Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Rodrigues

    As pérolas do identitarismo e cultura woke são de lascar. É preciso ter muita paciência com elas para não ficar, justificadamente, irritado(a).

    Responda
  2. José Cardoso

    Atletas negros nunca faltaram, desde Ademar Ferreira da Silva ou o João do pulo. O esporte é meritocrático e o sucesso dos negros mostra que não precisam de proteção especial. O busílis está nos altos cargos públicos, onde as panelinhas privilegiam homens brancos. Vide as recentes nomeações para o STF.

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Esse catequismo racial é tão incauto. Somos todos seres humanos. Precisamos de políticas universais e não esse curral eleitoral de minorias.

    Responda
  4. Carlos Rizzo

    Até que enfim está se revelando atletas por conta das políticas públicas. Porque medalhistas de vela - quem pratica vela no país como esporte?, equitação, até tênis, surf, bike ou skate saem de uma elite branca ou de uma classe média de bem nascidos e alimentados que não precisam trabalhar cedo e podem se dedicar a um esporte. Nos EUA vemos muitos atletas negros de alto rendimento? Biles, o povo do atletismo. De onde você acha que eles vem? Da classe média americana? Aqui tem muito o que fazer

    Responda
    1. marco martins

      Do jeito que vc fala parece que os Brancos não ganharem medalhas, alguém foi lá só pendurou no pescoço deles. Escreve una coisa, é questão de tempo pra aparecer alguém querendo quê devolvam.

  5. Patricia Silva

    Necessário e urgente que pensem racionalmente a questão de ações afirmativas neste concurso. A história do Bairro da Liberdade é um marco triste do nosso passado e dar a chance de nossos irmãos indígenas e pretos cuidar desse memorial é só uma pequena reparação à todas as crueldades impostas a eles de maneira descarada ou velada desde sempre.

    Responda
  6. Paulo César de Oliveira

    As atletas negras brasileiras ganharam suas medalhas por mérito e não por causa de ações afirmativas.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Você disse bem, Ricardo, bolsas para pessoas pobres e não especificamente para pessoas negras. Aliás, negros se destacam em atividades que exigem força física e coordenação motora com ou sem bolsas e estão desproporcionalmente representados em basquete, futebol, basebol, futebol americano, boxe pesado, atletismo e dança, entre outros.Por mérito.

    2. Paulo César de Oliveira

      Você disse em, Ricardo, bolsas para pessoas pobres

    3. Ricardo Knudsen

      Aprenda, ação afirmativa não se refere só a ações contra quem sofre preconceitos, mas à todos q vivem em situação injusta ou precária. As vagas nas universidades públicas, por exemplo, tem como critério primeiro a renda, só na segunda etapa entra o critério racial.

    4. Patricia Silva

      Ela não disse isso no texto.

    5. Ricardo Knudsen

      Vc se engana, e o pior é q a razão é não ter lido o artigo com atenção. O bolsa atleta é uma ação afirmativa q permite q pessoas pobres se dediquem ao esporte, leia o q disse Rebeca. Quem é rico como o Neymar ou vem de família de milionários, como os praticantes de equitação, de fato só precisam de talento, além do tempo e dos recursos q sua grana lhes oferece.

    6. adenor Dias

      Há muita gente que se tivesse oportunidade, teria também sucesso esportivo. Muitos nem se aventura no mundo esportivo, por medo de se frustrar...