Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO NAFTAL

    Texto equilibrado. O poder de polícia do TST não é argumento válido, uma vez que os relatórios municiavam o inquérito que tramita no STF. Apesar de ser incomparável o que Sérgio Moro praticou em Curitiba, merece um olhar atento a forma como a mais Alta Côrte também abusa do poder. Estado democrático não é um direito da direita ou da esquerda. É um direito da sociedade

    Responda
  2. Neucir Valentim

    A FDS o deveria humildemente pedir perdão aos assinantes, por essas matérias sem fundamentos, cujos motivos não estão explícitos, o ideal seria encerrar de vez essa bobagem que não passou de uma grande barriga, uma crise num copo d'água, além de ser uma das maiores "barrigas" na histórica da Folha de São Paulo., caso o motivo não tenha sido expúrio ou intencional, deixo o benefício da dúvida.

    Responda
  3. Carlos Rogerio Camargo

    Como a Folha pensa, ou crônica de como destruir a credibilidade de um jornal e enterrar sua história. O que a Folha vem fazendo é evidente e descarado ativismo político da direita extrema. Terão o mesmo destino que a Abril, com a Veja, a bancarrota. Os históricos, que construíram a grandeza da Folha -- Cláudio Abramo, Clóvis Rossi, entre muitos outros -- se envergonhariam, se vivo fossem, caso testemunhassem no que se tornou a linha editorial deste pasquim.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Talvez deveríamos estar criticando algumas formalidades que não têm pé nem cabeça. Mas, como vemos aí, a ''lacração'' dominou a dona folha: a Candinha que não se conforma em fazer uma intriga sem causar estrago nas instituições do Estado.

    Responda
  5. Albert BRASIL

    Não podendo contestar os fatos, a esquerda critica a FSP , que divulga os fatos

    Responda
  6. Gustavo Araujo

    No futuro, essa Folha terá vergonha por ter se posicionado (mais uma vez) do lado errado da História.

    Responda
  7. marcio tulio viana

    A Folha é o tipo de jornal que é capaz, numa edição, de criticar a miséria e, na edição seguinte, aqueles que se preocupam em reduzi-la. Seguindo o mesmo percurso que soma leviandade e hipocrisia, arma a direita radical para no futuro, se for conveniente, atacá-la.

    Responda
  8. Jove Bernardes

    Uma pequena correção (e sem querer defender o Ministro Alexandre de Moraes, cuja ousadia todos conhecemos) muda bastante a coisa: "A imagem de um juiz que, mediante ordens informais, escolhe os alvos que depois serão atingidos pela sua caneta conflita com o cânone clássico das liberdades civis." Não, dona Folha, o juiz não escolheu alvos. Estes são conhecidos há anos, tanto quanto seus estragos. O juiz buscava FATOS. Os alvos todos conhecem. Todos, todos, todos. Isso muda muita coisa.

    Responda
  9. JANAINA DE MORAES SANTOS

    "As revelações desta Folha" tiveram "rigorosa atenção pública" por parte dos furiosos grupos bolsonaristas. Nenhum jurista levou a sério tais "revelações". E um colunista daqui já mandou avisar que o celular de um dos assessores envolvidos foi lacrado na Polícia Civil... Bateu o medo, né, Folha? Da próxima vez, analise com o mínimo de seriedade o material recebido, antes de dar o furo.

    Responda
  10. Emerson César de Campos

    FSP se tornou um jornal de uma nota só. A pergunta intrigante é o que a FSP recebe em troca do apoio que explicita à extrema direita brasileira? Creio que n apenas a gente da Faria Lima poderia responder.

    Responda
  11. Rodolfo Francisco

    Se tivessem feito a notícia de maneira a trazer reflexão sobre o funcionamento das cortes seria aceitável. Mas a trouxeram na capa, enorme, insinuando que Moraes cometeu gravíssimo crime, como um grande escândalo. Criaram muito fumaça sem ter fogo. Por que? É apenas ânsia de emplacar um “grande furo” ou há interesses escusos? Mais um dia ainda não consegui cancelar a assinatura porque é apenas até as 14h, mas de amanhã não passa. Aceito sugestões de outros jornais dos leitores.

