Opinião > Ordem informal fere devido processo legal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
O fato é que o ministro age como se fosse procurador do MP, o que está errado! Juiz deve ser imparcial e a Justiça dece ser passiva, ou seja, deve ser impulsionada a julgar fatos. Não pode investigar e julgar ao mesmo tempo! Mas o ministro esquece esse princÃpio básico e investiga sem freios. Está errado!
O TSE tem poder de polÃcia. E o presidente era o Alexandre. Você pode criticar o acumulo de função, mas daà extrair que houve abuso de poder?...
Você está mais perdido que o Caneta Azul na Academia Brasileira de Letras. rsrs
A folha defendendo golpistas que destruiram o STF e o Palácio dos Planalto se não fosse o Ministro Alexandre de Morais a folha estaria fechada atualmente.
Discordo.O jor nal não estaria fechado, e sim porta voz do poder, assim como esteve na dita branda.
Tá bem explicado pelo editorial: como a Folha não concorda com o inquérito das fake news de Moraes, tenta fazer tempestade em copo d'água com mensagens mequetrefes, supostamente comprometedoras, colhidas pelo especialista no assunto Greenwald. O tiro está saindo pela culatra...
FSP fez uma pedalada jornalÃstica.
A Folha foi muito imprudente. A sorte é que principalmente os bolsonaristas não acreditam em nada que sai neste jornal.
Mais uma vez essa midia facciosa quer impor e vender a ideia de que os ritos e normas legais valem mais que o crime cometido. Patifes !
O poder no Brasil onde impera a ladroagem, o mau caratismo , a criminalidade e os maus costumes não aceita que pessoas de bem se notabilizem, principalmente se estiver em cargos de poder. O ministro do STF Alexandre de Moraes deveria ser glorificado por ter sido um verdadeiro herói ao enfrentar Bolsonaro e sua quadrilha de delinquentes. Oque quer Folha de S. Paulo ? Quer deixar impune uma penca de crimes comprovados ? Pelo jeito quer a volta da aberração Bolsonaro ao poder. Estou decepcionado.
Na realidade a FSP parece que esqueceu que em caso impedimento do ministro Alexandre, o presidente Lula inidicaria mais um, ou seja, pra eles a emenda seria pior que o soneto, como diria Benassi, aà sodeu.
A Folha faz uma baita manobra para convencer incautos com um pretenso 'furo' sobre um suposto escândalo no desrespeito aos ritos de procedimentos judiciais. A história não se segura em pé por muito tempo porque quem entende do regrado (não eu, por favor) diz que nada de excepcional se deu. Ninguém dá atenção, exceto, por obvio, os interessados. A Folha faz birra e esperneia e exige que levemos a sério suas estripulias. Não seria melhora chamar os adultos de volta e deixar as crianças no parque?
A FSP implicitamente está a espiar, nas entrelinhas, o açodo com que editou a notÃcia sem ouvir antes a outra parte acerca da denuncia que publicou de modo sensacionalista. A FSP vai pagar um preço alto, pois qual a real intenção por trás disto? Pode até alguém entender que houve pagamento por interesse da turma do inelegÃvel na sua publicação. Sua imagem ficou sim afetada pelo citado açodo. Que arque com as consequências.
A folha pensa, se curvando cada vez mais pra extrema direita, se não fosse o "cabeça da ovo" a folha estava, agora "sem pensamento" ou publicando receitas de bolo.
Eu li nesta mesma sessão há uns anos atrás, com os meus dois olhos que um dia a terra há de comer, que "situações excepcionais justificavam medidas excepcionais" quando este jornal passava pano para o Juiz que combinou o processo com o MP, colocou um candidato na cadeia e depois deitou na cama com o principal beneficiado pelas ordens emanadas do agora ex-juiz. Seria tudo ok se vocês tivessem passado a limpo o passado, mas não o fizeram. Então que se aplique a jurisprudência!
