Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Melo

    Nenhum jurista sério, nem mesmo Ives Gandra Martins, o jurista do poder militar moderador, tão prestigiado pela Folha de São Paulo; assinaria um texto dessa qualidade. Mais um genuíno factoide da Folha de São Paulo. Eu teria vergonha de ser jornalista nesses termos. A Folha está se transformando numa Jovem Pan e tudo na defesa do retorno ao patrimonialismo das elites econômicas sobre os bens do Estado, em dividendos imorais das estatais e privatizações de lesa-pátria, q Lula está pondo fim.

    Responda
  2. Antonio Melo

    O GOLPISMO DA FOLHA DE SÃO PAULO CAIU NO RIDÍCULO. Não existe nada fora do rito processual. Só invencionice e manipulação de uma imprensa golpista. Assessores de um mesmo ministro podem trocar informações informais, pois são a longa manus do ministro. E um ministro oficiar a si mesmo seria esquizofrenia. Uma imprensa corrompida pelo capital e corruptora da democracia busca o golpe em nome do patrimonialismo das elites sobre o Estado em privatizações e dividendos das estatais.

    Responda
  3. Claudemir Araujo

    Folha e democracia combinam?

    Responda
  4. Emilio Bazzani

    Esses caras da gravação falam com um voz de pessoas sensiveis, amiguinhos.

    Responda
  5. Emilio Bazzani

    Dizem que o Barroso falou que o Mendes era uma pessoa horrivel com pitadas de psicopatia. Mas parece pre requisito para ser ministro. Que vergonha essa turma horrivel.

    Responda
    1. Antonio Melo

      Os ruins se unem ao menos para pegar o pior, o ladrão de joias e q traficava drogas no avião presidencial...

  6. DECIO LIMA

    O trecho mais triste pra mim: "Como ele está esses dias sem sessão, sem isso e sem aquilo, ele está com tempo para ficar procurando..."

    Responda
  7. Leonardo Fabre

    É estapafúrdio quando qualquer tipo de jornalismo tenta ser independente. De um lado são chamado de direita extremista, do outro esquerdistas lunáticos. Estes ultimos acreditam que o apelidado carinhosamente por "XANDÃO" pode fazer o que quiser, desde que seja contra a direita extremista. O fato é que o extremismo tomou conta de todos os lados e esquecem como deve funcionar a lei. Na verdade só lembram quando é contra si ou contra os seus. Lamentavel para onde caminhamos.

    Responda
    1. Leonardo Fabre

      ANTONIO MELO é exatamente sobre essa sua cegueira que aponto. Fala de um lado e esquece dos mais de 11 containers levados pelo Lula. Não esqueça sobre o roubo bilionário deste mesmo governo que hoje está no poder. Não basta o que seu achismo diz, mas o que a lei classifica. Neste caso, apenas que Lula é ladrão.

    2. Antonio Melo

      Extrema direita golpista é uma das expressões de associação criminosa, como o PCC e o Comando Vermelho. Xandão é especialista em fazer o cerco a essas associações criminosas. Os criminosos golpistas, ladrões de joias, traficantes de drogas no avião presidencial, caminharão para a cadeia... aguarde...

  8. Ana Nascimento

    Eu leio essa matéria, releio, e continuo não encontrando nada que desabone as atitudes do ministro Alexandre de Moraes. Os golpistas precisam ser enquadrados, o que aconteceu no país naquele fatídico 8 de janeiro foi muito grave! Eu só não entendo o comportamento da FSP! Pensei que o apoio à Ditadura por parte deste jornal fosse coisa do passado.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Não se culpe por isso, a ignorância as vezes é uma benção, a pessoa ignorante não sofre, pra sofrer é preciso ter ciência das coisa.....

    2. Alan T

      É muito provável que falte conhecimento jurídico da sua parte. O fato de você não se importar que o ministro solicite relatórios informalmente é algo grave juridicamente em qualquer país desenvolvido do planeta terra. Ministro do STF é juíz, correto? O que juíz faz? JULGA! Apenas isso. Recebe as matérias e JULGA. Juíz não tem que pedir pra investigar ou para criar relatório. Esse papel é da Procuradoria Geral da República ou do Ministério Público. Juíz apenas JULGA o que recebe.

