Mundo > Em 8 gráficos, veja indicadores que aproximaram ou afastaram Brasil e China em 50 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótimos gráficos, bem interessantes.
A pergunta, que não quer calar, face ao sucesso chinês: a Economia Planificada é mais eficiente que a anarquia econômica capitalista?
Não é possÃvel uma comparação direta, pois são duas civilizações diferentes e sistemas diferentes. O crescimento chinês se baseou em 3 pontos: governança, capital humano e nova macroeconomia. Investimentos há décadas de U$ 840 bilhões anuais em educação comparada com U$ 880 bilhões dos EUA em militar. Governança baseada na meritocracia e a nova macroeconomia implantada a partir de 2008 quando abandonou o neoliberalismo. A China trocou o crescimento econômico pelo desenvolvimento econômico.
Nosso fraco desempenho deve-se ao neoliberalismo que grassa fortemente em nossas elites dirigentes. À exceção dos governos Lula, o que sempre tivemos foi a redução dos investimentos estatais, o enfraquecimento dos sindicatos e da massa salarial, enfim, a financeirização da economia. Colhemos o que plantamos.
Será que o comércio internacional é uma brincadeira de amigo secreto, onde a gente se abre, os outros se abrem e todo mundo fica feliz? Será que o Brasil está paralisado? Será que a China conseguiu sair da renda média (U$20 mil por ano)? Será que a democracia brasileira é disfuncional e nos condena ao atraso? Será que, no final das contas, Delfim Netto tinha razão em mais coisas do que nos obrigamos mutuamente a admitir?
P.S.: A pergunta é retórica. Sim, a China conseguiu sair da renda média. Hoje, como se lê nesse texto mesmo, a renda chinesa está por volta de U$20 mil ao ano. A do Brasil não sai de R$ 10 mil há várias décadas. Estamos atolados, enfim.
Então o governo Lula tirou 50 milhões da condição de fome....hum que os leitores nunca se esqueçam disso
Viva a Revolução Chinesa...! Enquanto China, Rússia e todo sul-sudeste da Ãsia crescem, o ocidente cristão naufraga num mar de crise polÃtica, social, moral, economica, cultural e educacional.
Vc trabalha 14 horas por dia, 7 dias por semana? Bora pra China?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Em 8 gráficos, veja indicadores que aproximaram ou afastaram Brasil e China em 50 anos Voltar
Comente este texto