FSP VSF
Recomendo a esse prestigioso jornal que contrate os serviços da nossa amável Rebeca para orienta-los nos saltos e contorções necessárias para dar conta de mais essa barrigada. Vão precisar de bastante repertório.
Seria mais nobre da Folha de São Paulo dizer o seguinte: erramos, da próxima vez não faremos tempestades num copo d'água, não queremos perder a pouca credibilidade que já temos.
Desiste dessa tempestade fictÃcia. Formal não é ter um ofÃcio do juiz para o próprio juiz, mas informações das fontes e disponibilização nos autos do material produzifo, o resto é invenção para defender criminosos.
Quando vejo o tÃtulo do Editorialista apócrifo da FSP que escreve esses artigos, ganho o dom sobrenatural de antecipar o conteúdo por isso, nem leio; já vou direto para os comentários onde sempre encontro análises mais fiéis à realidade dos fatos.
Papel patético da Folha com reportagem espetaculosa caça-clique!! Um jornal com tradição histórica de defender a democracia preocupado com o seguimento de ritos formais em um momento onde o PaÃs estava com sua democracia seriamente ameaçada por um insano golpista que articulava toda espécie de golpe contra as instituições, com o único intuito de se perpetuar ilegitimamente no Poder!! e a Folha preocupada com ritos!! Que vergonha, Folha de São Paulo!! Irresponsáveis e oportunistas!!
Jor na le co!!!
A Folha já embarcou em tantas roubadas, sendo essa mais uma. Moraes atuava tanto no STF como no STE. Essas ordens eram dirigidas aos seus assessores, em um momento em que o paÃs se encontrava à beira do abismo, após os desvios da Lava Jato e os 4 anos do desgoverno Bolsonaro. Moraes entrou nesse jogo, apoiado por seus pares, colocou o judiciário novamente no rumo da legalidade. Lutou para garantir a lisura do pleito eleitoral. Não foi necessário a produção de provas, elas foram todas gravadas.
Não se trata de vÃtimas, pelo contrário, são pessoas que atentaram contra o estado de direito. Esses delinquentes não foram escolhidos por Moraes, como quem escolhe roupa em uma loja. As provas contra elas eram evidentes, irreversÃveis, irrefutáveis, abundantes.
José, essas pessoas já estavam envolvidas em crimes e sendo investigadas há muito tempo. O juiz que pediu relatórios era presidente do TSE e o que julga os casos, do STF. Por acaso, os dois cargos eram, então, ocupados por Moraes. Não há nada de errado nisso!
Você acha correto um juiz escolher pessoas a seu bel prazer para serem vÃtimas da sua ira pessoal? É correto esse juiz indicar o que ele quer que seja produzido para embasar suas decisões vingativas?
E a montanha pariu um rato. A Faia precisar dedicar um editorial para defender a grande denúncia significa que flopou a tentativa, pois se tivesse dado certo a pressão social em cima do Alexandre de Moraes evitaria que o jornal se expusesse. A faia não aprende com a História, lembra dos carros da redação emprestados à ditadura...
A complexidade criada pelo acúmulo de funções não parece ter resultado em ilegalidades ou falta de transparência. Pelo contrário, o processo, segundo noticiado, envolveu as devidas partes, e as informações utilizadas eram públicas. Portanto, as crÃticas da Folha sobre a possÃvel nulidade das provas parecem carecer de fundamentação material sólida, salvo maior juÃzo. Muito barulho por nada? Infelizmente. Agora, há de se investigar sobre áudios vazados no contexto de um crime doméstico, ou não?
Sério que a Folha ainda tem coragem de soltar um editorial querendo defender a mer da que fez ? Impressiona querer se passar por defensora das leis publicando relatos de acessores do ministro que estavam apenas juntando provas que os próprios golpistas deixaram nas redes. Agora, após uma enxurrada de juristas defendendo o ministro, vem a Folha querer justificar a defesa que faz de golpistas. Podemos até acreditar que a Folha aprova o golpismo ? Só uma pergunta.