    Responda
  12. Adauto João Pulcinelli

    Os caras da fsp bloquearam o 0800 para cancelamento das assinaturas. Acho que este folhetim vai se tornar uma Revista Oeste. Será que o gado da conta de sustentar os empregos dos seus jornalistas?

    Responda
  13. Adauto João Pulcinelli

    O que este jornal golpista (desde a ditadura) pode falar sobre imparcialidade?

    Responda
  14. Fernando Minto

    Aprendi muito ao ler os comentários dos leitores, muitos deles me facilitavam o entendimento da matéria. Não mais estarei por aqui. Cancelando minha assinatura. Fui

    Responda
    1. Fernando Minto

      Sr Max. Aos 82 ainda não me senti obrigado faze-lo como é o caso de um ex presidente inelegível. Consegui sobreviver até aqui íntegro. Abs

    2. Max Morel

      Minto, você mente.

  15. Raimundo Cardoso Rosa Neto Cardoso

    A julgar pelos atos administrativos e judicias do STF, que revelam a suspensão das regras do Estado de Direito, imaginem as demais cortes ditas superiores, STJ, TST, TJs, neste Brasil afora. Este é um país de autocratas judiciais. De acordo com sua livre convicção, mandam e desmandam de acordo com suas conveniências pessoais, políticas e familiares.

    Responda
  16. Mario Edgar Grin Ferreira

    Jornal golpista

    Responda
    1. Max Morel

      Quando publicaram as gravações obtidas ilegalmente do procurador Deltan você adorou, não é mesmo? só muda o boiadeiro, o gado é o mesmo.

    2. Max Morel

      A verdade dói, mas no lado vermelho só muda o boiadeiro, o gado continua o mesmo do lado de lá.

  17. Luiz Carlos Ferreira

    Folha, está feio! Xandão tem o apoio de todos os democratas brasileiros. Com esses factóides, não conseguiram a volta da extema direita com o seu ultra neoliberalismo. Não nos tornaremos a Argentina. A Faria Lima, não manda no Brasil; pelo visto, só dá as cartas neste jornaleco reacionário. Não conseguirão colocar as mãos mas nossas empresa públicas. Contentem-se com a Sabesp.

    Responda
    1. Max Morel

      Ou não entende nada ou age de má fé. Neste campo vermelho só muda o boiadeiro, o gado é o mesmo.

  18. Ricardo Knudsen

    O último parágrafo do editorial é uma acusação de q o STF é parcial e não faz justica. Tudo q os bozistas queriam ouvir. Só faltam agora defender q o Bozo é um democrata q tem sido injustiçado pelo tribunal.

    Responda
    1. Max Morel

      Sou conservador e não sou bolsonarista, nunca fui, e nunca apoiei o atual presidente, a quem considero péssimo para o Brasil, mas verdade seja dita, a Folha praticou jornalismo divulgando os malfeitos do ministro do STF, assim como agiu bem publicando as mensagens ilegalmente obtidas do procurador Deltan, embora coisas diferentes, o caso do ministro do STF é muito mais grave e terá consequências.

  19. vicente machado

    Vocês precisam assumir que deram uma tremenda bola fora. Deveriam pedir desculpas a população e aos seus leitores. Não tem nada de errado nas ações do STF e nem isso pode ser comparado aos erros cometidos pela Lava Jato. Vocês só estão contribuindo para levantar a bola para o criminoso Bolsonaro, que além de roubar jóias e matar 700 mil pessoas tentou sem sucesso ( em muito graças ao Ministro criticado por vocês) um golpe de estado.

    Responda
    1. Max Morel

      Ou você não entende nada ou tem má fé, não tem outra hipótese.

  20. Orasil coelho pina

    Realmente não me recordo da Folha ser tão contundente com a destruição da Lava Jato! OrasilAssinantePorEnquanto!

    Responda
  21. Orasil coelho pina

    Se a gente analisar os resultados de grandes operações como a Castelo de Areia, Satiagraha e Lava Jato, dá a impressão que gente graúda, da elite nunca faz nada errada! Nossos ricos são todos suecos! OrasilQuestionador!

