Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALEXANDRE DE CASTRO

    Tapa na cara das capitais, principalmente do município de São Paulo, que investe somente em "assistencialismo", "dadismo", "Ongs", "passeios" , "transporte gratuito" e não tem o foco no "aprender". Gasta bilhões de reais e perde para municípios que tem merreca de orçamento para a educação (mas tem o foco no aprender).

    Responda
  2. Nicola Bartolomeu

    Toda vez que recebemos alunos do nordeste em São Paulo, isso fica evidente. São jovens infinitamente mais respeitosos, que mantiveram hábitos compátiveis com a cultura escola, que leem, e que prontamente manifestam sentir saudade das suas escolas, e ridicularizam a bagunça do ensino por aqui. Normalmente explicamos o contexto, de que aqui é feito pra dar errado mesmo, o governo não vê o gasto em educação pública como algo que tenha retorno, mas no fundo, eles tem razão.

    Responda
  3. Fachineli C M

    Ahhh que coisa linda esse nordeste!!!

    Responda
  4. Alexandre Rodrigues

    Pra calar a boca de muito xeno fobo sulista que se sente superior...

    Responda
  5. Humberto Giovine

    A matéria é uma luz no fim do túnel. Um dia o Brasil sairá deste oceano de lama em que se encontra.

    Responda
  6. AILTON SOUZA

    E o sul ainda tem a ousadia de dizer que eles sustentam o nordeste. Motivo: porque a educação e inteligência está com o povo do nordeste/norte e o sul coitado com seu suposto capitalismo continua sendo 5a série.

    Responda
  7. Alexandre Sartori Barbosa

    Educação de qualidade está diretamente ligada ao desenvolvimento de censo crítico, bem como ao voto consciente. Parabéns ao Nordeste!

    Responda
    1. Alexandre Sartori Barbosa

      *senso

  8. osmar pavani peres

    Prá quem duvida consulte os classificados nos últimos exames vestibulares do ITA. Sou Paulista, não sou nordestino. Os estudantes do Nordeste estão sempre entre os melhores , resultado do ensino.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Verdade Osmar. 30% dos aprovados naquele vestibular, o mais difícil do país, são do Ceará. A ponto da Aeronáutica inaugurar uma filial do instituto naquele estado. Parabéns aos cearenses e nordestinos.

  9. LUIZ LEAL

    As críticas ao Ideb, citadas ao final da reportagem, parecem indicar que no Sul e Sudeste as secretarias de educação têm maior dificuldade de entender o funcionamento do programa do que o pessoal do Norte e Nordeste. Só uma suposição.

    Responda
  10. LUIZ LEAL

    Aparentemente os estados do Sudeste e do Sul maravilha não têm interesse em investir em ensino público, pois o ensino particular atende perfeitamente aos fihos dos mais abastados en isso basta.

    Responda