Sinceramente. Me causa profunda decepção a Folha. Era o jornal mais sensato diante da distopia que vivemos. Agora a Folha resolveu levantar suspeitas sobre um Juiz que compartilhava informações com ele mesmo. Outrora, não vÃamos esse tipo de editorial quando a lei foi rasgada em Curitiba. Artigos e editoriais sem contexto histórico e legal.
A FSP se ancora na teoria hipodérmica cimpletamente ultrapassada. Pressupõem que espalhando fofocas, tais ficções sem eira e nem beira do ponto de vista jurÃdico , serão mecanicanicamente internalizadas pelas pessoas em geral para desacreditar o STF, a luta pela democracia, as punições brandas as golpistas de 8/1, para anular a condenação do inelegÃvel.
A Folha e outros jornalões estão querendo inocentar Bolsonaro?
Correto. Ainda bem que foi a fsp que divulgou essas maracutaias. Fosse um blogueiro ou jornal pequeno estaria sob ameaças e censura. As fotos da Gabriela, na capa expressando um mamÃfero alado e no interior um homem de luto revelam mais do que as palavras permitem. Esse inquerito não acaba ?
É muito nÃtido que Alexandre de Moraes foi o mentor do conluio entre STF e TSE para perseguir, incriminar, banir das redes sociais, desmonetizar e enquadrar em processo judicial determinadas pessoas e sites jornalÃsticos que contrariavam os interesses dos algozes. Cabe punição exemplar de todos os envolvidos. A punição mÃnima a ser aplicada a Moraes é o seu impeachment.
Jorge vc é um bolsonarista ridÃculo. Incriminar?? Os criminosos esparramava mentiras diariamente com claro intuito de acabar com a nossa democracia. O que precisa é a prisão do seu mito golpista ladrão de jóias, e logo.
Graças ao ministro Alexandre de Moraes, você poderá votar novamente para presidente, governador, deputados, vereadores e até para sÃndico, se a tua turma tivesse obtido êxito, serÃamos apenas enfeites de presépio.
Alexandre de Moraes fez de tudo pra incriminar e forjar provas contra pessoas sérias e defensoras das Instituições, da democracia e da lei como Jair Bolsonaro, seus filhos e jornalistas como Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo, Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, etc, etc, que nunca cometeram nenhum crime e sempre respeitaram a Constituição.
A FSP agora vai ter que gastar muita tinta para valorizar uma fofoca jurÃdica, e as viuvinhas continuam derramando suas lágrimas por um defunto fétido.
Aos defensores desse arremedo de juizeco, vale refrescar a memória para que se entenda sua personalidade transtornada, vingativa e vil. Dezessete anos de cadeia para arruaceiros sem um canivete sequer e sim bÃblias. No caso do enfermo Clezão, por vaidade e radicalismo, ignorou oito petições de seus advogados e parecer da própria PGR para que tivesse prisão domiciliar a fim de tratar seu grave caso de saúde. Só saiu morto da carceragem. Homicida culposo. Imaginem se fosse um parente seu. Basta?
Vais denunciar o suposto homicÃdio ou já amarelou?
Malabarismos inventados ou supostos não irão trazer o Clezão de volta. O psicopata responsável, não fosse egocêntrico e arbitrário, poderia ter passado essa bola se tivesse um mÃnimo de compaixão. Pelo resto de sua vida, carregará essa morte nas costas.
Entre eu e vc, quem está mais perto do cárcere é quem calunia. E não sou eu. Então, envie ao MP suas provas de q o tratamento médico recebido foi inadequado, e q isso provocou a morte do preso. Mostre na prática o quão sedento de justiça vc está, e q esse seu comentário não tem só intenção polÃtica de livrar a cara doBozo golpista.
