Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Mentira pura !

    Responda
  2. jose borges

    Hélio Scwartsman é dos melhores da folha. Talvez diga isso pela concordância de muitos pontos de vista.Pela beleza do texto.Por seguir a tradição dos grandes colunistas.Mas,nunca a imprensa publica tudo.Essa não é a história da imprensa brasileira (com talvez a exceção de um só proprietário de jornal , falecido já centenário).Não se trata de prever o que a opinião pública vai fazer,se trata de - por exemplo - não cair no erro da imprensa americana (caso Hilary Clinton).Irrelevância.

    Responda
  3. zilda bastos mello

    O fato nunca vem dissociado do viés do emissor

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Folha e Glenn batem bumbo para bolsonaristas dançarem.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Acho que a Anete se esqueceu do papel do Glenn na lava jato! OrasilObservador!

  5. Rodrigo Flexa

    A Folha é porta-voz da extrema direita.

    Responda
  6. Antônio João

    Schwartsman, concordo que o fato é matéria jornalística, a questão que causou indignação contra a Folha foi a narrativa que ela tentou levar adiante, não sei julgar, se por desconhecimento, ou se por má-fé, sobre o devido processo legal. A Folha quis vender que as falas dos assessores nas tarefas demandadas eram ato juridícos, não são. O devido processo legal está nas peças juntadas aos autos, isso é que constitui o formalismo processual e não a fala de servidor.

    Responda
    1. Antônio João

      Tenho bem claro que a narrativa tentada, não os fatos - as falas dos servidores - impuseram uma versão contruída, com ampla repercussão, e, repeito, ficou-me bem claro que o golpismo está latente e estimulado, contudo não sei as intenções de origem. A Folha só piorou a narrativa quando quis dissimular a origem da gravação, que veio do celular apreendido pela PCSP - o 'lacrado' foi um desastre.

  7. Rogerio Lima Afonso

    Sim, devem publicar " a verdade aferivel"...o problema é o sensacionalismo. Faturou em cima da personagem do Ministro...

    Responda
  8. Marcelo Masiero

    Jornais publicam o que seus proprietários e patrocinadores desejam. A gente aprende isso logo nos primeiros períodos da faculdade de Comunicação. Veículos de comunicação não são orientados pelo interesse público e nem pela ética social, mas pelo interesse de quem paga a conta do jornal. Isso vale pra mídia em geral. Ponto!

    Responda
  9. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

    Todos conhecem os princípios da FSP, quer seja de um jornalismo parcial, com tendências à direita/extrema direita e Hélio sabe muito bem disso! O propósito da matéria não foi o que muitos pensam, mas sim o de alimentar uma causa sensacionalista, onde nada foi feito de forma irregular! Jornalismo sério não é isso!

    Responda
  10. Frederico de Souza Cruz

    O problema não é o que o jornal publica, mas sim o objetivo pelo qual publica algumas coisas e outras não. Helio é suficientemente inteligente para compreender o objetivo do jornal. Helio usa um artificio conhecido, que é falar sobre os ideais e princípios do que seria um jornalismo ideal, para defender um jornal real conhecido por apoiar uma ditadura, e o bolsonarismo. Ao invés de realidade as pessoas passam a discutir ideais e princípios.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Uma função exclusiva do executivo é a de executar o orçamento, levando em conta as prioridades do país como um todo. Ao se apropriarem de grande parte das verbas, com interesses nada republicanos, os parlamentares levaram o STF a tomar esta medida, na tentativa de restaurar a governabilidade do país. O governo não consegue mais planejar e executar seus projetos, para cumprir o programa para o qual foi eleito.

    Responda
  12. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Sabemos qual é o lado da Folha. O lado da direita, da extrema direita, dos poderosos. Jamais se daria ao trabalho de mergulhar a fundo para mostrar uma injustiça feita por exemplo com defensores da minorias, dos indígenas do MST. O lado da Folha conhecemos desde 1964, da Operação Bandeirantes, etc.

    Responda
  13. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Já fiz comentários semelhantes sobre o papel da mídia. Esta bem claro o posicionamento da grande maioria dela justapondo-se a favor da direita. Isso não e crime. Crime e aumentar a chamada para uns e diminuir para outros. O Brasil corre serio risco do retorno da extrema direita ao poder se a mídia continuar a atacar o atual governo. Claro que podem discordar, mas fazer questão de apelar para a critica contundente pode nos levar ao caos novamente. Todo cuidado e pouco!

