Mundo > Lula diz não reconhecer Maduro vitorioso e sugere governo de coalizão ou nova eleição na Venezuela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Essa fala de Lula é uma descabida intromissão em assuntos internos da Venezuela.
Cada semana o L lero-lero cria uma narrativa diferente para embaçar o processo de saÃda do seu ditador de estimação , chega a ser comovente e intrigante . Perdeu Mané , cai na real ! Respeite o povo venezuelano que votou pela saÃda do ditador opressor . Oferece asilo aqui no Brasil pra ele , vai .
Uai ? Não reconhecer a vitória do Maduro (Podre) significa que a oposição foi a escolha do povo venezuelano. Porque o Lula não é mais explÃcito ?
Essas eleições na Venezuela nem deviam ter sido realizadas. Pois para a mudança de um regime para outro (nesse caso o regime democrático) devia haver, primeiro, a promulgação de nova constituição, que seria um novo marco na vida polÃtica da Venezuela. Para tanto, devem ser realizadas eleições parlamentares para a formação de uma Assembleia Constituinte.
O CNE não apresentar as atas das eleições. Ponta-pé inicial na peleja. Erro número 1.
Em 29 de julho
o C N E
anuncia a vi tó ria de Ma duro ainda
sem apresentar as atas. Erro n° 2.
A oposição, alegando ter tido acesso à s atas eleitorais de cerca de 80% das mesas de votação do paÃs, publica online os resultados que indicam González vitorioso. Esta foi a única forma encontrada pela oposição para fazer frente à s alegações do CNE. Como também não pode ser considerado um resultado oficial, esta alegação de vitória é o erro n° 3.
Alguns paÃses, incluindo os EUA, se adiantam nesta pressão e também reconhecem González como vencedor. Como também não há dados oficiais a embasar este recinhecimento, este é o erro n° 4.
Ser ou não ser, eis a questão. Fazer ou não fazer novas eleições, eis a questão.
Quanta besteira. Quanto tempo perdido: Que tal nova eleição no Brasil?
Gus tavo Petro, propõe um modelo de transição que envolva a nis tia, sus pensão de san ções e ga ran tias po lÃti cas para facilitar a realização de no vas elei ções li vres, semelhante ao que foi feito na Co lômbia com a Fren te Na cional
após a que da do di ta dor Ro jas Pi nilla em
1957.
Sugestão de Gustavo Petro.
Sugestão de paz.
Regimes autoritários, seja direita ou esquerda, não são democráticos, por isso novas eleições não se justificam. A questão que fica é quem irá destituir essa farsa chamada Maduro?
Interessante. Era exatamente isso que o bozo pretendeu fazer por aqui: novas eleições.
Que papo é esse? Perdeu cai fora.
Antes tarde do que nunca. Já e' um avanço do PR, uma evolução intelectual. Basta agora reconhecer a fraude presidente,, se o senhor reconhece que o ditador não ganhou a eleição tem cognicao para reconhecer a fraude. Seria bom para o paÃs que o senhor presidente!
Precisamos de nova eleição é no Brasil!
As narrativas que Lula lançou e lança mão colocam uma barreira de proteção sobre Maduro . Não existe esse Bolivarianismo eterno. Precisamos ouvir a voz do eleitor. Não é uma democracia?
Gostei da ideia...
Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. Para aceitar algum resultado desta eleição é preciso que seja apresentado as tais atas, o documento que atesta oficialmente o resultado. O CNE (Conselho Eleitoral) não apresenta as tais atas.
A oposição apresenta supostos resultados onde seu candidato é vencedor. E nenhum dos lados aceita discutir a posibilidade de um segundo turno. Está estabelecido o impasse. Todo o debate de nossos especialistas comentaristas gira em torno de como desatar este imbróglio.
Qualquer opinião acerca de uma solução irá fatalmente esbarrar em alguma intransigência pré-existente. As variáveis e as constantes para esta equação se tornar um conflito estão servidas. Três autoridades foram apresentadas como tendo alguma credibilidade para mediar e tentar conduzir estas negociações: os presidentes do Brasil, Colombia e México.
