Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Enquanto nós, professores, não formos ouvidos e atendidos, a nossa educação irá cada vez mais para o ralo da incompetência. Burocratas não resolvem nada.

    Responda
  2. Maria Rego

    Qual o papel do professor nesse processo? O Brasil não valoriza o professor.. A profissão não atrai os jovens. Além disso a desigualdade social é a violência também impactam nesses resultados.

    Responda
  3. José Cardoso

    É uma competição de mediocridade. Se a avaliação se basear em provas de múltipla escolha com 5 opções, a nota esperada para a total ignorância é 2 e não zero. Portanto a faixa de 3 a 4 é ridiculamente baixa. Melhor desistir do ensino médio e concentrar recursos no fundamental.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente. A nada se presta investir em paredes sem haver fundações sólidas, bem como a nada se presta investir em telhados sem paredes robustas.

  4. João carlos Gonçalves de souza

    Lacração pura . Timidamente fala que as melhores escolas públicas estão no nordeste. Mas São Paulo com as piores notas e péssimo secretário da educação nada . Opinião de Tarcísio para golpismo contra supremo tem , mas responsabilidade para péssima educação pública nada , Esta é a Folha cada vez mais caminhando para extrema direita. Não vai precisar importar a FoxNews americana.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro ! O problema do ensino brasileiro é secular e endêmico. Não reduza isso à sua paixão.

  5. Jorge Rodrigues

    As escolas militares se destacaram positivamente no Ideb. Irônica e absurdamente as escolas cívico-militares são diuturnamente atacadas, proibidas e consideradas inconstitucionais. Parece que o sistema prefere as escolas dominadas pela pedagogia de Paulo Freire. Essa nefasta pedagogia cultiva o mito do oprimido e prioriza a formação de militantes em detrimento da formação de cidadãos educados, cultos e proficientes em matemática, linguagem e ciências.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nem tanto. A deficiência da escola pública convencional tem origem para além dos seus muros. Por sua vez, a eficiência das escolas militares fundamenta-se em estrutura sócio ambiental que favorece o aprendizado. Alheio à qualidade formal quanto a conteúdos, o denso ideário das escolas militares é mais nocivo do que o diletante ideário das convencionais.

  6. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Nossa! Sumiu o escândalo do Moraes! Era fumaça sem fogo!

    Responda
  7. Armando Moura

    falar que goias tem o melhor indice deve ser alguma piada. SP tem problemas devido ao efeito escala da educação, mas goiás não dá, só ir até la e conversar com algum menino em escola publica. Parem com isto,

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É estatística.

  8. Maria Lopes

    Nem uma palavra sobre São Paulo, e o péssimo desempenho no estado e cidade mais ricos do país. Tarcísio nomeou um vendedor de eletrônicos para a Educação, que está arruinado o que restava do sistema. Apoio explícito hein Folha? Melhor lacrar no melhor estilo jornalismo?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Reducionismo inadequado ao tema.

  9. Ana Paula Pereira

    Bom, tem umas coisinhas que ninguém fala, né: nunca conseguimos ter um PROJETO NACIONAL de educação que fosse maior que interesses políticos - entra um, sai outro, novas "invenções" ridículas são incorporadas; outra coisa: nossa sociedade está doente, nossos jovens estão doentes - é muito difícil, na Escola pública encontrar um aluno (Fund. II e Médio) que tenha apoio de alguém que se importe com eles. As famílias só têm tempo para a lutar pela sobrevivência.

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    Kd os terabytes do Tagliaferro? Flopou? E a Carla Zambelli? Vazou?

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    Acabou a munição contra o ministro Alexandre de Moraes? Não eram bilhões de terabytes contra o ministro que fisgou o Bolsonaro? Ou a folha resolveu recuar porque seu projeto de reedição do inelegível flopou? Agora nós queremos saber quem que roubou os dados do telefone do Tagliaferro e entregou ao Glenn Greenwald? Queremos saber, se realmente há interferência do Elon Musk nesse ataque ao ministro? Qual é o envolvimento de Trump, ou Steve Bannon nesse imbroglio? Queremos respostas!

    Responda