Hélio Schwartsman > O papel da imprensa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Mentira pura !
Hélio Scwartsman é dos melhores da folha. Talvez diga isso pela concordância de muitos pontos de vista.Pela beleza do texto.Por seguir a tradição dos grandes colunistas.Mas,nunca a imprensa publica tudo.Essa não é a história da imprensa brasileira (com talvez a exceção de um só proprietário de jornal , falecido já centenário).Não se trata de prever o que a opinião pública vai fazer,se trata de - por exemplo - não cair no erro da imprensa americana (caso Hilary Clinton).Irrelevância.
O fato nunca vem dissociado do viés do emissor
Folha e Glenn batem bumbo para bolsonaristas dançarem.
Acho que a Anete se esqueceu do papel do Glenn na lava jato! OrasilObservador!
A Folha é porta-voz da extrema direita.
Schwartsman, concordo que o fato é matéria jornalÃstica, a questão que causou indignação contra a Folha foi a narrativa que ela tentou levar adiante, não sei julgar, se por desconhecimento, ou se por má-fé, sobre o devido processo legal. A Folha quis vender que as falas dos assessores nas tarefas demandadas eram ato juridÃcos, não são. O devido processo legal está nas peças juntadas aos autos, isso é que constitui o formalismo processual e não a fala de servidor.
Tenho bem claro que a narrativa tentada, não os fatos - as falas dos servidores - impuseram uma versão contruÃda, com ampla repercussão, e, repeito, ficou-me bem claro que o golpismo está latente e estimulado, contudo não sei as intenções de origem. A Folha só piorou a narrativa quando quis dissimular a origem da gravação, que veio do celular apreendido pela PCSP - o 'lacrado' foi um desastre.
Sim, devem publicar " a verdade aferivel"...o problema é o sensacionalismo. Faturou em cima da personagem do Ministro...
Jornais publicam o que seus proprietários e patrocinadores desejam. A gente aprende isso logo nos primeiros perÃodos da faculdade de Comunicação. VeÃculos de comunicação não são orientados pelo interesse público e nem pela ética social, mas pelo interesse de quem paga a conta do jornal. Isso vale pra mÃdia em geral. Ponto!
Todos conhecem os princÃpios da FSP, quer seja de um jornalismo parcial, com tendências à direita/extrema direita e Hélio sabe muito bem disso! O propósito da matéria não foi o que muitos pensam, mas sim o de alimentar uma causa sensacionalista, onde nada foi feito de forma irregular! Jornalismo sério não é isso!
O problema não é o que o jornal publica, mas sim o objetivo pelo qual publica algumas coisas e outras não. Helio é suficientemente inteligente para compreender o objetivo do jornal. Helio usa um artificio conhecido, que é falar sobre os ideais e princÃpios do que seria um jornalismo ideal, para defender um jornal real conhecido por apoiar uma ditadura, e o bolsonarismo. Ao invés de realidade as pessoas passam a discutir ideais e princÃpios.
Uma função exclusiva do executivo é a de executar o orçamento, levando em conta as prioridades do paÃs como um todo. Ao se apropriarem de grande parte das verbas, com interesses nada republicanos, os parlamentares levaram o STF a tomar esta medida, na tentativa de restaurar a governabilidade do paÃs. O governo não consegue mais planejar e executar seus projetos, para cumprir o programa para o qual foi eleito.
Sabemos qual é o lado da Folha. O lado da direita, da extrema direita, dos poderosos. Jamais se daria ao trabalho de mergulhar a fundo para mostrar uma injustiça feita por exemplo com defensores da minorias, dos indÃgenas do MST. O lado da Folha conhecemos desde 1964, da Operação Bandeirantes, etc.
Já fiz comentários semelhantes sobre o papel da mÃdia. Esta bem claro o posicionamento da grande maioria dela justapondo-se a favor da direita. Isso não e crime. Crime e aumentar a chamada para uns e diminuir para outros. O Brasil corre serio risco do retorno da extrema direita ao poder se a mÃdia continuar a atacar o atual governo. Claro que podem discordar, mas fazer questão de apelar para a critica contundente pode nos levar ao caos novamente. Todo cuidado e pouco!
A publicação da denúncia contra o ministro Alexandre de Moaes STF, colocou a Folha FSP como o órgão que é considerado o melhor jornal do paÃs, em uma posição que já vinha sinalizando com uma guinada à direita, favorecendo o bozonazismo e se distanciando do Lula 3, fraglantemente perceptÃvel qdo passou a desviar comentários dos assinantes para a moderação, do qual muitos ficaram na gaveta da censura. Um ato seguido de fato na história midiática deste paÃs. QUE PENA!!!
É por aÃ! Se o Moraes não tivesse atuado, hoje viverÃamos uma ditadura. E essas duram uma eternidade. A tentativa de golpe exigiu medidas extremas. O importante é retornar a normalidade o mais breve possÃvel. Para isso é preciso julgar os lÃderes golpistas.
Que coisa feia, Folha! Publica mais!
