Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Leite Leite

    A esquerda do Brasil não é esquerda. É uma esquerda fundamentada no leninismo adepta de invasão de propriedades públicas e privadas. Se apossear de propriedades na marra. e assistencialismo enfiando a mão no bolso dos trabalhadores enquanto eles nadam no grosso do dinheiro. A esquerda trabalhista morreu quando o Lula assumiu o poder e abraçou toda a podridão da política que nós verdadeiros petistas combatíamos.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Aposto que vota no bolsonarismo em protesto contra a esquerda que diz não ser esquerda. Na revolta não se importa em cacifar a extrema direita.

  2. Orasil coelho pina

    A esquerda errou muito no Brasil, enquanto prometia ética na política, se envolveu em corrupção como o exemplo da Lava Jato e em apoio a regimes ditatoriais e autoritários! OrasilRepúblicaDemocrática!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      E a direita? Que mistura política com religião, apoia Is ra el e ainda é contra vacinas? Faça-me o favor.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A direita escravocrata manda no país a trezentos e vinte e quatro anos . Melhorou ? Ainda somos dominados pelos coronéis da política

  3. Carlos Eduardo Cunha

    O ideal para o Brasil é a centro-direita, que anda sem grandes lideranças,mas traz a solução de liberdade de mercado para financiar o desenvolvimento do Brasil sem forçar impostos, nem concentrar poder na alta cúpula dos 3 poderes. Tanto esquerda como a direita conservadora vivem ainda no século passado apoiando ditaduras mundo afora.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Esse centro sumiu quando decidiu apoiar a extrema direita.

    2. Felipe Araújo Braga

      A centro direita no Brasil não consegue resolver problemas como a desigualdade social e a preservação do meio ambiente.

  4. José Augusto Bernabé

    A Direita não, os Conservadores pois as "esquerdas" não conseguem mais sustentar suas mentiras e fantasias, essa é a realidade, pobre é pobre, rico é rico, negro é negro, mulher é mulher, homem é homem, Gêneros são gêneros e assim por diante, não há como mudar isso e é por isso mesmo que a rotulada "direita" vai sair na frente daqui por diante.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Denunciando comentário transfóbico.

  5. Marcelo Fernandes

    Dados bons pra pensar. Alguém deveria mandar para o PT. Quem sabe eles acordariam para a realidade do Brasil, dominado pelo atraso de norte a sul, em vez de gastar energia tentando salvar um caso perdido feito a Venezuela.

    Responda
  6. Amarildo Caetano

    A esquerda e o centro deveria seguir o exemplo dos franceses,derrotar a extrema direita,que ë uma ameaça não só à democracia,mas à ciência também ,com o negacionismo.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      O cenário das eleições municipais mostrado no artigo diz mais sobre a fraqueza da esquerda do que alguma ameaça da extrema direita.

  7. José Cardoso

    Depende de como se rotula os candidatos. O atuais favoritos no Rio e SP (Paes e Nunes) para mim são centro, com opositores à direita e esquerda.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Nunes é o centro da corrupção, da incompetência e da violência contra mulher. Mas o que esperar de você que já disse que apoia Netanyahu!

    2. Marcelo Fernandes

      O Nunes é apoiado pela corja bolsonarista. Só se for o centro do crime.

  8. Alexandre Marcos Pereira

    O desejo de Ulysses Guimarães, uma figura central na luta pela redemocratização do Brasil, revela muito sobre o espírito que permeava as ações daqueles que enfrentavam o regime militar. Mais do que simples estratégias eleitorais, a cartilha programática que ele idealizava era, na verdade, um manifesto pela liberdade, pela justiça e pelos direitos fundamentais que estavam sendo sufocados naqueles anos de repressão. Em tempos de autoritarismo, a união da oposição era fundamental.

    Responda
  9. Alexandre Torres da Cunha

    Nas Campanhas e Nos debates discutem tudo o que não interessa aos moradores da cidades em que se propôem administrar, os problemas das mesmas não interessam a eles, só pensam em si, cabe a nós repeli-los, principalmente os mediáticos.

    Responda
  10. antonio brito

    Isso que se chama de "esquerda" é um bando de autoritários oportunistas e igual a "direita" destroem o pilar democrático. Essa falta de identidade com o progresso da nação, o desrespeito com a coisa pública, criou esse espaço para oportunista de todos os matizes. O pior povo é melhor que qualquer político.

    Responda
  11. filipe moura lima

    Direita prevalente entre os pobres é um duro diagnóstico do nível educacional dessa franja da população.

    Responda
  12. marilza abrahão

    Análise perfeita da raparemos, e a essência da questão? Por que a população age assim? O que subjaz ao poder dessa direita e tb desta extrema-direita? Enqto não resolver esse fundamento não sairemos do pântano político no qual nos metemos.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Aparência, q precisa de reparo!

  13. Carla C Oliveira

    Pobres de nós.

    Responda