Preso polÃtico? Essa foi a maior piada do dia. Mas e aÃ, qdo vc vai fazer a denúncia ao MP? Ou essa coragem e indignação se encolhem na hora de agir e vc amarela, como fez o Bozo, primeiro fugindo pra Miami e depois se escondendo na embaixada da Hungria?
Ricardo, Ricardo. O tratamento na penitenciária era tão bom que os advogados solicitaram tratamento particular, a PGR concordou e o preso polÃtico morreu, não é mesmo? Quem tinha razão? Sinceramente, espero que você não seja preso e venha necessitar tratamento no cárcere. Essas promessas são como as do descondenado corrupto: só para fanático acreditar.
A penitenciária afirma q ele recebia atendimento médico adequado no local. Então, se vc tem provas do crime, e é tão comprometido com a moral e a justiça, faça uma denúncia formal ao MP. Se fosse um parente seu, vc faria, não é mesmo? Então, denuncie, pq homicÃdio, culposo ou não, é crime. Mas tenha as provas em mãos, pq se não tiver provas e for processado por calúnia, não venha com a estória de ser perseguido polÃtico.
Ricardo, como todo fanático formatado, mentes. Explicitamente, tanto pelos advogados do Clezão como pela PGR foi argumentado que, para o quadro clÃnico em questão, o tratamento na prisão, pela falta de recursos, seria inapropriado. Tanto estavam certos que o indevidamente preso chefe de famÃlia veio a óbito, o que caracteriza homicÃdio culposo. E se fosse teu filho, pensarias da mesma forma?
Só ad hominem, nem um único argumento jurÃdico. Mas há mentiras. Quem condenou os golpistas, pra quem vc passa p pano chamando de simples arruaceiros, a dezessete anos foi o STF, não foi decisão monocrática de Moraes. Chamar de homicida, mesmo q culposo, pode caracterizar calúnia, pois a ninguém foi negado tratamento médico. Determinar tratamento na prisão não implica em homicÃdio. Aos bozistas de pele fina, alerto q isto não é uma ameaça, só o ofendido pode denunciar. Isto é só uma constatação.
O gado ainda com narrativas da bÃblia. Esqueceu do terrorista que foi acessor da bolsonarista Damares que tentou explodir um caminhão cheio de combustÃvel em BrasÃlia??
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Do Doutor Google: Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.
Marcelo, ainda: escreveste "É uma inadmissÃvel essas suas colocações nesse meio". No intuito de colaborar, sugiro que repliques o comentário com "São inadmissÃveis essas suas colocações nesse meio". Soa melhor, não?
Marcelo, deixa eu ver se entendi: é admissÃvel que uma pessoa, deliberadamente, provoque a morte de outra tendo podido evitar o óbito? Poderias explicar-me esse ponto, especificamente? A depender dos teus argumentos, posso vir a mudar meu posicionamento quanto ao homicida culposo. Aguardo.
Marcelo, sugiro que tenhas indulgência com teu fanatismo e formatação. Exercite seus neurônios e não os entorpeça; faz mal à saúde.
Prezado, já disse em outro comentário seu. Não se exponha a tal ponto. Estamos realmente preocupados com você. É uma inadmissÃvel essas suas colocações nesse meio. Não somos os desconexos do seu grupo de golpistas. Por favor, tente se preservar, tenha autoindulgência.
Roberto, não se brinca com uma atrocidade dessas. Suponho que não tenhas qualquer parente com quem cultives vÃnculos afetivos para escrever um comentário tão repugnante em cima do sofrimento alheio.
Pobrezinh@s.... Estou às lágrimas.
Todos sabemos que a época dos fatos, PGR e PF não estavam dispostas a enfrentar o ex-presidente e os grupos que o apoiavam, até porque seus respectivos chefes foram nomeados pelo ele. Na próxima tentativa de golpe, vamos sugerir que o Moraes acione a Folha, o jornalista americano e ofÃcio a si mesmo para enfrentar os golpismo. Parece que o jornal está com a sÃndrome e Estocolmo e quer voltar a ser tratado como no governo anterior.