Sim! Devem publicar! E devem deixar claro como obtiveram a informação e a quais interesses a informação privilegia! E a quais setores interessados o editor e o informante estão ligados ! Ai a Folha peca!
Jornal é o primeiro a mentir .
Perfeito. O pluralismo é essencial para evitar perseguições à oposição. A maioria dos inquisidores na idade média tinha a melhor das intenções: defender as good-news (Evangelho em tradução literal) contra as fake-news dos hereges. Mas gerou em calor excessivo em fogueiras pela Europa...
Os petralhas enviaram mensagens pra você meter o pau na divulgação do escandalo do Morais? Eles são "os democratas tipo Venezuela" que fizeram palanque enganoso nas eleições em defesa da democracia.Só que a "democracia" petista é da enganação , falsa como nota de 3 Reais . O mais escandaloso é que outros colunistas Brasil afora recebem mensagens já prontas para publicar, nem sempre em troca somente da ideologia extrema esquerda.
Parabens a Folha q nao agrada sempre bolsonaristas ou lulistas. O pais esta dividido e precisa da imprensa pra ajudar a reduzir a polarizacao e mostrar q nao existe um lado certo ou errado. Existem sim os fatos q sao os indicativos das diferentes forcas no mercado e na vida.
O Hélio quer nos vender a ideia de que a mÃdia, em especial a grande mÃdia, não tenha seus próprios interesses, e filtrem as publicações, ou as versões delas, para alcançar seus objetivos polÃticos e financeiros. Promove os editores à condição de monges em busca da iluminação...quase santos!!
Nesse caso, o interesse é desmascarar gente posa de salvador da pátria. As if.
O jornal fez certo ao publicar. Não é função de jornal (ao menos os de qualidade) tomar partido, seja para que lado for. A missão denunciar coisas erradas, doa a quem doer.
Realmente, não é função do jornal tomar partido, bem como filtrar bem os fatos para não se tornarem noticias falsas. Mas não é o caso deste periódico.
O problema é saber discernir o que é interesse público e o que é fofoca.
Mas o colunista omite que a Folha só publica aquilo que interessa aos seus patrões, todos eles com o rabo bem amarrado à extrema direita.
Publicar bobagens como a folha publicou a respeito do Ministro Alexandre de Moraes, não é o verdadeiro papel da imprensa, a não ser que alguém queira acirrar os ânimos e investir contra a democracia. Se o objetivo é esse, parabéns! Já marcaram um ato para o próximo dia 7 de setembro.
Demais disso, não temos um superpoder no Brasil. Legislativo, Executivo e Judiciário são Poderes da República, independentes e harmônicos entre si, conforme determina o artigo 2° da Constituição Federal. Não pode um Poder imiscuir-se nas atribuições e competências do outro. O que está quase impossÃvel no Brasil é ser cultivada essa independência com harmonia. Um Legislativo fraco e um Executivo forte contribuem para que o Judiciário tenda a sobrepor-se aos demais poderes.
Eu estou atrás somente de uma resposta: qual o interesse das.pessoas que enviaram o.material e quem são elas?
Anos de internet me fazem reconhecer o 2deep4u de longe. O Sr. deveria poupar seu teclado já que sua opinião se resume a "o mundo é complexo demais para sermos éticos e responsáveis", só essa linha já estava bom, o complicado é que se você escrevesse isso no twitter, bem, não te pagavam salário.
A questão não é essa, claro. A Folha não divulgou nada, construiu uma narrativa que pode, ou não, ser confirmada pelas mensagens. Comprou uma causa polÃtica, está em campanha. Portanto, a provável inveracidade aferÃvel, não das mensagens mas das acusações, assim que aferidas, deveriam dar lugar a processos por calúnia e difamação. "Tentar "dirigir" a história é tarefa fadada ao fracasso." Deus o ouva, mas é justamente o que a Folha quer fazer.
Diz a coluna: "Tremo só de pensar na possibilidade de os responsáveis pelos principais órgãos de comunicação se darem o direito de decidir para onde o paÃs deve caminhar e só publicarem notÃcias e opiniões que estejam de acordo com esse objetivo." Eu já não tremo mais, porque vejo tentarem fazer isso o tempo todo, com a exceção do exclusivismo implÃcito no "só publicarem". A mÃdia alternativa é hoje um contrapeso essencial à corporativa.
Não é bem assim, basta observarmos os principais jornais dos EUA nesse momento de eleições. Eles estão se recusando a publicar os tais dossiês enviados por fontes duvidosas para influenciar as eleições americanas. Tais documentos foram obtidos de maneira fraudulenta - o que se sabe até o momento sobre os dados obtidos pela Folha para sustentar a tal “reportagem” vai no mesmo caminho. Logo podemos concluir que existe aqui uma guinada na linha editorial com interesses bem definidos.
Quando um jornal é chamado "de direita" pelos fanáticos de esquerda, e "de esquerda" pelos fanáticos de direita, é sinal que está fazendo um bom trabalho.
Aqui não se trata de ser de esquerda ou de direita, como o colunista por óbvio acha conveniente enquadrar a questão, aqui se trata de ser desonesto.
