso você não comenta.

  3. Jorge Luiz

    .. antigamente tinha aquele jornal do Goebbels, o Volkischer Beobachter que nazificava qualquer tema

    Responda
  4. Fabricio Souza

    OH, Thiago? Me parece, que faz anos que não estuda a legislação Brasileira. Estes cursinhos para Neo Latinos feitos no Exterior, não se encaixa no nosso Direito. Serve apenas, se for trabalhar numa multinacional com foco a trade internacional. Tá assistindo, muito filme americano. Pega uma aula de Direito pátrio com o Pavinatto. Conhece?

    Responda
    1. Márcio D'Avila Ribeiro

      Pavinatto? Aquele que fez um livro enaltecendo o Milei? Ã rã

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Não recomendo!! Sinceramente!! Rs!

  5. Gustavo Michelin

    Assim como as eleições na Venezuela, também não vejo nada de anormal na atuação de Xandoca. kkk

    Responda
    1. Patricia Pedrosa

      E na venda de joias no exterior pelo seu mito, usando militares como mulas? Você vê algo de estranho?

  6. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    FSP declara seu amor a JMB e a seus seguidores. O que até agora,pelo menos para mim não ficou claro, é como tudo isso chegou aos.jornalistas? Algum assessor ficou magoado?

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Foi pelo Greenwalt, até então o queridinho de quem agora reclama

    2. Carlos Candia-Gallardo

      Na real é amor ao dinheiro. Vale tudo pra vender jornal, até implodir as instituições.

  7. Maron Hannah Chequer

    A Folha escorregou (para a direita) feio.

    Responda
  8. Valter Luiz Peluque

    Alguém parece lúcido dentro do jornal, confrontando um editorial - ao lado - que insiste na barriga . Fato é que a Folha bolsonarizou seu editorialismo, cuja prova é a foto forjada do ministro como Nosferatu em tamanho gigante na capa. Parabéns ao Thiago e à valente Laerte, na charge logo acima.

    Responda
  9. José Marcelo Moreira

    Eu não entendi a ilegalidade. O cara mandou os subordinados fazerem relatórios com dados públicos incriminatórios publicados pelos próprios gênios.

    Responda
  10. PAULO ROBERTO HASSE

    Comparação indevida , Moro detia criminosos reais responsáveis por desvios comprovados e confessos inclusive . Agora os métodos inquisitoriais dependem dos alvos escolhidos por supostas Fake News a critério dos acusadores como as gravações mostram . Faz MUITA diferença .

    Responda
  11. Ney Fernando

    Os donos da Folha (e o tal do "Greenwall" também) têm a obrigação de se manifestar, o mais rápido possível e com o mesmo destaque (em editorial), a respeito da correta afirmação do colunista: "O jornal afirmou que a atuação de Moraes estaria fora do rito. O rito era Moraes (STF) oficiar o Moraes (TSE)." Mandar que se faça um mero relatório não tem nada de errado. Os fatos relatados são de responsabilidade de quem os praticou.

    Responda
  12. Sam Duart

    Não vêem Morais "fora do rito". Mas prevêem Morais "fora do mito" que é o verdadeiro propósito das descabidas materias. Livrar Bolsonaro do único que teve coragem de combate-lo

    Responda
  13. Leonardo Trindade

    A Folha tem trabalhado para legitimar a extrema direita com um verniz produzido por meias informações. O fascismo não prospera sem o apoio da grande mídia.

    Responda
  14. NACIB HETTI

    Todo expediente para acelerar processo é bem vindo, só não pode ser seletivo, mirando os inimigos do juiz. As dúvidas precisam ser esclarecidas.

    Responda
  15. Matheus Battistoni

    Não tem rito que permita censurar opiniões. O crime é esse, abuso de autoridade para favorecer um candidato.

    Responda
    1. José Marcelo Moreira

      E mesmo assim ele perdeu a eleição.

  16. Neucir Valentim

    Sempre tem alguém desesperado por seus 15 minutos de Glória, parece-me que o articulista é um desses. A Folha desesperada usa o primeiro tagarela de plantão.

    Responda
  17. Rodrigo de Sousa

    E no terceiro dia: Fiat lux! Até que enfim a folha se dignou em oferecer uma opinião ponderada e razoável. E só poderia ser através da caneta do Thiago Amparo. Aguardando a análise do Hubner.

    Responda
  18. antonio brito

    Sob o Amparo o mamífero alado vira um superman. Troca o pano.