Mas não seria a mesma coisa agora? Afinal, o PGR já saiu em defesa desse juiz.
A Folha nem criativa é. Tenta repetir, como farsa, a tragédia da Vaza-jato, que desmoralizou a Lava-jato e reverteu o jogo polÃtico. Busca desmoralizar o STF para reabilitar Bolsonaro. A Folha virou uma ameaça à democracia.
Imprensa livre constitui um dos pilares da democracia. Quando um grande grupo de mÃdia usurpa essa prerrogativa para tentar dominar o jogo polÃtico e ditar os rumos de uma nação, de pilar passa à maior ameaça à democracia.
A Folha ontem investigou, nada encontrou. Hoje apresenta o veredito e amanhã começa a aplicar a pena de difamação e execração. Cruza a linha do jornalismo, escancara o golpismo.
Parabéns Folha Pan pelo malabarismo argumentativo medÃocre, num arrazoado de tentar defender o indefensável ! Quem sabe o Tiago Amparo possa contribuir para ensinar os “ doutos editores “ a serem no mÃnimo, éticos !. Assinatura em processo de cancelamento !
Nunca comprei um tubo de SPRAY na vida, mas acho que antes de morrer terei tempo de fazê-lo. Explico. Meu delito será pixar na porta da FOLHA , fechada pela extrema direita: Bem feito! Quem titubeia na defesa do estado de direito não merece consideração. O 08/01/2023 não foi uma brincadeira. Se não fossem Moraes, Carmem, Lula e Pacheco, onde estarÃamos agora? Caberá aos que não titubeiam, ir à s ruas pedir pelas liberdades e direitos civis. Pedir inclusive para reabrirem essa FOLHA.
O que mais causa espanto não é a conduta abjeta e irregular do egocêntrico e vingativo psicopata. Graças à omissão de muitos, escalou o poder e o exerce governando o Brasil sem ter um único voto. Dessa aberração ambulante pode-se esperar qualquer baixaria. A falcatrua foi explÃcita, mas surpreendente mesmo é grupo de fanáticos irracionais que defendem o erro, o ataque à democracia e a violação dos direitos individuais perpetrados por esse desequilibrado. Assim, nunca avançaremos. Triste.
O avanço q vc queria era em direção ao golpe, tbém chamado de retrocesso democrático. Ou, mais simplesmente, ditadura.
E o que defendia o gado violento que ficou orando em frente aos quartéis pedindo a volta da ditadura?? Será que era democracia gado véio??
Êita erudição em Marcos? Vai ser fino assim lá na direita!
Luiz, simples: se cometeram ilÃcitos comprovados devem ser punidos de acordo com a lei. Quem refresca ... de pato é lagoa.
Uma curiosidade não diretamente relacionada ao assunto, Marcos: qual a sua visão sobre Jair Bolsonaro e seus filhos?
Prezado Rodrigo, bela atitude, dê as mãos ao seu companheiro Marcos para que sejam algemados mais facilmente.
Marcelo e Rodrigo, vocês são o enquadramento perfeito de "A falcatrua foi explÃcita, mas surpreendente mesmo é grupo de fanáticos irracionais que defendem o erro". Normal a insistência cega.
Marcos Serra caramba! Finalmente um comentário sensato que vc fez sobre os 4 anos em que Bolsonaro ficou no poder. Parabéns!
Joaquim, és o enquadramento perfeito de "A falcatrua foi explÃcita, mas surpreendente mesmo é grupo de fanáticos irracionais que defendem o erro". Normal a insistência cega.
Realidade paralela. O sujeito passou o governo ameaçando dar um golpe e não aceitar o resultado das eleições. Tanto que seus adeptos vandalizaram a PF e a sede dos três poderes, para forçar intervenção das FAs. Ora, os adjetivos que você usou se adequariam bem a ele e a você, respectivamente.