Caro Hélio, não deveria nem ter perdido o tempo tentando explicar, para os que acreditam que ditadura é só um regime desagradável, liberdade de expressão e livre debate de ideias. Existe uma militância rude, raivosa que ataca toda e qualquer pessoa, colunista ou leitor, que seja contrário à sua ideologia. Continue fazendo seu trabalho. Parabéns!
Caro articulista, qual será a próxima investigação importante que a Folha fará sobre o Alexandre de Morae? Qual o papel higiênico que ele usa? Qual o tipo de shampoo que o deixou sem cabelo? Porque essas últimas matérias foram, ou de má-fé ou uma grande barriga, que quase levou a unanimidade dos assinantes e leitores diversos, além de comentaristas de outras mÃdias, entenderem que a Folha não tinha assunto. Que fez uma tempestade num copo d'água. Ou quiçá, por trás algum tipo de má intenção.
A difÃcil missão do Sr. Hélio, inteligente sabe que não é missão da imprensa séria publicar qualquer coisa sem contextualização. E já conhecemos seus efeitos danosos recentes.
Só discordo dessa parte de ser inteligente. Não precisa ser muito inteligente para comprar essa conversinha da Folha.
A mente esquerdista é uma mente dominada pelas absurdidades, querer que um jornal não divulgue crimes de autoridades, em virtude de a divulgação ajudar uma facção contrária, confirma que essa gente ainda não se libertou de Stalin.
A linha editorial é uma posição do jornal, não vejo problema nenhum nisso, existe lados, a folha tem o seu.
Só se for o lado da empulhação.
Excelente artigo, muito boa analise da situacäo atual. Ninguém esta acima da Lei, e nisso incluem-se todo tipo de ministros.
Foi algum parente do articulista que publicou essa observação? Porque é completamente esdrúxulo o que a Folha fez essa semana, foi completamente ridÃculo. Acho que uma "mea culpa" seria bem-vinda, no mais será continuar com mais blá blá blá.
Hélio, STF por unânimidade manteve a decisão de Flávio Dino para que as emendas de Lira tenham transparência. Aquelas que ele ganhou para não pedir impeachment do promotor de setecentos e cinco mil m. Até o Ministro terrivelmente evangélico e Kassio com K entraram nessa. Essa é a notÃcia Folha Pan
Perfeitamente! "Jornalismo é feito para os governados e não para os governantes"
Conversa fiada! Deveria ser, mas, não é. A Folha atende a Febraban e a Faria Lima. Daniel Esteves..etc.
Ledo engano meu caro Hélio, jornais existem para publicarem aquilo que é de interesse do seus donos.
Faz-me rir!
Nem sempre Caro Hélio
Quando se faz jornalismo responsável não é preciso gastar tinta como a que foi gasta para escrever esse artigo.
Sim, como brilhantemente fizeram no caso da Escola Base.
Nilzo, melhor avisar que contém ironia....
A função da imprensa é a divulgação dos fatos, desde que checadas a veracidade dos mesmos, bem como as fontes da informação, e, principalmente, suas verdadeiras (e nem sempre visÃveis) intenções. Greenwald vem há tempos criticando e condenando o ministro Moraes por sias ações. Sua confiabilidade jornalÃstica é duvidosa.
Pensando dessa forma estamos onde estamos, dando asa pra essas cobras golpistas.
A bem da verdade, um pouco mais. A Folha comprou o objetivo do bolsonarismo, age em seu interesse.
Você lê mas não entende.
A escalada do STF para 'salvar a democracia' vem desde a mudança da lei de segunda instância e soltura de Lula que já havia aparelhado antes o STF com nomeações de ministros lulopetistas. Outro movimento foi a anulação da lava jato permitindo a rearticulação do sistema corrupto em torno de Lula. Criou-se um novo SNI com Moraes e preparava-se um novo AI-5 para Censura, disfarçada de regulação das redes. Usava-se a mesma estratégia de Bolsonaro para um golpe mas agora com o Judiciario.
Mesmo quando for o mesmo jornal que emprestou veÃculos para o DOI -CODI. Não sobre a publicação.
Na lava jato a gandaiada vermelha investia contra os servidores públicos, e a gadaiada amarela defendia. Agora inverteu! E sobra para a MÃdia!
Alberto: falta de sorte a sua. Não é questão de ser isento ou não. Eu não sou! É questão de pensar:polÃtico é para ser cobrado e a gadaiada amarela ou vermelha, desconhece isso. Na lava jato a gadaiada vermelha aplaudiu a Folha por publicar contra a lava jato , agora apedreja a Folha por publicar contra o Ministro. Só que o Ministro não errou quem errou, e se, foram os assessores. Votei para lula, mas, ao digitar treze não cancelei minha inteligência e senso crÃtico.
E assim segue a empulhação, A Lava-Jato nunca representou o serviço público. A Folha não representa toda a mÃdia. E prefiro fazer parte de uma gandaiada (sic!) do que posar de isentão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O papel da imprensa Voltar
Comente este texto