Educação > Desigualdade entre escolas pobres e ricas é de 4 anos ao fim do ensino fundamental Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Raymundo de Lima Lima

    Politicos principalmente direita boicota projetos boa escola pública, pq quando mais ignorantes mais fácil são cooptados nas eleições. Deputadoas direita votaram Contra igualdade salarial entre mulheres e homens pela mesma função, onde aprenderam? Vamos admitir, o Brasil não tem vocação para ter ensino escolar bem colocado no PISA. Isso é para finandeses, japoneses, sulcoreanos: Até nos doramas mães brigam para ver filhos estudando 16h pdia. Nem nossas novelas, filmes valorizam formação escolar

    Responda
  2. João Leite Leite

    Não precisa nem fazer pesquisa para saber que os alunos mais ricos levam vantagem em tudo. Pelo menos 30% da população brasileira não são pobres, são paupérrimo. Pobres são aqueles que tem condições de de dar todo o conforto a família para que os filhos cresçam forte, Sadios e inteligentes sem sem precisar de auxílio de ninguém, como está na constituição. Aqueles que precisam de auxílio para sobreviver estão abaixo da linha da pobreza. Pelo menos 50% do trabalhadores dependem de auxílio.

    Responda
  3. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Se verificar com seriedade o primeiro elemento (aprovação), confrontado com a proficiência requerida para o respectivo Ano em que está matriculado, o IDEB cairá ainda mais!

    Responda
  4. Nicola Bartolomeu

    A pandemia foi um arranhão comparado com o que o governo do Estado de São Paulo tem feito com as escolas públicas. Imagina estudar, desde o ensino fundamental, sem material didático sério, com material digital escrito pelo chatgpt de baixíssima qualidade (sendo que a verba para compra de livros é federal, não teria impactado em nada o orçamento estadual), sem imagens, com erros crassos, na contramão do mundo utilizando telas cada vez mais horas. Não é uma crise, é um projeto.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Aposetado com mais d 40anos de magistério superior, perdi esperança do Brasil melhorar a formação escolar. Historicamente projeto visava sustentar ignorância, depois passou ao projeto d faz-d-conta ensinar-aprender. Com ascensão d extremismo-direita em conluio c fundamentalismo religioso semvergonha admite ser anti-conhecimento sistemático, anti-pensamento crítico, anti-ensino laico. Escolas cívico-militares é charlatanismo pedagógico.

  5. Augusto Colombo Junior

    Parabéns PT!

    Responda
    1. Nicola Bartolomeu

      E se não fosse culpa dos estados e dos munícipios, o "presidente" que instaurou tudo isso foi aquela mistura de miliciano carioca com fanático neopentecostal anterior.

    2. Thais Freitas

      As Escolas de Ensino Fundamental são estaduais e municipais.

  6. Edson santelmo

    Deve-se levar em conta que esses dados são do pós pandemia, portanto tem-se que dar um desconto porque revelam uma realidade anormal. Dados mais realistas devem ser obtidos a partir do ano que vem.

    Responda
  7. FERNANDO BRAND O DOS SANTOS

    A história é velha...

    Responda
  8. Rafael Theodoro Silva

    Uma manchete desnecessária pois tudo mundo já sabe, claro logo virão os especialistas(porque tem a solução mas nada resolvem). O bom ensino queria sim ou não é fruto do dinheiro, de investimento, veja se político neste país coloca filho na escola pública de um modo geral. O ensino público só não faliu de vez graças ao heroísmo docente, reconheçamos a função social da escola, necessária, humana, não resta dúvida , todavia não podemos deixar de lado o aspecto intelectual e aí reside o problema.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.