    Responda
  22. Antônio João

    Barrigada da Folha, os jornalistas de extrema direita, Merval, Sardengerg, Lourival Santana, Waack, Malu Gaspar, etc com as críticas abobrinhas, querem ensinar como deve ser o funcionamento do STF e do TSE, sem conhecer e com informações imprecisas. O devido processo legal ocorre nas peças dos autos, nenhum deles, nem a Folha foram ao processo vericar, falam do que não sabem, falam sem conhecer os autos, sequer sabem ouvir os juristas.

    Responda
    1. Max Morel

      Assim falou aquele que ou não entendeu nada ou age de má fé.

  23. Matheus de Oliveira

    Muito desgosto por um jornal de história tão democrática! Este será um último comentário, pois cancelei a assinatura. Sugiro aos incomodados que *ajam* ao invés de reclamar de forma inócua. (Matheus Melo)

    Responda
  24. Gil Carlos Dias

    Dois pesos, duas medidas. Não vi esse rigor da Folha em relação ao Mensalão e a Lava Jato. Claro, nesses dois casos, a intenção era acabar com o PT e Lula. Não só a Folha, mas toda a imprensa comercial, continuando dando voz aos executáveis Moro e Dallagnol.

    Responda
    1. Gil Carlos Dias

      Corrigindo: execraveis Moro e Dallagnol.

  25. Ladislau Leite de Oliveira

    A Folha de São Paulo não consegue mais ser um jornal de verdade? Não entendo toda essa barafunda de um assunto completamente legal que só se presta e acho que foi essa a intenção do jornal em fomentar a desgraça do país. Sejam jornalistas de verdade.

    Responda
    1. jose silva

      verdade doi neh?

  26. Marcos Gandelsman

    Quer a anistia para Bolsonaro, né Folha? Não precisa disfarçar, está sendo paga pra isso.

    Responda
  27. Beatriz R Alvares

    Vergonha da FSP. Que saudades dos bons jornalistas, Hélio Pelegrino, Cláudio Abramo, Jânio de Freitas. O que se tornou a FSP!

    Responda
    1. jose silva

      a verdade doi pra vcs neh???

  28. NACIB HETTI

    Ações seletivas contra os inimigos do Rei. Na idade média era assim.

    Responda
  29. Flavio Rodrigues

    A FSP tenta copiar o sucesso da vaza jato, em que apresentava as mensagens dos procuradores e de Moro a conta gotas, prendendo a atenção dos leitores. A situação é totalmente diferente. Moraes pede a assessores que investiguem fakes, utilizando o TSE, do qual era presidente. As mensagens mostram que as fakes existiram mesmo, e que havia a necessidade de tomar providências. Gren Westwood (?) tenta repetir o que deu alto faturamento (merecido) ao Intersept Brasil. Mas, neste caso, não há novidade.

    Responda
    1. Flavio Rodrigues

      Glenn Greenwald

  30. José Cardoso

    O erro começa no famigerado inquérito das fake news. Ele parte da premissa de que não se pode mentir sobre adversários políticos, o que é uma posição totalmente utópica. Na prática, o tribunal segue os mesmos princípios da inquisição, que exigia e zelava pela verdade. Joana D'Arc por exemplo, ajudando inimigos políticos dos juízes, e dizendo ouvir vozes de anjos e santos, só podia ser uma mentirosa, feiticeira ou louca. O Alexandre da época mandou queimá-la.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A lógica do seu comentário é digna da Inquisição. Comparar Joana D’Arc com o Bozo é realmente original, pq completamente doentio. Como será q se diz em fracês medieval “pintou um clima, talquei”?

  31. Rômulo Moura

    Tão simples de entender: escolher quem investigar e condenar ao seu gosto pessoal fere qualquer processo legal. Independente da simpatia ou antipatia com os "investigados", o principal é preservar o devido processo legal para que a justiça seja isenta, como deveria ser.

    Responda
  32. Vera Maria da Costa Dias

    Ordem informal? Faltou o processo legal? É o julgamento da Folha. Ainda bem que não tem assento em nenhuma alta corte brasileira. Incrível que a FSP insista na "barriga", estará saudosa de outros tempos?

    Responda
    1. NACIB HETTI

      As ordens são formais e os processos são juridicamente legais. Só que são seletivos, isto é, os processados são inimigos do Rei.

