Gustavo Alonso > Quando iremos votar pelo celular? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não é igno rân cia do articulista, como pode parecer à primeira vista. Pelo histórico de suas publicações... é má fé mesmo.
que crônica sem sentido, só falta querer votar no banheiro. Viva a democracia, ir na zona eleitoral e votar na urna eletrônica , isto é cidadania !!!
Quando nossos polÃticos forem honestos.
Votar pelo celular é inviável, porque não garantiria o fato de o voto ser secreto, impessoal e intransferÃvel. A discussão deveria ser outra: por que ele deve ser obrigatório?
O voto é estritamente pessoal, corrigindo.
Meu caro, a democracia é muito mais do que votar, é também participar. E se você tirar os olhos da tela, verá um mundo ao seu redor. Wake up and smell the coffee!
Caro colega, Gustavo, por acaso se esqueceu das inúmeras denúncias de assédio eleitoral da última eleição? Na sua ideia revolucionária quem irá garantir que empresários não obriguem seus funcionários a votarem em que lhes interessar? O que você propõe é uma modernização do voto ou dos votos de cabresto e do coronelismo nos idos da República Velha? Caso tenha pensado na solução para garantia da constitucionalidade do voto secreto, por favor nos escreva.
A comparação é extremamente tosca pois por diversas vezes já emprestei meu cartão de crédito fÃsico para familiares. O que impediria que os costumeiros compradores de votos não enxergassem aà uma excelente oportunidade ? Embora esse Congresso Nacional insista em nos desmotivar, ir até a urna é um privilégio e vc pode optar por ir ou não.
O bom colunista errou ai. Entendo o argumento, mas há obvios empecilhos práticos a proposta. Também falta reflexão. O Brasil está muito longe de ser um lider tecnologico mundial, se democracias muito mais tecnologicamente desenvolvidas que o Brasil ainda usam sistemas de votos mais atrasados que o nosso, há que se perguntar o porque disso
Antigamente os colunistas estudavam um pouco pra não escrever bobagens. O voto secreto...voto secreto.
Gosto dos escritos do Gustavo Alonso mas, dessa vez, ele errou por larga distância... O voto pelo celular é o sonho dos milicianos que oprimem as comunidades sob seu domÃnio. Logo na primeira eleição com celular, as bancadas da bala, do boi e da bÃblia triplicarão.
O nobre articulista apenas se esqueceu de que o voto pelo celular é incompatÃvel com o preceito basilar do sigilo do voto.
A cabine de votação, seja ela por mÃdia impressa ou eletrônica, é o que garante o sigilo do voto. Ali só existe você com você mesmo, sem risco de coação, intimidação, voto a cabresto. Se votar por celular fosse permitido, como seria garantido o sigilo?
Se o voto fosse simplificado, pelo celular, poderÃamos dispensar o congresso e assembleias, votando diretamente nas leis.
Apesar de apoiar tudo que vem pra inovar, acho perigoso. Imagine em regiões de milÃcias e facções criminosas com candidatos apoiados por elas. A gente sabe que existem famÃlias de polÃticos ligados a milicianos, eleitos inclusive para cargos importantes. Seria fácil controlar os votos.
As viuvinhas do Bozo jamais aceitarão algo desse tipo, tem que ter recibo carimbado e assinado, he, he, he.
Sério que escreveu tudo isso sem tocar na questão do sigilo do voto? Votar pelo celular é permitir que o conteúdo do voto de cada um seja depois cobrado e controlado... MilÃcias querendo saber se os moradores do local de fato votaram nos candidatos delas... só para começar. Na base do "filme seu voto com outro celular e depois mostre para nós, senão..."
Perfeito!
Santa ingenuidade (ou má fé)!
Nunca, o celular é coisa mais insegura da internet, mais de 900.000 golpes por ano, por enquanto a tecnologia não apresentou nenhum esquema infalÃvel de segurança, as grandes potências mundiais conseguem invadir qq paÃs como o nosso no mundo, e no caso poderia falsificar eleições de acordo com seus interesses geopolÃticos. Recentemente na Venezuela Hackers internacionais conseguiram prejudicar o envio das atas com ataques de DDoS.
A tecnologia vai salvar... pode completar com qualquer coisa. Democracia vem de Atenas, Platão não gostava e o problema é a urna (ou no caso, a ausência do celular)?
Voto a muuuuuiiiitttooo tempo. Não me lembro de voto impresso em urna eletronica.
Enfim a modernidade. Pena que a nossa modernidade é desonesta.
Pura verdade! Passa da hora! Não vejo a hora!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Gustavo Alonso > Quando iremos votar pelo celular? Voltar
Comente este texto