    Responda
  19. Wil Leon

    Criaram uma joboticaba. O STF 'aprovou' um inquerito que dizem irregular, do fim do mundo. Um juiz fazia tudo, processava, corrigia relatórios, julgava e tratava as coisas com vies pessoal. Perdeu mané.

    Responda
    1. Tomeh Sapienza

      Consequências da PGR que deixou de investigar para não desagradar Bolsonaro e os seus. Anormalidade institucional ampla.

  20. Marcos Benassi

    Poi Zé, caríssimo, agradeço muito sua oportuna explicação. Eu não havia tido paciência pra ler esse ziriguidum com cuidado e entender as letras miúdas da coisa - essa sutileza dois dois cargos assumidos pelo Careca foi muito esclarecedora. Creio que as implicâncias da folha, nesse caso, coadunaram bem com as "cismas" (como disse um funcionário, não foi?) do Glenn greenwald: ele tem horas mais realistas do que o rei, parece-me. Dá nessas, que são muitíssimo bem aproveitadas pela Bozoléia.

    Responda
  21. juliana costa

    Eu ainda não sei qual foi a ilegalidade de Moraes. Não seu auto oficiar? Compartilhamento de provas é ato legal. Promover ilações para ajudar liberar golpista ou enfraquecer provas e alimentar conflito social é que não deve ser. Se for para ter esse tipo de jornalismo daqui a pouco cancelo a assinatura e vou ler blogs pelo menos é gratuito. O artigo mais sensato de que tudo que li. A Folha dar espaço a Dalagnol é um absurdo.

    Responda
    1. MARCELO RODRIGUES

      Cara Juliana! Dar as duas versões de um fato parece ser algo salutar para a Democracia. Impedir Deltan de se manifestar é regime do Maduro

  22. sergio tamer

    Em resumo o articulista quer dizer que "os fins justificam os meios" e que a culpa pelo uso indevido dos meios não é de Moraes mas do "sistema"...tanto sofisma para dizer que, embora em contextos diversos, Moro e Moraes guardam mais semelhanças do que diferenças...

    Responda
  23. Anderson Costa

    Ótima matéria e mostra o quanto a Folha foi irresponsável na sua matéria. Grita a esquizofrenia de achar certo Moraes ter que mandar ofício para Moraes, para que Moraes possa seguir com o processo. A Folha da alimento aos golpistas, que por acreditarem até em terra plana, acham o teor da dita denúncia, muito coerente. Fica pra mim, a suspeita de que a Folha esta mais preocupada em "lacrar" e lucrar com o sensacionalismo levantado, do que trazer informação de qualidade.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Viúva do cabeça de ovo detectado.

  24. CAROLINA Peletier

    A meu ver , tivemos sorte de no mesmo juiz do STF estar presidindo o TSE, a República Democrática do Brasil agradeceu, pois graças a essa coincidência a morosidade da justiça não prevaleceu e Moraes pode nos defender das ações golpista que estavam em andamento.

    Responda
  25. Marina Ribatski

    fora do rito, peladalada. Folha GOLPIS. TA

    Responda
  26. RAUL MASCARENHAS

    Um erro muito grande que lhe custará muitos assinantes!

    Responda
    1. Aldomar Rückert

      Eu só não vou cancelar de imediato para acompanhar a treta. Esperando mais críticas à Pholha !

    2. Fernando Augusto Gattini Junior

      verdade, tchau fsp

    3. Fernando Augusto Gattini Junior

      verdade

    4. Maria Lúcia Bergami

      Sim, tbm não renovarei. Corro de mídia que apoia golpe. Folha incorre novamente.

    5. Marcelo Galvao de Oliveira

      Tchau

  27. Joao Massucci

    Seu título deveria ser Lula não é Bolsonaro. Greenwald repete a velha pergunta de Caetano: Quando é que em vez de rico, ou polícia, ou mendigo ou pivete, serei cidadão?

    Responda
  28. Sam Duart

    Certamente quer se criar um falso paralelo com as ilegalidades que Sergio Moro cometeu. A questão principal é levantar suspeita contra o Ministro Alexandre de Moraes e assim abrir um precedente para anular as provas contra a caterva de golpistas.