  33. Sônia Maluf

    A Folha ofende leitoras/es e assinantes com essas matérias. Se não tivesse sido intencional, eu diria que a Folha deu uma enorme barriga. Só que FOI intencional, bem pensado e articulado, visando intimidar as ações do STF. Essa vai entrar pra história do anti-jornalismo brasileiro. Greenwald foi inserido ali para dar ares de vaza jato, mais um desprezo pela inteligência do leitor.

    Responda
  34. José Augusto Bernabé

    Se "fere" como afirma a Coluna, é crime técnico proposital e pessoal, portanto, tudo, absolutamente tudo que esse Ministro fez tem que ser anulado, inclusive seus atos no Tribunal eleitoral, e ainda descaradamente afirmam que não houve fraude na eleição passada, houve sim, não fraude mas sim um criminoso Golpe técnico usando esses meios, hoje revelados, escusos.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Meio incompreensível a lógica do estilo bozista: “afirmam q não houve fraude, houve sim, não faude mas um criminoso golpe técnico”. Em suma, dizem q não houve, mas houve, só q não foi. A lógica bozista é muito divertida. Então, Bebé, espera sentado q vai demorar algum tempo até q as açMes do STF nunca sejam anuladas.

  35. Mario Donizete Pelissaro

    O fato é que a FSP deu uma baita "barrigada". Como fica claro nesse artigo, agora tenta minimizar seus erros e e arranjar um outro significado ou motivação para a veiculação da noticia criada. Vem agora, falar em "necessidade de se discutir o modelo judiciario". Mas, o que acontecerá é que esse caso entrará para historia como uma das maiores gafes desse secular jornal.

    Responda
    1. josé SOARES

      Não creio em “barrigada”.Tudo indica que foi intencional para , mais uma vez, alimentar aqueles que novamente estão saindo dos esgotos e dos porões golpistas.

  36. Jose Junior

    Mas não é possível ainda insistirem em uma narrativa que não colou .Quem redigiu esse editorial tem o mesmo (des)!conhecimento jurídico do autor da tal minuta de golpe ...

    Responda
  37. Armando Moura

    a unica coisa que merece severa critica nesta estória é a pena excessiva para mentes simplórias, sem capacidade de analises criticas, que entraram no gado para tentar o golpe. O que deveria ser severamente punido com mais de quinze anos de prisão seriam os líderes, politicos, empresários generais e elementos da midia que energizaram o gado para fazer aquilo. Isto é uma divida grande da justiça com a nação.

    Responda
  38. alberto bridi

    Viva a ditabranda! Folha e sua gênese golpista! Não conseguem disfarçar por muito tempo!

    Responda
  39. Luciano Mina

    Perdeu Folha( ou seria falha) esse "factoide" já foi devidamente rebatido e desacreditado, ficar forçando a barra pra emplacar a narrativa só desmoraliza mais esse ex-jornal. Não vai ser assim que vão atrapalhar o governo nem reabilitar um desocupado miliciano...fica a pergunta: quem passou o grampo ? ou melhor: a fofoca.....

    Responda
  40. Jorge Luiz

    Agente heróico, o Ministro AdM defendeu a Democracia incansavelmente. Enquanto isso a FdSP..

    Responda
    1. jose silva

      verdade doi pra vcs neh??/podem chorar!!!

  41. Ana Lúcia Faraco

    Será que ouviran juristas sérios e comprometidos com a democracia? Qual é o objetivo desse "jornalismo"? O ministro Alexandre, nada mais fez, do que cumprir o seu dever. Parabéns ministro, pela sua coragem em combater o golpismo.

    Responda
    1. josé SOARES

      O Seu Valdir está bem informado das tramas das casernas.

    2. Gilberto Silva

      Não se salva a democracia ignorando o devido processo legal. O fato deixa claro que um juiz investigou, acusou e julgou quem lhe era contrário no campo das ideias. Usou método que condenou na vaza jato.

    3. Valdir Costa

      Não foi ele que impediu o golpe , foi a marinha e aeronáutica que não toparam o que a marinha tinha topado.