Obrador, o presidente mexicano, também não gostou da ideia de novas eleições, conforme foi divulgado pela mÃdia. Mas, a depender das opiniões por aqui, parece que nenhum destes lÃderes tem ou terá mais crédito algum para sugerir qualquer tipo de solução.
Tudo o que for colocado na mesa soará como sendo estapafúrdio por alguma das partes, tanto à esquerda quanto à direita. Mais um conflito cheio de estratagemas e artifÃcios a desafiar o talento e a criatividade dos especialistas em diplomacia!
A matéria deveria ter sido a manchete.
As sugestões são sem cabimento, mas ao menos o pr afirmou não reconhecer o ditador como vencedor, menos mal. A situação é realmente das mais difÃceis, mas tentar retirar a culpa do autocrata não adianta nada. A diplomacia tem de chegar a algum ponto, como um asilo para ele em algum lugar, saÃda para que a oposição assuma. O difÃcil é negociar com os militares, associados a ele no novo golpe contra a democracia. Mas é preciso respeitar o povo venezuelano antes de tudo.
Nova eleição pq??? Maduro não tem eleitorado. Isso é escandalosamente visÃvel nas ruas. O povo venezuelano mostrando em praça pública, todos os dias, quem ganhou as eleições é exatamente o q os brasileiros deveriam ter feito aqui no Brasil.
Enquanto a eleição não der Maduro, vão ficar repetindo e cansando a oposição.
Abaixo, critiquei mais essa patacoada do descondenado corrupto mas devo admitir que errei e peço desculpas a todos aqui. A estapafúrdia e ridÃcula sugestão não é fruto da condescendência com o ditador traficante e sim fruto do avançado e disfarçado (cada vez mais difÃcil ocultar) avanço da senilidade de suas já não muitas faculdades mentais.
A rai va altera os ânimos mesmo. E o etarismo vem com toda força, mas para quem apoia o ge no cida, é assim mesmo. Se nil é quem não vê os aten ta dos à de mo cra cia que o inelegÃvel cometeu ou finge que não vê, mais fácil. Apoiar quem fez pia da com mortos da Covid é que é o auge da de su ma nidade ou se ni li dade.
Esse descondenado corrupto sempre saindo pela tangente; é um vaselina assumido quando trata-se do minguinho bolivariano a que estendeu o tapete vermelho e depois foi tomar chá ver camomila. Não trata-se de não reconhecer a eleição do ditador e sim de admitir a fraude, mas falta coragem, ética e isenção para tal. Só mudou de posição porque todos tiraram o time. Se emprestar nossas urnas batizadas, o ditador traficante ganha.
Cadê o meu comentário, Folha ? Fui censurado, ou não ?
Quanta gente parva palpitando. Não é à toa que um completo despreparado, um tal de Boz nazzi, Midas ao contrário e sua turma de atoleimados desgovernou este paÃs por 4 anos pelo voto direto. Pois se até nos EUA, com inacreditável tentativa de golpe na maior democracia real do planeta, estamos vendo o perpetrador concorrer novamente com risco de ganhar, melhor ainda é não se meter nesses vespeiros insolúveis e não ficar dando trela pras pautas da "nossa" extrema direita sem assunto.
O melhor é o atual governo brasileiro ficar de fora sse assunto interno da Venezuela. Mas se tiver de haver sugestão acerca do imbróglio eleitoral na Venezuela, que seja sugerido a realização de eleições parlamentares para uma Assembleia Constituinte. Dessa forma, poderia ser resolvido com maior legitimidade todas as questões polÃticas na Venezuela.Anistia geral para os atos impróprios ocorridos nos mais de 20 anos do regime chavista. Finda a Assembleia Constituinte, o Maduro sai do governo.
Simples assim.
