Bruno Boghossian > STF aciona detonador no jogo de forças entre governo e Congresso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Angela pecego Caetano

    Mas por onde anda o pessoal que convocava gente às ruas para protestar contra a corrupção? Estão do lado do Arthur Lira?

    Responda
  2. Marcos Longaresi Carvalhães

    Flávio Dino da Silva Sauro, vira casaca. Até tempos atrás era congressista e se locupletava dessas emendas sem o menor pudor, agora é contra somente pelo motivo do apreciador de caldo de cana destilado e ex-presidiário ser contra também.

    Responda
    1. Valdo Neto

      O senhor poderia fazer a gentileza de compartilhar as emendas das quais o ministro se beneficiou? Quem acusa fica com o ônus de apresentar provas.

  3. CESAR PAES

    O Parlamento deste país parece com um antro de piratas: ataca o navio do orçamento federal sempre que vê uma trinca no casco. Cumpre ao STF fazer os reparos para que a nave prossiga no rumo. Muitos agem como se fossem eles o executivo e chantageiam o poder central na base do "Se fizer isto, não votaremos aquilo", a exemplo do que estão fazendo com a reforma tributária, capitaneados pelo Chefe Pirata conhecido como Arthur Lira que pensa ser o "Rei Arthur" enquanto toca Lira como fez Nero em Roma

    Responda
    1. CESAR PAES

      Há quem põe panos quentes no Parlamento sob o argumento de que sua função é legislar. Sim! Legislar dentro dos limites da Constituição. No entanto vivem entrando com PEC's e PL's flagrantemente inconstitucionais com o fim claro de provocar o STF e fazer oba-oba para os menos avisados de suas bases.

  4. Matheus Lourenço

    Medida salutar! Qualquer brasileiro minimamente bem informado e intelectualmente honesto encontra-se de acordo com esse tipo de medida moralizante. Parabéns ao STF pela coragem em se posicionar.

    Responda
  5. Mario Donizete Pelissaro

    Aquela onda antipetista esquizofrenica, fez um mal terrivel ao Brasil, não só por ter ascendido um arruaceiro golpista, fascista e antidemocratico. Mas, também e principalmente por lotar o congresso de deputados e senadores fisiologicos e sem clareza de ideias. Acham que oposição ao governo se faz com lacração ou obstruções que no fim prejudica a população. Presas faceis de alguns lobos, entre um xingamento e outro, vão prestando um desserviço à nação. O pior congresso de todos os tempos.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      É isso, Mario.

  6. Hercilio Silva

    Não tem problema o congresso liberar emendas, com transparência, quem fez, valor e para o que foi. E claro, se quer gerenciar orçamento, tem de ajudar o governo a controlar o orçamento, fica com valor relevante, não admite cortes e ainda cria despesas. Parlamentarismo sem responsabilidade não existe. Só querem bônus e jogar o ônus para o executivo.

    Responda
  7. Maria Lúcia Bergami

    Dino sempre justo, justíssimo. O problema é criar um sistema de governo paralelo, ou seja, o parlamentarismo, qdo somos presidencialismo; a exorbitância dos valores, a falta de transparência e a rastreabilidade. Claro q é necessário q parlamentares tenham suas emendas, mas não a anulação do executivo como projeto Brasil.

    Responda
  8. Sam Duart

    A revolta da Folha com o fim da farra das emendas é evidente. Agora resta saber o motivo.

    Responda
  9. Lisandro Signori

    É obvio até para os leigos em direito, que o Congresso tem que legislar e o Executivo, executar o orçamento, espero que acabe essa farra de emendas parlamentares impositivas e sem transparência. Quer executar o orçamento, se eleja presidente com seu ônus e bonus, ficar gastanto dinheiro sem ser governo é um absurdo do nosso parlamento.

    Responda
  10. Inaê Vasconcellos

    Folha, "revolução" e "golpe" são coisas bem diferentes.