    Responda
  14. Tadêu Santos

    A publicação da denúncia contra o ministro Alexandre de Moaes STF, colocou a Folha FSP como o órgão que é considerado o melhor jornal do país, em uma posição que já vinha sinalizando com uma guinada à direita, favorecendo o bozonazismo e se distanciando do Lula 3, fraglantemente perceptível qdo passou a desviar comentários dos assinantes para a moderação, do qual muitos ficaram na gaveta da censura. Um ato seguido de fato na história midiática deste país. QUE PENA!!!

    Responda
  15. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    É por aí! Se o Moraes não tivesse atuado, hoje viveríamos uma ditadura. E essas duram uma eternidade. A tentativa de golpe exigiu medidas extremas. O importante é retornar a normalidade o mais breve possível. Para isso é preciso julgar os líderes golpistas.

    Responda
  16. Ricardo A Schmitman

    Que coisa feia, Folha! Publica mais!

    Responda
  17. jose prado

    Sim! Devem publicar! E devem deixar claro como obtiveram a informação e a quais interesses a informação privilegia! E a quais setores interessados o editor e o informante estão ligados ! Ai a Folha peca!

    Responda
  18. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Jornal é o primeiro a mentir .

    Responda
  19. José Cardoso

    Perfeito. O pluralismo é essencial para evitar perseguições à oposição. A maioria dos inquisidores na idade média tinha a melhor das intenções: defender as good-news (Evangelho em tradução literal) contra as fake-news dos hereges. Mas gerou em calor excessivo em fogueiras pela Europa...

    Responda
  20. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Os petralhas enviaram mensagens pra você meter o pau na divulgação do escandalo do Morais? Eles são "os democratas tipo Venezuela" que fizeram palanque enganoso nas eleições em defesa da democracia.Só que a "democracia" petista é da enganação , falsa como nota de 3 Reais . O mais escandaloso é que outros colunistas Brasil afora recebem mensagens já prontas para publicar, nem sempre em troca somente da ideologia extrema esquerda.

    Responda
  21. LUIS FERNANDES

    Parabens a Folha q nao agrada sempre bolsonaristas ou lulistas. O pais esta dividido e precisa da imprensa pra ajudar a reduzir a polarizacao e mostrar q nao existe um lado certo ou errado. Existem sim os fatos q sao os indicativos das diferentes forcas no mercado e na vida.

    Responda
  22. Estela Najberg

    O Hélio quer nos vender a ideia de que a mídia, em especial a grande mídia, não tenha seus próprios interesses, e filtrem as publicações, ou as versões delas, para alcançar seus objetivos políticos e financeiros. Promove os editores à condição de monges em busca da iluminação...quase santos!!

    Responda
    1. Ricardo A Schmitman

      Nesse caso, o interesse é desmascarar gente posa de salvador da pátria. As if.

  23. Markus Nascimento

    O jornal fez certo ao publicar. Não é função de jornal (ao menos os de qualidade) tomar partido, seja para que lado for. A missão denunciar coisas erradas, doa a quem doer.

    Responda
    1. josé SOARES

      Realmente, não é função do jornal tomar partido, bem como filtrar bem os fatos para não se tornarem noticias falsas. Mas não é o caso deste periódico.

  24. Mauro Machado Gonzaga

    O problema é saber discernir o que é interesse público e o que é fofoca.

    Responda
  25. Rodrigo Flexa

    Mas o colunista omite que a Folha só publica aquilo que interessa aos seus patrões, todos eles com o rabo bem amarrado à extrema direita.

    Responda
  26. Natanael Batista Leal

    Publicar bobagens como a folha publicou a respeito do Ministro Alexandre de Moraes, não é o verdadeiro papel da imprensa, a não ser que alguém queira acirrar os ânimos e investir contra a democracia. Se o objetivo é esse, parabéns! Já marcaram um ato para o próximo dia 7 de setembro.