Lula antes eu queria jogar só Bolsonaro na privada e dar descarga … mas depois dessa você vai junto com ele. Nunca vi uma boa agem tão grande
Que absurdo! Como outra eleição… já teve a eleição. Assim vamos propor isso no Brasil tbem. O Bolsonaro não aceitou a derrota ,… podemos fazer outra então? Eu tinha um tiquinho de respeito pelo Lula… mas agora realmente acabou
Como o ar Nestor eh ingênuo. Cadê as atas? Então fazemos outra eleição. Como pode? Porque será que as atas não aparecem? E o Lula eh outro aloprado. Ditadura ruim só a dos inimigos. Nesse ponto parabéns para o presidente de esquerda do Chile que não precisou de muito tempo para entender o que aconteceu.
já teve eleição, mas cadê os resultados, as atas eleitorais? ganhou Maduro ou o candidato opositor? Lula, Petro e Biden estão certos.
Idëia de Jerico!! Total falta de respeito à vontade popular. Sectarismo polÃtico. Mediocridade. Vergonha para o Brasil ! Aprendam a respeitar o povo. Cambada de desqualificados para o poder !
Qual foi o resultado da vontade popular? Uns dizem que ganhou Maduro, outro que o candidato opositor, como o Lula poderia dizer quem ganhou?
Concorre por lá, Lula. Please.
Mas não foi o presidente Lula que disse que a "democracia relativa" da Venezuela tinha muitas eleições. Agora pede mais eleições. Incoerente.
Lula disse na entrevista: Eu não posso intervir na suprema corte de outro paÃs. Essa teria que ser a primeira afirmação dele, assim que foi publicado e questionado o resultado da eleição: EU TENHO QUE RESPEITAR AS INSTITUIÇÕES DE QUALQUER PAIS, INCLUSIVE DA VENEZUELA. Depois de tudo, ele poderia dizer se manteria relações com o paÃs ou não.
Nova eleição é a sugestão mais ridÃcula que um "estadista" poderia propor. O que ele quer? Guerra civil?
O Lula faria um governo de coalisão com o Bolsonaro caso ele, Bolsonaro, tivesse “vencido as eleições”?
Presidente, agora é tarde, o sr. já fez a cangada.
O presidente Lula tem que parar de fazer deconta que o maduro vai sair se tiver outra eleição, simplesmente vai acontecer tudo denovo, pior o povo venezuelano vão ficar contra o governo brasileiro eles estão acreditando na postura do governo em fazer o maduro apresentar às atas agora vem com um balde água fria no povo venezuelano e na oposição que ganhou a eleição, então é só o maduro provar que ganhou mostrando às atas tudo será resolvido, povo não deve aceitar nova eleição e ponto final
Pois é Nestor tu tá mostrando que gosta de uma ditadura de esquerda. Só pode ser. Fosse um governo de direita o Sr já estaria esperneando junto com o Lula. Lamentável
a oposição ganhou a eleição? quem pode confirmar isso? Só porque vc e a oposição dizem isso? Está complicado, mas Lula está certo, não da para reconhecer a vitória de ninguém
Lu la se saÃa melhor palpitando sobre a Uc rânia e a Pal estina. Lá não o levaram a sério, no caso da Venezuela a geopolÃtica exige mais conhecimento.
O cenário é tragicômico com Lula perdido.
Se fosse fácil tirar um ditador estabelecido há tt tempo, Biden, a União Europeia, a ONU já o teriam feito. Complicado, não é? Ele cooptou as Forças Armadas, como o coi so ine legà vel daqui tentou e não conseguiu. Então, exige mais conhecimento saber que o di ta dor jogou no li xo um acordo que assinou com a oposição em Barbados, mediado pela in gên ua Noruega, ora veja! Quem media precisa fazer de tudo para conseguir conversar até onde possÃvel. Ninguém vê o quanto o cenário é dra má tico?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Lula diz não reconhecer Maduro vitorioso e sugere governo de coalizão ou nova eleição na Venezuela Voltar
Comente este texto