    Responda
  29. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Sendo bem direto : bolozoides usam de todas as armas ( ilícitas obviamente ) para destruir nossa democracia . E empresários corruptos usam todas as armas ( ilícitas obviamente) para turbinar suas proprinas e assaltos bilionários ao nosso bolso . E aí um pequeno deslize de Moraes e Moro no combate individual à essas corjas passa a ser o problema ? Ah me poupem, vcs merecem esse país destruído pela corrupção e atraso mesmo, parecerão no 3o mundo para sempre

    Responda
  30. Edson Rocha

    Será que o país fica melhor com essas picuinhas feitas para criar fatos "jornalísticos" ? Com certeza essa "gente" sabe que o modo como querem colocar essa questão não é correto. Acho que ficar alimentando discórdia e não tentar acabar com a pseudo polarização política é melhor para a venda de assinatura do jornal.

    Responda
  31. MARCIO Gionco

    O Moro teve viés mas produziu provas concretas e irrefutáveis que foram jogadas no lixo. O Lula voltou, os corruptores foram ao Toffoli, e continuam ricos e soltos. Já o Moraes agiu politicamente para convencer que uma baderna era golpe de Estado, que nunca foi. Então Moraes é pior que o Moro.

    Responda
    1. antonio brito

      Correto. Não há comparação entre o poder de um supremo e a primeira instância. Moro não investigava, julgava fatos. A tentativa de golpe de estado foi em outubro. Em janeiro foi uma baderna com a leniência e ausência do recém empossado.

  32. Gerald Franco

    Triste episódio na história desse jornal, agora eivado em sua credibilidade. É triste ver a liberdade de imprensa sendo manipulada no jogo de poder para favorecer os criminosos do 8/1

    Responda
  33. MARIO RAMIRO

    "Fora do rito" vai virar "afrouxar a cana do mito"? Até tu Glenn?

    Responda
  34. Pedro Cardoso da Costa

    Umas das coisas que mais enfraquece a Justiça brasileira é o malabarismo que faz para diferenciar situações idênticas para inocentar alguns do andar de cima. O mesmo faz a maioria dos jornalistas. Quanto contorcionismo para diferenciar situações absolutamente idênticas!

    Responda
  35. Mauricio Coelho goiato Goiato

    As diferenças : na Atual situação as provas são lícitas e a relação amoral . … tudo isso .

    Responda
  36. Luciano Silva

    Ordenou que relatorios de outro órgão do judiciário se enquadrassem ao que queria para depois decidir...acho que foi até pior, se comparado ao nível de ban didos e cri mes que ele e Moro estavam lidando...

    Responda
  37. Geilson Silva

    O problema é que a folha é de SP, se fosse de PE ou BA talvez não precisasse fazer esse sensacionalismo folha-pan para estancar a sangria de clientes bolsonaristas. São muitos.

    Responda
  38. Ricardo Knudsen

    Finalmente alguém explicou claramente se Moraes infringiu leis. A FSP não foi clara sobre isso, curiosamente em artigos q mostravam falta de transparência, q ela mesma não teve.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Michelin, vc confundiu com a escuridão do pneu pro qual reza.

    2. Gustavo Michelin

      Claro como a escuridão

  39. Anete Araujo Guedes

    Comparar Moraes a Moro seria desqualificá-lo, não reconhecer sua trajetória, inteligência, habilidade, legalidade e bravura. Trata-se de um democrata e não de um um ex-juíz autoritário, que se utilizou da toga para cometer crimes.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pedro, ela diz q Moraes não é Moro, q é um ex-juiz. Qual a dúvida?

    2. Pedro Cardoso da Costa

      Ex-juíz?

  40. Peter Janos Wechsler

    Moraes não é Moro, apenas agiu como Moro numa posição hierárquica bem mais alta. Mandou ajustar relatórios para estes se encaixarem mas suas sentenças.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Outro artigo de hoje diz textualmente: "Os diálogos mostram também que os relatórios eram ajustados quando não ficavam a contento do gabinete do STF e, em alguns episódios, feitos sob medida para embasar uma ação pré-determinada, como multa ou bloqueio de contas e redes sociais." Não se trata mais de confeccionar.

    2. Peter Janos Wechsler

      Acabei de pesquisar o termo confeccionar. Entre os sinônimos mais utilizados consta o sentido de fabricar, manipular, ajustar. etc.

    3. Peter Janos Wechsler

      Sinônimos de confeccionar: Preparar: condir, confeiçoar, executar, fazer, manipular, preparar. Fabricar: fabricar, manufaturar, produzir. Outros sinônimos: adaptar, ajeitar, aparelhar, amanhar, bolar, alinhavar, distribuir, estruturar, ataviar, organizar, aprontar, elaborar, arquitetar, criar, compor, arranjar, acondicionar, dispor

    4. Ricardo Knudsen

      Essa margem de dúvida fica por conta da má fé da FSP, q quer induzir o leitor a pensar o q vc pensou, mas não quer correr o risco de responder por calúnia. E a hipocrisia do jornal é essa, insinua q houve crime (“fere o devido processo legal”), depois afaga o ministro em editorial, dizendo q não houve ma fé.