  9. Mario Donizete Pelissaro

    É parece que a FSP deu uma baita "barrigada" ou um "furo n'agua". Criou um factoide para provavelmente atender a interesses de alguém, sem consultar especialistas ou ouvir a outra parte. Agora, passa vergonha na medida q se esclarece o caso e vê-se q nao houve nenhuma irregularidade. Pelo contrario, Xandao cumpriu com sua obrigacao e caso nao fizesse, poderia ser acusado de prevaricacao. Uma mancha indelevel na historia desse secular jornal.

    Responda
    1. Alan T

      Errado. O compromisso da Folha como já exposto em nota anterior é de neutralidade. Ela pode ir contra um lado quanto o outro. Entendo que discorde mas não é porque sua orientação ideológica é a mesma do governo atual que toda a mídia deve defender. O único lugar onde não há discordância é ditadura.

  10. Denilson Moura

    Poxa precisamos de mais servidores assim como Ministro Alexandre de Moraes que orgulho, põe o povo pra trabalhar mesmo, se procurar acha, é evidente! Moraes sou seu fã, bora pra cima desses inimigos da Democracia sem dó, e vamos dar a elels um pouco do próprio remédio, o verdadeiro Brasil está contigo.

    Responda
    1. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

      Concordo plenamente, as mensagem comprovam que o Presidente do STF, o Ministro Alexandre de Moraes, tinha um diálogo comprometedor com o Presidente do TRE, o Sr. Alexandre de Moraes, parece piada não é. A Folha quer dar esperança aos golpistas. Os juristas sabem que o TRE tem o Poder de Polícia, é lamentável que os jornalistas não consultaram uma assessoria jurídica.

    2. Mario Donizete Pelissaro

      É isso. Estao tentando atingir o Xandao por ter cumprido com o seu dever.

  11. Marco Aurelio Bilibio

    Gostei de ler sobre o empenho domminsotro Alexandre. Ele não faz corpo mole no cumprimento do dever. Desses diálogos saio ainda mais fã dele.

    Responda
    1. Alan T

      Abuso de poder. Desvio de função. O ministro não é membro do Ministério Público que pode solicitar investigação. Ele deve se conter ao cargo que deve exercer, seja esse tão somente a julgar os casos recebidos por terceiros. Além disso, o STF possui 130 anos e desde então nunca havia julgado casos de cidadãos comuns. É abusivo, perturbador e mina a confiança das instituição não somente internamente mas também como o Brasil é visto lá fora.

  12. LORENA PARDELHAS

    Até PowerPoint a Folha está fazendo.

    Responda
  13. LORENA PARDELHAS

    O fora do rito, inventado pela Folha, vai entrar para a conversa dos brasileiros como piada. Algo como o tragicômico " não tenho prova mas tenho convicção".

    Responda
  14. Hercilio Silva

    Pergunta. Quem autorizou a acessar os celulares? Foi informal?

    Responda
  15. leonardo oliveira

    A cada dia s coisas vão piorando. O comprometimento do judiciário é suas fontes é estarrecedor.

    Responda
  16. francisco e c viola

    O Glenn Skywalker , se não fosse aliado do dono da folha, podia bisbilhotar ligações , e revirar o _li _xo do editor, seria curioso ver o que esses caras falam ou escrevem em off Um dia alguém ainda enveredara por aí. Será no mínimo pitoresco , como esses papos de juízes. Eh bíblico, atire a primeira pedra ..

    Responda
  17. Sidmar Garcia

    Não entendi qual foi a ilegalidade nesse caso. Esse ailton fez algum conluio com o ministério público? Esses diálogos eram entre os procuradores e juízes?

    Responda
    1. Sam Duart

      A irregularidade segundo narrado pelo folhetim foi Moraes não ter mandado ofício pra ele mesmo demandando os pedidos de investigação. Faltou um monólogo com o espelho segundo o Jornal.

    2. francisco e c viola

      Não tem ilegalidade. Se tivesse o Glenn , que eh advogado, ou o dono da folha , que tem especialistas em achar pelo nos ovos do lula, já teriam publicado. Eh que a folha se modernizou. Entro na era das narrativas.

  18. Valdir Teixeira da Silva

    Antes de denunciar, a Folha deveria verificar se há ilicitude nos procedimentos. O Xandão era presidente do TSE, cabia ao TSE investigar as campanhas. Não tem lógica ele fazer um ofício pedindo ao a ele próprio. Esses textos são um festival de bobagens, sem falar da forma que esses textos foram roubados. Tínhamos uma ABIN paralela em operação.