    Responda
  11. Valdo Neto

    A vergonha do sequestro do orçamento da União pelo Congresso faz de Lira o presidente de fato é Lula apenas o de direito. Vivemos a autocracia do Lira.

    Responda
  12. jose prado

    E a Folha faz parte desse wsquema porque é uma desonerada! Precisa pagar o favor!

    Responda
  13. jose prado

    Para desviar o foco precisa uma crise e a crise está aí! Agora é votar a pec dos mandatos dos juízes do STF!

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Bolsonarista, no seriado governo tu não defedentes isso, né?

  14. adel eddine

    Decisão monocratica é excrescência democrática. Mas o ministro somente pede transparência dos pix que o congresso de forma imoral rapina do orçamento da União, tendo seu orçamento próprio. Dinheiro meu, seu, nosso e queremos saber em que desvãos escorregam. São raros pilhado nosso queijo. Por muito menos, países caminham para ditaduras.

    Responda
    1. adel eddine

      Sao ratos corroendo nosso queijo. Traido pelo corretor rsrs

  15. josé SOARES

    O Ministro Dino está certíssimo.O jor nal e alguns jor na listas parem de espalhar con fu sões e deso nes tidades. sões e desones todades.

    Responda
  16. José Cardoso

    As emendas serem impositivas não são o problema. É assim nos EUA por exemplo. O problema é o gigantesco volume total (cerca de 50 bi), e a falta de transparência.

    Responda
    1. Valdo Neto

      É bem isso José, só complemento que nos EUA o congresso dispõe de 2% do orçamento discricionário, enquanto no Brasil o congresso já sequestrou 25% desse orçamento, sendo que na maioria das democracias dos países desenvolvidos, seus respectivos congressos não dispõem de nenhum centavo, pois respeitam a lógica de que esse dinheiro se destina à execução do programa de governo para o qual o poder executivo foi eleito. Temos uma aberração no Brasil.

  17. Valter Luiz Peluque

    A chantagem agora se dirige ao STF com trancamento de verbas. De fato, a luta é dura, mas, se os editorialistas de grandes jornais não atrapalharem, será possível vencer a alcatéia faminta do Congresso.

    Responda
  18. Ernesto Solis

    Querer moralizar aquele an tro de va ga bun dos, vai dar trabalho

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Ôôô, mas ia dar um alívio, hein? Zeus te ôva, Brunão.

    Responda
  20. Lis P Junqueira Safra

    Isso começou em 2015. Vai ficar difícil conter.

    Responda
  21. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de Lira e seus podres poderes. São paramentares que, ao abocanharem boa parte do orçamento do executivo, passaram a executar verbas e obras aleatoriamente, uma prerrogativa que cabe ao poder executivo. Deu-se um emaranhado de funções, já que cabe a um executar e ao outro legislar. Esses parlamentares do Centrão ficam com o bônus, deixando o ônus para o governo.

    Responda
  22. Nerisvaldo José Santos

    Aí, Dino. Continue combatendo esses vagabundos.

    Responda
  23. cristina lanzini

    Congresso que crie vergonha na cara!!!

    Responda
  24. Lis P Junqueira Safra

    Cuidado que eles tiram a do judiciário.

    Responda
  25. Vilarino Escobar da Costa

    Era imprescindível interromper o sequestro de recursos públicos que a Câmara dos Deputados vinha praticando!

    Responda
  26. José Roberto Pereira

    A retaliação veio a galope, no mesmo dia já estava na capa da Folha. Mas atacar o Supremo e seus Ministros com "vazamentos gasosos" não mudará o fato de que Al Lirone e o Poderoso Centrão de bolsogolpistas estão surrupiando 45 Bilhões por ano sem um pingo de transparência.

    Responda
  27. Dalton Matzenbacher Chicon

    Hienas brigando por carcaças.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Metáfora, caro Ronaldo !

    2. RONALDO F VAZ

      50 bilhões são carcaça?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.