    5. Peter Janos Wechsler

      OK. Retrato-me, mas você há de convir que o termo confeccionar deixa uma boa margem a dúvidas. Entre sinônimos consta: fabricar, ajustar, etc.

    6. Ricardo Knudsen

      Olhe no dicionário, o sinônimo mais simples de “confeccionar” é simplesmente “fazer”, não incrimina em nada.

    7. Ricardo Knudsen

      Pois é, devias ler e interpretar com mais cuidado, pois ficaste sozinho nessa acusação. Em editorial de hoje, a FSP afirma “ Não estão em questão a boa-fé de Alexandre de Moraes nem a obtusidade da ala do bolsonarismo que flertou com a ruptura institucional”. Ou seja, a FSP não acusa Moraes de ma fé, mas vc o faz, pq o q descreves é crime.

    8. Peter Janos Wechsler

      Completando.. " O servidor da Justiça Eleitoral então confeccionava relatórios que, remetidos ao Supremo, sustentaram medidas de força decretadas por Moraes, como bloqueios de contas em redes sociais e multas". Por que confeccionava e não redigia?

    9. Peter Janos Wechsler

      Completando."O servidor da justiça eleitoral enta

    10. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Foi isto que entendi. Devo ser muito burro.

    11. Ricardo Knudsen

      Então, acho melhor vc arrumar as provas do q afirmou, pq sem elas se tipifica crime de calúnia. A FSP não afirmou isso. Em tempo, antes q alguém me acuse de ameaça, não tenho nenhum poder para isso, apenas destaco fatos. Calúnia é crime, talquei?

    12. Peter Janos Wechsler

      *nas

  41. Caubi Maciel da Nóbrega

    Do jeito com que o senhor fala, justificando atos irregulares em vista de terem sido utilizados na defesa de uma certa democracia, deixa a impressão de que andou lendo a cartilha do SNI, que também defendeu atos injustificáveis na defesa de uma visão específica de democracia. Até parece que a crítica depende exclusivamente de quem segura o chicote.

    Responda
  42. Jose Walter Da Mota Matos

    Exatamente, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, produzir relatórios pra fundamentar decisão jurídica é comum e corriqueiro em qualquer Processo, cujo relatório, aliás é a primeira peça da sentença, antes da análise jurídica, para fundamentsr a decisão. Combinar o trâmite do processo com o Ministério Público para direcionar os autos a uma decisão pretendida, isso sim, fere de morte a isenção, imparcialidade e legitimidade do processo. Definitivamente, Moraes não é Moro.

    Responda
  43. Domingos dos Santos

    Que se mude o "desenho"; que se encerre os processos infinitos; que se restrinja, no que for necessário os poderes e escopo enorme do STF. E que se proceda do mesmo jeito para com os outros poderes. Infelizmente, nada disso será feito, e o país continuará dividido e em conflito entre si.

    Responda
  44. cristina lanzini

    Lúcido, como sempre!!!!

    Responda
  45. FABIO LUIZ

    Folha deixa explícita que é a nova Abin paralela da direita ao comprar um celular roubado para atacar o supremo. Todo cuidado é pouco com esse jornal!

    Responda
  46. Carla C Oliveira

    A assinatura da Folha só vale a pena por causa de seus colunistas.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Alguns.

  47. IVAN BRUCE MALLIO

    Mais um legalista de mentirinha, defendendo ilegalidades para o bem. A mera existência de um órgão de vigilância dentro do TSE já é um escárnio. Um juiz que utiliza esse departamento para pinçar réus no caldo sem fundo das redes sociais é um autoritário depravado, assim como Sérgio Moro, sim senhor!

    Responda
    1. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Desculpe, tenho que rir....

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Bozoide detectado

  48. Carlos Alberto siciliano

    A Falha de São Paulo se prestando a ser linha de apoio a Bolsonaro. Lamentável. O que diria o velho Otávio Frias?

    Responda
  49. Erica Luciana de Souza Silva

    Acho q a Folha está meio enroscada.

    Responda
  50. Cristiano Braune Wiik

    FolhaPan

    Responda
    1. Carlos Alberto siciliano

      Deve ter se vendido ao Bozonaro.