    Responda
  19. César A C Sanchez

    O jornalismo profissional sobrevive sem WhatsApp?

    Responda
  20. Lis P Junqueira Safra

    Vergonha viu. Cada dia pior.

    Responda
  21. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Como conseguiram essas mensagens?

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Essa Zambelli tinha que estar no meio!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Policia de sp. Ficou com o cel do tagliaferro seis dias. A zambelli já tinha dado a dica. Esse pessoal tá todo infiltrado. Pa u neles Xandão

  22. Gabriel De Almeida

    Um juiz que já tem a condenação antes dos fatos é só uma única coisa: ditadura.

    Responda
  23. Gabriel De Almeida

    Um juiz que já tem a condenação antes dos fatos é só uma única coisa: DITADURA. E quem os apoia são filhos de ditadores.

    Responda
  24. Gabriel De Almeida

    Inquisição. Brasil vivendo a ditadura do judiciário, precisamos ir as ruas.

    Responda
  25. José Freitas

    Será que o nosso Torquemada, o "Grande Inquisidor", que usurpa impunemente as atribuições de investigar da Policia Federal e de denunciar do Ministério Público , vai mandar prender a si proprio e seu juizes auxiliares por atentarem contra o estado democratico de direito? Se tivessemos um presidente do Senado que honrasse as calças que veste esse sujeito ja teria sido afastado do STF após ser condenado em um processo regular de impeachment. Será que o covarde Pacheco vai ter vergonha na cara ?

    Responda
  26. José Cardoso

    "Na verdade, ele quer que coloque o que ele acha, né?" Um ambiente de total cinismo e perseguição descarada contra opositores. Não é compatível com um Estado de Direito.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Uau! Os pruridos bozais pipocam e se espalham . Pode ser Mpox , cuidado! No tempo do estrupicio facista e do nazi-marreco o sistema imunológico do gado funcionava a mil.

  27. Iza T Gonçalves Quelhas

    A FSP cumprindo os requisitos de seu DNA golpista.

    Responda
  28. Mauricio Borborema de Medeiros

    "Mensagens fora do rito"?! Só fofoca. Que papel ridículo, Folha. Dar tanto destaque a um assunto que só merecia uma nota é uma degradação de um jornalismo que já foi o melhor do país.

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      José Freitas deve ser um daqueles malucos que acamparam em frente aos quartéis, pedindo golpe de Estado.

    2. José Freitas

      Por que o medo de um proceasso regular de impeachment contra o Torquemada brasileiro? Será que junto com ele cairia toda a cupula do STF , conivente com suas ações ilegais, e seria cassado tambem o descondenado que ele escolheu para presidente da república? Acho que a FSP esta voltando a fazer um bom jornalismo investigativo como é seu dever, mesmo correndo o risco de ser fechada por ordem de um tirano execrado pela opinião pública.

  29. Marcus Acquaviva

    E? Hoje é absolutamente normal que chefes e subordinados tratem de assuntos profissionais e tudo o que eles englobam pelo whatsapp. Cadeia para os golpistas.

    Responda
  30. HUGO ALVES

    Enfadonho, tudo normal, a justiça trabalhando. Cana pros golpistas.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Normal em ditaduras bananeiras cumpanhero.

  31. Armando Moura

    tudo leva a crer que moraes está perto de pegar algum empresário do circulo de amizade dos editores ou dos controladores do jornal. Estão desesperado em embaçar todo o processo e tentar para a coisa já. Mas o xandão é duro na queda, então há grande chances do feitiço virar contra o feiticeiro. Mexeu com um, mexeu com todos os juizes, exceto tres, o pastor, o cabra da pandemia e o fux o brasil, o outro, que não devia ter chegardo a corte, o tofolli, já está pensando duas vezes.

    Responda
    1. José Freitas

      Mexeu com um mexeu com todos? Será que o STF ja adotou o mesmo procedimento das organizações criminosas? Antes de lamber as bolas do xandão acho que lhe seria util ler duas matérias publicadas no UOL, de autoria do respeitado jurista Walter Maierovitch: "STF deu poderes inquisitoriais a Moraes, por isso se solidariza com ele" e "Moraes terá de enfrentar impeachment por abuso de poder e desvio de função".

  32. NACIB HETTI

    Os réus são tratados como inimigos. Ações seletivas são condenáveis no rito processual.