  42. Wilson Luiz Antonio

    Mais uma vez esse importante jornal dá forças a quem tenta apunhalar a democracia pelas costas. Se os intentos da orcrim que a folha tenta agora beneficiar tivessem sido alcançados, provavelmente esse pasquim estaria definitivamente fechado, e alguns de seus jornalistas presos ou exilados. Além disso, comeu barriga. O Gleen é um bom jornalista, pena que hoje cooptado pela extrema direita americana, mas não é nenhum especialista em direito eleitoral brasileiro. Que fiasco, Aiof.

    Responda
    1. Ana Lúcia Faraco

      Perfeito disse tudo.

  43. Fatima Marinho

    Para o mundo, Que eu quero descer, Que eu não aguento mais a FSP e golpistas fora do rito. E ver no rosto das pessoas a mesma expressão De ascensorista de elevador Contrariado. Para o mundo que eu quero descer, não aguento mais a falta de rito do mito. Tá tudo errado! Oh! Oh! Tá tudo errado! Desorientado segue o mundo. Enquanto eu vou Ficando aqui parado.

    Responda
  44. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Xandão não fez absolutamente nada de errado! Agora quanto ao juiz ladrão conluiado com o MPF, não vi nenhum editorial contrário desse folhetim, só festejos! A cada dia desce mais baixo esse panfleto bolsonarista! Já está no esgoto! Talvez o inominável devesse ter mesmo fechado esse jornaleco a desserviço da verdade e da democracia!

    Responda
  45. João Carlos Jr

    A Folha criou uma polêmica apenas para "dar um furo". Caiu na tentação da audiência para ser julgadora e especialista em direito processual, agora se vê tendo que sustentar essa "estória" com esse editorial tosco para dizer que está com a razão. Se viu só nessa!? "Dá teu jeito" para se sustentar em palitos de fósforo antes que o fogo te pegue...

    Responda
  46. PEDRO Rezende

    Eu quase sempre estou alinhado com os editoriais que a folha pública, no caso de Alexandre de Moraes não fosse a atuação firme deste ministro certamente nosso país teria mergulhado em uma aventura autoritária propalada pelos golpistas que todos sabem quem são, se houve alguns excessos a situação que enfrentavamos justificava, as vezes me pergunto, quando me alinho com a opinião dos editoriais deste jornal estaria eu errado ! !!

    Responda
  47. PAULO ROBERTO HASSE

    O método usado tipo Inquisição é intolerável , principalmente para quem alega que está defendendo a democracia . Nada mais autoritário do que estes métodos que abusam de poder de coerção . Como o acusador é praticamente o mesmo que julga , o acusado não fica com chances mínimas já desde o início ? As gravações parece que mostram que as alegações acusatórias eram produzidas sob medida conforme solicitado . Tudo precisa ser revisto , está muito duvidosa esta concentração de poder .

    Responda
  48. MARIA CECILIA C SILVA

    O que intriga é como a Folha conseguiu acesso a às provas. São ilícitas também? E o M-u-sk, interessado em prejudicar o Ministro, e a intermediação do ex-The Intercept??? A Folha também precisa esclarecer isso tudo.

    Responda
  49. Valter Luiz Peluque

    Seria ridículo o ministro oficiar a si mesmo! Parece que o jornal ainda não entendeu a questão técnica e jurídica da questão e insiste na barrigada dos “ritos”.

    Responda
    1. Gilberto Silva

      Então o juiz é ridículo. Pq ele oficiou para si mesmo em outras ocasiões. Na verdade, ele não queria perder tempo. O segundo turno estava próximo... Então decidiu seguir atalhos ao invés da Lei. Entendeu ou tem que desenhar?

    2. josé SOARES

      Creio que o jornal simplesmente não quer entender e ouvir juristas sobre os pontos processuais/jurídicos do problema.A intenção é espalhar confusão em benefício daqueles e daquilo que já está claro.

  50. Leandro Piva

    Pessoalmente, eu gostaria de saber qual lei ou regimento foi infringido. De todo modo, fico feliz q esta reportagem duvidosa da Folha prova q Moraes pode ser criticado e q não estamos em uma di-tadura, tal como afirmado pela turma da extrema direita.

    Responda
    1. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

      Como posta a matéria, o direito de defesa e ao devido processo legal, assegurado pela Constituição Federal.