    Responda
  27. ANTONIO F CARVALHO

    Demais disso, não temos um superpoder no Brasil. Legislativo, Executivo e Judiciário são Poderes da República, independentes e harmônicos entre si, conforme determina o artigo 2° da Constituição Federal. Não pode um Poder imiscuir-se nas atribuições e competências do outro. O que está quase impossível no Brasil é ser cultivada essa independência com harmonia. Um Legislativo fraco e um Executivo forte contribuem para que o Judiciário tenda a sobrepor-se aos demais poderes.

    Responda
  28. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Eu estou atrás somente de uma resposta: qual o interesse das.pessoas que enviaram o.material e quem são elas?

    Responda
  29. Thiago Kava dos Santos

    Anos de internet me fazem reconhecer o 2deep4u de longe. O Sr. deveria poupar seu teclado já que sua opinião se resume a "o mundo é complexo demais para sermos éticos e responsáveis", só essa linha já estava bom, o complicado é que se você escrevesse isso no twitter, bem, não te pagavam salário.

    Responda
  30. Alberto Melis Bianconi

    A questão não é essa, claro. A Folha não divulgou nada, construiu uma narrativa que pode, ou não, ser confirmada pelas mensagens. Comprou uma causa política, está em campanha. Portanto, a provável inveracidade aferível, não das mensagens mas das acusações, assim que aferidas, deveriam dar lugar a processos por calúnia e difamação. "Tentar "dirigir" a história é tarefa fadada ao fracasso." Deus o ouva, mas é justamente o que a Folha quer fazer.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Diz a coluna: "Tremo só de pensar na possibilidade de os responsáveis pelos principais órgãos de comunicação se darem o direito de decidir para onde o país deve caminhar e só publicarem notícias e opiniões que estejam de acordo com esse objetivo." Eu já não tremo mais, porque vejo tentarem fazer isso o tempo todo, com a exceção do exclusivismo implícito no "só publicarem". A mídia alternativa é hoje um contrapeso essencial à corporativa.

  31. Marcelo Rufino Bonder

    Não é bem assim, basta observarmos os principais jornais dos EUA nesse momento de eleições. Eles estão se recusando a publicar os tais dossiês enviados por fontes duvidosas para influenciar as eleições americanas. Tais documentos foram obtidos de maneira fraudulenta - o que se sabe até o momento sobre os dados obtidos pela Folha para sustentar a tal “reportagem” vai no mesmo caminho. Logo podemos concluir que existe aqui uma guinada na linha editorial com interesses bem definidos.

    Responda
  32. Marcos Correia

    Quando um jornal é chamado "de direita" pelos fanáticos de esquerda, e "de esquerda" pelos fanáticos de direita, é sinal que está fazendo um bom trabalho.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Aqui não se trata de ser de esquerda ou de direita, como o colunista por óbvio acha conveniente enquadrar a questão, aqui se trata de ser desonesto.

  33. Adriana Flores

    Caro Hélio, não deveria nem ter perdido o tempo tentando explicar, para os que acreditam que ditadura é só um regime desagradável, liberdade de expressão e livre debate de ideias. Existe uma militância rude, raivosa que ataca toda e qualquer pessoa, colunista ou leitor, que seja contrário à sua ideologia. Continue fazendo seu trabalho. Parabéns!

    Responda
  34. Neucir Valentim

    Caro articulista, qual será a próxima investigação importante que a Folha fará sobre o Alexandre de Morae? Qual o papel higiênico que ele usa? Qual o tipo de shampoo que o deixou sem cabelo? Porque essas últimas matérias foram, ou de má-fé ou uma grande barriga, que quase levou a unanimidade dos assinantes e leitores diversos, além de comentaristas de outras mídias, entenderem que a Folha não tinha assunto. Que fez uma tempestade num copo d'água. Ou quiçá, por trás algum tipo de má intenção.

    Responda
  35. Antonio Silva

    A difícil missão do Sr. Hélio, inteligente sabe que não é missão da imprensa séria publicar qualquer coisa sem contextualização. E já conhecemos seus efeitos danosos recentes.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Só discordo dessa parte de ser inteligente. Não precisa ser muito inteligente para comprar essa conversinha da Folha.

  36. ROBERTO SILVA

    A mente esquerdista é uma mente dominada pelas absurdidades, querer que um jornal não divulgue crimes de autoridades, em virtude de a divulgação ajudar uma facção contrária, confirma que essa gente ainda não se libertou de Stalin.