    Responda
    1. Wilson Rossi

      Coitadinhos. Vamos esquecer ameaças de morte, estupro etc. dos desqualificados, ou já foi esquecido?

  33. Marcos Correia

    A FSP não comenta sobre os fatos. Só critica a forma. Parece a defesa de um certo senador. A FSP tentando livrar a cara de "patriotas". Agora a FSP tem lado.

    Responda
  34. Sandra Flórez

    Inacreditável que o senso comum seja ferido desta maneira com essa reportagem. Por que razão teria que ter feito um pedido formal o ministro Alexandre para si próprio? O ritual teria a pretensão de formalizar a comunicação entre atores e instâncias. Neste caso não procedia um auto pedido formal pois o ministro era também o presidente do TSE. A lisura de sua conduta não deixa sombra de dúvida.Apenas as pretensões macabras de um grupo de golpistas que pretende ficar na impunidade.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Pois é Sandra. Acho que o ministro do STF Alexandre deveria ter feito uma carta, destinada a ele mesmo, mas como ministro do TSE, onde pedia que ele autorizasse o rito sumarissimo no qual seu auxiliar poderia solicitar relatos ao funcionário subordinado ao próprio Xandão no TSE. Olha que ba ba qui ce. Agora a ultradireita quer se louvar nessa tolice para obter impeachment. Pior querem anistia dos golpistas.

  35. Rômulo Moura

    "Coréia do Norte do Brasil"

    Responda
  36. Josimar Soares

    Folha fora do RITO? Quer ganhar no gRITO?

    Responda
  37. Fabricio Souza

    Cadê o Sr. Salomão? Não é metido a machão? Pune e suspende qualquer juiz por bem menos? Este tal de Ailton, era para estar fora do Gabinete no primeiro dia, que surgiu os audios. Ou seja, é mais um que amarela para o carequinha. Deve estar achando, que tudo aconteceu dentro da normalidade. Igual aquele outro que falou das eleições na Venezuela correu tudo de forma normal e democrática.

    Responda
    1. José Freitas

      Joel comparar dois tribunais superiores à duas empresas do mesmo dono é um sinal de alienação mental insuperavel. Não existem tribunais eleitorais em paises democraticos, muito menos com "poder de policia" como justifica o Torquemada brasileiro. É flagrantemente inconstituiconal a mesma pessoa, mesmo sendo um juiz do STF, mandar investigar desafetos politicos, abrir processos contra eles, julgar e mandar prender, usurpando as funções da Policia Federal e do Ministerio Público.

    2. Joel Pedt Silvestre

      Cara, imagina duas empresas dirigidas por uma mesma pessoa. Será que um funcionário da primeira empresa não pode solicitar diretamente a um outro funcionário da segunda empresa um relatório ? Será que isso seria motivo para punir o dirigente das duas empresas como vc sugere. Todo brasileiro reclama que a justiça é lerda, mas nesse caso foi célere em prol da democracia.

  38. Joaquim Orilio Do Carmo

    Blá blá-blá-blá bla... Ademais, são os criminosos golpistas procurando pelo em ovo para inverterem as acusações.

    Responda
  39. Valter Luiz Peluque

    A Folha insiste na barrigada! Não tem vergonha!

    Responda
  40. Matheus Battistoni

    Censura é desinformação. Esses caras combatem a opinião contrária. Isso é crime de constrangimento ilegal, abuso de autoridade. Xandinho, o Nosferatu de Brasília, tem que ser preso.

    Responda
    1. José Freitas

      Sandra Florez vc é defensora da "censura do bem"? A função da imprensa é informar a existência dos fatos, com ou sem comentarios. Caberá aos juristas e às pessoas com nivel de escolaridade superior e capacidade argumentativa interpretá-los e trazer à publico suas opiniões. Quem desrespeita as instituições? Quem comenta os desvios eticos e MORAES das "autoridades" ou quem as representa perante a sociedade? A democracia é barulhenta e as ditaduras silenciosas caso não sejam denunciadas.

    2. Sandra Flórez

      Por que a Folha aprova um comentário de ódio e desrespeito a um ministro do STF cuja conduta ética tem sido impecável em tudo momento? Por que comentários respeitosos são sujeitos a moderação e declarações como a que se comenta se publicam automaticamente? A liberdade de imprensa não pode confundir-se com a levedade e o desrespeito às instituições que representam o coração da vida democrática do país.