Parabéns pelo corajoso editorial! Vamos aproveitar enquanto temos alguma liberdade de expressão porque, ontem, aqueles crÃticos de Moraes já estavam sendo chamados de inimigos da democracia. Esse fato é só a ponta do iceberg.
Vergonhoso ataque da Folha ao magistrado mais importante na defesa da ordem constitucional e da democracia, num dos momentos mais arriscados pelo qual o Brasil passou e ainda . Moraes não mandou investigar "bolsonaristas", mandou investigar pessoas que cometeram, incitaram e ainda incitam crimes de ódio, ameaçaram e ainda ameaçam a estabilidade eleitoral e democrática. Ao não fazer essa distinção, a Folha opta pela defesa dos que desejam instaurar uma autocracia violenta no Brasil. Inaceitável.
A FSP virou hospÃcio. Parece que a loucura não deixa entender que o Presidente do TSE era Alexandre de Morais. Tudo só podia sair dele mesmo. Senão, que digam quem deveria fazê-lo. Quando vão parar com a "brincadera de mau gosto".
A Folha entrou no jogo sujo para anistiar golpistas que destilava ódio e violência diariamente com claro intuito de destruir a nossa democracia. É de dar nojo.
Realmente é triste ver um jornal como a Folha agindo para inocentar golpista!
Excelente editorial.
Para quem está de acordo com ou não entende a loucura do que se passa pode ser um bom editorial.
"Ordem informal fere devido processo legal". Menos FSP. Não feriu nada processualmente, como já foi explicado por ministros do STF, pelo PGR e vários juristas e advogados. Acontece que o relator dos processos no STFe o presidente do TSE eram a mesma pessoa, e alguns formalismos foram deixados de lado. O máximo que pode ter havido, forçando a barra, é alguma falta de norma na petição, que depois foi devidamente colocada nos autos e está a disposição de todos, até da defesa.
Marcos A. Moreira o senhor, como nobre e respeitado jurista, saberia citar aqui qual a cláusula, inciso ou artigo da Lei Constutucional que foi ferida na ocasião?
O que o senhor tem a dizer sobre o uso da criatividade para punir um publicação?
“Sobre a informalidade das conversas, Almeida afirma que a lei não exige um ofÃcio para o encaminhamento de pedidos. Ele argumenta que a coincidência de o ministro ser ao mesmo tempo presidente do TSE e relator do inquérito das fake news no Supremo pode ter contribuÃdo para a conversação informal, que não seria irregular, em sua opinião”. Declaração de Ribeiro de Almeida, doutor em direito pela USP e coordenador acadêmico da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e PolÃtico), FSP hoje
Fica cada dia mais cristalino que a coligação partidária que elegeu Lule, PT, PV, PSOL, etc , tinha mais um partido polÃtico de três letrinhas chamado STF.
Umas das coisas que mais enfraquece a Justiça brasileira é o malabarismo que faz para diferenciar situações idênticas para inocentar alguns do andar de cima. O mesmo faz a maioria dos jornalistas. Quanto contorcionismo para diferenciar situações absolutamente idênticas! Só queria reforçar, com certeza, apesar do pouco preparo jurÃdico, de que se um procedimento jurÃdico não obedece o devido rito legal, é ilegal. O contrário é o mesmo que dizer que "é imoral, mas não ilegal", porque...
...juridicamente, tudo que é imoral é ilegal, pois Moralidade é um princÃpio constitucional. "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos MunicÃpios obedecerá aos princÃpios de legalidade, impessoalidade, moralidade..."
A FSP ainda não disse onde está determinado que deva haver e qual o rito a ser seguido para um magistrado acionar outro órgão presidido por ele mesmo.
É que a FSP não deseja ou não pode entender que o Presidente do TSE era Alexandre de Morais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ordem informal fere devido processo legal Voltar
Comente este texto