    Responda
  37. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    A linha editorial é uma posição do jornal, não vejo problema nenhum nisso, existe lados, a folha tem o seu.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Só se for o lado da empulhação.

  38. Helene Medeiros

    Excelente artigo, muito boa analise da situacäo atual. Ninguém esta acima da Lei, e nisso incluem-se todo tipo de ministros.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      Foi algum parente do articulista que publicou essa observação? Porque é completamente esdrúxulo o que a Folha fez essa semana, foi completamente ridículo. Acho que uma "mea culpa" seria bem-vinda, no mais será continuar com mais blá blá blá.

  39. Rives Passos

    Hélio, STF por unânimidade manteve a decisão de Flávio Dino para que as emendas de Lira tenham transparência. Aquelas que ele ganhou para não pedir impeachment do promotor de setecentos e cinco mil m. Até o Ministro terrivelmente evangélico e Kassio com K entraram nessa. Essa é a notícia Folha Pan

    Responda
  40. Janio Rego

    Perfeitamente! "Jornalismo é feito para os governados e não para os governantes"

    Responda
    1. Rives Passos

      Conversa fiada! Deveria ser, mas, não é. A Folha atende a Febraban e a Faria Lima. Daniel Esteves..etc.

  41. Karina Kanazawa Rienzo

    Ledo engano meu caro Hélio, jornais existem para publicarem aquilo que é de interesse do seus donos.

    Responda
  42. Caco De Paula

    Faz-me rir!

    Responda
  43. Luiz Ranulfo Simoes Bocayuva Cunha

    Nem sempre Caro Hélio

    Responda
  44. JOS ALBERTO LAKATOS

    Quando se faz jornalismo responsável não é preciso gastar tinta como a que foi gasta para escrever esse artigo.

    Responda
  45. nilzo roda

    Sim, como brilhantemente fizeram no caso da Escola Base.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Nilzo, melhor avisar que contém ironia....

  46. Humberto Giovine

    A função da imprensa é a divulgação dos fatos, desde que checadas a veracidade dos mesmos, bem como as fontes da informação, e, principalmente, suas verdadeiras (e nem sempre visíveis) intenções. Greenwald vem há tempos criticando e condenando o ministro Moraes por sias ações. Sua confiabilidade jornalística é duvidosa.

    Responda
  47. Mario Edgar Grin Ferreira

    Pensando dessa forma estamos onde estamos, dando asa pra essas cobras golpistas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A bem da verdade, um pouco mais. A Folha comprou o objetivo do bolsonarismo, age em seu interesse.

    2. Alexandre Machado Kleis

      Você lê mas não entende.

  48. Samuel Gueiros Jr

    A escalada do STF para 'salvar a democracia' vem desde a mudança da lei de segunda instância e soltura de Lula que já havia aparelhado antes o STF com nomeações de ministros lulopetistas. Outro movimento foi a anulação da lava jato permitindo a rearticulação do sistema corrupto em torno de Lula. Criou-se um novo SNI com Moraes e preparava-se um novo AI-5 para Censura, disfarçada de regulação das redes. Usava-se a mesma estratégia de Bolsonaro para um golpe mas agora com o Judiciario.

    Responda
  49. Sergio Moraes

    Mesmo quando for o mesmo jornal que emprestou veículos para o DOI -CODI. Não sobre a publicação.

    Responda
  50. neli faria

    Na lava jato a gandaiada vermelha investia contra os servidores públicos, e a gadaiada amarela defendia. Agora inverteu! E sobra para a Mídia!

    Responda
    1. neli faria

      Alberto: falta de sorte a sua. Não é questão de ser isento ou não. Eu não sou! É questão de pensar:político é para ser cobrado e a gadaiada amarela ou vermelha, desconhece isso. Na lava jato a gadaiada vermelha aplaudiu a Folha por publicar contra a lava jato , agora apedreja a Folha por publicar contra o Ministro. Só que o Ministro não errou quem errou, e se, foram os assessores. Votei para lula, mas, ao digitar treze não cancelei minha inteligência e senso crítico.

    2. Alberto Melis Bianconi

      E assim segue a empulhação, A Lava-Jato nunca representou o serviço público. A Folha não representa toda a mídia. E prefiro fazer parte de uma gandaiada (sic!) do que posar de isentão.